História da BMW Parte 2 de 10 Os primeiros anos O relativo sucesso inicial da marca sofreria, no entanto, um reverso com a derrota da Alemanha na 1º Guerra Mundial, ficando esta proibida, pelo tratado de Versailhes, de produzir armamento. Foi um duro golpe para a marca porque tinha canalizado grande parte dos seus recursos no fabrico de motores para aviação.
O nascimento do Boxer Vieram anos incertos, negócios com maior ou menor sucesso. Apenas em 1921 a BMW re-encontrou o seu rumo, construíndo o seu primeiro motor boxer, o
M2B15, com 494 cc e uma potência de 6.5 hp às 2800 rpm. Este motor foi desenvolvido para terceiros a pensar em motociclos e embarcações de pequeno porte.
Pela mesma altura a Alemanha começou a violar o estipulado em Versailhes, e a BMW recebia frequentemente grandes encomendas para fabrico do motor
BMW IV, para aviação, indo depois equipar os aparelhos da Luftwaffe, o que permitiu à empresa um bom
cash-flow e equilibrar o seu orçamento.
A primeiria moto de produção Contudo, só em 1923, dois anos depois do surgimento do primeiro motor boxer, é que a BMW criava a sua primeira mota de produção em série, a
BMW R32, que obteve de imediato um grande sucesso comercial. Embora ninguém saiba ao certo o significado do "32", sabe-se que a letra R é a inicial de Rad, a palavra alemã para Roda.
A R32 pode ainda ser admirada, encontrando-se alguns exemplares na posse de afortunados colecionadores. Curioso é o facto de existir em Portugal a única R32 da península Ibérica, sendo esta mais velha do que a exposta no museu da BMW, em Munich. A moto em questão foi restaurada em Famalicão e é propriedade de um portuense.
Segundo alguns entendidos, a R32 portuguesa, poderá valer no mínimo 100 mil Euros.
Fim da segunda parte, próximo capítulo, as primeiras motos.