Data/Hora: sexta jun 27, 2025 11:56 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Honda VFR 1200 DCT
MensagemEnviado: terça mai 18, 2010 8:48 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Esta é uma novidade absoluta...apesar de já o sabermos desde o lançamento da nova VFR 1200. Chega agora ao público a versão DCT (Dual Clutch Transmission).

À semelhança dos congéneres motorizados de 4 "patas", a Honda decidiu também desenvolver um sistema de dupla embraiagem para a novíssima VFR 1200 que acaba por e simplesmente com a manete de embraiagem e pedal de mudanças.

Penso que apenas a Yamaha FJR 1200 tem uma solução semelhante no mercado há alguns anos com a denominada versão AS deste modelo. Já tive a oportunidade de testar uma versão destas, e o sistema da Yamaha não me cativou minimamente.

Agora...tenho curiosidade de experimentar o da Honda.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 11:53 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta dez 22, 2006 3:24 pm
Se quiseres vir ao Porto, posso-te mostrar :bigsmile:

172cv, 277KG, Caixa Automática de dupla embraiagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Funcionamento:

Alapas o rabo na mota pões a trabalhar e na manete esquerda tens um botão que te permite passar de N (neutro) para D (drive) e S (sport).
Escolhes um dos dois D / S e aceleras. Consoante a aceleração que deres, a mota electronicamente irá mudar de velocidade (caixa).
Se arrancares devagar e com pouca aceleração a caixa irá actuar entre as 2500rpm e as 3500 rpm.
Se arrancares a meio punho, as passagens de caixa dão-se entre as 5000 e 6000 rpm
Se arrancares a fundo.... ainda não sei porque está em rodagem

No entanto a qualquer altura podes alterar a passagem de caixa por intermédio de 2 botões na manete esq que te aumentam uma velocidade ou reduzem.

Mais: se fores pex a 60kmh em 6ª e rodares o punho a fundo, a mota irá reduzir para 3ª ou 4ª dependendo do peso, da inclinação da estrada adequando a velocidade ao esforço necessario para impulsionar a mota.

No para arranca, é so acelerar e travar.

Em comparação com a DN-01 esta caixa de velocidades está muito mais evoluída.

Mas nada como arranjar um stand Honda que tenha uma para test drive.

é mesmo impressionante. e a Honda prevê lançar esta caixa já no proximo ano para a CBR1000RR.

Já agora vejam a pagina da Honda sobre este sistema com videos da mesma: http://www.feelvfr.com/en_GB/pages/mainpage

Um abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 11, 2010 8:31 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Epá... Não sei... Deste mais dinheiro por menos mota pá... Então falta-te um pedal e uma manete... Eu ia lá reclamar...:lol:
Sem dúvidas que o sistema parece ser algo de impressionante... Mas eu nunca fui muito de caixas automáticas nas 4 rodas... Mas nada como experimentar...

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 11, 2010 8:51 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
já eu, desde que começei a andar com a Silverwing todos os dias para trás e para a frente, fiquei fã e é com alguma expectativa que gostaria de experimentar este sistema (que na realidade não tem nada a ver com o da Silverwing)... :fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado jun 12, 2010 1:18 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Jorge Godinho Escreveu:

Penso que apenas a Yamaha FJR 1200 tem uma solução semelhante no mercado há alguns anos com a denominada versão AS deste modelo. Já tive a oportunidade de testar uma versão destas, e o sistema da Yamaha não me cativou minimamente.

Agora...tenho curiosidade de experimentar o da Honda.

Boas,

FJR1300 é q está correcto.
Abç,
Zé Luis

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 15, 2010 10:26 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta jul 23, 2009 10:56 am
Viva

O sistema AS da FJR 1300 não tem nada a ver com o da nova VFR. O da FJR 1300AS consiste numa embraiagem automática e não numa caixa automática, pelo que a mota não passa caixa sozinha, evitando apenas o accionamento da embraiagem. Não colheu elogios junto da comunidade de proprietários do modelo, inclusivé dos que têm a AS. As duas principais críticas eram as hesitações a baixa velocidade, a condução em cidade (ao contrário do que se poderia supor) e o peso adicional do sistema.

Já o sistema da VFR é uma caixa automática com dupla embraiagem, cujo funcionamento pode ser totalmente automático, reduzindo ou subindo relações sozinho, com modos desportivo ou normal e outro manual, em que é o condutor que coloca mudanças abaixo ou acima, limitando a caixa apenas o uso abusivo, como reduções excessivas.

Na minha opinião, acho a tecnologia da Honda brilhante, mas não num modelo com pretenções desportivos. Não tanto pela sua eficácia (é bem mais rápida que a passagem manual de qualquer condutor), mas pelo prazer que retira em utilizar a embraiagem para "brincar" ou simplesmente para quem gosta do modo convencional.

Já numa turística como a Pan european ou Goldwing, vejo como uma excelente característica.

A Honda prometeu que iria melhorar esta caixa automática, pois esta primeira versão é quase "experimental". Vão criar mais modos de funcionamento (pista, desportivo, normal, turístico, cidade). A ver vamos...:lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 9:09 am 
Desligado
Experiente

José Luis Sousa Escreveu:
Boas,

FJR1300 é q está correcto.
Abç,
Zé Luis

Obrigado pela correcção...lapso meu...imperdoável ! :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 9:12 am 
Desligado
Experiente

Pedro GOrdo Escreveu:
Viva

O sistema AS da FJR 1300 não tem nada a ver com o da nova VFR. O da FJR 1300AS consiste numa embraiagem automática e não numa caixa automática, pelo que a mota não passa caixa sozinha, evitando apenas o accionamento da embraiagem. Não colheu elogios junto da comunidade de proprietários do modelo, inclusivé dos que têm a AS. As duas principais críticas eram as hesitações a baixa velocidade, a condução em cidade (ao contrário do que se poderia supor) e o peso adicional do sistema.

Já o sistema da VFR é uma caixa automática com dupla embraiagem, cujo funcionamento pode ser totalmente automático, reduzindo ou subindo relações sozinho, com modos desportivo ou normal e outro manual, em que é o condutor que coloca mudanças abaixo ou acima, limitando a caixa apenas o uso abusivo, como reduções excessivas.

Na minha opinião, acho a tecnologia da Honda brilhante, mas não num modelo com pretenções desportivos. Não tanto pela sua eficácia (é bem mais rápida que a passagem manual de qualquer condutor), mas pelo prazer que retira em utilizar a embraiagem para "brincar" ou simplesmente para quem gosta do modo convencional.

Já numa turística como a Pan european ou Goldwing, vejo como uma excelente característica.

A Honda prometeu que iria melhorar esta caixa automática, pois esta primeira versão é quase "experimental". Vão criar mais modos de funcionamento (pista, desportivo, normal, turístico, cidade). A ver vamos...:lingua:

Concordo...o sistema da FJR 1300 AS não é idêntico, mas permite ter algumas das sensações de conduzir sem embraiagem.

Quanto a esperar por futuras iterações do sistema DCT da Honda....estou totalmente de acordo. Nada como deixar passar por umas quantas evoluções para ficar melhor servido.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 12:40 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Moto que é Moto tem uma embraiagem e faz "CLANK" ao engrenar a mudança.....

o resto são aspiradores, mais ou menos sofisticados mas não deixam de ser isso mesmo :lol: :lol: :lol:

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 5:33 pm 
Desligado
Experiente

Gil Pereira Escreveu:
Moto que é Moto tem uma embraiagem e faz "CLANK" ao engrenar a mudança.....

o resto são aspiradores, mais ou menos sofisticados mas não deixam de ser isso mesmo :lol: :lol: :lol:

No meu caso....posso acrescentar que a embraiagem da minha mota não faz apenas "CLANK" !

Quem a houve a trabalhar...pensa que algo está partido ! :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 5:43 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Jorge Godinho Escreveu:
No meu caso....posso acrescentar que a embraiagem da minha mota não faz apenas "CLANK" !

Quem a houve a trabalhar...pensa que algo está partido ! :lol:

É o "guiso".... e que belo "guiso".

Ainda à uns dias fui à Barra (praia próxima de Aveiro) à noite e sentado na esplanada do farol, lá chegaram duas 1098 (penso eu) a grilar.... inconfundível!

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 5:58 pm 
Desligado
Experiente

Gil Pereira Escreveu:
É o "guiso".... e que belo "guiso".

Ainda à uns dias fui à Barra (praia próxima de Aveiro) à noite e sentado na esplanada do farol, lá chegaram duas 1098 (penso eu) a grilar.... inconfundível!

É verdade....é um barulho demasiado característico para não se identificar à distância pelo som que é uma Duc.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 18, 2010 6:58 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta dez 22, 2006 3:24 pm
A VFR1200 tambem faz clank!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 21, 2010 8:39 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Toyjeep Escreveu:
A VFR1200 tambem faz clank!

Faz? Não é normal, a versão de test-ride com que eu andei não fazia... só se for da DTC...

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido