Na semana em que a Motojornal esgota, por causa da reportagem da concentração de Faro, todos os outros assuntos se eclipsam.Todos?Todos não, porque há um que resiste, ao "eclipse".... Nada mais nada menos , que uma extensa e "sumarenta" entrevista ao "patrão das motos BMW no mundo", Sr. Herbert Diess. Provávelmente, alguns dos conpanheiros já não a conseguiram adquirir, outros só a compram quando o assunto de capa é apelativo, outros até a compraram mas ela foi rápidamente desviada por mãos amigas ou conhecidas, devido, a ....issso mesmo! A concentração de Faro! Para todos, faço aqui um resumo afirmando ,claramente que é um trabalho do jornalista Fernando Pedrinho Martins, e que veio publicado na integra na revista Motojornal de 26/07/2006. PERGUNTA:Como se enconta a divisão moto da BMW ? RESPOSTA:....depois de termos lançado seis modelos novos o ano passado e outros tantos já este ano.........estamos numa onda muito boa. PERGUNTA:Obtiveram um crescimento muito interessante nalguns mercados... RESPOSTA:sim....em Espanha, Itália, nalguns paises de leste, no Reino Unido,...... Grécia e até um pouco em Portugal..... PERGUNTA:Será possivel no futuro virmos a ter o equivalente a um M3, mas de duas rodas? RESPOSTA:sim....a K1200 S não pretendia ser uma super-desportiva..... PERGUNTA:então quando é que podemos contar com um modelo para bater-se com as ZX-10R, GSX-R, e outras que tais? RESPOSTA:Não temos quaisquer planos para integrar a grelha da MotoGP ou fabricar uma super desportiva para os próximos tempos......continuamos a trabalhar em diversos modelos HP e podemos escrutinar dados que possam dar origem à super desportiva que mencionam......mas o que é certo é que a BMW está a adquirir uma imagem global mais desportiva. PERGUNTA::::com doze modelos lançados nos ultimos dois anos....qual é a atitude da BMW perante os seus clientes? RESPOSTA:Nós temos de explorar todas as vias para fazer crescer a marca.... Mantermo-nos nos segmentos onde sempre temos estado presentes ou optar pela percepção da marca que temos nos carros e que é mais desportiva do que a que temos nas motos?......decidimos que deveriamos optar por uma imagem mais desportiva.....olhando ainda para os anos anteriores a 2003,eramos muito fortes em alguns segmentos como o do turismo, onde detinhamos uma cota de 50% do mercado.Por isso não fazia sentido adicionar mais uma moto turistica na nossa gama....o mesmo pode ser dito da familia GS...que nalguns mercados consguem penetrações dequase 40%...naõ fazendo sentido desenvolver um enorme esforço para atingir os 44%, ou 46%... Foi então que decidimos analizar que outros segmentos poderiam encaixar bem na marca BMW....assim surgiram a R1200 S.... a familia F800.... e as motos mais extremas, que são emocionalmente importantes para nós, como é o caso da HP2...é muito provável que dentro de cinco ou dez anos a percepção que as pessoas terão das motos BMW,será muito semelhante à que têm dos nossos automóveis.... PERGUNTA:Alguns artigos mencionavam o facto de a vossa eterna rival MERCEDES ter desnvolvido estudos para se lançar na produção de motos....não tendo no entanto avançado nesse sentido? RESPOSTA:Mas eu sei porquê: o negocio das motos é muito dificil(risos). ............. PERGUNTA:Tem alguma ideia de quantos dos vossos clientes de motos ,optam por um automóvel BMW como primeira escolha? RESPOSTA:....na Alemanha ,50% dos pussuidores de uma K 1200 S tem um automóvel BMW....sabemos , em média, que o utilizador de carro BMW faz mais quilómetros que a media dos automobilistas, e que, nalguns mercados, 10% são tambem motociclistas.......alguns deles terão uma Ducati ou uma moto de outra marca qualquer... PERGUNTA:(Motos a hidrógenio....), qual o posicionamentoa da marca....? RESPOSTA:A entrada da norma Euro4 foi adiada, pelo que é a Euro 3 que está em vigor.É um processo que continuará, provavelmente a uma velocidade inferior à que se regista na industria automóvel uma vez que estamos a cerca de 5 a10 anos atrás dos limites que se verificam já para as quatro rodas.... PERGUNTA: será possivel motos BMW com tecnologia hibrida? RESPOSTA:Possivel é !....por agora, a questão da economia de combustivel não é de importancia significativa no momento da compra de uma moto.....de qualquer modo...o nosso bicilindrico de 800 cc será uma referencia no segmento, no que se refere aos consumos....estamos muito melhor na emissão de dióxido de carbono, onde conseguimos metade dos valores registados nos automóveis.Por isso, a pressão social sobre nós não é assim tão forte. PERGUNTA:O conceito inerente à C1 parece ter surgido cedo demais? RESPOSTA:Estou completamente de acordo! PERGUNTA:Porque é que falta uma scooter na gama da BMW? RESPOSTA: O conceito C1 era extraordinário e estou seguro que regressará ao mercado, mais tarde, ou mais cedo....provávelmente mais tarde(risos). A segurança dos motociclistas tornou-se um assunto promordial em toda a Europa e o C1 foi a unica revolução vivida nas duas rodas tendo em conta a segurança do motociclista.... PERGUNTA:E as maxi-scooters? RESPOSTA:O mercado existe, está em crescimento, sobretudo em Itália....temos observado este segmento porque as maxi-scooters têm-se tornado cada vez maiores....apresentam já motores bicilindricos com 60 cavalos.... e a próxima geração poderá ter motores de 800 cc e 80 cavalos....Estão a apriximar-se cada vez mais da nossa gama actual, pelo que mantemos esse segmento debaixo de apertada vigilancia.... ......... PERGUNTA:Não deixa de ser surpreendente o facto de todos os anos nos surpeenderem com novas tecnologias,soluções ou componentes...? RESPOSTA:e acreditem que vos vamos surpreender ainda mais(risos).... PERGUNTA:Recentemente foi o revolucionário amortecedor da HP 2? RESPOSTA:E que surgirá noutros modelos( mais risos),proporciona boa motricidade,e émuito ligeiro, pelo que é um conceito a desenvolver e a ampliar em termos de aplicações. PERGUNTA:A vossa aposta no equipamento foi sempre uma atitude muito bem vista pelos clientes da marca.É para manter? RESPOSTA: ABSOLUTAMENTE !.....estamos a trabalhar no interface entre o capacete e o vestuario para protecção do pescoço....semelhante às soluções utilizadas na F1 e nos ralis....temos feito alguma investigação em conjunto com a KTM, e é provável que vejam alguns desses resultados já para o ano.... ......... PERGUNTA:após tres anos e meio de presidente da BMW Motorrad ,qual é a sua visão para a empresa e quando pensa atingir o seu objectivo? RESPOSTA:O nosso objectico é que as motos BMW sejam percepcionadas como os nossos automoveis: uma imagem desportiva, fresca alegre e jovial.Uma imagem que possa trazer novos e mais jovens clientes para marca.....alem disso é manter a rentabilidade e crescer um pouco.....existem mercados onde aind nem sequer estamos presentes.... PERGUNTA :Não quer fazer a cortesia de levantar um pouquinho do véu sobre os proximos episódios? RESPOSTA:Estamos a trabalhar numa nova monocilindrica que não irá substituir a F 650 mas antes entrará num novo segmento.Será muitomais leve,cerca de 40 kg que a actual F650....tambem os novos modelos que terão o novo motor bicilindrico da F800,.... PERGUNTA:Poderemos contar com uma trail F 800 GS? RESPOSTA:mais tarde ou mais cedo, sim...o novo motor foi sempre desenvolvido com o objectivo de equipar uma GS intermédia....mas não será para já, pois a F 650 ainda está avender muito bem, pelo que ainda teremos uma folga até ao seu lançamento. UF! Comentário:Não estarão a ir depressa demais?Tanta boa noticia, tão junta? Tão seguida...?Espectacular a "aberura # manifestada pelo Sr. Diess( mais visivle na entrevista publicada na integra). Tristeza infinita pela confirmação da não ligação às corridas de Moto GP, podemos preparar o aparecimento de uma maxi-scooter BMW, de uma trai com o motor da actual F800. Desconfiança timida com o aspecto/volume das proximas protecçoes de pescoço....!? Agradecimentos: á Motojornal pela oportunidade. Ao Fernando Pedrinho Martins pela entrevista bem preparada(apesar de ser uma versão reduzida, notaram alguma banalidade? ), e à minha mulher por ter escolhido esta fantástica tarde de sébado para ir dar banho aos cães( que cães perguntam vocês? Pois um Serra de Aires, e um BobTail, ambos salvos da morte em canis portugueses) Bom fim de semana para todos, boas férias para aqueles que agora as iniciam !
|