Data/Hora: sexta jun 27, 2025 10:55 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 1:35 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Aproveito a embalagem da conversa num outro fórum acerca de action cameras, com que tanto gostamos de recordar as nossas viagens, para vos deixar os meus testes preliminares com uma nova câmara, a Drift HD 170: http://www.driftinnovation.com/hd170-action-camera . Podem ver no site do fabricante os filmes oficiais, mas há sempre a suspeita de "malandrices", modificações "não declaradas" das imagens originais da câmara, através de editores de vídeo... :smile:

Esta câmara insere-se no mesmo mercado da GoPro, que é muito popular entre motociclistas, cá em Portugal, ou ainda da Contour. Preferi a Drift à GoPro, essencialmente por três características que me pareceram vantajosas:

1) A lente é "rodável". Quer isto dizer que montamos a câmara como nos apetece e corrigimos a posição da imagem através da rotação da lente.
2) Tem um pequeno LCD que permite ver o que se filma e visionar as gravações.
3) A câmara tem um controlo remoto que funciona por ondas de radio (não temos que apontar o comando à câmara para funcionar, ao contrário de infravermelhos)

A GoPro é considerada a câmara com melhor imagem, com uma marca indiscutível de cores bastante saturadas. A Drift tem as cores menos saturadas, o que usualmente é considerado mais favorável para quem quer editar, fazer trabalhos de correcção de cor, ajustamento de curvas de cor e outros efeitos.

Aqui vão três pequenos filmes feitos às três pancadas.
Aconselho a ler os comentários junto com o visionamento das imagens e a ver os filmes mesmo no Vimeo para que a opção HD esteja disponível!

Os dois primeiros foram feitos na sexta passada ao fim do dia, quando na minha Honda Goldwing :lol: a caminho do estofador, aqui em Bragança, a quem tinha deixado um trabalho. As imagens são feitas ao fim da tarde, entre as 19h / 19h30m, já a luz estava fraca (alguns carros já levam faróis acesos), e ameaçava chuva. Decidi subexpor as imagens tirando 1 EV, para tentar ver o grão o mais possível. Subexpor ligeiramente as imagens tende a tornar as cores um pouco mais vivas, em geral. Para piorar as coisas (como vêem, sou ao contrário dos vendedores, eu apresento as piores situações possíveis! :lol: ) a câmara vai no guiador da Goldwing, o que corresponde à situação de pior vibração possível. Se repararem nos vídeos de demonstração destas "action cameras" quando vão nas motos, estas vão na maior parte das vezes num capacete ou pelo menos no corpo do piloto. É o melhor. O nosso corpo é excelente a amortecer vibrações. No início do filme saio propositadamente da garagem com a lente mal colocada, para que vejam quão fácil é rodar a lente. A câmara tem um modo nocturno que não utilizei.

Filme 1 - Câmara no guiador da moto. Imagem com -1 EV. Sem modificações de cor do editor de vídeo, e sem qualquer tratamento.

http://vimeo.com/15064889

Filme 2 - Exactamente igual ao anterior mas com um pouco de saturação de cor adicionada.

http://vimeo.com/15066475

O terceiro filme foi feito no sábado, na AT, nos arredores de Bragança e a caminho de Puebla de Sanabria, na própria vila e no Lago. Levei quase sempre a câmara montada no capacete, excepto num pequeno troço em que a câmara está montada nas barras de protecção do motor (nas ultrapassagens). Nesse caso vê-se perfeitamente o "woobble" (abanar) da imagem. Isto não é exclusivo desta câmara Drift. As GoPro são iguaizinhas (mas o problema é evitado nos vídeos de demonstração, claro) e o problema é intrínseco de todas as câmaras com detector CMOS: a forma como o obturador se move para obter a imagem. Chama-se rolling shutter effect e quem quiser pode ler este bom artigo a explicar o problema: http://dvxuser.com/jason/CMOS-CCD/ . Quando a câmara é montada no capacete, as vibrações desaparecem, como se pode ver. Há um troço em linha recta onde se atinge 140 km/h e a estabilidade da imagem é muito boa. No pulso esquerdo pode ver-se o controlo remoto (cor de laranja), que é uma das grandes vantagens desta câmara sobre a GoPro. A imagem é directinha da câmara sem qualquer tratamento ou correcção de qualquer espécie e também não fiz qualquer compensação de luz na própria câmara.

Filme 3 - Câmara essencialmente montada no capacete.

http://vimeo.com/15124717

Fica ao vosso critério julgar e se tiverem alguma pergunta a que eu saiba responder, não hesitem. ;)

Zé Paulo.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 8:53 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta abr 15, 2010 9:27 pm
Caro Paulo, gostei das imagens, boa qualidade nos niveis de cor.
Qual é o representante dessa filmadora e o valor?

Abraço,
ricardoMACEDO

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 9:06 am 
Desligado
Experiente

ricsil Escreveu:
Caro Paulo, gostei das imagens, boa qualidade nos niveis de cor.
Qual é o representante dessa filmadora e o valor?

Em"Where to Buy", está a informação dos representantes nos vários países. Em Portugal, é esta companhia: http://www.actioncameras.com.pt/ . Preço: 330 €.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 9:17 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Parece ser porreira, a única coisa que não consegui ver é qualquer informação acerca de ser á prova de água ou não...

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 9:28 am 
Desligado
Experiente

whizzkidd Escreveu:
Parece ser porreira, a única coisa que não consegui ver é qualquer informação acerca de ser á prova de água ou não...

A info oficial diz que resiste até 0,5 metros. Ou seja, na prática deve ser considerada apenas water resistant (ao contrário da GoPro que é submergível até uma profundidade razoável, na caixa), e julgo que aguentará uma chuvada, que é exactamente tudo o que preciso. Tenho outro bicharoco para vir comigo ao banho. :smile:

ZP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 10:19 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
TodayAdventure Escreveu:
A info oficial diz que resiste até 0,5 metros. Ou seja, na prática deve ser considerada apenas water resistant (ao contrário da GoPro que é submergível até uma profundidade razoável, na caixa), e julgo que aguentará uma chuvada, que é exactamente tudo o que preciso. Tenho outro bicharoco para vir comigo ao banho. :smile:

ZP.

Esponja????:lingua:

Peace... :smile:

Obrigado...:fixe:

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 10:30 am 
Desligado
Experiente

whizzkidd Escreveu:
Esponja????:lingua:

Não, máquina fotográfica mesmo... :lingua: para além do patinho de borracha, claro... :lol:

ZP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 11:30 am 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
TodayAdventure Escreveu:
Não, máquina fotográfica mesmo... :lingua: para além do patinho de borracha, claro... :lol:

ZP.

É que não me espantava se tivesses - mesmo - um patinho! :bigsmile:

Quanto ao importante, Zé Paulo, é agradecer-te esta boa informação e regozijar-me por continuares o mais "up to date" que é possível a um mortal.
Pera aí: O monstro de loch ness é mortal? Ou não? :notrust:
:bigsmile:

O Zé Paulo tem esta coisa que, para mim, é fantástica. Quando ele avalia alguma coisa, se eu estiver interessado em adquirir, nem perco muito tempo a ler "a bíblia" que ele nos envia a esse respeito. Dou só uma ligeira vista de olhos e zás.
Zás = encomenda... que já fiz!
O "gajo" (neste fórum pi-pi de meninos(as) das BMs pode dizer-se "gajo"?:lingua: ), dizia eu, o Zé Paulo está sempre muito bem informado (porque se informa detalhadamente - bem entendido), é o mais avesso possível a desperdícios, tendo a noção exacta de que desperdício pode ser em algumas circuntâncias gastar menos... mas poucas :bigsmile: . Mas a verdade é que - tenho a certeza - ele não deita dinheiro ao lixo. Portanto, já está. Ou melhor, já transferi dinheirinho para a conta Pay Pal, para Quinta feira, fazer a compra.
Fico a dever-lhe mais esta!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 10:32 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
A minha questão não tem nada a ver com o tema deste tópico...mas a minha curiosidade falou mais alto. Quantos km tem a GoldWing !? :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 10:45 am 
Desligado
Experiente

Today,

Partilho totalmente da mesma opinão. Prefiro captar imagens com a côr o mais natural possível e aproximada da realidade. É preferível e efectuar o processamento posteriormente para quem goste de cores mais carregadas/saturadas.

De resto...no que diz respeito à qualidade de imagem...para mim está perfeita tendo em conta o tipo de equipamento e objectivo de utilização.

Gostei especialmente do enquadramento fotográfico proporcionado pela montagem da câmara na protecção do motor da Africa Twin. Quando vai no capacete parece que vamos em cima de um camelo. :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 12:23 pm 
Desligado
Experiente

Jorge Godinho Escreveu:
Gostei especialmente do enquadramento fotográfico proporcionado pela montagem da câmara na protecção do motor da Africa Twin. Quando vai no capacete parece que vamos em cima de um camelo. :smile:

Quanto mais baixa vai a câmara, mais interessante o enquadramento. O problema quando a câmara vai fixa na moto são mesmo as vibrações, que ainda assim dependem de moto para moto. Julgo que é impossível obter imagens isentas de "woobble" com estas câmaras tipo GoPro, Contour ou Drift, quando se fixa na moto, por causa do funcionamento do sensor CMOS. Quem quiser usar frequentemente a câmara fixa na moto deve preferir os "tijolos" mais antigos com sensor CCD. Mas qualidade HD com sensores CCD é muito mais caro e muito mais volumoso e pesado... Se reparares todos os vídeos de demonstração destas action cameras são feitos com a câmara no corpo do piloto (no capacete, podendo ser montadas de lado), para não mostrar os problemas de vibrações.

Jorge Godinho Escreveu:
A minha questão não tem nada a ver com o tema deste tópico...mas a minha curiosidade falou mais alto. Quantos km tem a GoldWing !? :smile:

Está à beira dos 20.000 kms. Só trocou pneus uma vez, o filtro de ar e óleo e na semana passada, a bateria, que tem sido abusada nas viagens (mas só custa 11 euros). Correia, pesos do variador, está tudo original. :smile:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 3:26 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
a minha questão é se 90€ justificam a diferença da gopro para a drift...

se bem que teres o ecrãn para veres as fotos e o comando são 2 claras mais valias que ajudam a justificar essa diferença:idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 3:34 pm 
Desligado
Experiente

obelix_xxi Escreveu:
a minha questão é se 90€ justificam a diferença da gopro para a drift...

Tens a certeza dessa diferença??? :notrust: Eu fiz a minha escolha no pressuposto que a Drift HD é (ligeiramente) mais barata do que a GoPro! -- ZP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 9:07 pm 
Desligado
Experiente

TodayAdventure Escreveu:
Tens a certeza dessa diferença??? :notrust: Eu fiz a minha escolha no pressuposto que a Drift HD é (ligeiramente) mais barata do que a GoPro! -- ZP.

Realmente...e tendo como referência o site anteriormente referido, a Drift HD é mais barata €20 que a GoPro HD. De qualquer forma é preciso ter sempre em consideração o que vem no pacote de cada uma delas.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 24, 2010 9:13 pm 
Desligado
Experiente

TodayAdventure Escreveu:
Quanto mais baixa vai a câmara, mais interessante o enquadramento. O problema quando a câmara vai fixa na moto são mesmo as vibrações, que ainda assim dependem de moto para moto. Julgo que é impossível obter imagens isentas de "woobble" com estas câmaras tipo GoPro, Contour ou Drift, quando se fixa na moto, por causa do funcionamento do sensor CMOS. Quem quiser usar frequentemente a câmara fixa na moto deve preferir os "tijolos" mais antigos com sensor CCD. Mas qualidade HD com sensores CCD é muito mais caro e muito mais volumoso e pesado... Se reparares todos os vídeos de demonstração destas action cameras são feitos com a câmara no corpo do piloto (no capacete, podendo ser montadas de lado), para não mostrar os problemas de vibrações.

Como referi...acho que a qualidade da imagem video da Drift HD é de um nível muito bom. Temos de ter em consideração que estas câmaras de filmar são diferentes das tradicionais em termos da utilização que lhes são dadas.

Citar:

Está à beira dos 20.000 kms. Só trocou pneus uma vez, o filtro de ar e óleo e na semana passada, a bateria, que tem sido abusada nas viagens (mas só custa 11 euros). Correia, pesos do variador, está tudo original. :smile:

Zé Paulo.

20.000 Km...ainda é uma jovem cheia de vida. Vamos ver se consegue alcançar a fama das supostamente indestrutíveis Honda Cub ! :lol:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group