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História da BMW http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=230 |
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Autor: | jpmealha [ quinta jun 08, 2006 10:10 am ] |
Assunto da Mensagem: | História da BMW |
História da BMW Parte 1 de 10 ![]() Nota do autor: A busca da origem da marca BMW é tão atribulada e confusa como os tempos negros que a Alemanha vivia durante a primeira guerra mundial. Para os efeitos deste tópico vou considerar apenas o documento a mencionar pela primeira vez a empresa com a designação actual, existindo no entanto mais dois registos anteriores, tendo a empresa outro nome. O Nascimento. Estávamos no dia 21 de Julho de 1917, e com a saída tempestuosa de Karl Rapp da empresa Rapp Motoren Werke Gmbh, é alterada a designação social para Bayerische Motoren Werke (BMW), através de escritura pública. Pode-se ler no mesmo documento que a fábrica pretende "produzir veículos terrestres, aéreos e marítimos, automóveis e bicicletas, acessórios para automóveis e bicicletas, partes de veículos, motores de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos e suas respectivas peças de substituição." Nenhuma referência a motociclos, nos próximos capítulos vamos descobrir porquê, embora motociclo seja um "veículo terrestre". No dia 5 de Outubro do mesmo ano é admitido como director-geral Franz-Joseph Popp, e é efectuado o registo nas Patentes Imperiais de Munich a marca BMW e o seu logotipo, inalterado até aos dias de hoje, uma hélice branca de avião em movimento contra um céu azul, com as letras BMW na parte superior, indicando claramente a maior ambição da marca, a construção de motores para aeronaves, e também uma homenagem à bandeira do estado alemão da Baviera, o branco e azul. E assim nascia a "nossa" amada BMW. Fim da primeira parte de dez. Próximo capítulo: Os primeiros anos. |
Autor: | jpmealha [ quinta jun 22, 2006 12:20 pm ] |
Assunto da Mensagem: | História da BMW |
História da BMW Parte 2 de 10 Os primeiros anos O relativo sucesso inicial da marca sofreria, no entanto, um reverso com a derrota da Alemanha na 1º Guerra Mundial, ficando esta proibida, pelo tratado de Versailhes, de produzir armamento. Foi um duro golpe para a marca porque tinha canalizado grande parte dos seus recursos no fabrico de motores para aviação. O nascimento do Boxer Vieram anos incertos, negócios com maior ou menor sucesso. Apenas em 1921 a BMW re-encontrou o seu rumo, construíndo o seu primeiro motor boxer, o M2B15, com 494 cc e uma potência de 6.5 hp às 2800 rpm. Este motor foi desenvolvido para terceiros a pensar em motociclos e embarcações de pequeno porte. Pela mesma altura a Alemanha começou a violar o estipulado em Versailhes, e a BMW recebia frequentemente grandes encomendas para fabrico do motor BMW IV, para aviação, indo depois equipar os aparelhos da Luftwaffe, o que permitiu à empresa um bom cash-flow e equilibrar o seu orçamento. ![]() A primeiria moto de produção Contudo, só em 1923, dois anos depois do surgimento do primeiro motor boxer, é que a BMW criava a sua primeira mota de produção em série, a BMW R32, que obteve de imediato um grande sucesso comercial. Embora ninguém saiba ao certo o significado do "32", sabe-se que a letra R é a inicial de Rad, a palavra alemã para Roda. A R32 pode ainda ser admirada, encontrando-se alguns exemplares na posse de afortunados colecionadores. Curioso é o facto de existir em Portugal a única R32 da península Ibérica, sendo esta mais velha do que a exposta no museu da BMW, em Munich. A moto em questão foi restaurada em Famalicão e é propriedade de um portuense. Segundo alguns entendidos, a R32 portuguesa, poderá valer no mínimo 100 mil Euros. Fim da segunda parte, próximo capítulo, as primeiras motos. |
Autor: | jpmealha [ quinta jun 22, 2006 12:41 pm ] |
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Nota do autor: Embora a BMW produza com estrondoso sucesso veículos de quatro rodas, só irei referir-me aos automóveis, embarcações e aos motores para aviação se tal justificar. O objectivo deste trabalho é apenas ficarmos a conhecer a história dos motociclos BMW. |
Autor: | jdivision [ quinta jun 22, 2006 1:11 pm ] |
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Fantástico e muito interessante!! Ficas desde já convidado a escrever um artigo (próxima secção a inaugurar no site) sobre a história e percurso nas duas rodas da marca. Que dizes? ![]() |
Autor: | Antonio José Costa [ quinta jun 22, 2006 3:09 pm ] |
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jdivision Escreveu: Fantástico e muito interessante!! Ficas desde já convidado a escrever um artigo (próxima secção a inaugurar no site) sobre a história e percurso nas duas rodas da marca. Que dizes? ![]() Agora? ele só vai ter tempo para a loira |
Autor: | jpmealha [ quinta jun 22, 2006 3:30 pm ] |
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jdivision Escreveu: Fantástico e muito interessante!! Ficas desde já convidado a escrever um artigo (próxima secção a inaugurar no site) sobre a história e percurso nas duas rodas da marca. Que dizes? ![]() Claro que aceito... Tozécosta, com loira ou não, tempo arranja-se sempre !! ![]() |
Autor: | Mario Campos [ sexta jun 23, 2006 2:52 pm ] |
Assunto da Mensagem: | ????????? |
Peço imensa desculpa, a intenção é optima, dá imenso trabalho, e por isso atrevo-me a pedir que sejam confirmadas algumas afirmações sobre a historia da BMW. A BMW R 32 não é de 1931, mas sim de 1923( em 2003 a marca celebrou 80 anos de produção de motos). A R32 não é uma moto monocilindrica, mas sim uma bicilindrica, com cilindros opostos ( ou seja BOXER ). Incentivo vivamente a continuação destes artigos, pelo que peço que esta "correcção" não seja mal entendida e muito menos desincentivadora do aparecimento dos próximos episódios...! Quantos de nós , amantes indefectiveis da marca e das motos sabemos que a BMW chegou , em determinado( e curto....! ) periodo da sua vida a fabricar....utensilios de cozinha? |
Autor: | Rosa Dias [ sexta jun 23, 2006 3:37 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Mario Campos Escreveu: Peço imensa desculpa, a intenção é optima, dá imenso trabalho, e por isso atrevo-me a pedir que sejam confirmadas algumas afirmações sobre a historia da BMW. A BMW R 32 não é de 1931, mas sim de 1923( em 2003 a marca celebrou 80 anos de produção de motos). A R32 não é uma moto monocilindrica, mas sim uma bicilindrica, com cilindros opostos ( ou seja BOXER ). Incentivo vivamente a continuação destes artigos, pelo que peço que esta "correcção" não seja mal entendida e muito menos desincentivadora do aparecimento dos próximos episódios...! Quantos de nós , amantes indefectiveis da marca e das motos sabemos que a BMW chegou , em determinado( e curto....! ) periodo da sua vida a fabricar....utensilios de cozinha? Oh Mário, sempre atento.... ![]() Quando eu ia responder já tu cá estavas... é mesmo assim, sempre em cima do acontecimento!:bigsmile: ![]() |
Autor: | jpmealha [ sexta jun 23, 2006 4:00 pm ] |
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Obrigado. Eu vou averiguar estes dados já que estou a basear estes artigos em dois livros que comprei. Se for caso disso rectificarei a data e, é claro, vou dizer que "era só para verem se estavam atentos". ![]() |
Autor: | luisvic [ sexta jun 23, 2006 4:05 pm ] |
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A R32 iniciou a sus produção em 1923, foi apresentada em 28 de Setembro desse ano como muito bem diz o Mário, foram produzidas 3.090 unidades até 1926 ano em que terminou a produção, e era um motor de dois cilindros opostos a 4 tempos com 8.5 hp às 3.200 rpm. Obrigado pela atenção Mário. |
Autor: | jpmealha [ sexta jun 23, 2006 4:15 pm ] |
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Têm toda a razão, uma rápida busca pela net deu para confirmar estes dados. Já foi rectificado. ![]() As minhas desculpas, serei mais minucioso e cuidado nos próximos artigos. |
Autor: | Antonio José Costa [ sexta jun 23, 2006 4:21 pm ] |
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jpmealha Escreveu: Obrigado. Eu vou averiguar estes dados já que estou a basear estes artigos em dois livros que comprei. Se for caso disso rectificarei a data e, é claro, vou dizer que "era só para verem se estavam atentos". ![]() nem sei como é que compraste uma BMW só queres comprar barato , depois vendem-te livros americanos cheios de erros o barato sai caro. |
Autor: | Antonio José Costa [ sexta jun 23, 2006 4:22 pm ] |
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jpmealha Escreveu: Têm toda a razão, uma rápida busca pela net deu para confirmar estes dados. Já foi rectificado. ![]() As minhas desculpas, serei mais minucioso e cuidado nos próximos artigos. vai devolver os livros.. ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | jpmealha [ sexta jun 23, 2006 4:26 pm ] |
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Ao menos consegui dar uma certa visibilidade a este tópico, o primeiro artigo passou completamente despercebido... tirando uma opinião através de mensagem privada... É que, era só para ver se estavam atentos !!! |
Autor: | Antonio José Costa [ sexta jun 23, 2006 4:29 pm ] |
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jpmealha Escreveu: Ao menos consegui dar uma certa visibilidade a este tópico, o primeiro artigo passou completamente despercebido... tirando uma opinião através de mensagem privada... É que, era só para ver se estavam atentos !!! Mas tens que ter cuidado que eu á hora dio almoço andei a qui a contar ahistoria da BMW que li no teu artigo e estava tudo errado . agora vê bem se estivesse aqui alguem a almoçar do CKLT e descubria que eu estava a dizer só mentiras. granda barraca..... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
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