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Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=1004 |
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Autor: | Artur Santos Torres [ sábado mar 17, 2007 8:13 am ] |
Assunto da Mensagem: | Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol |
Condução Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol 2007-03-16, 11h45 Lisboa, 16 Mar (Lusa) - A condução a 260 quilómetros/hora não é necessariamente perigosa, de acordo com uma decisão de um tribunal espanhol que foi hoje elogiada pelo presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução. De acordo com a imprensa espanhola de hoje, o tribunal da província espanhola de Burgos considerou que um condutor que circulava a 260 quilómetros/hora não cometeu delito porque "a visibilidade era boa e a circulação reduzida". Segundo o tribunal, não houve "qualquer circunstância perigosa concreta". Em primeira instância, o automobilista tinha sido condenado a seis meses de prisão e a dois anos de inibição de conduzir. O presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução, (APEC), Alcino Cruz, aplaude esta decisão por considerar que o limite de velocidade não deve ser encarado de forma estanque. "A velocidade não é a principal causa da sinistralidade rodoviária; não há qualquer estudo que o prove", comentou à agência Lusa Alcino Cruz, que contesta os limites impostos pelo Código da Estrada. Alcino Cruz foi apanhado a conduzir a mais de 200 quilómetros por hora na auto-estrada que liga Lisboa a Elvas (A6) em Setembro de 2002, mas acabou por não ter qualquer tipo de sanção, na sequência de ter recorrido da decisão da Direcção-Geral de Viação e da primeira instância do tribunal de Évora. Para o presidente da APEC, as "autoridades portuguesas não estudam nem sabem estudar os acidentes" e atribuem "erradamente a maioria da sinistralidade ao excesso de velocidade". "A baixa velocidade na auto-estrada pode provocar acidentes de viação, como já comprovou um estudo efectuado em Itália. Além disto, a alta velocidade não diminui os reflexos", defendeu. Apesar de concordar com a necessidade de impor limites à circulação, Alcino Cruz discorda que as velocidades sejam estabelecidas independentemente das especificidades das vias. "Acho que uma auto-estrada inteira não pode ter os mesmos limites. Nalguns troços poderia não haver limites máximos de velocidade, noutros poderia ser de 180 quilómetros/hora e em caso de curvas esse limite deveria ser reduzido", exemplificou. No caso dos Itinerários Principais (IP), considera que os 120 seria uma velocidade adequada, nas "zonas onde há rectas e não se põe em perigo pessoas ou bens". Também os limites estabelecidos para as cidades são contestados pelo responsável das escolas de condução: "pode ser perigoso guiar a 50 quilómetros/hora no Bairro Alto (Lisboa), mas já o mesmo não se aplica à Avenida Lusíada (também na capital). Em Espanha, uma mesma rua pode ter vários limites de velocidade, que é o que faz sentido". ARP. Fonte: Agência LUSA http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=786404&div_id=291 http://news.google.com/news?ned=es&ncl=1153922037&hl=es |
Autor: | Hans Freitass [ segunda mar 19, 2007 1:19 am ] |
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É verdade. Não é por se aplicarem regras cegas que o que é difícil de torna fácil. É por isso, que com as actuais regras, qualquer português está constantemente fora de lei! Se as regras (leis) fossem adequadas, o cidadão normal cumpriria, e, os delinquentes muito lógicamente seriam mais facilmente punidos. Assim, como não é feito o trabalho e o estudo que permite e que leva ao conhecimento profundo dos problemas, chegamos à confrangedora situação actual. Os delinquentes prevaricam à vontade e a generalidade dos outros condutores são tratados apenas como fornecedores de fundos pois são constantemente caçados pela multa... Cá para mim, portanto, o Sr. Alcino tem razão. 120/hora nas auto-estradas já nem os camiões praticam... Hans |
Autor: | Pedro Cabral [ segunda mar 19, 2007 2:06 pm ] |
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Concordo plenamente E no minimo ridiculo que a tecnologia tenha evoluido exponencialmente nestes ultimos 50 anos, os veiculos hoje tem sistemas de ABS, ESP (controlo de estabilidade e traccao), sistemas de correccao de trajectoria em curva, etc, etc, sao 1000x mais seguros que os de a 50 anos atras, travam numa fraccao da distancia, e com mais seguranca e estabilidade, e no entanto os limites de velocidade sao os de a 50 anos! ![]() Sera o mesmo andar num Audi ou Renault de hoje que trava dos 100 aos 0 em meia duzia de metros, nao foge numa curva mais apertada, tem 2 ou 3x o peso etc...ou andar num Fiat 600, Datsun ou 2cv desses tempos? Tb nao e preciso andar a 260kmh mas e mais que obvio que os limites actuais "fora das localidades" e em "AE" estao perfeitamente desfasados da realidade.... arrisco a dizer que se todos andassemos a 120 nas AEs a productividade dos paises cairia a pique, pois passariamos muito mais tempo a "dormir" ao volante que a trabalhar. Aumentar estes dois limites para 120 e 160 ja era um bom comeco, ...fazer melhores estradas, mais bem planeadas, com rails protegidos, faixas de largura adequada, sinalizacao clara tb se agradecia. Quantas vidas n se teriam poupado se em vez de fazerem a aberracao da IP4 tivessem feito um tunel... apenas um exemplo. Os governantes actuais lembram-me a velha maxima de "cegos a conduzir cegos"... |
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