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Parar a moto por tempo prolongado http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=1995 |
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Autor: | Luís Caetano [ quarta dez 12, 2007 2:14 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Parar a moto por tempo prolongado |
Olá a todos! Vou a casa para o Natal na próxima semana e só volto em janeiro. A minha moto vai ficar parada pelo menos 3 semanas, ao sol, chuva, vento e, quiçá, neve! Acontece que quando fica uma semana parada, às vezes já lhe custa a pegar e o relógio digital volta a ficar a 0:00. O que me sugerem fazer para garantir que quando cá chegue em janeiro não ter que chamar o reboque ![]() Ah! A bateria é de gel e tem praí 1 ano. Grato! ![]() P.S. Desculpem a ignorância, mas de facto motos minhas nunca pararam mais do que 1 semana, ou duas, no caso de férias sem moto! ![]() |
Autor: | Vitor Delgado [ quarta dez 12, 2007 2:49 pm ] |
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Uma das opções que poderás ter, é desligar o cabo de massa (negativo) da bateria da moto, outra é ligar à bateria um carregador de manutenção, são muito pequenos e cabem debaixo do banco da Moto. |
Autor: | paulao [ quarta dez 12, 2007 2:59 pm ] |
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Luís Caetano Escreveu: Vou a casa para o Natal na próxima semana e só volto em janeiro. A minha moto vai ficar parada pelo menos 3 semanas, ao sol, chuva, vento e, quiçá, neve! Em off topic, Vens de mota que não terás esse problema. |
Autor: | Lisinha [ quarta dez 12, 2007 3:37 pm ] |
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[quote="Vitor Delgado"]... outra é] Já me tinham falado nesse carregador de manutenção! A minha moto é das que fica às 3 ou 4 semanas parada! Na ultima vez que peguei nela, estava a bateria um poukito em baixo! Mas foi o suficiente para não pegar! Ao que parece, por ser uma mota de injecção, ao dar o motor de arranque precisa do máximo de carga possivel. Só pegou com cabos. E passei um fds a rolar, sem mais problemas! Ainda não percebi bem se é problema de bateria... porque ela tem funcionado bem! Ou se foi mesmo por ter estado parada 3 semanas, ainda que tenha feito 800kms antes de a estacionar na garagem! Mas foi nessa situação que me recomendaram esse tal aparelhinho! ( Luis, foi o João Rodrigues que o recomendou!) |
Autor: | Antonio José Costa [ quarta dez 12, 2007 3:46 pm ] |
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Não a deixes na rua!!!!ela pode-se sentir a bandonada. Eu no teu caso retirava a bateria e voltava a monta-la quando regressar. No caso de quem tem garagem a melhor opção e ter um carregador optimat que se liga a tomada de corrente BMW e a moto esta sempre operacional, atenção que cada tipo de bateria ( gel, ou normal) tem o seu Optimat, que custa cerca de 60€. |
Autor: | Walter Pereira [ quarta dez 12, 2007 4:00 pm ] |
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Para manter a bateria com carga por longos períodos basta colocar um carregador com tensão de flutuação de 13,6Vcc. Não precisa ser um carregador sofisticado nem da BMW. Basta garantir que a tensão de flutução esteja entre 13,5Vcc e 13,8Vcc. |
Autor: | Patrícia [ quarta dez 12, 2007 5:17 pm ] |
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A minha não tem desses problemas já está habituada a estar semanas ..meses..parada... Nada como o hábito:lol: Agora a sério, quanto á bateria não sei que te diga mas isso de deixares a mota na rua Luís:confundido:arriscaste a chegar e ela não estar aí:huh: Se tivesse um vizinho com uma GS eu não me importava de lhe guardar a mota:lol::fixe: |
Autor: | christophe [ quarta dez 12, 2007 9:27 pm ] |
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[quote="Vitor Delgado"]Uma das opç] A meu ver, também acho que a melhor opção é desligar o cabo da massa (negativo). Quanto ao deixar a mota 3 semanas na rua, ao tempo, ao sol e etc.… acho que devias tentar fazer amizade com alguém por aí para te guardar a mota. :idea:Tenta fazer amizade com alguém das bombas de gasolina que costumas ir, ou onde costumas tomar café ou ainda porque não ir à polícia perguntar se há a possibilidade de te guardar a mota no parque deles. Um abraço |
Autor: | pbar [ quarta dez 12, 2007 9:59 pm ] |
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Tira a bateria, pq se te roubarem a mota sempre fica qq coisa:lol: Podes tambem deixa-la num parque vigiado de um centro comercial, com a vantagem de não apanhar nenhuma gripe. |
Autor: | Luís Caetano [ quarta dez 12, 2007 10:27 pm ] |
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Obrigado a todos pelas respostas!:smile: A segurança da moto não está em causa, pois ela está no parque fechado com porteiro do meu prédio! O mal é mesmo o facto do parque ser descoberto!:confundido: As amplitudes térmicas por cá são grandes, daí encurtar muito o prazo médio de vida de uma bateria normal... Como disse o Tozé, o ideal será mesmo retirar a bateria, só que para isso tenho de levantar o depósito e ver se o kit de ferramentas chega para isso. Se for muito mais facil apenas retirar o borne negativo como disse o Chris e o Vitor devo tentar isso! Mas concordam que se deixar a bateria ligada, quando chegar a moto não pega, né??:blink: |
Autor: | Luís Caetano [ quarta dez 12, 2007 10:31 pm ] |
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paulao Escreveu: Em off topic, Vens de mota que não terás esse problema. Pois... não fossem os 400€ de gasolina mais não sei quanto em portagens, podes crer que a GS ia fazer mais 4.000km! Pela Ryanair, a ida e volta ficou-me pela módica quantia de 50€... ![]() |
Autor: | Antonio José Costa [ quarta dez 12, 2007 10:57 pm ] |
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Pega sempre nem que seja de empurrão, tu com a ajuda de um amigalhaço aí retiras a bateria em 3 tempos. só precisas de dar um jeitinho ao deposito. Se quando chegares a bateria estiver na sucata tambem vais ter que tirar o deposito, por isso retira antes. |
Autor: | Hans Freitass [ quarta dez 12, 2007 11:25 pm ] |
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Luís Caetano Escreveu: Pois... não fossem os 400€ de gasolina mais não sei quanto em portagens, podes crer que a GS ia fazer mais 4.000km! Pela Ryanair, a ida e volta ficou-me pela módica quantia de 50€... ![]() ... Ólá amigo Luís! Segue o conselho to Tózé ... tu consegues tirar a moto de todo o lado também consegues tirar a bateria ![]() ![]() A minha primeira ideia foi dar-te o mesmo conselho do Paulão, vires de mota, no entanto o argumento da Ryanair é muito forte!:surpresa: ![]() Ao que isto chegou ... 50 € por um bilhete de avião ![]() Convém verificares se o avião traz o piloto!:idea: Abraço Hans (João) |
Autor: | K11LT [ quinta dez 13, 2007 10:33 am ] |
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Olá Luís ![]() Eu tinha um problema identico quando deixava a mota parada mais do que 2 semanas (a bateria ficava com a carga muito em baixo ou descarregava mesmo) devido ao consumo do relógio e de um led que fica a piscar quando se desliga a mota (imitação de alarme deixada pelo anterior dono). Como para retirar a bateria ou desligar os cabos da bateria ainda dava algum trabalho, optei por retirar os dois fusíveis dos circuitos correspondentes ao relógio e ao led. Desde então nunca mais tive problemas com a bateria da mota. Por este motivo aconselho-te a retirar os fusíveis correspondentes ao relógio e outros consumiveis que te lembres ou desligares o cabo de bateria, o que for mais fácil ![]() Abraço e boa viagem até Vila do Conde:bigsmile: |
Autor: | Walter Pereira [ quinta dez 13, 2007 1:40 pm ] |
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K11LT Escreveu: Olá Luís ![]() Eu tinha um problema identico quando deixava a mota parada mais do que 2 semanas (a bateria ficava com a carga muito em baixo ou descarregava mesmo) devido ao consumo do relógio e de um led que fica a piscar quando se desliga a mota (imitação de alarme deixada pelo anterior dono). Como para retirar a bateria ou desligar os cabos da bateria ainda dava algum trabalho, optei por retirar os dois fusíveis dos circuitos correspondentes ao relógio e ao led. Desde então nunca mais tive problemas com a bateria da mota. Por este motivo aconselho-te a retirar os fusíveis correspondentes ao relógio e outros consumiveis que te lembres ou desligares o cabo de bateria, o que for mais fácil ![]() Abraço e boa viagem até Vila do Conde:bigsmile: De fato com o aumento da eletrônica embarcada nas motas sempre existe um consumo residual de energia mesmo com a moto apagada. Retirar o fusível ou desconectar a bateria é uma boa ideia, no entanto será necessario configurar o relógio ou outros dispositivos eletrônicos quando religar a bateria. |
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