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Parar a moto por tempo prolongado
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Autor:  Luís Caetano [ quarta dez 12, 2007 2:14 pm ]
Assunto da Mensagem:  Parar a moto por tempo prolongado

Olá a todos!


Vou a casa para o Natal na próxima semana e só volto em janeiro.
A minha moto vai ficar parada pelo menos 3 semanas, ao sol, chuva, vento e, quiçá, neve!

Acontece que quando fica uma semana parada, às vezes já lhe custa a pegar e o relógio digital volta a ficar a 0:00.


O que me sugerem fazer para garantir que quando cá chegue em janeiro não ter que chamar o reboque Imagem
Ah! A bateria é de gel e tem praí 1 ano.


Grato! Imagem

P.S. Desculpem a ignorância, mas de facto motos minhas nunca pararam mais do que 1 semana, ou duas, no caso de férias sem moto! Imagem

Autor:  Vitor Delgado [ quarta dez 12, 2007 2:49 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Uma das opções que poderás ter, é desligar o cabo de massa (negativo) da bateria da moto, outra é ligar à bateria um carregador de manutenção, são muito pequenos e cabem debaixo do banco da Moto.

Autor:  paulao [ quarta dez 12, 2007 2:59 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Luís Caetano Escreveu:
Vou a casa para o Natal na próxima semana e só volto em janeiro.
A minha moto vai ficar parada pelo menos 3 semanas, ao sol, chuva, vento e, quiçá, neve!


Em off topic,

Vens de mota que não terás esse problema.

Autor:  Lisinha [ quarta dez 12, 2007 3:37 pm ]
Assunto da Mensagem: 

[quote="Vitor Delgado"]... outra é]
Já me tinham falado nesse carregador de manutenção!
A minha moto é das que fica às 3 ou 4 semanas parada! Na ultima vez que peguei nela, estava a bateria um poukito em baixo! Mas foi o suficiente para não pegar! Ao que parece, por ser uma mota de injecção, ao dar o motor de arranque precisa do máximo de carga possivel.
Só pegou com cabos. E passei um fds a rolar, sem mais problemas!
Ainda não percebi bem se é problema de bateria... porque ela tem funcionado bem! Ou se foi mesmo por ter estado parada 3 semanas, ainda que tenha feito 800kms antes de a estacionar na garagem!
Mas foi nessa situação que me recomendaram esse tal aparelhinho! ( Luis, foi o João Rodrigues que o recomendou!)

Autor:  Antonio José Costa [ quarta dez 12, 2007 3:46 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Não a deixes na rua!!!!ela pode-se sentir a bandonada.
Eu no teu caso retirava a bateria e voltava a monta-la quando regressar.



No caso de quem tem garagem a melhor opção e ter um carregador optimat que se liga a tomada de corrente BMW e a moto esta sempre operacional, atenção que cada tipo de bateria ( gel, ou normal) tem o seu Optimat, que custa cerca de 60€.

Autor:  Walter Pereira [ quarta dez 12, 2007 4:00 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Para manter a bateria com carga por longos períodos basta colocar um carregador com tensão de flutuação de 13,6Vcc.
Não precisa ser um carregador sofisticado nem da BMW.
Basta garantir que a tensão de flutução esteja entre 13,5Vcc e 13,8Vcc.

Autor:  Patrícia [ quarta dez 12, 2007 5:17 pm ]
Assunto da Mensagem: 

A minha não tem desses problemas já está habituada a estar semanas ..meses..parada...
Nada como o hábito:lol:

Agora a sério, quanto á bateria não sei que te diga mas isso de deixares a mota na rua Luís:confundido:arriscaste a chegar e ela não estar aí:huh:
Se tivesse um vizinho com uma GS eu não me importava de lhe guardar a mota:lol::fixe:

Autor:  christophe [ quarta dez 12, 2007 9:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

[quote="Vitor Delgado"]Uma das opç]

A meu ver, também acho que a melhor opção é desligar o cabo da massa (negativo).

Quanto ao deixar a mota 3 semanas na rua, ao tempo, ao sol e etc.… acho que devias tentar fazer amizade com alguém por aí para te guardar a mota.

:idea:Tenta fazer amizade com alguém das bombas de gasolina que costumas ir, ou onde costumas tomar café ou ainda porque não ir à polícia perguntar se há a possibilidade de te guardar a mota no parque deles.

Um abraço

Autor:  pbar [ quarta dez 12, 2007 9:59 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Tira a bateria, pq se te roubarem a mota sempre fica qq coisa:lol:

Podes tambem deixa-la num parque vigiado de um centro comercial, com a vantagem de não apanhar nenhuma gripe.

Autor:  Luís Caetano [ quarta dez 12, 2007 10:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Obrigado a todos pelas respostas!:smile:

A segurança da moto não está em causa, pois ela está no parque fechado com porteiro do meu prédio!
O mal é mesmo o facto do parque ser descoberto!:confundido:
As amplitudes térmicas por cá são grandes, daí encurtar muito o prazo médio de vida de uma bateria normal...

Como disse o Tozé, o ideal será mesmo retirar a bateria, só que para isso tenho de levantar o depósito e ver se o kit de ferramentas chega para isso.

Se for muito mais facil apenas retirar o borne negativo como disse o Chris e o Vitor devo tentar isso!


Mas concordam que se deixar a bateria ligada, quando chegar a moto não pega, né??:blink:

Autor:  Luís Caetano [ quarta dez 12, 2007 10:31 pm ]
Assunto da Mensagem: 

paulao Escreveu:
Em off topic,

Vens de mota que não terás esse problema.


Pois... não fossem os 400€ de gasolina mais não sei quanto em portagens, podes crer que a GS ia fazer mais 4.000km!

Pela Ryanair, a ida e volta ficou-me pela módica quantia de 50€...:fixe:

Autor:  Antonio José Costa [ quarta dez 12, 2007 10:57 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Pega sempre nem que seja de empurrão, tu com a ajuda de um amigalhaço aí retiras a bateria em 3 tempos. só precisas de dar um jeitinho ao deposito.
Se quando chegares a bateria estiver na sucata tambem vais ter que tirar o deposito, por isso retira antes.

Autor:  Hans Freitass [ quarta dez 12, 2007 11:25 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Luís Caetano Escreveu:
Pois... não fossem os 400€ de gasolina mais não sei quanto em portagens, podes crer que a GS ia fazer mais 4.000km!

Pela Ryanair, a ida e volta ficou-me pela módica quantia de 50€...:fixe:

...
Ólá amigo Luís!
Segue o conselho to Tózé ... tu consegues tirar a moto de todo o lado também consegues tirar a bateria :lol: :lol:
A minha primeira ideia foi dar-te o mesmo conselho do Paulão, vires de mota, no entanto o argumento da Ryanair é muito forte!:surpresa: :surpresa:
Ao que isto chegou ... 50 € por um bilhete de avião :wacko: !
Convém verificares se o avião traz o piloto!:idea:
Abraço
Hans (João)

Autor:  K11LT [ quinta dez 13, 2007 10:33 am ]
Assunto da Mensagem: 

Olá Luís :smile:

Eu tinha um problema identico quando deixava a mota parada mais do que 2 semanas (a bateria ficava com a carga muito em baixo ou descarregava mesmo) devido ao consumo do relógio e de um led que fica a piscar quando se desliga a mota (imitação de alarme deixada pelo anterior dono).

Como para retirar a bateria ou desligar os cabos da bateria ainda dava algum trabalho, optei por retirar os dois fusíveis dos circuitos correspondentes ao relógio e ao led.
Desde então nunca mais tive problemas com a bateria da mota.

Por este motivo aconselho-te a retirar os fusíveis correspondentes ao relógio e outros consumiveis que te lembres ou desligares o cabo de bateria, o que for mais fácil :idea:

Abraço e boa viagem até Vila do Conde:bigsmile:

Autor:  Walter Pereira [ quinta dez 13, 2007 1:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

K11LT Escreveu:
Olá Luís :smile:

Eu tinha um problema identico quando deixava a mota parada mais do que 2 semanas (a bateria ficava com a carga muito em baixo ou descarregava mesmo) devido ao consumo do relógio e de um led que fica a piscar quando se desliga a mota (imitação de alarme deixada pelo anterior dono).

Como para retirar a bateria ou desligar os cabos da bateria ainda dava algum trabalho, optei por retirar os dois fusíveis dos circuitos correspondentes ao relógio e ao led.
Desde então nunca mais tive problemas com a bateria da mota.

Por este motivo aconselho-te a retirar os fusíveis correspondentes ao relógio e outros consumiveis que te lembres ou desligares o cabo de bateria, o que for mais fácil :idea:

Abraço e boa viagem até Vila do Conde:bigsmile:


De fato com o aumento da eletrônica embarcada nas motas sempre existe um consumo residual de energia mesmo com a moto apagada.
Retirar o fusível ou desconectar a bateria é uma boa ideia, no entanto será necessario configurar o relógio ou outros dispositivos eletrônicos quando religar a bateria.

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