http://bmwcklt.org/forum/

Imposto sobre veículos
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=572
Página 1 de 2

Autor:  PJNogueira [ quarta out 11, 2006 5:03 pm ]
Assunto da Mensagem:  Imposto sobre veículos

Hoje fui comprar o selo do imposto de circulação...:confundido:
1ª novidade: já estava a comprar fora de prazo:mad2:.
O prazo para a compra do selo são de 8 dias (atenção que dá direito a multa).
2ª novidade: A data de matricula é de 27-09-2006 e as motas ou carros que sejam matriculados a partir de 30-09-2006 já não pagam selo:mad2: :mad2: :mad2:

3º e mais doloroso: 99,68€ pelo meu veículo que é considerado de luxo segundo o senhor da tesouraria...:mad2: :mad2: :mad2: :mad2: :mad2: :mad2:

Fica o aviso para os novos proprietarios de mota o prazo para comprar o selo é de 8 dias.

Autor:  Hellraiser [ quarta out 11, 2006 5:07 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Como compreendo o teu aborrecimento...

Dá-te por feliz do estado não cobrar Imposto Automóvel + IVA nas motas...
Antigamente, as motas novas pagavam IVA a 30%. Bendita "CEE", que ajudou a acabar com este maldito IVA. Se ao menos tb acabassem com o I.A. ....

Autor:  thunderwalk [ quarta out 11, 2006 11:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Não estou contra o pagamento do Imposto de circulação, mas sim contra o valor excessivo que pagamos e contra o rotulo de veiculo de luxo.

Nos dias que passam com o transito das cidades, e ate somos um priviligiados em relação ao clima, deveria ser incentivadas politicas para redução da poluição e do trafego, isto seria num pais civilizado, mas aos poucos lá vamos indo, uma dica ai para o governo que sei que até são leitores deste forum :D.

e porque não incentivar a utilização de motas em vez de reduzir a velocidade máxima para os 118 km/h para cumprir o tratado de Quioto. Fica a ideia:idea:

Autor:  Paulo Oliveira [ segunda out 16, 2006 12:17 am ]
Assunto da Mensagem: 

Rui,

Não esou completamente de acordo contigo....

Conforme diz o Hellrizer, pelo menos as motos não pagam IA.

Autor:  thunderwalk [ segunda out 16, 2006 1:52 am ]
Assunto da Mensagem: 

Paulo Oliveira Escreveu:
as motos não pagam IA.



Mais isso é natural que nao paguem I.A. como também não pagam Imposto de Camionagem nem I.S.P. nem sequer I.A.B.A.!

Julgo que se trata de um falso mito urbano o dizer, meus amigos vamos mas e tar caladinho pois nao temos que pagar I.A.

O Imposto Automovel (IA) é segundo o [size=84]Decreto-Lei nº 40/93, refere que :[/SIZE]

Estão sujeitos ao IA os veículos automóveis ligeiros novos ou usados, admitidos, importados, montados ou fabricados em Portugal, desde que se destinem a ser matriculados e se incluam numa das seguintes categorias:

  • passageiros]mistos;
  • de corrida;
  • mercadorias, de caixa aberta, fechada ou sem caixa;
  • outros veículos automóveis ligeiros concebidos para o transporte de pessoas, com exclusão das autocaravanas;
  • veículos automóveis ligeiros para os quais se pretenda nova matrícula, após cancelamento da matrícula inicial junto da Direcção Geral de Viação (DGV), salvo se mantiverem as características essenciais com que foram inicialmente matriculados; os veículos que, após, terem sido introduzidos no consumo, sejam objecto de alteração da cilindrada ou do chassis ou de transformação que implique a sua reclassificação numa categoria fiscal a que corresponda uma taxa de imposto mais elevada, ou a sua inclusão no âmbito da incidência do imposto.


Reparem que as motas nem sequer são alvo de exclusão


Quais os veículos automóveis ligeiros excluídos do IA ?
Estão excluídos do IA, as autocaravanas; os veículos ligeiros de mercadorias, de caixa aberta, fechada ou sem caixa, com lotação máxima de três lugares, incluindo o do condutor, com excepção dos abrangidos pela tabela III, bem como os veículos exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis.

Autor:  PJNogueira [ segunda out 16, 2006 10:02 am ]
Assunto da Mensagem: 

O que mais me custou é ter que pagar mais pela mota, do que pelos outros dois carros juntos:mad2: :mad2: :mad2: .
Não se percebe o criterio...

Autor:  luisvic [ segunda out 16, 2006 1:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

O Português é uma lingua dificil.................

Os motociclos não são veículos automóveis, não tendo portanto que estar nem incluiíos, nem excluídos.:bigsmile: Simplesmente não existem para o fim em vista.

Autor:  Paulo Teixeira [ quinta out 19, 2006 8:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Eu também paguei mais pelo selo da mota que do carro, e achei ridiculo. Mas o que acho mais caricato é que tinha 8 dias a partir da data da compra da mota para comprar o selo, mas estou à um mês à espera que me enviem os documentos da mota, andando comigo apenas um comprovativo passado pelo vendedor. Ora, não tenho nada contra isto, mas enquanto é urgente para as entidades competentes verem o "selo", já não é tão urgente verem os documentos!!!! No fundo, parece que o selo é mais importante que o resto!

Autor:  Carla Alves [ quarta out 25, 2006 12:16 pm ]
Assunto da Mensagem:  Multa, mesmo com o selo afixado!

Deixo aqui um esclarecimento que saiu numa revista fiscal.

Condutores multados. Muitos condutores foram já multados, apesar do veículo ter o novo selo afixado, pois não possuíam o comprovativo de pagamento do IMV.

Posição das Finanças. Segundo os serviços da Administração Fiscal, a afixação do dístico personalizado comprado através da Internet é prova bastante do pagamento. Porém, não parece ser esta a actuação das forças policiais no terreno!

O que diz a lei? Segundo o Regulamento do Imposto Municipal sobre Veículos (Dec.Lei nº 143/78 de 12/6, na redacção dada por diversas actualizações), é obrigatório, para além da referida afixação, a apresentação às autoridades do comprovativo do pagamento. No caso da compra através da Internet, meio de liquidação obrigatório para as empresas, valerá a impressão dos dois documentos emitidos pelo site.

Conclusão: Não basta colocar o selo no vidro do carro. Os contribuintes devem ter consigo o comprovativo do pagamento do imposto.

Autor:  PJNogueira [ quarta out 25, 2006 12:28 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Recebi ontem o selo da minha mota. Na carta diz que tenho que afixar o selo, mas não diz onde... Será que posso afixar o selo na janela lá de casa????:D :D :D
Numa mota onde se afixa o selo??? no vidro para apanhar chuva e tirar visibilidade ou para algum "esperto" na rua o tirar?? :mad2: :mad2: :mad2:.
Isto do selo não faz sentido nenhum, então ter que o afixar....:grrr: :grrr::grrr:

Autor:  luisvic [ quarta out 25, 2006 12:55 pm ]
Assunto da Mensagem: 

No canto superior direito da viseira do capacete!!!!!!!! é esse o local mais visivel e está de acordo com os restantes veículos automóveis:lol: :lol: :lol:

Os meus selos andam na carteira, dentro do livrete. Se me multarem algum dia por cusa disto, juro que meto os gajos em tribunal.:grrr: :grrr: :grrr:

Autor:  Carla Alves [ quarta out 25, 2006 2:22 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Só um polícia muito quadrado é que multaria uma mota por não ter o selo colado. :confundido:

A afixação do selo é para automóveis, os motociclistas terão de se fazer acompanhar do selo juntamente com os documentos da mota. :idea:

Mas se algum tentar diz-me que eu ajudo no tratamento. :lol: :lol: :lol:

Autor:  Antonio José Costa [ quarta out 25, 2006 2:26 pm ]
Assunto da Mensagem: 

PJNogueira Escreveu:
Recebi ontem o selo da minha mota. Na carta diz que tenho que afixar o selo, mas não diz onde... Será que posso afixar o selo na janela lá de casa????:D :D :D
Numa mota onde se afixa o selo??? no vidro para apanhar chuva e tirar visibilidade ou para algum "esperto" na rua o tirar?? :mad2: :mad2: :mad2:.
Isto do selo não faz sentido nenhum, então ter que o afixar....:grrr: :grrr::grrr:


Cola na Marquise

Autor:  Hans Freitass [ quarta out 25, 2006 2:55 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Esses selos teriam uma utlidade melhor se fossem um pouco maiores e feitos num papel mais macio ...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Assim como são só servem para empobrecer e irrritar o pessoal !:mad2: :mad2:
Hans / João

Autor:  aferraz [ quarta out 25, 2006 5:09 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Hans Freitass Escreveu:
Esses selos teriam uma utlidade melhor se fossem um pouco maiores e feitos num papel mais macio ...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Assim como são só servem para empobrecer e irrritar o pessoal !:mad2: :mad2:
Hans / João



:lol: :lol: :lol:

Página 1 de 2 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/