http://bmwcklt.org/forum/ |
|
Boxer ou Boxeur http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=1193 |
Página 1 de 2 |
Autor: | Pedro [ terça mai 22, 2007 10:31 am ] |
Assunto da Mensagem: | Boxer ou Boxeur |
Boas! O [color=black]motor boxer[/color] é uma espécie de [color=black]motor de combustão interna cujos pistões são contrapostos e trabalham paralelamente ao solo. O primeiro deles foi construído por Alberto Santos Dumont para uso no primeiro avião, o 14-Bis.[/color] Uma das características mais preponderante do motor Boxer é o facto de os cilindros estarem dispostos num ângulo de 180º o que como é apanágio das BMW provoca aquelas vibrações e o característico empurrão lateral aquando da aceleração, o que lhe confere uma personalidade única. O conjunto cambota, biela, pistão, gera um movimento algo curioso que, pelo facto de funcionar na horizontal, provoca um efeito idêntico ao braço de um pugilista em acção, penso que a designação Boxer advém precisamente deste facto[color=black]. A minha GS é um autênticoJoe Louis. Um verdadeiro Boxeur.[/color] A BMW é uma marca carregada de simbolismo e não a vejo como um símbolo de status mas sobretudo como uma marca Europeia que representa tudo o que a nossa indústria tem de sucesso, sem recorrer ao que considero o efeito dragon ball Japonês que, com designs arrojados tanto cativa os mais novos e não só. A nossa bandeira continua a ser a pequena hélice de avião que tanto orgulho nos dá fixada no depósito, apesar de a industria já estar virada à tantos anos para os velozes jactos. Abraço PML |
Autor: | jpmealha [ terça mai 22, 2007 10:45 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Pedro Escreveu: (...)pelo facto de funcionar na horizontal, provoca um efeito idêntico ao braço de um pugilista em acção, penso que a designação Boxer advém precisamente deste facto[color=black]. A minha GS é um autênticoJoe Louis. Um verdadeiro Boxeur.[/color](...) Fantástico o teu artigo e curiosa a comparação com o pugilismo. Nota-se que és um verdadeiro apaixonado pela marca. Também partilho contigo a defesa da identidade europeia. |
Autor: | Rui Barbosa [ terça mai 22, 2007 11:23 am ] |
Assunto da Mensagem: | Assunto interessante |
Ora aqui está um assunto interessante. A tua forma arrebatadora de olhar o teu actual propulsor é muito interessante. O Boxer é na minha opinião um dos icons da industria de 2 rodas. Cheio de personalidade e caracter, não deixa de marcar a sua presença por onde passa... (se lhe for montado um escape a condizer... ![]() Já com alguns milhares de Km rodados com vários Boxer's, posso com propriedade dizer: - Uma das 7 maravilhas do mundo das 2 rodas. |
Autor: | mario guimaraes [ terça mai 22, 2007 11:28 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
![]() |
Autor: | Walter Pereira [ terça mai 22, 2007 5:32 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Excelentes comentários !!! Os motores boxer são realmente clásicos da BMW assim como os VTwin da HD. Impressioante com a BMW tem conseguido melhorar o desempenho destes motores aliado a grande confiabilidade. Ainda não tive o prazer de ouvir os boxer com a descarga modificada. Espero algum dia ouvir o ronco em algum video pela internet, pois aqui no Brasil isso é muito raro. |
Autor: | Alby [ terça mai 22, 2007 9:01 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Parabéns Pedro, finalmente um tópico relacionado com as nossas motos!:oh: ![]() A designação "Boxer" deriva de facto, (assim me foi explicado há anos) da semelhança no movimento dos pistons com os braços do pugilista na posição de defesa/ataque. A maioria de pessoas com quem às vezes falo no assunto não faziam a mínima ideia do porquê daquele nome, inclusivê pessoas com BMW de motor de dois cilindros opostos há muitos anos. Quanto ás vibrações, a verdade é que nalguns motores "boxer" as vibrações são quase imperceptíveis; é o caso da minha R60/5 de 1972, deve ser da velhice, e a nova R1200RT esta por soluções técnicas utilizadas pela 1ª vez, penso. Sempre senti um grande fascínio por estes motores: carisma, fiabilidade, simplicidade, longevidade e às vezes originam alguma vaidade. Ninguém é perfeito. Um abraço e um desejo ... falemos mais de BMW no forum! |
Autor: | Sergio Resende [ terça mai 22, 2007 9:31 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
O boxer está no meu coração, é ele que vibra quando ando na minha RT, não a mota... ![]() Abraço |
Autor: | josé santos [ terça mai 22, 2007 11:22 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
è verdade meus senhores, o motor boxer é tudo aquilo que disseram e mais ainda, já a alguns anos e algumas centenas de milhares de kilómetros, me dizem isso mesmo é um motor com umas qualidades fantásticas e de engenharia genial, e principalmente com uma personalidade própria, muito fiavel, e robusto, aguenta tudo, eu sou fã do motor boxer e até hoje não me arrependi. |
Autor: | Hans Freitass [ terça mai 22, 2007 11:40 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Obg pessoal, acabei de aprender a origem do nome do motor boxer!:embaraço: Nunca me tinha passado pela cabeça que fosse essa!:surpresa: Adoro o ronronar do boxer da minha RT, principalmente depois de bem quente ... a partir dos 200 kms andados, não numa rotação muito elevada ... Mas eu sou um leviano ... gosto de qualquer motor ![]() Abraço Hans |
Autor: | Hugo Figueiredo [ quarta mai 23, 2007 1:31 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Uma pessoa está sempre a aprender!!!:bigsmile: |
Autor: | João Vaz [ quarta mai 23, 2007 9:23 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Bom artigo Pedro, Ora aqui está uma curiosidade interessante que acabaste de desvender para aqueles que tal como eu a desconheciam... |
Autor: | Luís Caetano [ quarta jun 06, 2007 3:43 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Aqui vai um exemplo da utilização do famoso Boxer 1100/1150 a voar... |
Autor: | Luís Caetano [ quarta jun 06, 2007 3:46 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
E uma utilização ainda melhor do 1200!!!! Ora vejam aqui: http://www.rosenbauer.com/index.php?node_id=376&switchlang=de#s ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Hugo Figueiredo [ quarta jun 06, 2007 4:57 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Luís Caetano Escreveu: Aqui vai um exemplo da utilização do famoso Boxer 1100/1150 a voar... [font='Comic Sans MS']Estes motores são muito usado na construção de aeronaves, com a particularidade se serem montados ao contrário ou seja com a parte de trás virada para a frente (a transmissão para a frente)...[/font] |
Autor: | Hugo Figueiredo [ quarta jun 06, 2007 5:07 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Luís Caetano Escreveu: E uma utilização ainda melhor do 1200!!!! Ora vejam aqui: http://www.rosenbauer.com/index.php?node_id=376&switchlang=de#s ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() [font='Comic Sans MS']Acabei de alertar o moderador para retirar esta mensagem e a respectiva fotografia. ![]() [font='Comic Sans MS'] [/font] [font='Comic Sans MS']Se não ainda dizem que andamos com motores de puxar água... ![]() ![]() [font='Comic Sans MS'] [/font] |
Página 1 de 2 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |