Data/Hora: quinta mar 28, 2024 8:16 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Passadeiras sobre elevadas
MensagemEnviado: quarta out 29, 2014 1:24 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Antes de começar quero dizer que considero que há utilizadores das estradas que abusam e muitos de forma quase criminosa, quer sejam peões, ciclistas, motociclistas, automobilistas ou camionistas. O que se vê as autoridades fazer? Cada vez menos em termos de apanharem os culpados no ato.

Também considero que a maioria dos utilizadores das estradas procura cumprir as normas em vigor.

Solução na moda para obrigar a quase parar nas passadeiras, quer haja ou não peões? Medidas preguiçosas como a criação a torto e a direito de passadeiras sobre elevadas.

Porque digo isto? Por que estando eu um dia meio perdido fora de Lisboa, andava de olho nos peões, nos sinais e nas tabuletas com as direções quando, de repente ... ia parando ao chão porque não me apercebi que a passadeira era sobre elevada exceto quando já estava em cima dela.

Questão: É legal a construção a torto e a direito deste tipo de armadilhas? Algumas delas autênticos degraus. Qual a lei que o permite, ou não?

Quando não há peões não temos o direito de circular sem andar aos saltos ou ter de diminuir a velocidade até quase parar?

Que tal as autoridades efetuarem ações de controlo mais frequentes em termos dos comportamentos perigosos e deixarem de criar medidas preguiçosas que tramam mais os cidadãos cumpridores do que os outros!

Uma ideia que me pareceu interessante foi a que vi em passadeiras perto de Tróia em que existe uma pequena zona de paralelepípedos no pavimento um pouco antes da passadeira para chamar a atenção. Esta zona prévia do pavimento em pedra alerta os condutores para a passadeira por ser algo irregular mas não agride, nem destrói as suspensões como as passadeiras sobre elevadas e, muito menos, coloca em risco a integridade física dos ciclistas e dos motociclistas.

Quando tiver dinheiro para comprar outro carro procurarei comprar um todo o terreno. Assim terá mais hipóteses de resistir às passadeiras sobre elevadas e aos buracos no alcatrão cuja regularização poderia ser realizada com o alcatrão gasto nas tais passadeiras.

Cumprimentos

Vítor Almeida


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Passadeiras sobre elevadas
MensagemEnviado: quinta out 30, 2014 11:33 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2078
Localização: Massamá
Olá Vítor Almeida,

Belo tema este das passadeiras sobre elevadas, antes mais um grande bem haja, por trazeres este tema ao Fórum, de primordial importância tanto para motociclistas, como para automobilistas ou camionista.

Estou inteiramente de acordo, acho este tipo passadeiras de utilidade muito duvidosa, quanto salvaguarda da segurança, tanto dos peões, condutores ou motociclistas em geral.
Aliás já presencie acidente infelizmente por causa deste tipo de passadeiras.
Não querendo por em causa a legalidade das mesmas, muito duvidosa diga-se de passagem, o problema maior para mim subsiste, na falta de homogeneidade do tipo e altura das mesmas, parece que cada Cidade,Vila ou Aldeia, executa como bem entende, mas é o Pais que temos.

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Passadeiras sobre elevadas
MensagemEnviado: sexta out 31, 2014 8:00 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Bom tópico, e boa chamada de atenção, tema importantíssimo pois este assunto a meu ver merece ser debatido .


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Passadeiras sobre elevadas
MensagemEnviado: quinta nov 06, 2014 5:03 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Por acaso também não gosto destas passadeiras elevadas, mas acredito que sem elas a maioria dos Moto/Automobilistas não reduza a velocidade convenientemente.

Ao contrário dos que se pensa, existem muitos atropelamentos em passadeiras.

E se passarmos a baixa velocidade, não faz assim tanta confusão.


Por outro lado, as lombas (quebra-molas) que se faziam antes, é que sim irritavam bastante e não eram benéficas para as suspensões.

De resto, há por aí males bem maiores, não desfazendo da atenção a dar a este assunto.

_________________
Paulo Barroso
K1600GT

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Passadeiras sobre elevadas
MensagemEnviado: sexta abr 17, 2015 6:10 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta jul 11, 2012 12:11 am
Mensagens: 9
Localização: Lisboa
Mais grave do que isso - pelo menos para mim - são os carris dos elétricos. Especialmente carris em ruas cujo piso é empedrado: esses dois fatores são "criminosos". Há ruas em Lisboa onde os elétricos não circulam há anos e os carris continuam lá à espera dos motociclistas (e ciclistas). As zonas de Campo de Ourique e do Chiado são exemplos flagrantes.

Quanto ao empedrado antes das passadeiras... não aumentará a distância no caso de travagem brusca? Supostamente o empedrado tem menos aderência, não?


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal