Master Bike 2008: A maior comparativa de motos desportivas Aí vem a primeira parte desta super comparativa de motos desportivas que enfrentará a Triumph, Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, MV Agusta, Ducati, KTM, BMW e Aprilia.
Já são 11 edições do Master Bike. E parece que foi ontem quando se fez o primeiro em Calafat. Em 1998 a Motociclismo Espanha juntou um grupo de não mais de que 20 amigos com as melhores desportivas daquele ano com a intenção de fazer uma comparativa distinta às que se faziam então. A ideia de realizar uma prova na qual, mediante tandas cronometradas, ajudasse a conhecer qual seria a moto mais rápida em circuito. Nestes 11 anos o Master Bike foi crescendo em todos os aspectos. Agora chega a reunir mais de 100 Colaboradores de 20 Países, mas o melhor de tudo, como dizia o Grande
Randy Mamola ao finalizá-lo, é que apesar de que este Master cresceu e se profissionalizou continua a ser uma «reunião» de amigos. É insignificante o idioma ou o País procedente. A paixão que todos temos pelas motos é o que nos une e no final, sem excepção, entendemo-nos de maravilha. E não é que todos «falamos» o mesmo idioma. O idioma «moto».
Como é lógico, durante estes 11 anos a fórmula do Master Bike foi evoluindo mas a sua essência continua a ser a mesma. A grandes rasgos, o Master Bike pode definir-se como uma «corrida» em que não ganha um Piloto mas sim uma moto. Todos os Provadores que «constroem» o Master Bike são grandes Professionais e também fazem a sua classificação particular e, como é normal entre Pilotos, todos querem ser o mais rápido ou, pelo menos, estar entre os 6 melhores para poder tomar parte na final.
Comparativamente ao Master Bike do ano passado, desta vez realizaram-se algumas modificações nas categorias. O mercado evoluiu e o Master Bike também o deve fazer ao mesmo tempo. A categoria «pequena», a de
Supersport, foi exactamente a mesma, com 4 motos japonesas e uma inglesa. Isto equivale a dizer que se formou por
Honda CBR 600 RR,
Kawasaki ZX-6R Ninja,
Suzuki GSX-R 600,
Yamaha YZF-R6 e
Triumph Daytona Triple 675. Por outro lado, se no ano passado as motos maiores foram divididas entre Superbikes Italianas e Superbikes Japonesas, este ano criaram-se duas novas categorias baptizadas como
Superbike 2 e
Superbike 4, de acordo com o número de cilindros das suas representantes. Nas
bicilíndricas participaram 3 motos europeias de distinta procedência:
Aprilia RSV 1000 R Factory,
BMW HP2 Sport e
KTM RC8, com a
Ducati 1098 R excluída do grupo à ultimíssima hora por solicitação expressa da própria marca. Um considerável problema de adaptação aos pneumáticos utilizados neste Master Bike foi a principal razão desta desistência da Ducati. Por último, nas
tetracilíndricas, a categoria «rainha» do Master Bike, estiveram presentes 6 tetracilíndricas:
Honda CBR 1000 RR Fireblade,
Kawasaki ZX-10R Ninja,
MV Agusta F4 312R,
Suzuki GSX-R 750,
Suzuki GSX-R 1000 e
Yamaha YZF-R1. Foram, portanto, 5 japonesas e uma italiana, ou 5 «1000» e uma «7 e meio». Num total, este ano foram 14 os modelos que participaram, um mais do que vinha sendo habitual nos últimos anos. Entre as marcas, destaque para a presença da
BMW e da KTM.
Referente às
revistas, este ano existiram algumas «baixas». Parece que isto da «crise» aperta mais nuns sitios que outros e deste modo os australianos da Motor Cycle News, os franceses da Moto Journal ou os
portugueses da MOTOCICLISMO decidiram não participar. De todos os modos, o Master Bike foi de novo um grande evento, uma grande reunião de professionais e amigos onde todos falaram o mesmo idioma ... Grande idioma, por certo ...
A votação dos leitores:Através da web da Motociclismo Espanha, realizou-se uma votação sobre qual seriam as ganhadoras do Master Bike 2008:
Supersport1º. Triumph Daytona 675, 24%
2º. Honda CBR 600 RR, 22%
3º. Yamaha YZF-R6, 23%
4º. Suzuki GSX-R 600, 21%
5º. Kawasaki ZX-6R, 8%
Superbike 4T1º. Honda CBR 1000 RR, 30%
2º. Kawasaki ZX-10R, 16%
3º. MV Agusta F4 312 R, 15%
3º. Yamaha YZF-R1, 15%
4º. Suzuki GSX-R 1000, 14%
5º. Suzuki GSX-R 750, 6%
Superbike 2T1º. Ducati 1098 R, 61%
2º. KTM 1190 RC8, 16%
3º. BMW HP2 Sport, 12% 4º. Aprilia RSV 1000 R, 9%
No seguimento deste «post» já veremos as classificações finais por categorias resultantes do Master Bike 2008
