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Condução à chuva http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=568 |
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Autor: | Paulo Teixeira [ quarta out 11, 2006 11:00 am ] |
Assunto da Mensagem: | Condução à chuva |
Ontem apanhei uma valente molha à noite a caminho de casa. Chuvia e fazia vento - tipo dilúvio! O percurso que fiz, e que faço todos os dias é simples - Parque das nações, Santa Apolónia, Cais do Sodré, 24 de Julho, Alcantara, Ponte 25 de abril, Feijó. Como além da chuva estava vento, fiz uma condução calma e cuidadosa até porque era hora de ponta, era noite, e os carros pareciam que se multiplicavam a cada curva!:confundido: O comportamento da GS foi impecável, com os pneus Metzeler de origem, aliados ao ABS, a transmitirem-me a confiança necessária para curvar e travar. Apanhei apenas um pequeno susto quando numa curva pisei o traço continuo que divide a faixa do BUS e a direcção fugiu, mas nada de grave ... Nestas condições todo o cuidado é pouco, por isso fiquei espantado com a condução perigosíssima nestas condições de alguns condutores, tanto de carros como de motas. Por exemplo: na ponte fui ultrapassado por uma "Kava" que ia a "abrir" no meio dos carros; as mudanças de faixa são uma prática constante para muitos condutores, mudando derrepente sem pisca, e travando no limite. Isto com a estrada tipo manteiga, e na anarquia total. Enfim, se calhar fiquei "demasiado" impressionado com os perigos possiveis e emoções fortes. Hoje estava a chover de manhã e vim de carro. Demorei uma hora a chegar e já tenho saudades da GS. Amanhã vai fazer sol!:bigsmile: ![]() PS - Seria interessante neste altura do ano em que começam as chuvas criar um tópico onde podemos trocar conselhos sobre equipamento, preparação da mota, cuidados a ter, etc, para quem conduz à chuva. Fica aqui a ideia ![]() |
Autor: | thunderwalk [ quarta out 11, 2006 12:47 pm ] |
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Paulo Teixeira Escreveu: PS - Seria interessante neste altura do ano em que começam as chuvas criar um tópico onde podemos trocar conselhos sobre equipamento, preparação da mota, cuidados a ter, etc, para quem conduz à chuva. Fica aqui a ideia ![]() Olá Paulo, neste forum é livre de criar os tópicos que pretendas, alias é de louvar essa atitude. este já esta criado venham dai essas opiniões. |
Autor: | thunderwalk [ quarta out 11, 2006 12:55 pm ] |
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Confesso que no inicio tambem a chuva me causava receio a circular, mas com o passar do tempo passa-se a gostar, eu adoro andar de mota no inverno e à chuva. O que me custa mais é sair de casa e estar já a chover, pois se começa a cair pelo caminho não faz moça. Alguns cuidados a ter com a chuva, e as travagens, tal como no piso seco não convem haver facilitismos, são so duas rodas, cuidados ainda com as passadeiras, zebrados e outras inscrições nos pisos, pois normalemente uma travagem em cima é o suficiente para ir buscar a mota ao chão, as vezes nem é preciso travar. Nunca esquecer o estado do pneu. Em dias de chuva, ao furar entre o transito e nao só devem assegurar-se que os demais os vejam, pois a chuva diminui imenso a visibilidade. Um especial cuidado ainda com o vento, como o vento lateral, as baixas velocidades são piores do que manter um velocidade mais elevada. São apenas alguns cuidados, mas que os devemos ter durante todo o ano. Boas curvas |
Autor: | PJNogueira [ quarta out 11, 2006 1:09 pm ] |
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Olá Paulo, Este tópico vem mesmo a calhar. Ainda ontem livrei-me de apanhar uma valente molha no regresso a casa (só começou a chover quando estava a chegar). Nestes primeiros 1000km de mota tenho me apercebido que passei as aulas de condução a aprender os percursos possiveis do exame e não aprendi praticamente a curvar em estrada. Quando agora começo a andar na minha mota e estou a fazer essa aprendizagem apareçe mais esta novidade: a chuva... Neste momento uma das dificuldades que sinto é mesmo curvar com chuva(piso molhado), pois não consigo ainda ter referências de como posso curvar. ![]() ![]() ![]() Conclusão: Com chuva neste momento circulo mesmo muito devagar... hoje estava a chover quando sai de casa por isso... também levei o carro... ![]() ![]() Abraço Pedro |
Autor: | luisvic [ quarta out 11, 2006 1:15 pm ] |
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Acrescentando ao que o Thunder já disse, reforço a sinalização branca no chão onde para além de não se dever travar, também não se deve acelerar bruscamente. Carris de Eléctricos e de Comboios, juntas de dilatação metálicas em auto estrdas, pontes e viadutos, pisos de paralelipipedos polidos ou empedrados tipo Calçada Portuguesa, lama e sujidades nas bermas das estradas, saídas de estradas em terra para estradas alcatroadas, estradas bordejadas por paredes altas de pedra que largam pedras no asfalto, zonas de acumulação de lençois de água (geralmente zonas baixas), são zonas de redobrados cuidados e atenção. Imprescidivel um capacete que possua uma viseira de boa qualidade com excelente escoamento e dispersão de água e restante equipamento que mantenha o condutor e eventual passageiro em condições de conforto. O desconforto continuado conduz a um estado de entorpecimento muscular com a inevitável perda de capacidade de reacção rápida. A condução deverá tender para o minimo de manobras desnecessárias, especialmente em zonas de tráfego mais intenso, porque é preciso não esquecer que as condições de visibilidade dos automobilistas também aqui se reduzem drásticamente. Nas máquinas, os pneus, as luzes e os sistemas de travagem são os pontos chave a manter em perfeitas condições. Bom tópico este. ![]() |
Autor: | Paulo Teixeira [ quarta out 11, 2006 2:00 pm ] |
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luisvic Escreveu: Imprescidivel um capacete que possua uma viseira de boa qualidade com excelente escoamento e dispersão de água e restante equipamento que mantenha o condutor e eventual passageiro em condições de conforto. O meu capacete é o AGV Longway (2006), e esta foi a primeira vez que apanhou com tanta chuva:lingua: . De facto houve duas ou tres vezes que tive que passar com a luva na viseira para limpar as gotas teimosas que não escorrem, mas de resto não embaciou e portou-se bem. Existirá algum produto que se coloque na visiera para que as gotas escorram mais fácilmente? ![]() |
Autor: | luisvic [ quarta out 11, 2006 2:25 pm ] |
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Há dezenas de produtos e soluções caseiras para tentar, e digo tentar, remover completamente a água das viseiras, mas pela minha experiência nenhum resulta de forma cabal. Ou as viseiras são excepcionalmente boas nesse aspecto com os seus tratamentos de origem, ou não são. Das dezenas de capacetes que já tive, o melhor neste aspecto é o Schubert C2. Mas mesmo neste ainda ficam algumas gotas de água. É inevitável. O teu capacete é muito bom, está ao nivel do Quasar que para mim foi uma referência nos capacetes AGV. Dá-te por muito feliz por ele não embaciar. O que ajuda muito a escoar a água da viseira é fazer o contrário daquilo que instintivamente todos temos tendência para fazer: esconder e baixar a cabeça atrás do ecrã. Levanta bem a cabeça porque quanto maior fôr a deslocação de ar contra a viseira, menos água lá fica. |
Autor: | Paulo Teixeira [ quarta out 11, 2006 7:14 pm ] |
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luisvic Escreveu: O que ajuda muito a escoar a água da viseira é fazer o contrário daquilo que instintivamente todos temos tendência para fazer: esconder e baixar a cabeça atrás do ecrã. Levanta bem a cabeça porque quanto maior fôr a deslocação de ar contra a viseira, menos água lá fica. Sim, é talvez a melhor maneira! Obrigado Luis:smile: E já agora, Aqui ficam alguns concelhos para andar à chuva, que não são muito comuns quando se fala no assunto, mas que são importantes: - A estrada fica muito mais perigosa e escorregadia no início da chuva, pois a quantidade de água no pavimento ainda não é suficiente para "lavá-la". Assim, misturada com o pó, oleos, e gotas de combustivel fica muito escorregadio e perigoso. - Cuidado com as poças de água: estas podem esconder buracos ou pedras. - Nas curvas não curvar demasiado. Inclinem o corpo levemente para compensar a inclinação da moto. - E quando é seguro, aproveitem as faixas que os pneus dos automóveis deixam no alcatrão, pois apanha menos água. |
Autor: | Paulo Teixeira [ quarta out 11, 2006 8:52 pm ] |
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PJNogueira Escreveu: Nestes primeiros 1000km de mota tenho me apercebido que passei as aulas de condução a aprender os percursos possiveis do exame e não aprendi praticamente a curvar em estrada. Quando agora começo a andar na minha mota e estou a fazer essa aprendizagem apareçe mais esta novidade: a chuva... Neste momento uma das dificuldades que sinto é mesmo curvar com chuva(piso molhado), pois não consigo ainda ter referências de como posso curvar. ![]() ![]() ![]() Percebo perfeitamente, as aulas de condução a meu ver são imcompletas. Eu já tirei a carta à muitos anos, mas tb na altura não tive qualquer formação em curvar, ou mesmo (já que falamos de chuva) a andar em estrada molhada!!! Quanto ao medo de curvar em estrada molhada,acho que muitos de nós passam por isso., mas só com a prática é que ganhamos confiança. Mas concordemos! ao inicio é um pouco assustador!:confundido: |
Autor: | rogershark [ quarta out 11, 2006 9:32 pm ] |
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Só uma achega, cuidado com os dias de chuva e frio pelas serras de Portugal, pois é normal aparecer gelo em algumas estradas.... o conselho é, circulem o mais possível pelo meio da faixa, evitando as bermas onde o gelo tem tendência a permanecer.... Abraço, RogerShark |
Autor: | Sergio Resende [ quarta out 11, 2006 10:50 pm ] |
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Olá caros amigos, Eu e outro Hadoc (Tio Fernando) já passamos um verdadeiro temporal com misto de chuvada intensa, frio, vento, granizo e até neve nas terras altas. Confesso que a principio estava com algum receio porque tinha pouca experiencia nessas condições e levava a minha mulher pela primeira vez numa viagem maior (Lisboa-Vidago). Só vos posso dizer que ainda hoje recordamos (a minha mulher tb) esta viagem como uma das melhores feitas até hoje..nunca senti a mota escorregar ( a minha linda e fantástica RT1150) nem nunca senti nenhum receio a curvar... alguém me disse que quando os pneus são bons e estão quentes passa muito bem por superficies molhadas...talvez seja isso ou o peso de duas pessoas em cima da mota...mas muito boa estabilidade... Nem sequer se podia dizer que iamos devagar porque no meio daquele diluvio o Fernando foi mandado parar pela Brigada porque ia um bocadinho depressa (190...200) na sua K1200S... valeu-lhe o facto de irem mais 3 motas a acompanharem-no à mesma velocidade (uma GT das antigas, e uma LT das novas) e a policia não ter uma fotografia exacta... Não estou a dizer com isto que a "loucura à chuva" compensa...todo o cuidado é pouco, especialmente como diz o Paulo, temos é de ter cuidado com a maior parte dos carros que ainda ficam mais impacientes com a chuva. Já agora Paulo, eu também trabalho na Expo e com o solzinho amanhã e sem reuniões de fato e gravata vou levar a minha RT...se te vir apito... ![]() Um abraço do Komandante P.S. O Gandalf tem uma extraordinaria historia de condução à chuva...desafio-o a contar o dia em que fecharam a auto-estrada do Norte pelo diluvio e um homem e uma Deauville por aí vieram até Lisboa... |
Autor: | Paulo Teixeira [ quarta out 11, 2006 11:22 pm ] |
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Sergio Resende Escreveu: Eu e outro Hadoc (Tio Fernando) já passamos um verdadeiro temporal com misto de chuvada intensa, frio, vento, granizo e até neve nas terras altas. Só vos posso dizer que ainda hoje recordamos (a minha mulher tb) esta viagem como uma das melhores feitas até hoje..nunca senti a mota escorregar ( a minha linda e fantástica RT1150) nem nunca senti nenhum receio a curvar... alguém me disse que quando os pneus são bons e estão quentes passa muito bem por superficies molhadas...talvez seja isso ou o peso de duas pessoas em cima da mota...mas muito boa estabilidade... Nem sequer se podia dizer que iamos devagar porque no meio daquele diluvio o Fernando foi mandado parar pela Brigada porque ia um bocadinho depressa (190...200) na sua K1200S... valeu-lhe o facto de irem mais 3 motas a acompanharem-no à mesma velocidade (uma GT das antigas, e uma LT das novas) e a policia não ter uma fotografia exacta... Já agora Paulo, eu também trabalho na Expo e com o solzinho amanhã e sem reuniões de fato e gravata vou levar a minha RT...se te vir apito... ![]() Um abraço do Komandante P.S. O Gandalf tem uma extraordinaria historia de condução à chuva...desafio-o a contar o dia em que fecharam a auto-estrada do Norte pelo diluvio e um homem e uma Deauville por aí vieram até Lisboa... Viva Sérgio Isso é que deve ter sido uma experiência incrivel! Penso que a segurança na tua moto passa pelos 260 kg de peso, mais tu e a tua pendura ![]() Um destes dias temos que combinar um cafézinho na Expo ![]() E Gandalf, venha de lá essa história cara!!:bigsmile: |
Autor: | Sergio Resende [ quarta out 11, 2006 11:30 pm ] |
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Olá Paulo, O que dizes é bem verdade... cada mota...cada condutor...cada forma de andar... eu por exemplo resisto bem às questões de estabilidade, mas não tenho agilidade (ou ciencia) para curvas rápidas ou grandes acelerações... sou um smooth operator. Já agora por curiosidade vi que eras criativo...trabalhas na Expo...hum...na EuroRSCG não trabalhas porque lá trabalho eu e nunca te vi ![]() O café...Gin no Peter's ou almocinho no Rucula são sempre locais de culto dos Hadocs (trabalhamos todos na zona). És muito bem vindo quando quiseres aparecer. Um abraço do Komandante |
Autor: | luisvic [ quarta out 11, 2006 11:38 pm ] |
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Bem, não misturem curvas com água porque dá sempre mau resultado ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Paulo Teixeira [ quarta out 11, 2006 11:38 pm ] |
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Sergio Resende Escreveu: Olá Paulo, Já agora por curiosidade vi que eras criativo...trabalhas na Expo...hum...na EuroRSCG não trabalhas porque lá trabalho eu e nunca te vi ![]() O café...Gin no Peter's ou almocinho no Rucula são sempre locais de culto dos Hadocs (trabalhamos todos na zona). És muito bem vindo quando quiseres aparecer. Pois ![]() ![]() Irei aparecer no Rucula um dia destes, quem sabe não nos encontramos por aí. Eu aviso antes ![]() PS- Tantos CVs que já enviei para a vossa agência!!!!!:bigsmile: ![]() |
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