Data/Hora: sábado jun 15, 2024 9:34 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: lá em baixo algo está vivo!
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 8:55 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 21, 2007 8:19 pm
Mensagens: 34
Localização: Santarém
Meus amigos quantos de nós muitas vezes em conversas aplicamos termos que usualmente se utilizam para definir as nossas motos e quantos de nós nos questionamos sobre aquilo que realmente significam, afinal a minha GS têm 100 cavalos mas eu nunca os vi nem sequer para um “dá cá aquela palha”. Embora eu seja praticamente leigo nestes assuntos e perdoe-me aqueles que realmente sabem, acho que alguma pesquisa e compreensão ainda que superficial é útil nem que seja para perceber metade daquilo que se move debaixo de nós, assim cá vão algumas dicas: :notrust:


A combustão de gasolina no cilindro cria uma pressão contra o pistão. Essa pressão cria uma força sobre a cabeça do pistão, que o empurra para baixo. A força é transmitida do pistão para a biela e dela para a cambota, esta força é designada normalmente por torque ou aquilo que orgulhosamente explicamos aos amigos o Binário da montada. :idea:

Quantas vezes nos questionamos porque é que se a GS com 100 cavalos têm tanta força a k com 160 não puxa um prédio?, e por vezes a baixa rotação temos de reduzir mais mudanças na k do que a GS?, é precisamente por esta facto! quanto maior é o pistão maior é a força exercida na cambota e dai a maior força torque exercida sobretudo a baixa rotação, :embaraço:

“Cavalo-vapor.A unidade de potência do sistema métrico é o quilogrâmetro por segundo (kgm/s), que corresponde ao trabalho de 1 Kgm realizado em cada segundo, então temos outro fenómeno que está associado ao tempo, e por isso deduzo que quanto maior for a velocidade do conjunto pistão, biela, cambota, maior são os cavalos debitados. Ai quem me dera ter uma yamaha daquelas com 17000 rotações isso é que era. :lol:

“Rotações por minuto (abreviado [B]rpm, RPM, r/min, rot/min, ou r·min−1) é uma [color=windowtext]unidade de frequência, usada para medir a velocidade de rotação de um objecto sobre um eixo fixo e representa o número de rotações completas efectuadas por minuto.” [/B]Esta não precisa de explicações acho que percebi.[/color]

“A compressão compreende a relação entre o volume da câmara de combustão completamente distentida para o volume da câmara de combustão completamente comprimida. Por exemplo, quando se diz que um motor possui uma taxa de compressão de 10:1, isto significa que a câmara de combustão, quando completamente distendida, possui 10 vezes maior volume em relação à câmara completamente comprimida.”
Nos motores a combustão interna, quando ocorre redução do volume no interior de suas câmaras de combustão, ocorre forte aumento da pressão interna dessas câmaras. Esse efeito é explicável pela teoria geral dos gases. Com esse forte aumento de pressão, a velocidade da queima dá-se de maneira bem mais alta do que se daria caso estivesse sob a pressão atmosférica simplesmente. Foi com base neste conceito que o motor Boxer da BMW conseguiu atingir valores de 122 cavalos às 8 250 r/min e um torque máximo de 11,2 m.kg (112 N.m) às 6 800 rot/min. À! assim dispenso as tais 17000 rot/min da yamaha que é velocidade a mais para mim, prefiro o Boxer! devagarinho mas com força é mais saboroso… :bigsmile:
È aqui que a BMW “dá cartas” ás restantes marcas, em 1923 a BMW construiu [B]a R 32[/B]uma moto com motor Boxer, 2 cilindros arrefecido a ar, e após 84 anos a BMW acompanhando sempre o mercado e evolução do sector constrói motos da gama R que imaginem… têmmotor Boxer, 2 cilindros arrefecido a ar.
E segundo os rumores já se fala numa máquina a correr em circuito com, adivinhem?
Motor Boxer, 2 cilindros arrefecido a ar e 140 HP!!!!!!!
Fantástico até para leigos como eu.

Nota: pesso a alguém que insira uma foto do sitema básico de um motor pistão, biela, cambota que eu não sei como se faz.

Abraço

PML


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 10:03 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jan 01, 2007 2:10 am
Mensagens: 1745
Localização: Porto
[B][color=navy][font='Comic Sans MS']Muito brm Pedro,
[font='Comic Sans MS'][/font]
[font='Comic Sans MS']Acho que podemos começar a pensar em desenvolver enciclopédia para podermos consultar e até mostrar aos nossos visitantes...[/font]
[/color][/font][/B]

_________________
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 10:04 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 21, 2007 8:19 pm
Mensagens: 34
Localização: Santarém
Nota: pesso a alguém que insira uma foto do sitema básico de um motor pistão, biela, cambota que eu não sei como se faz.

Abraço

PML[/quote]


Não é pesso mas peço e também não é sitema mas sistema, acho que já comi computador a mais hoje!

Quero agradecer a todos a forma como fui recebido neste Fórum, (é a primeira vez que participo nestas coisas) vocês são fantásticos. E dar o meus parabéns às pessoas que tão bem concebem estas “coisas” acho que apesar do stress e do pouco tempo que hoje em dia dispomos este é o lugar onde falamos dos nossos sonhos com três letrinhas apenas BMW.

Abraço
PML


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 10:05 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jan 01, 2007 2:10 am
Mensagens: 1745
Localização: Porto
Acho que até podemos começar a pensar em nomes...:smile:

...enckltpédia...:lingua:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 10:33 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jan 01, 2007 2:10 am
Mensagens: 1745
Localização: Porto
[font='Comic Sans MS']:idea: Vou tentar...[/font]
[font='Comic Sans MS'] [/font]
[font='Comic Sans MS']:oh: é isto que pretendes? [/font]


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 10:39 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jan 01, 2007 2:10 am
Mensagens: 1745
Localização: Porto
Hugo Figueiredo Escreveu:
:idea: Vou tentar...

:oh: é isto que pretendes?


Se carregarem com o rato no moto a verde, ele mexe...


... foi só pena não ter encontrado um dois cilindro mas sim um quatro, mas o funcionamento é identico...

_________________
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 23, 2007 10:48 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 21, 2007 8:19 pm
Mensagens: 34
Localização: Santarém
Hugo,
[font=Arial]Acho que é isso mesmo, não quero de forma alguma parecer pretensioso acho que todos nós temos algo a acrescentar sobre a marca que nos une. Tudo resulta da pesquisa e do sonho de andar de moto para onde ela nos levar. [/font]

Abraço
PML


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 24, 2007 1:15 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mai 06, 2007 4:11 am
Mensagens: 1423
Localização: Lourinhã
Amigo Pedro foi muito agradável ler a explicação, embora algumas coisas já soubesse ouve outras que aprendi, a ler a sua exposição do funcionamento do meu querido e adorado motor boxer.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 24, 2007 10:24 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Tópicos como este certamente contribuem para nivelar por cima este site. Obrigado.

Se cada um contribuir com uma parte dos seus conhecimentos, todos ficaremos mais ricos.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 24, 2007 10:56 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Tiro o meu chapéu ao Pedro pelos tópicos que tem vindo a introduzir, dividindo de forma muito interessante os conhecimentos que tem.:smile:
Uma chapelada também para o Hugo pela forma como faz "apoio técnico".:smile:
Esta juventude na comunidade dá-me uma certeza:
A Comunidade está forte e tem futuro.:smile:
Continuem!
Abração
Hans
PS - Permito-me deixar aqui um conselho de um político que, embora polémico, tem em o meu apoio nesta expressão que usava muito frequentemente:"Aprender, Aprender, Aprender sempre!" (Lenine).


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 25, 2007 9:27 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 02, 2007 11:45 pm
Mensagens: 118
Localização: Sintra
Olá Pedro,

Obrigado por partilhares o resultado das tuas pesquisas.

Eu era um ignorante completo, e agora já sá sou um bocadinho menos! :embaraço:

Vai enviando coisas destas!

Um abraço,
Paulo Cruz


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 25, 2007 11:38 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Mensagens: 2465
Localização: No deserto....
Vamos continuar, pois este tipo de tópicos é certamente uma mais valia para todos nós....

Abraço,
RogerShark

_________________
[color=#000000]RogerShark[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 06, 2007 3:58 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Hugo Figueiredo Escreveu:
Se carregarem com o rato no moto a verde, ele mexe...


... foi só pena não ter encontrado um dois cilindro mas sim um quatro, mas o funcionamento é identico...



Hum...

Esse esquema tá porreiro!

Imaginava, erradamente, que quando o cilindro direito ia para a direita, o esquerdo também ia!

Afinal não, andam em sentidos opostos, apenas com tempos diferentes, quando o direito vai no 1º, o esquerdo vai no 3º, e por aí adiante....

Boa!:bigsmile:

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 06, 2007 4:03 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Pedro Escreveu:
Hugo,
[font=Arial]Acho que é isso mesmo, não quero de forma alguma parecer pretensioso acho que todos nós temos algo a acrescentar sobre a marca que nos une. Tudo resulta da pesquisa e do sonho de andar de moto para onde ela nos levar. [/font]

Abraço
PML


Deixa-te disso!:lingua:

Bota lá mais uns quantos tópicos destes que há quem aprecie isto!
É conhecimento a entrar em doses industriais!:bigsmile:

Parabéns pelos tópicos, venham mais!;)

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal