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MensagemEnviado: quinta mai 18, 2006 6:29 pm 
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Registado: sexta mai 05, 2006 3:00 pm
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Localização: V.N.Gaia
In Auto Hoje, de 5 Maio 2006...
Transcrição "ipsis verbis"
"Neste ultimo fim de semana o numero de vitimas voltou a merecer especial destaque pela negativa.Desta vez, segundo os registos da GNR, devido ao envolvimento anormal de motociclistas que representaram 10 das 15 vitimas mortais.Mais importante do que iniciar uma caça descerrada aos utilizadores de motociclos,ainda que a BT tenha já adiantado que irá acentuar a fiscalização a este tipo de veiculos, é aconselhávelreflectir sobre as razões mais profundas que geraram estes resultados, até porque a mesma BT recochece que em alguns casos a culpa não foi das vitimas.
É evidente que a chegada do bom tempo fomenta e propicia o crescimento de motociclistas que regressam à estrada depois de uma temporada na garagem, mas o "fenomeno" não pode ser simplesmente equiparado à migração das andorinhas.Tambem é notório o aumento de automobilistas desesperados com o cescendo irreversivel de transito que proponga as viagens diarias, esgotando a paciencia e as reservas financeiras ao ritmo da subida de impostos e dos combustiveis. A moto acaba por revelar-se um meio " invejavel" perante as filas de transito, as dificuldades e preços de estacionamento nas cidades e, tambem, no custo diario das deslocaçoes, já que , nas duas rodas, consumos de 6 litros de gasolina por 100 quilómetros ,já são um exagero e não uma referencia de poupança.
Como o responsável pela comunicação da GNR-BT afirmou recentemente, a formação de condução é pouco profunda.Eu diria que ainda é mais "irrealista" e superficial do que nos automóveis.Não sei se os exames de motociclos ainda se limitam a duas ou três viragens e a meia duzia de oitos no meio da estrada, mas duvido que compreendam as manobras mais perigosas, mas muito frequentes, como a circulação em piso molhado, a travagem em curva ou a passagem por entre obstaculos. E a moto é um veiculo que raramente dá uma segunda hipotese ao erro sem afectar os ocupantes.Tambem por isto, exige-se a nós, automobilistas , que em vez de traduzirmos a inveja de mobilidade em actos autistas, facilitemos a passagem.
Tambem se exige ao Estado que tome medidas realmente eficazes e preventivas,como a de permitir a carta de categoria B,a de veiculos ligeiros, seja suficiente para conduzir motociclos de 125 cc, como acontece em vários outros paise europeus. Seria um passo para enraizar mais facilmente, a circulação de motociclos em todos os utilizadores da estrada e seria mais progressiva a adaptação ás elevadas cilindradas ao mesmo tempo que os novos encartados não se sentiriam tão facilmente tentados a capitalizar o seu investimento em tempo e dinheiro num veiculo de extremos, tanto nas alegrias como nas tristezas"
Quem escreveu isto ?
O director desta revista de automoveis( Sr. Sandro Meda ), a quem tiro o meu capacete(chapeu).
Se em vez de nos carpirmos entre nós, nas nossas revistas de motos , nos foruns dos nossos clubes e comunidades, onde reina obviamente a mesma ideia,a mesma indignação de cada vez que somos maltatados, ignorados e/rebaixados, se nos virarmos para o exterior( sim, para todos os nossos (as) amigos(as), conhecidos/as), enviando mensagens destas ou parecidas a quem não tem, nem conhece o mundo das motos não acham que estaremos de certeza a atingir quem é preciso?
A quem quizer parabenizar o Sr. Sandro Meda aqui fica o e-mail: [email="smeda@motorpress.pt"]smeda@motorpress.pt[/email]


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MensagemEnviado: quinta mai 18, 2006 6:45 pm 
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Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Excelente, Excelente, Excelente.

Não tinha conhecimento deste artigo.

Relativamente a um assunto nele focado, a permissão de condução de motociclos até 125cm3 por detentores de Carta de Condução Automóvel, mais uma vez exponho aqui a minha tristeza pelo modo como as coisas são feitas por nós.

Eu estive naquela manifestação em frente à Assembleia da República. para se entregar o abaixo assinado a um deputado. E fiquei triste, muito triste.

O que era para ser uma demonstração do peso que o motociclismo tem em Portugal, foi uma simples reunião de (não sei o ñº certo) + ou - duas centenas de motos. Concessionários de marcas de motos não vi um único com as suas carrinhas cheias de publicidade e eram certamente uma das partes mais interessadas.

Rádios, Televisões, por acaso até fui entrevistado pela TVI que passou essa entrevista no Jornal da Noite, mas a oportunidade passou e foi a meu ver desperdiçada.

Se a FNM tivesse entregue aos Motoclubes, Grupos e Associações a imcumbência de mobilizar os motociclistas, certamente teriam lá estado muitos milhares.

De resto estou plenamente de acordo com os pontos focados no artigo em causa.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


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MensagemEnviado: quinta mai 18, 2006 7:42 pm 
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Registado: sábado mai 06, 2006 2:24 am
Mensagens: 38
Localização: Santiago de Compostela (Espanha)
Excelente artigo. Assino cada uma das palavras.

_________________
Roberto Casas


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MensagemEnviado: sexta mai 19, 2006 8:54 am 
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Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Excelente artigo.

Sou recém-encartado na categoaria A e posso afirmar que as coisas mudaram bastante, não por mérito nacional mas porque as provas foram uniformizadas para todos os estados da U.E.

A formação é composta por um exame teórico sobre segurança-rodoviária, código da estrada, equipamento e mecânica. Este exame é composto por 10 questões, é apenas permitido falhar a uma. 10 questões para quem já é encartado categoria B, 30 para quem não tem carta.

No dia do exame prático (agora chama-se teste de aptidão), é feito também um teste oral, jamais me esquecerei da seguinte questão:

- "Ora diga-me lá agora destes parafusos aqui, qual é que serve para afinar o travão traseiro" - e lá fui para cima da moto já com uma errada !

A prova dura também um mínimo de 50 minutos e as manobras já não se ficam apenas pelos habituais "oito".

Agora que já passou sou da opinião que as coisas mudaram para melhor, mas na altura não achei piada nenhuma.

_________________
BMW K1200GT '06

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MensagemEnviado: domingo mai 21, 2006 10:16 am 
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Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
Mensagens: 1707
Localização: Torres Vedras
Bem vindo Mário e parabéns pelo artigo. Um abraço.


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