http://bmwcklt.org/forum/

SINISTRALIDADE
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=113
Página 1 de 2

Autor:  aferraz [ terça mai 02, 2006 12:28 pm ]
Assunto da Mensagem:  SINISTRALIDADE

Mais um fim de semana comprido negro.

De 28.04.06 a 01.05.06 registaram-se 15 mortos nas estradas portuguesas dos quais 10 eram condutores de motociclos.:cry:

Lamentável.

Segundo a Brigada de Trânsito deve-se à «impreparação e bastante imprudência dos condutores dos motociclos e ao facto de serem utilizadas sazonalmente e à alta velocidade praticada incompatível com este tipo de veículos».

Autor:  thunderwalk [ terça mai 02, 2006 12:44 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Muito lamentáveis este numeros, mas o problema é mesmo como a BT afirma.

Com os primeiros raios de sol, as motas começam a sair das arcas, algumas ainda com o cheiro a naftalina... e começam a andar como se andassem todo o ano.

Olhos na estrada meus amigos ...

Autor:  Duarte [ terça mai 02, 2006 12:55 pm ]
Assunto da Mensagem: 

_Outro dos grandes problemas e que levam a um grande número de acidentes na estrada com motociclos é a falta de respeito pelos Srs. Condutores de viaturas de quatro rodas que muita das vezes nem se dão ao trabalho de olharem pelos espelhos e quando o fazem já é muito tarde......:mad2: :surpresa:
Outras vezes é porque como são motas eles passam por algum lado seja pelo lado esquerdo, direito ou em ultimo caso por cima, situação de lementar :evil: :cry:

Autor:  Antonio José Costa [ terça mai 02, 2006 2:49 pm ]
Assunto da Mensagem: 

aferraz Escreveu:
Mais um fim de semana comprido negro.

De 28.04.06 a 01.05.06 registaram-se 15 mortos nas estradas portuguesas dos quais 10 eram condutores de motociclos.:cry:

Lamentável.

Segundo a Brigada de Trânsito deve-se à «impreparação e bastante imprudência dos condutores dos motociclos e ao facto de serem utilizadas sazonalmente e à alta velocidade praticada incompatível com este tipo de veículos».






SEM COMENTARIOS

Autor:  Alby [ terça mai 02, 2006 4:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Porque será que há tantos suicidas nas estradas portuguesas? :mad2:

Porque será também que ninguém se empenha verdadeiramente em criar um tratado de paz para acabar esta guerra civil em que nos matamos uns aos outros, todos os anos, aos milhares? :mad2:

Que pena “um país tão lindo e com um povo assim …” será fatalidade ou irresponsabilidade colectiva? :mad2:

Perguntas amargas para as quais gostava de encontrar respostas.:sad2:

Um abraço, e muita, muita sorte!

PS. Ah! e dizem os peritos que os diagnósticos estão feitos.

Autor:  luisvic [ terça mai 02, 2006 4:59 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Voto na tua hipótese de "irresponsabilidade colectiva".

....e como sempre, o diagnóstico (que desconheço) deverá apontar para a necessidade de aumentar as coimas.

Mas digamos que grande parte do que acontece aos motociclistas é sua própria culpa. Embora nos custe a engolir o sapo, todos nós já comprovámos isso ao longo de milhares de km que fizemos de carro.

Autor:  aferraz [ terça mai 02, 2006 5:50 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Luís, não é necessário engolir o sapo, a BT também declarou que:

Os acidentes tiveram a intervenção de veículos de duas rodas, mas não quer dizer, segundo o militar da GNR, «que estes tenham sido os culpados dos mesmos».

Autor:  luisvic [ terça mai 02, 2006 6:41 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Não queria escrever mais nada sobre este assunto, porque verdadeiramente me confrange, mas se o não fizer fico com o sapo atravessado no esófago.

Todos nós sabemos, ou deviamos saber, que um motociclo está abrangido pelas mesmas regras do Código da Estrada que os demais veículos.

Quando nos queixamos que os automobilistas não olham para os espelhos retrovisores, esquecemo-nos de que o gajo que olhou à 30 segundos atrás para o espelho (quando nós estávamos a 1,5 km de distância dele e portanto fora do seu campo visual)) não sonha que já estamos ao lado dele. Se ele se desvia 0,5 metro e nos bate, a culpa não é dele, é nossa.

Quando circulamos por entre as filas de trânsito, estamos a cometer uma infracção e ninguém é obrigado a desviar-se para nos deixar passar, muito menos quando pomos o dedo na buzina e gritamos, chamamos nomes aos gajos e damos palmadas nos tejadilhos dos carros, como se eles nem sequer direito de estar ali tivessem.

Graças a Deus que hoje em dia uma esmagadora maioria dos automobilistas amávelmente se desviam quando nos vêm, e uma esmagadora maioria dos motociclistas passa por entre as filas de carros de modo calmo e pausado. parando e aguardando uma oportunidade segura de continuar, e AGRADECE sempre a atenção que lhe foi feita.

Uma mota vista de frente é um objecto pouco perceptivel especialmente em filas compactas de veículos com as luzes acesas, portanto quem por entre eles circula, em contravenção, deverá SEMPRE estar ciente que é ele que tem que antecipar, prever e prevenir.

Quanto ao resto muito haveria a dizer sobre a preparação dos candidatos a cartas de condução, sobre formação aos jovens nas escolas, sobre VERDADEIRA Prevenção Rodoviária, mas acho que todos estamos perfeitamente cientes disso, e quando digo todos, incluo os reponsáveis governamentais. Mas isso custa uma pipa de massa, não é?

Autor:  rogershark [ terça mai 02, 2006 9:25 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Mais palavras para quê ???:confundido:

É simplemente triste :sad1: muito triste :sad2:

RogerShark

Autor:  VINICIO DUARTE [ terça mai 02, 2006 9:25 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Continua 0 Flagelo.Todo o cuidado é pouco.

Autor:  Antonio José Costa [ terça mai 02, 2006 9:50 pm ]
Assunto da Mensagem: 

luisvic Escreveu:
Não queria escrever mais nada sobre este assunto, porque verdadeiramente me confrange, mas se o não fizer fico com o sapo atravessado no esófago.

Todos nós sabemos, ou deviamos saber, que um motociclo está abrangido pelas mesmas regras do Código da Estrada que os demais veículos.

Quando nos queixamos que os automobilistas não olham para os espelhos retrovisores, esquecemo-nos de que o gajo que olhou à 30 segundos atrás para o espelho (quando nós estávamos a 1,5 km de distância dele e portanto fora do seu campo visual)) não sonha que já estamos ao lado dele. Se ele se desvia 0,5 metro e nos bate, a culpa não é dele, é nossa.

Quando circulamos por entre as filas de trânsito, estamos a cometer uma infracção e ninguém é obrigado a desviar-se para nos deixar passar, muito menos quando pomos o dedo na buzina e gritamos, chamamos nomes aos gajos e damos palmadas nos tejadilhos dos carros, como se eles nem sequer direito de estar ali tivessem.

Graças a Deus que hoje em dia uma esmagadora maioria dos automobilistas amávelmente se desviam quando nos vêm, e uma esmagadora maioria dos motociclistas passa por entre as filas de carros de modo calmo e pausado. parando e aguardando uma oportunidade segura de continuar, e AGRADECE sempre a atenção que lhe foi feita.

Uma mota vista de frente é um objecto pouco perceptivel especialmente em filas compactas de veículos com as luzes acesas, portanto quem por entre eles circula, em contravenção, deverá SEMPRE estar ciente que é ele que tem que antecipar, prever e prevenir.

Quanto ao resto muito haveria a dizer sobre a preparação dos candidatos a cartas de condução, sobre formação aos jovens nas escolas, sobre VERDADEIRA Prevenção Rodoviária, mas acho que todos estamos perfeitamente cientes disso, e quando digo todos, incluo os reponsáveis governamentais. Mas isso custa uma pipa de massa, não é?




tens toda a razão Luis.

um abraço

Autor:  Alby [ terça mai 02, 2006 10:05 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Devo pedir desculpa porque agora verifico que o meu texto anterior aparece com letra maior que a dos outros, não é mania de grandeza acreditem, mas sim azelhice pois fiz um copy paste e agora não sei alterar.

Bem Luís ainda bem que foi preciso tirar esse "sapo do esófago" porque é sempre com gosto que leio e aprendo com os teus posts avisados.

O tema é confrangedor de facto, mas talvez por isso e pela aparente inconsciência geral devesse ser mais debatido por todos.

Tudo o que dizes na tua última é verdade, além de que as motos são veículos potencialmente perigosos, basta estarem em permanente desiquilíbrio e mesmo assim conseguirem circular; mas talvez essa seja das características que mais nos fascinam a todos não será?

Está demonstrado que uma das principais causas de acidentes com motociclos é de colisão com outros veículos em movimento e não é dificil compreender quando o condutor do outro veiculo diz "mas eu não vi a mota"!!!

Terá a maioria dos condutores de motociclos consciência desta realidade? A de que "não somos vistos" ou somos vistos demasiado tarde pelos outros condutores?

Constato muitas vezes que infelizmente a maioria não tem. Assim como não tem a preparação mínima das mínimas dada em escolas de condução para pilotar motos de grande cilindrada.

No que me diz respeito além das roupas com reflectores mandei colocar por baixo da luz principal da moto (RT) mais duas, não para dar mais luz embora dê jeito, mas para formar um triângulo de luzes que chama muito mais a atenção do automobilista quando olha de relance, antes de se meter no nosso caminho.

Por isso meus amigos, para abreviar, SERMOS VISTOS, pode ser a diferença entre o acidente e o não acidente, entre a vida e a morte. Agora para acabar, como é possível continuar a ver motociclistas e suas penduras nas nossas estradas de alcatrão! ... sem luvas, com T-shirts, calções e CHINELOS?

Um abraço e que pelo menos aos 80 anos continuemos a andar de mota.

Autor:  luisvic [ terça mai 02, 2006 11:07 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Como seguimento deste assunto, voltei ao site antigo para trazer uma mensagem que já coloquei num novo tópico "Conduzir uma Moto", porque efectivamente acredito que temos toda a obrigação moral e civica de deixar aos mais jovens e menos experientes, alguns conselhos daqueles "...de pai para filho..." e que eles raramente seguem. Mas se pelos um ler com atenção e os quiser seguir, já valeu a pena.

Autor:  aferraz [ terça mai 02, 2006 11:41 pm ]
Assunto da Mensagem: 

A redução da sinistralidade é um tema complexo para o qual não vislumbro solução imediata.

A formação sobre código da estrada e condução é importante obviamente, mas não creio que contribua significativamente para a redução da sinistralidade. Os condutores portugueses em aptidão e destreza de condução não são melhores nem piores que os outros.

Considero que a essência do problema é a ATITUDE enraizada nos portugueses.

Como é possível reduzir a sinistralidade se:

- crescemos a ver os nossos pais e todos os outros condutores a cometer todo o tipo de infracções. Na escola aprendemos as regras e fora da escola o que vemos.
- o condutor cumpridor em vez de ser valorizado é olhado com desdém, os não cumpridores são os maiores.
- toda a envolvência induz à infracção. Nós humanos somos uns "maria vai com as outras".

A alteração generalizada de comportamentos e atitudes é uma tarefa monstruosa.

Autor:  Paulo Oliveira [ terça mai 02, 2006 11:50 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Lamentavel.

O que o Luis escreveu traduz quase na prefeição o que se passa, pouco ou nada hà a dizer.

Apenas quero deixar uma refexão:

O que aconteceu este FDS com os 10 motociclistas que lamentavelmente morreram, vai ser lembrado pelas seguradoras e pelos média durante tempos sem fim.
Já o grande numero de MOTOCICLISTAS que fazem da MOTO o veiculo de transporte e o utilizam com respeito, cuidado e sem "maluqueiras", esses não fazem parte das estatisticas.

Por isso meus amigos; Vamos fazer todos os possiveis por aumentar o numero daqueles que niguem lembra.

Página 1 de 2 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/