Data/Hora: sábado jun 28, 2025 7:45 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 5:16 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
jpmealha Escreveu:
Quando o BC indica, por exemplo, 60 Km's de autonomia, instintivamente altero a minha condução para um estilo mais conservador e poupado,... novo comportamento na condução da mota vai alterar os cálculos que esta fez quando ligou a luz amarela de reserva, e o BC altera os 60 Km's para 80 ou mais... porque recalculou a quantidade de combustível que tem no depósito com o consumo em tempo real.

Isso e' mesmo assim, a autonomia que nos e' dada no computador de bordo das BMW se nao me engano e' uma estimativa de acordo com o consumo instantaneo e a capacidade do deposito. E' alias otimo que assim seja, pois da-nos valores mais fiaveis que os da maioria das motas que conheco que se baseiam na estimativa tirada do consumo medio e da capacidade. :smile:

jpmealha Escreveu:
Já uma vez quando seguia atrás da GSA do Pedro Silva em auto-estrada notei num rasto-aerodinâmico exagerado que as outras motas normalmente não produzem... voltei a ter a mesma sensação atrás da GSA do Pedro Cabral. O "bater" do vento na GT é parecido quando sigo atrás de uma carrinha ligeira.

Não serão as malas quadradas pouco eficientes aero-dinâmicamente, tendo como consequência um consumo exagerado, por exemplo, em situações de vento contrário?

Ou isso ou tas a tentar dizer-me que tenho um rabo enorme! :lol:
Tens razao as malas quadradas das GS, GSA e Touratech fazem realmente muita resistencia aerodinamica, e dai aumentam um pouco os consumos principalmente a velocidades consideraveis, mas ja tenho andado bastante fazendo medias de 155 e ando sempre com as 3 malas e nunca tive consumos de 13 !!! :blink:

Hans Freitass Escreveu:
:lol: Respondo eu também:
Gasolina deve gastar + ou - o mesmo:fixe:
Gasta é muito mais plástico e paciência ao artista:lol: :lol:

Palavras sabias meu caro, palavras sabias!!! :lingua:

Viva a GSA... a mota mais COMPLETA e POLIVALENTE do mundo!!!


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 9:45 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
pcruz Escreveu:
Claro Mealha... Depois també]http://www.bmwmotorcycles.com/images/bikes/r1200gs/bike_photo_gallery_photos/4.jpg[/IMG]

:lingua: :lingua: :lingua:

Pontuação: K 1, R 1

...
Eu até me abalançava a um salto destes se fosse possível fazê-lo sem ter que aterrar logo a seguir ... :lingua: :lol: :lol:

_________________
...
Besser, Schauspieler zu sein, als Zuschauer!:idea:
Hans Freitass


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 10:12 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Aqui vai o meu filete,

Este FDS fiz pouco menos de 1000Kms, onde 95% foi AE e o resto foi... sei lá o que foi... o Paulo Oliveira ainda me há-de explicar que estradas eram aquelas e onde eram!!! :lol:

Saí de Braga com o CB a marcar 6,4Lts de consumo, normalíssimo para a minha vida pacata de cidade, e chegou a Braga 2 dias depois com média de 6,7Lts... e fui com pendura, 3 malas carregadas vá, a 40% da capacidade total... Cheguei a abusar da vel. média em determinados pontos da AE (170-180Kms/h), mas na maior parte do tempo foi na casa dos 150-160Kh/h.

Por isso acho que os +7Lts da espectacular e magnífica (desculpem... não resisti :embaraço: ) K12R do Renato não serão muito normais, mas os arranques também consomem gasosa certo? :fixe:

Agora os 13Lts da GSA do PCruz é que são demais... penso eu de que.

Quanto ao CB, e suas variáveis, de facto adoro que o cálculo seja efectuado com base no instantâneo vs. combustível no depósito. E como já me habituei, até é porreiro ver que, quando saio de uma AE e entro numa nacional, a minha RT deixa de gastar e auto-abastece-se!! :lol: :lingua:

Abraços.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 19, 2007 1:39 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
Mensagens: 900
Localização: Sintra
A minha RT com deslocações mistas de auto-estrada, estrada e cidade apresenta regra geral médias na casa dos 5,4 lts aos 100.... Velocidades médias na casa dos 120, maximas na casa dos 140...e algumas loucuras temporárias de segundos na casa dos 190...:bigsmile:

A correcta utlização da caixa... o embalar a mota, e suavidade no acelerador ajudam muito a estes resultados no consumo.

Também acho qua as 4 cilindros são mais economicas que as boxer em termos de motor. mas se se enrolar punho convidam a andar e são muito mais gulosas...

Abraço

_________________
Komandante

Vivam as mulheres rápidas e as motos bonitas :lol:

http://komandante.hi5.com

http://www.hadocs.com

[email="j_torpedo@hotmail.com"]j_torpedo@hotmail.com[/email]

http://www.facebook.com/profile.php?v=feed&story_fbid=196891583146&id=1224416958#/profile.php?ref=profile&id=729308177


BMW R1200 RT
SINTRA


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 19, 2007 8:48 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
pcruz Escreveu:
Claro Mealha... Depois também depende da utilização que se dá às motos...
Quanto achas que gasta a GT numa situação destas?

Imagem

:lingua: :lingua: :lingua:

Pontuação: K 1, R 1


Ali bem pertinho de minha casa, entre Moreira da Maia e o centro ha uma antiga passagem de nivel desactivada que se entrarmos "de gas" da algo parecido com isto... bom talvez um bocadinho menos mas o salto arrepia!!!

O engracado e' que no momento que ambas as rodas ficam no ar o ASC (sistema de controle de traccao) momentaneamente diminui o binario do motor e da a sensacao que este para no ar, pelo que quando aterra a mota desacelera instantaneamente!!!

Faco essa brincadeira todos os FDS :lingua: HEHEHE


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 19, 2007 9:19 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
Mensagens: 172
Localização: Braga
Infelizmente tb já experimentei, mas sem querer



À 2 ou 3 anos atrás no les a les havia uma passagem de nível que vinha assinalada no road book praí umas 3 ou 4 vezes - cuidado, mto cuidado, perigoso, abranda, e claro, não abrandei.

O resultado foi um misto do que o Pedro Cabral descreveu e o que aconteceu ao colega no Panda no Portalegre:wacko:


http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=1638

_________________
[size=84]
[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 19, 2007 9:31 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Adfc Escreveu:
Quanto ao CB, e suas variáveis, de facto adoro que o cálculo seja efectuado com base no instantâneo vs. combustível no depósito. E como já me habituei, até é porreiro ver que, quando saio de uma AE e entro numa nacional, a minha RT deixa de gastar e auto-abastece-se!!


Nunca tinha visto por esse prisma... mas é verdade... auto-abastece-se!! :lol: :lol:

E é bom não é Adriano, ao preço que está a gasolina!

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 19, 2007 4:14 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 02, 2007 11:45 pm
Mensagens: 118
Localização: Sintra
Eu continuo a achar que pode ser do computador de bordo...

Isto porque o valor foi aumentando de dia para dia,
como se houvesse um valor residual que ia acumulando.

Enchi agora o depósito e fiz o reset aos contadores.
Fiz cerca de 70km, um pouco de via rápida e umas voltas
em cidade:

Distância Percorrida: 69.7Km
Velocidade Média: 42.5km/h
Consumo: 5.9lts/100km

Este era o valor habitual antes da viagem.

O que dizem?


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 19, 2007 8:07 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 14, 2006 11:27 pm
Mensagens: 199
Localização: Lisboa
Sergio Resende Escreveu:
A minha RT com deslocações mistas de auto-estrada, estrada e cidade apresenta regra geral médias na casa dos 5,4 lts aos 100.... Velocidades médias na casa dos 120, maximas na casa dos 140...e algumas loucuras temporárias de segundos na casa dos 190...:bigsmile:

A correcta utlização da caixa... o embalar a mota, e suavidade no acelerador ajudam muito a estes resultados no consumo.

Também acho qua as 4 cilindros são mais economicas que as boxer em termos de motor. mas se se enrolar punho convidam a andar e são muito mais gulosas...

Abraço


Eu faço consumos (e condução) semelhante ao Komandante...
Por isso acho que depende, acima de tudo, com a forma como se conduz.

Mas acho que os boxer são, em geral, mais económicos.
Aliás, pelo que sei (cirrijam-me se estou enganhado), qualquer bicilindrico tende a ser mais económico que um tetracilindrico!
Um abraço

_________________
[font=Century Gothic]Gustavo Pedrosa :cool: [/font][font=Impact]R 1200 GS '08[/font]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 20, 2007 9:09 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
pcruz Escreveu:
Eu continuo a achar que pode ser do computador de bordo...

Isto porque o valor foi aumentando de dia para dia,
como se houvesse um valor residual que ia acumulando.

Enchi agora o depósito e fiz o reset aos contadores.
Fiz cerca de 70km, um pouco de via rápida e umas voltas
em cidade:

Distância Percorrida: 69.7Km
Velocidade Média: 42.5km/h
Consumo: 5.9lts/100km

Este era o valor habitual antes da viagem.

O que dizem?


Olá pcruz,

Estamo-nos a esquecer de fazer uma conta muito simples que pode ajudar a esclarecer esta situação.

Sabes +/- o total de Kms realizados? Sabes +/- o total de gasolina que gastastes? (vamos lá procurar os recibos)
Faz uma continha como já saberás (litros*100)/Kms e terás uma ideia da média aproximada do consumo da mota.

Apartir daí já saberás se á erro ou não.

Abraço

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 20, 2007 9:19 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
[quote="K11LT"]Olá]

Isto faz lembrar um das nossas primeiras "discussões", lembraste Miguel? Até creio que foi ainda no fórum antigo. :smile:

Não é assim tão linear, porque nunca fazemos sempre o mesmo estilo de condução!

O BC faz os cálculos mediante o consumo em tempo real e não a quantidade de combustível vs quilómetros realizados. :smile:

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 20, 2007 1:26 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 02, 2007 11:45 pm
Mensagens: 118
Localização: Sintra
K11LT Escreveu:
Olá pcruz,

Estamo-nos a esquecer de fazer uma conta muito simples que pode ajudar a esclarecer esta situação.

Sabes +/- o total de Kms realizados? Sabes +/- o total de gasolina que gastastes? (vamos lá procurar os recibos)
Faz uma continha como já saberás (litros*100)/Kms e terás uma ideia da média aproximada do consumo da mota.

Apartir daí já saberás se á erro ou não.

Abraço


Miguel, fiz agora as contas com os recibos que tenho
e dando uma margem de 200€ (o que é um exagero
porque tenho recibos de quase tudo), e o consumo
aponta para os 6lt/100km... :confundido:


jpmealha Escreveu:
Isto faz lembrar um das nossas primeiras "discussões", lembraste Miguel? Até creio que foi ainda no fórum antigo. :smile:

Não é assim tão linear, porque nunca fazemos sempre o mesmo estilo de condução!

O BC faz os cálculos mediante o consumo em tempo real e não a quantidade de combustível vs quilómetros realizados. :smile:


Mealha, isto para mim não faz muito sentido... :confundido:
Que a autonomia seja calculada com base na condução, tudo bem,
e ainda bem que é assim porque se aproxima mais da realidade.

Agora... consumo é consumo, ou não? O computador sabe quantos
kilómetros andaste e quantos litros meteste. Divide uma coisa pela
outra e dá-te o resultado... Ou estou a ver mal a coisa? :embaraço:

Um abraço,
Paulo Cruz


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 20, 2007 1:34 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Nao te preocupes mais com isso, deve ter havido prai um erro q pode ate ser simples mas ninguem esta a perceber... :wacko:

Se ela voltar a acusar consumos estapafurdios como esse ai sim preocupa-te.

Abraco, e goza esse motao! :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 20, 2007 1:53 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 02, 2007 11:45 pm
Mensagens: 118
Localização: Sintra
Pedro Cabral Escreveu:
Nao te preocupes mais com isso, deve ter havido prai um erro q pode ate ser simples mas ninguem esta a perceber... :wacko:

Se ela voltar a acusar consumos estapafurdios como esse ai sim preocupa-te.

Abraco, e goza esse motao! :fixe:


Ok ok, não chateio mais!!! :lol: :lol: :lol:

Está tudo explicado aqui:

http://www.freepatentsonline.com/6453731.html

:lol: :lol: :lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 20, 2007 2:27 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Estás a ver mal a coisa! :smile:

O computador não está a dizer-te quantos litros gastou aos 100, embora seja assim que mostre a informação.

O computador está a dizer-te quantos quilómetros tu vais fazer mediante o estilo de condução que estás a fazer no preciso momento.

Isto é... vais na auto-estrada a 160, o BC diz-te que tens autonomia para mais 34 Kms e o Zumo informa-te que a próxima bomba fica a 40 Km's... O mais provável é ficares sem gasolina.

Agora se reduzires para 90 à hora tens gasolina para ires e voltar!! E porquê? Porque a 90 gastas menos e o BC vai recalcular litros no tanque vs consumo tempo real = autonomia teórica.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal