Data/Hora: quinta mar 28, 2024 11:03 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Cumprimento Motard
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 12:23 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mensagens: 1737
Localização: Valongo
Com o verão à porta e o bom tempo, as motas começam a sair das garagens e ver a luz do sol!

e como manda a boa educação deve cuprimentar-se as pessoas, deveria ser em todo lado, mas aqui os Portugueses andam a perder os bons modos, de qualquer forma os MOTARDS e, regra geral continuam a cumprimentarem quando veem um da sua espécie em qualquer lado. Por isso faço aqui uma breve "estoria" da razão do cumprimento MOTARD, e bem ao jeito de narrativa.

era uma vez....

Um Piloto chamado Barry Sheene (1950-2003), que no longínquo ano de 1971, inicio da sua carreira, sempre que vencia uma prova saudava o público e os fotografos com a mão em V, de vítoria.

Como estamos a falar de uma época em que o uso de motos era infelizmente bem mais restrito, esse gesto foi adoptados por todos os motards da época como uma saudação muito especial entre pessoas que partilhavam os mesmos valores e espirito na estrada.


Escusado será dizer que era bem mais raro que hoje duas motas cruzarem-se em estrada daí a emoção e saudação quase obrigatória como um código entre motards. Hoje com a maior vulgarização das motas esse gesto vai-se perdendo o que me parece uma pena.

Existem contudo outros gestos que tambem traduzem a mesma saudação, como o esticando a perna do lado em que se cruzam

Também se usa a "very british" vénia com a cabeça ou simplesmente o levantar a mão.

O que importa é que cada motard sinta presente o espírito de saudar e ajudar cada companheiro de estrada. Quanto à ausência de resposta pensem tambem que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da vossa saudação.Há que dar o benefício da dúvida.

Penso ainda que quem não saúda ou responde deliberadamente, nunca sentirá o verdadeiro prazer de compartilhar o espírito que se vive entre verdadeiros motards pelo que chego a ficar com pena dele:blink:

aVraços


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Rui Santos
R1200GS Vermelho ROCK
Imagem


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 12:59 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jan 27, 2006 10:48 pm
Mensagens: 1013
Localização: Vila Nova de Gaia
O cumprimento motard é o símbolo que representa a união e a cumplicidade entre todos os que se deslocam em duas rodas, é uma pena que cá em Portugal sejam cada vez maior o número de utilizadores de motociclos que desconhecem o que é que a palavra Motard significa... :evil:

Tenho encontrado mais motards a bordo de grandes camiões TIR ou enlatados no meio do trânsito do que a conduzir motos... :notrust:

_________________
Pedro Silva
R1200GS Adventure 2010
ex-R1200GS Adventure 2006
ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 10:20 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Muito bem Rui, fantástico tópico. O cumprimento é um sinal de civismo, de boa educação.

Infelizmente também existem aqueles que cumprimentam de forma errada. Um dia um "Sony" Varadero cumprimentou-me com a mão esquerda a fazer um "O", que é o sinal universal a indicar que ia sem médios. Ora como tal é impossível na F650GS, parei de imediato porque pensei que as luzes tinham-se fundido. :notrust:

Sem desfazer o alerta que o Rui lançou aqui, vou preparar também alguns sinais de comunicação entre motards, e quando tiver pronto publico aqui no nosso site.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 10:24 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Desconhecia completamente essa do "O" :surpresa: . Como também desconheço que haja sinais instituidos entre motards :confundido: .

Venha de lá esse trabalho. Está-se sempre a aprender.:bigsmile:

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 10:56 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mensagens: 1737
Localização: Valongo
Venham dai esses sinais João Paulo, existem alguns vários até. vou dar também um lámire no meu arquivo e posto aqui.

Em termos de segurança por exemplo, sempre que tiverem a mota na berma, e em apuros, deve colocar-se o capacete no chão antes.

_________________
Rui Santos
R1200GS Vermelho ROCK
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 11:00 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Não conhecia a do capacete... mas para isto é preciso que estejamos dispostos a parar para ajudar o companheiro motard.

Ao contrário de muitos, adoro esta palavra... Motard !!

Já abri o tópico... meti-o à parte porque não são cumprimentos, mas mensagens entre motards, principalmente em condução de grupo...

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 12:57 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
thunderwalk Escreveu:

Quanto à ausência de resposta pensem tambem que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da vossa saudação.Há que dar o benefício da dúvida.



Isto é verdade, já me aconteceu algumas vezes, ser saudado e, por distração, responder depois de nos termos cruzado.:mad2:

Por isso percebo quando saúdo os outros motociclistas (gosto mais de dizer assim) e não obtenho resposta.:huh:

Também já não é a primeira vez que em conversas com outros motociclistas estes me dizem que não saúdam o pessoal das motas BMW porque estes não respondem, aparecendo então a palavra "snobs" :embaraço: para nos caracterizar.

Pela minha parte há mais de 30 anos que saúdo todos os companheiros com quem me cruzo na estrada, embora ressalve que nas zonas urbanas isto não é fácil e por vezes mesmo não aconselhável por razões de segurança.

Todas as saudações possíveis para vocês !:bigsmile:

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 30, 2006 1:10 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Alby Escreveu:
Também já não é a primeira vez que em conversas com outros motociclistas estes me dizem que não saúdam o pessoal das motas BMW porque estes não respondem, aparecendo então a palavra "snobs" :embaraço: para nos caracterizar.


Também durante um Test-Ride alguém disse-me que nunca cumprimenta BMW porque nunca respondem.

Vamos fazer um esforço e mudar isto !!

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jun 01, 2006 4:05 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
na...na...na.....:mad2: :mad2: :mad2: :mad2:


As BMWs não têm nada a ver com isso, os condutoresv sim!

e quem te respondeu isso é que tem que
fazer um esforçozinho para ser motard.

eu cumprimento sempre que me é possivel e ajudo sempre que posso:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal