Aproveito a embalagem da conversa num outro fórum acerca de
action cameras, com que tanto gostamos de recordar as nossas viagens, para vos deixar os meus testes preliminares com uma nova câmara, a Drift HD 170:
http://www.driftinnovation.com/hd170-action-camera . Podem ver no site do fabricante os filmes oficiais, mas há sempre a suspeita de "malandrices", modificações "não declaradas" das imagens originais da câmara, através de editores de vídeo...
Esta câmara insere-se no mesmo mercado da GoPro, que é muito popular entre motociclistas, cá em Portugal, ou ainda da Contour. Preferi a Drift à GoPro, essencialmente por três características que me pareceram vantajosas:
1) A lente é "rodável". Quer isto dizer que montamos a câmara como nos apetece e corrigimos a posição da imagem através da rotação da lente.
2) Tem um pequeno LCD que permite ver o que se filma e visionar as gravações.
3) A câmara tem um controlo remoto que funciona por ondas de radio (não temos que apontar o comando à câmara para funcionar, ao contrário de infravermelhos)
A GoPro é considerada a câmara com melhor imagem, com uma marca indiscutível de cores bastante saturadas. A Drift tem as cores menos saturadas, o que usualmente é considerado mais favorável para quem quer editar, fazer trabalhos de correcção de cor, ajustamento de curvas de cor e outros efeitos.
Aqui vão três pequenos filmes feitos às três pancadas.
Aconselho a ler os comentários junto com o visionamento das imagens e a ver os filmes mesmo no Vimeo para que a opção HD esteja disponível!Os dois primeiros foram feitos na sexta passada ao fim do dia, quando na minha Honda Goldwing

a caminho do estofador, aqui em Bragança, a quem tinha deixado um trabalho. As imagens são feitas ao fim da tarde, entre as 19h / 19h30m, já a luz estava fraca (alguns carros já levam faróis acesos), e ameaçava chuva. Decidi subexpor as imagens tirando 1 EV, para tentar ver o grão o mais possível. Subexpor ligeiramente as imagens tende a tornar as cores um pouco mais vivas, em geral. Para piorar as coisas (como vêem, sou ao contrário dos vendedores, eu apresento as piores situações possíveis!

) a câmara vai no guiador da Goldwing, o que corresponde à situação de pior vibração possível. Se repararem nos vídeos de demonstração destas "action cameras" quando vão nas motos, estas vão na maior parte das vezes num capacete ou pelo menos no corpo do piloto. É o melhor. O nosso corpo é excelente a amortecer vibrações. No início do filme saio propositadamente da garagem com a lente mal colocada, para que vejam quão fácil é rodar a lente. A câmara tem um modo nocturno que não utilizei.
Filme 1 - Câmara no guiador da moto. Imagem com -1 EV. Sem modificações de cor do editor de vídeo, e sem qualquer tratamento.
http://vimeo.com/15064889Filme 2 - Exactamente igual ao anterior mas com um pouco de saturação de cor adicionada.
http://vimeo.com/15066475O terceiro filme foi feito no sábado, na AT, nos arredores de Bragança e a caminho de Puebla de Sanabria, na própria vila e no Lago. Levei quase sempre a câmara montada no capacete, excepto num pequeno troço em que a câmara está montada nas barras de protecção do motor (nas ultrapassagens). Nesse caso vê-se perfeitamente o "woobble" (abanar) da imagem. Isto não é exclusivo desta câmara Drift. As GoPro são iguaizinhas (mas o problema é evitado nos vídeos de demonstração, claro) e o problema é intrínseco de todas as câmaras com detector CMOS: a forma como o obturador se move para obter a imagem. Chama-se
rolling shutter effect e quem quiser pode ler este bom artigo a explicar o problema:
http://dvxuser.com/jason/CMOS-CCD/ . Quando a câmara é montada no capacete, as vibrações desaparecem, como se pode ver. Há um troço em linha recta onde se atinge 140 km/h e a estabilidade da imagem é muito boa. No pulso esquerdo pode ver-se o controlo remoto (cor de laranja), que é uma das grandes vantagens desta câmara sobre a GoPro. A imagem é directinha da câmara sem qualquer tratamento ou correcção de qualquer espécie e também não fiz qualquer compensação de luz na própria câmara.
Filme 3 - Câmara essencialmente montada no capacete.
http://vimeo.com/15124717Fica ao vosso critério julgar e se tiverem alguma pergunta a que eu saiba responder, não hesitem.

Zé Paulo.