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MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 12:53 pm 
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Caros Amigos,

Gostaria de partilhar convosco um escrito que acabo de redigir e publicar no meu Facebook:

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Não vá de carro, vá de moto !

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Hoje foi finalmente publicado no Diário da República – 1ª Série, nº 156, o Decreto-Lei nº 78/2009, também conhecido por "Lei das 125", que vem permitir aos automobilistas com mais de 25 anos de idade, portadores de carta de condução de viaturas de categoria B (automóveis ligeiros), conduzir motociclos até 125 centímetros cúbicos de cilindrada e potência máxima de 11 kW (categoria A1).

Esta Lei, cuja publicação apenas peca por surgir tardiamente comparativamente aos nossos congéneres Europeus, será também e sem dúvida alguma, um sucesso no nosso País, atendendo aos benefícios que, de uma forma resumida, passo a elencar:
  • O descongestionamento do trânsito nas grandes cidades e a correspondente redução de espaços de estacionamento necessários, visto que no lugar de um automóvel podem estacionar cerca de 5 motociclos;
  • Um maior respeito pelo meio ambiente graças à redução substancial da poluição em resultado da baixa cilindrada e elevada sofisticação técnica dos motores dos actuais motociclos, assim como uma maior facilidade na gestão viária das cidades;
  • Estudos já realizados comprovam que a troca do carro por uma moto, resultará numa poupança substancial, que poderá atingir os 300 euros mensais, não só pelo baixo consumo, custos de manutenção, seguro e imposto de circulação destes veículos (isento até 175 cc) mas, também, graças ao baixo investimento inicial para a sua aquisição, em média e apenas 3.000 euros, no caso de um motociclo novo. Um motociclo de 125cc a 4 tempos tem um consumo médio de 2 litros ao 100 kms, 3 a 5 vezes inferior aos automóveis. Só isto pode representar uma poupança mensal de 100 euros no consumo de combustíveis;
  • A poupança não se mede só em dinheiro, mede-se também em tempo e paciência. É que a circulação de moto nas grandes cidades ou estradas congestionadas resultará numa redução significativa de tempo que os utentes deste meio de transporte irão sentir nas suas deslocações, graças à agilidade e facilidade de circulação e estacionamento destes veículos;
  • Será uma boa oportunidade de negócio para os revendedores deste tipo de veículos e respectivos equipamentos, que tão difícil momento vêm atravessando.
É claro que muitos irão recear circular de moto pelo risco acrescido que poderá representar. É verdade, mas se estiver bem equipado – bom capacete, fato, luvas e botas – optar por uma condução defensiva e comparar a sinistralidade automóvel com a dos motociclos, verá que estes últimos, embora possam resultar em maiores danos físicos, acontecem substancialmente em menor número.

Outros, ainda, dirão que um carro pode transportar 5 pessoas enquanto a moto apenas 2. Mas já se deram ao trabalho de contar quantos carros circulam com a lotação completa ?

As condições climatéricas, sobretudo no nosso País, de clima ameno, também não são problema. Ainda assim, e com um bom fato de chuva, chegamos ao destino totalmente secos.

Só é pena que as autarquias do nosso País, sobretudo as maiores, como as de Lisboa e Porto, teimem em não facilitar a vida aos motociclistas, permitindo-os circular na faixa "bus", como acontece na maioria das grandes cidades europeias, não aumentem os lugares de estacionamento exclusivos para motos ou, ainda, não retirem das ruas da cidade os carris de eléctrico que já não estão a ser utilizados, pois constituem um perigo substancial para os motociclistas.

Ainda não está convencido a converter-se ao mundo das motos ? Então, para comprovar que a sua qualidade de vida irá aumentar substancialmente ao aderir a este singular e agradável meio de transporte, multiplique por doze a poupança mensal obtida, acima referida, e verá que ainda poderá desfrutar de umas agradáveis férias de luxo nas Caraíbas ou outro qualquer destino turístico de qualidade !

Por fim quero deixar uma palavra muito especial de apreço ao deputado do PCP, Miguel Tiago, por todo o trabalho, esforço e tenacidade com se bateu por esta causa, não esquecendo o meu ilustre amigo Rodrigo Ribeiro, ex-deputado do PSD, que também se bateu por esta causa e foi o principal impulsionador da conhecida e já aprovada "Lei dos Rails". Bem-hajam meus colegas motociclistas !

Lisboa, 13 de Agosto de 2009

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Grande abraço.

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Pierre de Sousa Lima
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MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 1:36 pm 
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Parabéns pelo texto e pelo que se percebe já "mexe" depois do acidente no LAL.

Agora só falta conseguirem que os materiais a aplicar nos pavimentos, nomeadamente a tinta das passadeiras e as juntas de dilatação, sejam em produtos antiderrapantes previamente homologados. Pelo que li algures já estão a analisar este assunto.

Aproveito para dar uma "cavadela em seara alheia", e dar a conhecer a iniciativa, por parte de um dos administradores do Hospital da Covilhã que negociou com uma marca de scooters a aquisição em quantidade e em condições especiais para o pessoal do mesmo hospital. A intenção do referido administrador era inicialmente a de resolver o problema do estacionamento dentro do hospital, mas também, nas estradas, além de contribuir para a redução de emissões de CO2.

http://diario.iol.pt/ambiente/covilha-motas-hospital-iol-carros-ambiente/1007375-4070.html

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MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 2:23 pm 
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o Parlamento Nacional, raramante traz aos contribuintes boas notícias... sendo esta uma das raríssimas excepções, mas que como foi bem sublinhado, peca por tardia...

Já diz o povo, "Mais vale tarde que nunca" , e agora compete (finalmente) aos próprios cidadãos a melhoria (ou não) da sua qualidade de vida!

Conhecendo a típica resistência Lusitana à mudança, sou da opinião que isso irá demorar um longo período, mas à medida que os Portugueses começarem a ver o colega a chegar ao trabalho fresquinho e bem disposto na sua scooter.... será como a gripe.... contangiante:lol:

Para quem tiver dúvidas das reais vantagens desta medida, nada como nas próximas férias dar uma volta por uma grande Metrópole como Roma, Milão, Florença, para ver o resultado, e o como será o caos de tráfego daqui a 20 anos em cidades como Lisboa e Porto.

Parabéns ao Deputado, que este ano conseguiu justificar o ordenado e as exorbitantes ajudas de custo que todos nós pagamos diariamente:lingua:

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[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
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[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
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MensagemEnviado: sábado ago 15, 2009 9:28 pm 
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Esperemos que a "velha" comudidade dos Portugas os façam deixar os carros topos de gama e vir na "scooter".
Ainda existe outro dificuldade que é o que depois vão dizer os amigos????

"Certamente estão a passar maus momentos pois já nem vêm de carro trabalhar"


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MensagemEnviado: domingo ago 16, 2009 8:45 am 
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Pierre,

Parabens pelo texto.

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:idea:
Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
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Concordo em absoluto com a implementação desta lei, uma vez que pode ajudar a reduzir os problemas de tráfego e poluição nas grandes cidades.

Gostaria de alertar para o facto de quando se começa a comparar os custos de utilizar uma mota em alternativa ao automóvel, não nos podemos unicamente restringir aos gastos com combustível. Temos de incluír neste "saco" as despesas com o seguro, manutenção, IUC, etc. Só assim podemos ter uma noção de todas as despesas associadas à utilização de um destes veículos.

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Cumprimentos,
Jorge Godinho


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AMIGO Pierre obrigado.
Mais um espaço ganho no nosso mundo mas, ainda falta muito.
A câmara de Lisboa fala fala mas, ainda só pintou o estacionamento já existente ao lado do seu edificio, de resto pouco se vê pela cidade mais alguma coisa.

Abraço e boas curvas :fixe: !


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MensagemEnviado: domingo ago 16, 2009 2:55 pm 
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Caros Amigos,

Fico satisfeito por saber que gostaram do texto, muito embora e sobre a inoperância das nossas câmaras municipais, muito havia ainda a dizer. Devem considerar que as medidas para a nossa segurança não são suficientemente populistas e, por isso, não dão votos ... :mad2:

Paulo Oliveira Escreveu:
Esperemos que a "velha" comudidade dos Portugas os façam deixar os carros topos de gama e vir na "scooter".
Ainda existe outro dificuldade que é o que depois vão dizer os amigos????

"Certamente estão a passar maus momentos pois já nem vêm de carro trabalhar"


O comentário do Paulo fez-me rir pois retrata bem a mentalidade Lusa. Fiquei até a pensar que, se as marcas de grande prestígio como a Ducati, a MV Augusta e outras se dedicassem ao fabrico de motos de 125 cc, muito provavelmente encontrariam aqui um bom nicho de mercado ... :bigsmile:

Edgar Calado Escreveu:
AMIGO Pierre obrigado.
Mais um espaço ganho no nosso mundo mas, ainda falta muito.
A câmara de Lisboa fala fala mas, ainda só pintou o estacionamento já existente ao lado do seu edificio, de resto pouco se vê pela cidade mais alguma coisa.

Abraço e boas curvas :fixe: !

Caro Edgar,

Na baixa e no sítio onde costumo estacionar a minha moto - na rua dos Sapateiros - não só limitaram-se a pintar o piso como colocaram também uns redículos pilaretes, um deles ao centro daquele local de estacionamento que, além de reduzir o espaço disponível, ainda complica as manobras dos motociclistas. Só visto !

Um abraço.

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Pierre de Sousa Lima
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MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 2:44 pm 
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Como update a este tema....a lei fez furor entre todos os que desejavam andar de 2 rodas e nunca tinham dado o passo de tirar a carta de condução para a respectiva categoria, ao ponto de esgotar os stocks nacionais das marcas nas 125 cm3.

Podem ver a notícia que menciona este facto aqui.

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Cumprimentos,
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MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 3:06 pm 
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Jorge Godinho Escreveu:
Como update a este tema....a lei fez furor entre todos os que desejavam andar de 2 rodas e nunca tinham dado o passo de tirar a carta de condução para a respectiva categoria, ao ponto de esgotar os stocks nacionais das marcas nas 125 cm3.

Podem ver a notícia que menciona este facto aqui.


Segundo algumas notícias de hoje parece que assim é.
E agora pergunto eu: e conseguem pelo menos equilibrar-se numa bicicleta?
É que no Sábado à tarde vim a Lisboa e deparei-me na Av Fontes Pereira de Melo em direcção ao Marquês, com um indivíduo, que curiosamente ia numa BMW R1000RT a dar "aulas" a uma jovem senhora que ia atrás dele numa scooter Vespa, mas que cada vez que arrancava ou tinha de travar a direcção tremelicava como se tivesse "parkinson" :huh: Estão a imaginar quando se aprende a andar de bicicleta que o guiador não segue uma linha a direito e anda de um lado para o outro? Assim era.
Não haverá, agora, um outro risco para o motociclistas e automobilistas e que consiste neste pessoal que nem se equilibra nem tem noção da velocidade que aqueles veículos podem atingir sem que tenham, também, a noção de como "aquilo" pára? :huh:

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MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 3:22 pm 
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LRocha Escreveu:
Segundo algumas notícias de hoje parece que assim é.
E agora pergunto eu: e conseguem pelo menos equilibrar-se numa bicicleta?
É que no Sábado à tarde vim a Lisboa e deparei-me na Av Fontes Pereira de Melo em direcção ao Marquês, com um indivíduo, que curiosamente ia numa BMW R1000RT a dar "aulas" a uma jovem senhora que ia atrás dele numa scooter Vespa, mas que cada vez que arrancava ou tinha de travar a direcção tremelicava como se tivesse "parkinson" :huh: Estão a imaginar quando se aprende a andar de bicicleta que o guiador não segue uma linha a direito e anda de um lado para o outro? Assim era.
Não haverá, agora, um outro risco para o motociclistas e automobilistas e que consiste neste pessoal que nem se equilibra nem tem noção da velocidade que aqueles veículos podem atingir sem que tenham, também, a noção de como "aquilo" pára? :huh:


Pois...realmente é perigoso para todos os que circulam na estrada e nos "passeios", quando se apanha alguém a andar numa 125 cm3 que nem sequer numa bicicleta conseguia andar ! :wacko:

Esperemos que a selecção natural (chuva, frio, etc) e depois da febre inicial ter passado, que fiquem os condutores que realmente estão interessados em usufruir deste excelente meio de locomoção para a cidade.

Para nossa protecção....sempre que virem uma 125 cm3....dêem-lhe muitooooo espaço. :smile:

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MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 4:06 pm 
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Jorge Godinho Escreveu:
Para nossa protecção....sempre que virem uma 125 cm3....dêem-lhe muitooooo espaço. :smile:


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

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MensagemEnviado: terça set 01, 2009 4:24 pm 
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Não consigo ficar muito entusiasmado com esta nova Lei.

Senão vejamos:

1º - Não sendo por natureza uma pessoa egoista, no que diz respeito a motas sou. Gosto da estrada só para mim e até da mota (é por isso que ando sem banco do pendura :P ). Quantas mais motas na estrada maior o risco de ter um problema pois serão mais a fazer aquilo que eu faço e a usar os mesmos espaços e manobras, com a agravante que terão, pelo menos ao início, menos experiência.

2º - Se houver muita aderência, e sabendo como são os nossos governos, o mais provável é criarem novos impostos para a malta das motas e assim arrecadarem receitas extraordinárias.

3º - Quantas mais motas na estrada maior será a fiscalização. Se até agora em muitas situações somos ignorados, acreditem que com o aumentos de condutores isso deixará de existir.

4º - Com o aumento de motociclos na estrada vai-se justificar a urgência de implementar as inspecções para motas... e mais alguém a encher os bolsos.

5º - Se aumentar o nº de motas será mais dificil de realizar as revisões das nossas motas (talvez não na BMW), pois as mesmas estruturas terão mais clientes, sem no imediato conseguir ampliar as suas oficinas.

6º - Com toda a certeza o nº de mortos e acidentes nas estradas vão aumentar. Os preços dos seguros vão concerteza disparar e é provável que outras restrições, leis, obrigações, etc... sejam impostas aos motociclistas.

7º - As benesses que temos, como poder passar na frente de todos nas portagens das pontes e AE com o beneplácito dos condutores, deixarão de existir, pois ninguém gostará que que dezenas de motas passem à sua frente pois de 15 em 15 segundos que cada mota poderá levar a pagar, eles ficarão lá mais uns minutos.


Conseguiria facilmente arranjar mais alguns argumentos, mas a realidade é que para aqueles que já conduzem esta Lei não traz absolutamente nenhum benefício... podendo trazer vários prejuizos.

Não digo que tenhamos de ser egoistas e sentirmo-nos infelizes por estes factos... mas pelo menos não precisamos de andar por aí a gritar a meio mundo que isto é fantástico... pode ser que eles não se apercebam e continuem a andar de carro.

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MensagemEnviado: terça set 01, 2009 6:06 pm 
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LRocha Escreveu:
Segundo algumas notícias de hoje parece que assim é.
E agora pergunto eu: e conseguem pelo menos equilibrar-se numa bicicleta?
É que no Sábado à tarde vim a Lisboa e deparei-me na Av Fontes Pereira de Melo em direcção ao Marquês, com um indivíduo, que curiosamente ia numa BMW R1000RT a dar "aulas" a uma jovem senhora que ia atrás dele numa scooter Vespa, mas que cada vez que arrancava ou tinha de travar a direcção tremelicava como se tivesse "parkinson" :huh: Estão a imaginar quando se aprende a andar de bicicleta que o guiador não segue uma linha a direito e anda de um lado para o outro? Assim era.
Não haverá, agora, um outro risco para o motociclistas e automobilistas e que consiste neste pessoal que nem se equilibra nem tem noção da velocidade que aqueles veículos podem atingir sem que tenham, também, a noção de como "aquilo" pára? :huh:


Para mim, está subentendido na lei que, ao contrário do que é habitual, os cidadãos maiores de 25 anos são pessoas de bem, são responsaveis e têm bom senso ficando por sua conta e risco a aprendizagem da condução destes veículos, evitando desta forma qualquer burocracia e obrigatoriedade de exame de perícia de condução.

É claro que a situação que relataste nada tem de responsável e de bom senso, a Fontes Pereira de Melo não é garantidamente o local mais adequado a essa aprendizagem. Sendo o "instrutor" um motociclista, certamente conhecedor dos perigos e particularidades da condução dum veículo de duas rodas, roça o absurdo dar uma aula de condução a uma iniciante nessas condições de trânsito.

Desejo que situações destas sejam excepções e não a regra, e que não se venha a constatar um aumento significativo da sinistralidade, senão mais cedo ou mais tarde o legislador passa um atestado de irresponsabilidade a todos e vai certamente exigir a obrigatoriedade de exame de condução.

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aferraz Escreveu:
Para mim, está subentendido na lei que, ao contrário do que é habitual, os cidadãos maiores de 25 anos são pessoas de bem, são responsaveis e têm bom senso ficando por sua conta e risco a aprendizagem da condução destes veículos, evitando desta forma qualquer burocracia e obrigatoriedade de exame de perícia de condução.

É claro que a situação que relataste nada tem de responsável e de bom senso, a Fontes Pereira de Melo não é garantidamente o local mais adequado a essa aprendizagem. Sendo o "instrutor" um motociclista, certamente conhecedor dos perigos e particularidades da condução dum veículo de duas rodas, roça o absurdo dar uma aula de condução a uma iniciante nessas condições de trânsito.

Desejo que situações destas sejam excepções e não a regra, e que não se venha a constatar um aumento significativo da sinistralidade, senão mais cedo ou mais tarde o legislador passa um atestado de irresponsabilidade a todos e vai certamente exigir a obrigatoriedade de exame de condução.


Sinceramente na minha opinião...algum tipo de exame deveria ser efectuado a estes novos condutores para atestar as suas capacidades para conduzir um veiculo de 2 rodas.

Lá por estarem limitados a 11 kW de potência não deixam de estar sujeitos aos riscos inerentes de circular na estrada que à partida serão os mesmos.

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