|
Veterano |
|
Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am Mensagens: 1742 Localização: Queijas - Oeiras
|
"Este é um site dedicado às motos, aos seus condutores e apreciadores, e se alguns de nós temos mais de 30 anos a conduzir motos, é nossa obrigação moral e solidária deixar aqui alguns conselhos aos jovens para que um dia também eles os tenham" Use sempre o CAPACETE, de boa qualidade e bem apertado Use sempre botas, luvas e roupa própria com protecções Mantenha a sua mota em excelente estado de conservação, especialmente os pneus e os travões Respeite TODOS os que circulam na estrada, para também ser respeitado Faça uma condução DEFENSIVA e nunca AGRESSIVA Faça tudo ao seu alcance para ser visto pelos outros condutores, mas nunca presuma que já foi visto. Nunca facilite, pois nunca saberá o que está por trás de cada curva Cumpra o Código da Estrada O seu destino de hoje não tem necessáriamente que ser o ÚLTIMO Use o link anexo como referênca para a sua condução: http://www.motoseguranca.com.br/dicas.html CONDUZIR EM GRUPO Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade. Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição. Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que a BMWCKLT adoptou desde há muito como suas. ---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre. ---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior. ---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente. ---> É proibida a circulação de motos emparelhadas. ---> Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens. ---> Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel. ---> Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará. ---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez. ---> Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel. ---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma. ---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas. ---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer. ---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo. ---> Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta. ---> Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros. ---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele. Este grupo orgulha-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.
_________________ Luis Vicêncio http://pescacomamostras.net
|
|