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Medo pela 1ª vez...
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Autor:  Brunorix [ quarta dez 19, 2007 11:52 am ]
Assunto da Mensagem:  Medo pela 1ª vez...

Olá a todos!

Ontem, (18 Dez) pela 1ª vez tive medo a andar de mota!

Eram 19h e atravessava a Ponte Vasco da Gama (como faço todos os dias) para voltar para casa, quando um vendaval começa a soprar... :confundido: De tal maneira que eu ia a 40 km/h e mesmo assim, não sei como não fui ao chão! O vento não era constante, era por rajadas. De maneira que cada vez que vinha uma rajada o empurrão era tão grande que tombava a mota toda, por duas vezes fui parar à faixa do lado inadvertidamente! Por sorte não ia ninguém a passar.

Tenho que confessar que pensei mesmo que ia cair! :confundido:

Já agora, queria aproveitar para perguntar se alguém sabe se é possível cair por causa do vento e se sabem de algum caso... e já agora, há alguma técnica especial de condução para estas condições??

Hoje de manhã acalmou um bocadinho o vento, mas veio a chuva em força!!:lol:

Obrigado a todos...

Autor:  Antonio José Costa [ quarta dez 19, 2007 12:28 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Brunorix Escreveu:
Olá a todos!

Ontem, (18 Dez) pela 1ª vez tive medo a andar de mota!

Eram 19h e atravessava a Ponte Vasco da Gama (como faço todos os dias) para voltar para casa, quando um vendaval começa a soprar... :confundido: De tal maneira que eu ia a 40 km/h e mesmo assim, não sei como não fui ao chão! O vento não era constante, era por rajadas. De maneira que cada vez que vinha uma rajada o empurrão era tão grande que tombava a mota toda, por duas vezes fui parar à faixa do lado inadvertidamente! Por sorte não ia ninguém a passar.

Tenho que confessar que pensei mesmo que ia cair! :confundido:

Já agora, queria aproveitar para perguntar se alguém sabe se é possível cair por causa do vento e se sabem de algum caso... e já agora, há alguma técnica especial de condução para estas condições??

Hoje de manhã acalmou um bocadinho o vento, mas veio a chuva em força!!:lol:

Obrigado a todos...


Fazes sinal a um carro e tentas rodar ao lado dele é o esquema que eu utilizo, para me safar, tens que te colocar é de maneira que o vento incida primeiro no enlatado.

claro que é possivel sempre cair, mas não é uma situação normal.

Autor:  Visconde [ quarta dez 19, 2007 12:49 pm ]
Assunto da Mensagem:  Ventos Fortes

Já tive essa experiencia e com a minha mulher á pendura. Isto passou-se ao atravessar a ponte 25 de Abril. Não caímos não sei como. E esta ponte é mais alta que a Vasco da Gama.

SOLUÇÃO PARA COMBATER ESTAS SITUAÇÕES:

Se o vento soprar a 80Km, concentrarmo-nos na mota e circular a uma velocidade superior talvez a 140Km.

PORQUÊ?

Se circulas a uma velocidade superior ao vento, a força que a mota transmite ao vento é de afastá-lo. Parece absurdo, não é.
Na estrada Zaragosa/Madrid muito típica neste ventos, deixei para trás um companheiro, que não teve coragem de andar depressa, quando os ventos aumentaram. Resultado: chegou assustadíssimo e cansado, quando parei perto de Madrid, para esperar por ele.

Mas para que isto resulte é necessário muita concentração na condução e não ter medo de seguir ás vezes uns bons metros com a mota inclinada uns 20º mas em linha recta.

Um abraço

Autor:  Pedro Colaço [ quarta dez 19, 2007 2:03 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Concordo com o Visconde, é tentar andar mais depressa que o vento pois realmente funciona, se bem que em rajadas incertas tens de estar bem concentrado á espera delas, ter coragem e andar.

Quando possivél escondidos atrás de uma viatura é bom com a distância de segurança não vá o gajo vir para cima de nós.

Autor:  Paula Kota [ quarta dez 19, 2007 2:04 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Medo ... medo, acho que todos já sentimos alguma vez a andar de mota numa determinada situação. Uns admitem, outros nem por isso.

O medo até pode ser positivo pois mantém-nos alerta.

Eu, levezinha como sou e com uma mota também levezinha, já fui atirada várias vezes para a faixa do lado com o vendaval. Acho que não há nenhum truque em especial, depende do tipo de estrada (AE ou nacional) e da força do vento.

Numa AE, ir ao lado de um carro, ou melhor de um camião, é uma excelente solução. Já experimentei e resultou. Quanto à velocidade, é mesmo melhor andar depressa que devagar. O Visconde tem razão, já experimentei das 2 maneiras e quanto mais depressa menos se sente os abanões.

Se o vento vier da direita, encosta-te o máximo à direita para haver espaço para a mota ser atirada sem entrar muito na faixa contrária. Se o vento vier da esquerda, vai junto ao traço para quando fores atirado não ires à berma.

Também já dei por mim, instintivamente, a rodar um pouco o guiador para o lado, parece que com a força do vento estamos em permanente curva :bigsmile:

A solução é: Segura-te, cerra os dentes e vai em frente !!!!!

Vida de motociclista é mesmo assim ..... uma aventura constante :lol: :lol: :lol:

...

Autor:  josé santos [ quarta dez 19, 2007 2:53 pm ]
Assunto da Mensagem: 

É o melhor mesmo é como o Visconde te diz, e se souberes, rezar também não faz mal.:lol: :lol:
Já tive em algumas situações dessas, e quanto mais de vagar andares pior, mas também não é para acelarar á doida, é encontrar um ponto em que sintas que a moto vai mais estável, mas que um homem treme ai isso treme.

Autor:  Cláudio Cândido [ quarta dez 19, 2007 3:30 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Comigo tem resultado colocar de fora o joelho do lado de onde vem o vento. Talvez porque sirva de contrapeso. Acaba por actuar como um remo, o vento que vem de frente, ao bater no joelho, ajuda a manter a moto inclinada para o lado do vento lateral.

Autor:  Rodrigo Pereira [ quarta dez 19, 2007 3:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Cláudio Cândido Escreveu:
(...)
Acaba por actuar como um remo, o vento que vem de frente, ao bater no joelho, ajuda a manter a moto inclinada para o lado do vento lateral.



Tu andas mas é a praticar vela... :)

Autor:  Cláudio Cândido [ quarta dez 19, 2007 3:56 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Rodrigo Pereira Escreveu:
Tu andas mas é a praticar vela... :)


O princípio é o mesmo:lol:

Mas que resulta, resulta...

Autor:  Brunorix [ quarta dez 19, 2007 4:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Ok, já percebi. É preciso contrariar o instinto de desacelarar...

Resumindo: meia bola e força!!:bigsmile:

Mas não consigo deixar de pensar numa mota a 140 Km/h na Ponte Vasco da Gama que de repente sofre uma rajada lateral de 80 Km/h... :blink: Posso confiar assim tanto na física?? É que a vantagem de desacelarar é que cair a 40 km/h não faz grandes estragos! :bigsmile:

Obrigado pelas ajudas!:lingua:

Autor:  Antonio José Costa [ quarta dez 19, 2007 4:49 pm ]
Assunto da Mensagem: 

:rob:
Brunorix Escreveu:
Ok, já percebi. É preciso contrariar o instinto de desacelarar...

Resumindo: meia bola e força!!:bigsmile:

Mas não consigo deixar de pensar numa mota a 140 Km/h na Ponte Vasco da Gama que de repente sofre uma rajada lateral de 80 Km/h... :blink: Posso confiar assim tanto na física?? É que a vantagem de desacelarar é que cair a 40 km/h não faz grandes estragos! :bigsmile:

Obrigado pelas ajudas!:lingua:


Vai na conversa deles , vai......e depois diz que foste ao banho no tejo.!!!:rob:

Autor:  Paula Kota [ quarta dez 19, 2007 7:58 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Brunorix Escreveu:
Mas não consigo deixar de pensar numa mota a 140 Km/h na Ponte Vasco da Gama


Bemmm, não podes levar tanto à letra ..... até porque a velocidade máxima permitida na Vasco da Gama é menor ... além de caires ainda te cai também um bilhetinho daqueles .....:lol: :lol: :lol:

Autor:  Nuno Ribeiro [ quarta dez 19, 2007 8:13 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Brunorix, sei perfeitamente o que sentes...

Vivi durante algum tempo na margem sul e sempre que passava na Vasco da Gama era um tormento, em especial no ponto mais alto da ponte.

Esta situação até já foi alvo de um artigo numa revista motard, onde um experiente motard relatava que tinha apanhado o maior susto da sua vida.

Desconheço se existe alguma técnica, mas como já foi dito aqui, safava-me sempre quando me colocava na lateral de um carro ou de preferência de um camião.

Autor:  Pedro Cabral [ quarta dez 19, 2007 9:08 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Já foi tudo dito e ninguém está aqui para inventar nada, resumindo:

[INDENT]- acelerar para a velocidade ser superior e o vector de deslocação com o vento ser menor
- não acelerar demasiado pois embora isto se resuma a duas forças que criam um vector final com o aumento da velocidade diminui a aderência ao solo, por isso tens que encontrar um bom equilíbrio acelerando mas não exagerar
- rodar lado-a-lado com um pesado, de forma que seja este a aguentar o vento e quando tiveres que o ultrapassar acelera bem para não sofreres com a mudança súbita
- colocar o joelho do lado do vento ligeiramente de fora também ajuda com ventos constantes, com rajadas nem por isso[/INDENT]


Não estás sozinho... vento, gelo, chuva, tudo isso assusta de início mas com o tempo ganharás o a-vontade necessário. :fixe:

Autor:  Brunorix [ quinta dez 20, 2007 12:19 pm ]
Assunto da Mensagem:  Parte II

Pois é... ontem fui para casa a pensar nestas dicas todas que li aqui. Só que chovia tanto (e de todos os lados! :bigsmile: ) que a parte de acelerar mais que o vento foi para esquecer!

Mas, lá passei a Ponte mais ou menos divertido com as minhas trajectórias!! :lol:

Já agora... quando ponho a mota a trabalhar depois de uma chuvada cheira-me sempre a queimado... é normal?? :confundido:

Um abraço a todos e obrigado

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