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Condução
Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol
2007-03-16, 11h45

Lisboa, 16 Mar (Lusa) - A condução a 260 quilómetros/hora não é
necessariamente perigosa, de acordo com uma decisão de um tribunal
espanhol que foi hoje elogiada pelo presidente da Associação Portuguesa
de Escolas de Condução.
De acordo com a imprensa espanhola de hoje, o tribunal da província
espanhola de Burgos considerou que um condutor que circulava a 260
quilómetros/hora não cometeu delito porque "a visibilidade era boa e a
circulação reduzida".

Segundo o tribunal, não houve "qualquer circunstância perigosa concreta".

Em primeira instância, o automobilista tinha sido condenado a seis meses
de prisão e a dois anos de inibição de conduzir.

O presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução, (APEC),
Alcino Cruz, aplaude esta decisão por considerar que o limite de
velocidade não deve ser encarado de forma estanque.

"A velocidade não é a principal causa da sinistralidade rodoviária; não
há qualquer estudo que o prove", comentou à agência Lusa Alcino Cruz,
que contesta os limites impostos pelo Código da Estrada.

Alcino Cruz foi apanhado a conduzir a mais de 200 quilómetros por hora
na auto-estrada que liga Lisboa a Elvas (A6) em Setembro de 2002, mas
acabou por não ter qualquer tipo de sanção, na sequência de ter
recorrido da decisão da Direcção-Geral de Viação e da primeira instância
do tribunal de Évora.

Para o presidente da APEC, as "autoridades portuguesas não estudam nem
sabem estudar os acidentes" e atribuem "erradamente a maioria da
sinistralidade ao excesso de velocidade".

"A baixa velocidade na auto-estrada pode provocar acidentes de viação,
como já comprovou um estudo efectuado em Itália. Além disto, a alta
velocidade não diminui os reflexos", defendeu.

Apesar de concordar com a necessidade de impor limites à circulação,
Alcino Cruz discorda que as velocidades sejam estabelecidas
independentemente das especificidades das vias.

"Acho que uma auto-estrada inteira não pode ter os mesmos limites.

Nalguns troços poderia não haver limites máximos de velocidade, noutros
poderia ser de 180 quilómetros/hora e em caso de curvas esse limite
deveria ser reduzido", exemplificou.

No caso dos Itinerários Principais (IP), considera que os 120 seria uma
velocidade adequada, nas "zonas onde há rectas e não se põe em perigo
pessoas ou bens".

Também os limites estabelecidos para as cidades são contestados pelo
responsável das escolas de condução: "pode ser perigoso guiar a 50
quilómetros/hora no Bairro Alto (Lisboa), mas já o mesmo não se aplica à
Avenida Lusíada (também na capital). Em Espanha, uma mesma rua pode ter
vários limites de velocidade, que é o que faz sentido".

ARP.

Fonte: Agência LUSA

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=786404&div_id=291

http://news.google.com/news?ned=es&ncl=1153922037&hl=es

_________________
Saudações Motociclistas

Komandante Goldwing

[size=75]Artur Santos Torres[/SIZE]


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MensagemEnviado: segunda mar 19, 2007 1:19 am 
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Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
É verdade.
Não é por se aplicarem regras cegas que o que é difícil de torna fácil.
É por isso, que com as actuais regras, qualquer português está constantemente fora de lei!
Se as regras (leis) fossem adequadas, o cidadão normal cumpriria, e, os delinquentes muito lógicamente seriam mais facilmente punidos. Assim, como não é feito o trabalho e o estudo que permite e que leva ao conhecimento profundo dos problemas, chegamos à confrangedora situação actual.
Os delinquentes prevaricam à vontade e a generalidade dos outros condutores são tratados apenas como fornecedores de fundos pois são constantemente caçados pela multa...
Cá para mim, portanto, o Sr. Alcino tem razão.
120/hora nas auto-estradas já nem os camiões praticam...
Hans


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MensagemEnviado: segunda mar 19, 2007 2:06 pm 
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Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Concordo plenamente

E no minimo ridiculo que a tecnologia tenha evoluido exponencialmente nestes ultimos 50 anos, os veiculos hoje tem sistemas de ABS, ESP (controlo de estabilidade e traccao), sistemas de correccao de trajectoria em curva, etc, etc, sao 1000x mais seguros que os de a 50 anos atras, travam numa fraccao da distancia, e com mais seguranca e estabilidade, e no entanto os limites de velocidade sao os de a 50 anos! :notrust:

Sera o mesmo andar num Audi ou Renault de hoje que trava dos 100 aos 0 em meia duzia de metros, nao foge numa curva mais apertada, tem 2 ou 3x o peso etc...ou andar num Fiat 600, Datsun ou 2cv desses tempos?

Tb nao e preciso andar a 260kmh mas e mais que obvio que os limites actuais "fora das localidades" e em "AE" estao perfeitamente desfasados da realidade.... arrisco a dizer que se todos andassemos a 120 nas AEs a productividade dos paises cairia a pique, pois passariamos muito mais tempo a "dormir" ao volante que a trabalhar. Aumentar estes dois limites para 120 e 160 ja era um bom comeco, ...fazer melhores estradas, mais bem planeadas, com rails protegidos, faixas de largura adequada, sinalizacao clara tb se agradecia.

Quantas vidas n se teriam poupado se em vez de fazerem a aberracao da IP4 tivessem feito um tunel... apenas um exemplo.

Os governantes actuais lembram-me a velha maxima de "cegos a conduzir cegos"...


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