http://bmwcklt.org/forum/ |
|
Honda VFR 1200 DCT http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=4816 |
Página 1 de 1 |
Autor: | Jorge Godinho [ terça mai 18, 2010 8:48 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Honda VFR 1200 DCT |
Esta é uma novidade absoluta...apesar de já o sabermos desde o lançamento da nova VFR 1200. Chega agora ao público a versão DCT (Dual Clutch Transmission). À semelhança dos congéneres motorizados de 4 "patas", a Honda decidiu também desenvolver um sistema de dupla embraiagem para a novíssima VFR 1200 que acaba por e simplesmente com a manete de embraiagem e pedal de mudanças. Penso que apenas a Yamaha FJR 1200 tem uma solução semelhante no mercado há alguns anos com a denominada versão AS deste modelo. Já tive a oportunidade de testar uma versão destas, e o sistema da Yamaha não me cativou minimamente. Agora...tenho curiosidade de experimentar o da Honda. |
Autor: | Toyjeep [ quarta jun 09, 2010 11:53 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Se quiseres vir ao Porto, posso-te mostrar ![]() 172cv, 277KG, Caixa Automática de dupla embraiagem ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Funcionamento: Alapas o rabo na mota pões a trabalhar e na manete esquerda tens um botão que te permite passar de N (neutro) para D (drive) e S (sport). Escolhes um dos dois D / S e aceleras. Consoante a aceleração que deres, a mota electronicamente irá mudar de velocidade (caixa). Se arrancares devagar e com pouca aceleração a caixa irá actuar entre as 2500rpm e as 3500 rpm. Se arrancares a meio punho, as passagens de caixa dão-se entre as 5000 e 6000 rpm Se arrancares a fundo.... ainda não sei porque está em rodagem No entanto a qualquer altura podes alterar a passagem de caixa por intermédio de 2 botões na manete esq que te aumentam uma velocidade ou reduzem. Mais: se fores pex a 60kmh em 6ª e rodares o punho a fundo, a mota irá reduzir para 3ª ou 4ª dependendo do peso, da inclinação da estrada adequando a velocidade ao esforço necessario para impulsionar a mota. No para arranca, é so acelerar e travar. Em comparação com a DN-01 esta caixa de velocidades está muito mais evoluída. Mas nada como arranjar um stand Honda que tenha uma para test drive. é mesmo impressionante. e a Honda prevê lançar esta caixa já no proximo ano para a CBR1000RR. Já agora vejam a pagina da Honda sobre este sistema com videos da mesma: http://www.feelvfr.com/en_GB/pages/mainpage Um abraço |
Autor: | whizzkidd [ sexta jun 11, 2010 8:31 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Epá... Não sei... Deste mais dinheiro por menos mota pá... Então falta-te um pedal e uma manete... Eu ia lá reclamar... ![]() Sem dúvidas que o sistema parece ser algo de impressionante... Mas eu nunca fui muito de caixas automáticas nas 4 rodas... Mas nada como experimentar... |
Autor: | obelix_xxi [ sexta jun 11, 2010 8:51 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
já eu, desde que começei a andar com a Silverwing todos os dias para trás e para a frente, fiquei fã e é com alguma expectativa que gostaria de experimentar este sistema (que na realidade não tem nada a ver com o da Silverwing)... ![]() |
Autor: | José Luis Sousa [ sábado jun 12, 2010 1:18 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Jorge Godinho Escreveu: Penso que apenas a Yamaha FJR 1200 tem uma solução semelhante no mercado há alguns anos com a denominada versão AS deste modelo. Já tive a oportunidade de testar uma versão destas, e o sistema da Yamaha não me cativou minimamente. Agora...tenho curiosidade de experimentar o da Honda. Boas, FJR1300 é q está correcto. Abç, Zé Luis |
Autor: | Pedro GOrdo [ terça jun 15, 2010 10:26 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Viva O sistema AS da FJR 1300 não tem nada a ver com o da nova VFR. O da FJR 1300AS consiste numa embraiagem automática e não numa caixa automática, pelo que a mota não passa caixa sozinha, evitando apenas o accionamento da embraiagem. Não colheu elogios junto da comunidade de proprietários do modelo, inclusivé dos que têm a AS. As duas principais críticas eram as hesitações a baixa velocidade, a condução em cidade (ao contrário do que se poderia supor) e o peso adicional do sistema. Já o sistema da VFR é uma caixa automática com dupla embraiagem, cujo funcionamento pode ser totalmente automático, reduzindo ou subindo relações sozinho, com modos desportivo ou normal e outro manual, em que é o condutor que coloca mudanças abaixo ou acima, limitando a caixa apenas o uso abusivo, como reduções excessivas. Na minha opinião, acho a tecnologia da Honda brilhante, mas não num modelo com pretenções desportivos. Não tanto pela sua eficácia (é bem mais rápida que a passagem manual de qualquer condutor), mas pelo prazer que retira em utilizar a embraiagem para "brincar" ou simplesmente para quem gosta do modo convencional. Já numa turística como a Pan european ou Goldwing, vejo como uma excelente característica. A Honda prometeu que iria melhorar esta caixa automática, pois esta primeira versão é quase "experimental". Vão criar mais modos de funcionamento (pista, desportivo, normal, turístico, cidade). A ver vamos... ![]() |
Autor: | Jorge Godinho [ quarta jun 16, 2010 9:09 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
José Luis Sousa Escreveu: Boas, FJR1300 é q está correcto. Abç, Zé Luis Obrigado pela correcção...lapso meu...imperdoável ! ![]() |
Autor: | Jorge Godinho [ quarta jun 16, 2010 9:12 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Pedro GOrdo Escreveu: Viva O sistema AS da FJR 1300 não tem nada a ver com o da nova VFR. O da FJR 1300AS consiste numa embraiagem automática e não numa caixa automática, pelo que a mota não passa caixa sozinha, evitando apenas o accionamento da embraiagem. Não colheu elogios junto da comunidade de proprietários do modelo, inclusivé dos que têm a AS. As duas principais críticas eram as hesitações a baixa velocidade, a condução em cidade (ao contrário do que se poderia supor) e o peso adicional do sistema. Já o sistema da VFR é uma caixa automática com dupla embraiagem, cujo funcionamento pode ser totalmente automático, reduzindo ou subindo relações sozinho, com modos desportivo ou normal e outro manual, em que é o condutor que coloca mudanças abaixo ou acima, limitando a caixa apenas o uso abusivo, como reduções excessivas. Na minha opinião, acho a tecnologia da Honda brilhante, mas não num modelo com pretenções desportivos. Não tanto pela sua eficácia (é bem mais rápida que a passagem manual de qualquer condutor), mas pelo prazer que retira em utilizar a embraiagem para "brincar" ou simplesmente para quem gosta do modo convencional. Já numa turística como a Pan european ou Goldwing, vejo como uma excelente característica. A Honda prometeu que iria melhorar esta caixa automática, pois esta primeira versão é quase "experimental". Vão criar mais modos de funcionamento (pista, desportivo, normal, turístico, cidade). A ver vamos... ![]() Concordo...o sistema da FJR 1300 AS não é idêntico, mas permite ter algumas das sensações de conduzir sem embraiagem. Quanto a esperar por futuras iterações do sistema DCT da Honda....estou totalmente de acordo. Nada como deixar passar por umas quantas evoluções para ficar melhor servido. |
Autor: | Gil Pereira [ quarta jun 16, 2010 12:40 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Moto que é Moto tem uma embraiagem e faz "CLANK" ao engrenar a mudança..... o resto são aspiradores, mais ou menos sofisticados mas não deixam de ser isso mesmo ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Jorge Godinho [ quarta jun 16, 2010 5:33 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Gil Pereira Escreveu: Moto que é Moto tem uma embraiagem e faz "CLANK" ao engrenar a mudança..... o resto são aspiradores, mais ou menos sofisticados mas não deixam de ser isso mesmo ![]() ![]() ![]() No meu caso....posso acrescentar que a embraiagem da minha mota não faz apenas "CLANK" ! Quem a houve a trabalhar...pensa que algo está partido ! ![]() |
Autor: | Gil Pereira [ quarta jun 16, 2010 5:43 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Jorge Godinho Escreveu: No meu caso....posso acrescentar que a embraiagem da minha mota não faz apenas "CLANK" ! Quem a houve a trabalhar...pensa que algo está partido ! ![]() É o "guiso".... e que belo "guiso". Ainda à uns dias fui à Barra (praia próxima de Aveiro) à noite e sentado na esplanada do farol, lá chegaram duas 1098 (penso eu) a grilar.... inconfundível! |
Autor: | Jorge Godinho [ quarta jun 16, 2010 5:58 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Gil Pereira Escreveu: É o "guiso".... e que belo "guiso". Ainda à uns dias fui à Barra (praia próxima de Aveiro) à noite e sentado na esplanada do farol, lá chegaram duas 1098 (penso eu) a grilar.... inconfundível! É verdade....é um barulho demasiado característico para não se identificar à distância pelo som que é uma Duc. |
Autor: | Toyjeep [ sexta jun 18, 2010 6:58 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
A VFR1200 tambem faz clank! |
Autor: | whizzkidd [ segunda jun 21, 2010 8:39 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Toyjeep Escreveu: A VFR1200 tambem faz clank! Faz? Não é normal, a versão de test-ride com que eu andei não fazia... só se for da DTC... |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |