Excelente resultado de vendas, em 2008. A BMW Motorrad assegura a sua posição em dificeis condições de mercado, acompanhada de um significativo crescimento da Husqvarna Motorcycles. Dos Comunicados BMW pode resumir-se Numas dificeis condições de actual mercado, a BMW Motorrad quase alcançou record de vendas relativo ao ano anterior. Em 2008 entregaram-se a clientes 101.685 motocicletas BMW (ano anterior: 102.467 unidades), uma ligeira queda de 0,8%. Especialmente na segunda metade do ano, produziram-se claros sinais de crescimento. Em Dezembro, as vendas subiram 9,3% sobre o ano anterior, com 7.457 unidades (ano anterior: 6.821 unidades). Apesar da descida generalizada dos mercados de motocicletas, a BMW Motorrad experimentou claras subidas nos mercados europeus de Itália, França, Inglaterra / Irlanda, Suíça, Austria, Grécia e Polónia, assim como na América Latina e África do Sul, entre outros. Como resultado da continua apresentação dos novos produtos, a marca branca e azul pode assegurar a sua posição de uma forma impressionante nos mercados exteriores e, nalguns casos, aumentando significativamente a sua participação no mercado. Na Alemanha, o maior mercado individual para a BMW Motorrad, matricularam-se um total de 18.112 motocicletas BMW (ano anterior: 22.065 unidades), uma descida de 17,9%. De qualquer forma, a BMW Motorrad conseguiu manter a liderança, tanto no total do mercado, que também decresceu 8,8%, como no segmento de motocicletas de mais de 500 cc. A participação da BMW no total do mercado, em Dezembro, foi de 17,3% (ano anterior: 19,2%); no segmento de mais de 500 cc, a sua participação foi de 18,1% (ano anterior: 20,4%). Como no ano anterior, o segundo maior mercado para a BMW Motorrad, foi Itália. Matricularam-se 15.342 motocicletas BMW (ano anterior: 14.533 unidades), um acrescimo de 5,6%. No total do mercado italiano, que registou um decréscimo generalizado (total do mercado: menos 8,6%), a BMW não sómente registou um aumento nas matriculações, como também aumentou a sua participação no mercado de 11,2% (ano anterior: 9,7%). Também nos Estados Unidos, o 3º maior mercado da BMW Motorrad, o mercado total decresceu 4,6%. De qualquer forma, os Clientes matricularam 0,5% mais motocicletas BMW que no ano anterior, con umas vendas totais de 11.831 unidades (ano anterior: 11.776 unidades); a participação da BMW Motorrad neste mercado aumentou de 1,7% para 1,8%. Matriculações e evolução da participação de mercado noutros Países Evolução total do mercado / Matriculações / Participação no mercado Espanhol – 20,4 % / 10.152 unidades (ano anterior: 10.384 unidades) / 9,0% (ano anterior: 7,3%) França – 3,0 % / 8.019 unidades (ano anterior: 7.590 unidades) / 7,7% (ano anterior: 7,1%) Reino Unido – 5,8 % / 5.850 unidades (ano anterior: 5.100 unidades) / 8,3% (ano anterior: 6,8%) África do Sul – 8,1 % / 3.313 unidades (ano anterior: 2.762 unidades) / 12,8% (ano anterior: 9,8%) O modelo con mais êxito global em 2008 foi de novo a Trail BMW R 1200 GS (22.845 unidades) seguido pelo seu modelo irmão, a R 1200 GS Adventure (12.460 unidades). Comparado com o ano anterior, entregaram-se a clientes 2.298 unidades mais da R 1200 GS, enquanto que as vendas do modelo Adventure cresceram em 2.930 unidades mais que no ano anterior. Estiveram seguidas, ocupando o 3º lugar, pela R 1200 RT, com 11.001 motocicletas entregues. Os modelos F de enduro, que estiveram disponíveis a partir de Março de 2008 (outono de 2008: lançamento da F 800 GS para o exterior da Europa), também tiveram grandes êxitos de vendas. A F 800 GS alcançou 10.261 unidades, enquanto que a F 650 GS somou 9.644 unidades e converteu-se na 5ª motocicleta mais popular da BMW Motorrad. Husqvarna Motorcycles cresceu um terço Husqvarna Motorcycles, a segunda marca de motocicletas da BMW Group, cresceu significativamente, em 2008. A marca de motocicletas mais antiga do mundo com produção activa na actualidade entregou 13.511 motocicletas no seu primeiro ano depois de ter sido adquirida pela BMW Group, um crescimento de 31% comparado com o ano anterior. O maior crescimento, neste caso, chegou dos mercados do exterior da Europa. BMW Motorrad: previsões para 2009 A gama de modelos da BMW Motorrad em 2009 é mais ampla que nunca. Nos ambientes Enduro, Turismo, Urbano, Desportivo e de Altas Prestações (HP) existem motocicletas fascinantes para praticamente todos os gostos. A oferta complementa-se com um ampla oferta de acessórios e equipamento para os Motociclistas. A partir de Fevereiro estará disponível para os Clientes a revisão da série dos modelos BMW K: a K 1300 S, a K 1300 R e a K 1300 GT. O lançamento ao mercado da primeira roadster da BMW na categoria média, a F 800 R, será para Maio. A temporada 2009 também marcará a entrada da BMW Motorrad no segmento das motocicletas super desportivas. A BMW S 1000 RR começará a competir no Campeonato do Mundo de Superbikes, a competição mais importante para motocicletas parecidas às que se fabricam de série. O lançamento ao mercado do modelo de produção será para os finais deste ano. O segundo aspecto destacado do ano, no âmbito da competição, é o da implicação da BMW no enduro. A Equipa Off-Road da BMW Motorrad Motorsport participará no Campeonato do Mundo de Enduro com a G 450 X e também tomará parte nos campeonatos de cross country nacionais e internacionais.
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT 
|