Data/Hora: domingo jun 16, 2024 12:25 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jun 12, 2007 9:53 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta mai 05, 2006 3:00 pm
Mensagens: 229
Localização: V.N.Gaia
Anuncio de meia página, publicado hoje, no Jornal de Noticias :

Titulo:"Empreitada para fornecimento e montagem de dispositivos de proteccão para motociclistas, nas concessóes Brisa..."

"Tipo de contrato e localizacão das obras:em toda a rede de Auto-estradas da Concessão Brisa(A1,A2,A3,A4,A5,A6,A9,A10,A12,A13 e A14). "

" Duracão do contrato ou prazo de execucão: 04 meses "

" Critérios de adjudicacão: o critério no qual se baseará a apreciacão das propostas e consequentemente adjudicacão será o da proposta mais vantajosa de acordo com os seguintes factores e respectiva ponderacão:
a) Preco-30 %
b) Valia técnica da proposta-30 %
c)Garantia de cumprimento do prazo-30%
d)Seguranca e saude no trabalho da construcão-10%

"Outra informacões:os exemplares do Processo do Concurso serão fornecidos pela Brisa pelo preco de euros 1000(mil euros), acrescidos do valor do IVA"


P.S.A tecla do C com cedilha do meu computador está avariada.


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 12, 2007 10:22 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
É de louvar que finalmente a Brisa tenha colocado a concurso esta empreitada, agora vamos esperar para ver a adequação do projecto ao fim a que se destina.

Gostava de saber mais pormenores e vou investigar porque me chamou à atenção o curto prazo de execução da empreitada para tantos kms de AE.

_________________
Agnelo Ferraz
R1200RT BlackBeauty 2009 :bigsmile:
Ex K1200LT - 1999 :cry:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 12, 2007 10:26 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Quem foi ao Lés a Lés teve a oportunidade de ver o sistema usado pelos nossos Hermanos (quando fomos a Olivença), que me pareceu muito eficaz e simples.... e não tem nada a ver com os pneus que costumamos ver por esses rail´s fora :blink:

Esperemos que coloquem um sistema igual em Portugal :fixe:

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 13, 2007 10:51 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
"Rails para motards avançam em Setembro"

A confirmação e desenvolvimento desta excelente notícia pode ser consultada no Diário de Notícias:

http://dn.sapo.pt/2007/06/13/cidades/rails_para_motards_avancam_setembro.html

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 13, 2007 11:40 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
É um bom começo, mas como suspeitava pelo exíguo prazo de execução da obra, a montagem dos dispositivos de protecção restringem-se a 400 locais considerados perigosos.

_________________
Agnelo Ferraz
R1200RT BlackBeauty 2009 :bigsmile:
Ex K1200LT - 1999 :cry:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 13, 2007 11:59 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 21, 2007 8:19 pm
Mensagens: 34
Localização: Santarém
Mario Campos Escreveu:
Titulo:"Empreitada para fornecimento e montagem de dispositivos de proteccão para motociclistas, nas concessóes Brisa..."

" Critérios de adjudicacão: o critério no qual se baseará a apreciacão das propostas e consequentemente adjudicacão será o da proposta mais vantajosa de acordo com os seguintes factores e respectiva ponderacão:
a) Preco-30 %
b) Valia técnica da proposta-30 %
c)Garantia de cumprimento do prazo-30%
d)Seguranca e saude no trabalho da construcão-10%



O aumento da segurança é sempre um acréscimo de valor no combate à sinistralidade e prante tantas restrições orçamentais uma medida como esta é sempre louvável.
Neste caso, existe apenas uma coisa que realmente me preocupa, porquê no critério de adjudicação existem factores de ponderação como Garantia do cumprimento do prazo ou Segurança e saúde no trabalho da construção? Não serão estes factores um imperativo legal cujo cumprimento é obrigatório?
Pode uma empresa apresentar um baixo preço de proposta acompanhada de uma elevada valia técnica e negligenciar pura e simplesmente as questões da Garantia do cumprimento de prazo ou a segurança e saúde?
Será que a cultura de construção enraizada é de tal forma expressiva que leva a que se mitigue e se atribua valor aquilo que por norma deveriam ser imperativos cujo o incumprimento fosse púnivel.
Posso eu conduzir a minha moto sem selo? E se o comprar serei eu premiado nalguma operação de stop pelo simples facto de o ter? Não me parece!
Posso eu conduzir sem capacete? e caso o use serei eu premiado por isso? Também não me parece!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 13, 2007 1:53 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Bem,

Tudo que seja implementado para a nossa segurança é sempre positivo... os 4 meses serão obviamente pouco para a totalidade dos percursos, mas se cumprirem com as normas mínimas para a nossa segurança nos tais "n" pontos perigosos já é um ponto de partida. :idea:

Não podemos é, á luz desta "benesse", esquecermo-nos nos próximos tempos de continuar a reclamar juntos das autoridades (in)competentes a continuação e prolongação deste tipo de reformulação das nossas estradas!

Pedro, só uma nota:

os critérios de adjudicação são elaborados e definidos por cada Dono de Obra. Neste caso, o critério da segurança é, claro, apenas relativo à segurança da própria execução da obra (sinalização, equipamentos de protecção, etc.), ou seja, todos os concorrentes tem que cumprir com os requisitos legais, no entanto os que apresentarem mais e melhores garantias de segurança nesta execução, podem desiquilibrar a seu favor a Adjudiação deste Concurso. :smile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 13, 2007 4:29 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 21, 2007 8:19 pm
Mensagens: 34
Localização: Santarém
Adfc Escreveu:

os critérios de adjudicação são elaborados e definidos por cada Dono de Obra. Neste caso, o critério da segurança é, claro, apenas relativo à segurança da própria execução da obra (sinalização, equipamentos de protecção, etc.), ou seja, todos os concorrentes tem que cumprir com os requisitos legais, no entanto os que apresentarem mais e melhores garantias de segurança nesta execução, podem desiquilibrar a seu favor a Adjudiação deste Concurso. :smile:


Adriano

Tudo o que aumente a segurança e possa contribuir para a diminuição da sinistralidade é sem dúvida uma mais valia, só que salve uma vida a utilidade e o investimento é seguramente benéfico.
Ainda que se oiça no noticiário que este fim de semana morreram nenos pessoas nas estradas, não devia morrer nenhuma!

Mas, volto a insistrir no problema subjacente ao anúncio, a questão premente e aquela que me preocupa, é que se admita e se atribua valor à segurança da própria execução da obra (sinalização, equipamentos de protecção, etc), assim, num País que prima pela elevada sinistralidade laboral, afinal, admite-se que se apresente proposta boa ou menos boa no capítulo da segurança, (afinal para esta obra pode morrer um ou dois), não estamos com isto a admitir que se possa por ao livre critério das empresas a opção pela melhor ou pior segurança das pessoas ainda que se obrigue a comprir a lei? Quem define as regras? quem pode ou não definir a forma de salvaguardar a integridade fisicas das pessoas?
Mas o mais grave é que de uma forma intrinsecamente aceite admite-se valorizar em 30 % o facto de se cumprirem os prazos, então os prazos não são para cumprir?

Meus amigos a questão pode até ser séria, não tendo dados estatisticos admito que em termos rodoviários globais a população motociclistica seja pequena, correndo o sério risco de se admitir que morram um ou dois de nós poupando um eventual investimento na nossa segurança.

Felizmente o anúncio em questão prova o contrário.

Mas a questão da falta de segurança começa, a meu ver, por nós. Não podemos sequer admitir que se façam atrocidades de toda a maneira e feitio nestas nossas estradas, nem podemos admitir que se utilizam "coisas" de duas rodas que nem me atrevo a chamar motos em cuja segurança é pouca ou nenhuma.

Lanço assim um repto
Acho que é obrigatório cada vez mais que se lute pela segurança das nossas montadas e porque não a inspecção obrigatória! Quem não deve não teme!

E pode ser que assim se passe de uma cultura repressiva e terceiromundista de aumento das matrículas e afins, para uma cultura preventiva de segurança para todos!

PML


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jun 14, 2007 11:26 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 10, 2006 4:11 pm
Mensagens: 236
Localização: Lisboa
Acho óptimo que finalmente ponham as benditas protecções:fixe:

No entanto vi a reportagem na TV e a totalidade das proteções, dá 50km:blink: :surpresa:

De certeza que há mais km perigosos em Portugal, ou não?


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal