Não acho que o vento vá para a "tola". Não tem a protecção de uma RT mas para o conceito que a BMW quer empregar na mota acho que finca muito bem.
Esta mota é uma mota incompreendida como muitas outras.
Faz lembrar a K1. Um mito. Mas horrivel aos olhos de muitos, e aos meus também. O meu boss tem uma naquelas cores vermelhos e amarela-alaranjado. Uma mota esquisita, diferente. Mas marca a presença. E a grande vantagem é que está intemporal, nao se enquadra em nenhuma época. Quando saiu era uma coisa muito à frente no tempo, tanto a nível estético como tecnologico.
A R1200ST é uma mota que à primeira vista impressiona por ser um pouco ortodoxa. Não se está à espera de ver um modelo de mota com linhas "esquisitas" mas depois e compreendendo melhor repara-se que está toda feita de soluções que a justificam.
A BMW habitua-nos a estéticas inovadoras, diferentes e controversas. O mesmo se passa com as viaturas automóveis da marca. Alguns modelos demoram um certo tempo a serem digeridos.
Experimentei essa mota na AS Motorrad, no Porto, e fiquei muito contente com as prestações da mota. Digamos que é uma RT com posição desportiva na condução. Não julgem que a mota é quase pura touring porque não o é. Fica mais entre uma mistura de R1200S com R1200RT. Muito interessante. A posição obriga a ficar numa posição mais desportiva mesmo que se tenha os punhos regulados na posição mais alta. Mas nada de especial, pois ao fim de uns kilometros aquilo é musica nos ouvidos! Gostei da firmeza do sistema Telelever, particularmente, nesta mota. Muito firme e mais comunicativo. O boxer sempre pronto e rápido a responder.
Acho que a R12ST é aquele tipo de mota que se pode ter um pouco de tudo numa mota (à parte da GS que tb permite TT) e que não deixa ficar mal o seu dono.
Para os mais atrevidos, a mota tem potência que chegue e sobre para o mundo real das motas. Não é pistola ( e ainda bem), é confortável, pratica (a lista de opcionais fala por si!)...e só por curiosidade...a maneira como cheguei a velocidades (que não me atrevo a dizer) foi impressionante! Acho que a mota é muito bem conseguida a nível aerodinâmico. Não senti em altura alguma qualquer turbulência. Apenas a força do vento na zona superior do capacete qd se roda a grandes velocidades (>150kmh). Se nos baixarmos um pouco...Gone!
Estéticamente...É discutível...Sempre a detestei...mas aprendi a gostar cada vez mais...
Daqui a uns anos continuará actual e intemporal...como a K1.
Sempre que se vê o video apetece experimentar outra vez!
Também é uma séria candidata a minha aquisição "Beemer".
Abraços,