Data/Hora: domingo abr 28, 2024 11:35 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Condução Off Road
MensagemEnviado: sábado out 14, 2006 10:37 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
No seguimento desta nossa experiência Off Road de hoje, em que encontrámos algumas dificuladaes, nomeadamente em areia profunda e solta, gostaria de aqui solicitar a quem efectivamente saiba e tenha experência na condução de motos em circunstâncias destas, que aqui desse uma "aula" sobre este tema.

Na areia muitas vezes a moto parece incontrolável, principalmente naquele tipo de situação em que a areia faz valas continuas no sentido do seguimento da estrada, e em que a roda da frente circula numa dessas valas e a de trás noutra vala ao lado.

De referir que usámos pneus KTC 80, e que o Toze até retirou ar aos mesmos (foi por isso que caiu mais vezes):lol: :lol: :lol:

Vêm-me á cabeça algumas perguntas pertinentes:

  1. Qual a velocidade engrenada ideal para circular em continuo num piso destes?
  2. Qual a velocidade ideal?
  3. Qual a postura do condutor sobre a moto?
  4. Aceleração forte a moto sai lateralmente e geralmente descontrola-se, acelerações lentas vai-se abaixo. Como fazer?
Estas e tantas outras questões que quem sabe destas coisas pode explicar, é o favor que aqui solicitamos.

Vá lá Luis Caetano, abalança-te lá a ser Professor durante uns minutos:bigsmile:

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 14, 2006 11:22 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Boas perguntas Luís !:idea:
Como sabes não sou eu que te posso ajudar pois ainda nem sequer me baptizei mas certamente vai aparecer quem possa dar umas dicas !
Tomarei nota delas avidamente...
João (Hans)


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 15, 2006 2:11 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
luisvic Escreveu:
Vá lá Luis Caetano, abalança-te lá a ser Professor durante uns minutos:bigsmile:


Devo ter dado uma ideia errada de mim:lol: :lol: :lol:
Posso já dizer que não sou a pessoa mais indicada para o fazer, visto a minha experiência não ser muita nesse tipo de pisos.

Para um melhor esclarecimento, este é o site ideal, www.nomads.lusolabs.com, sendo este o tópico mais que pertinente, recomendo uma olhada: http://www.lusolabs.com/nomads/viewtopic.php?t=1165

No entanto, a minha (reduzida) experiência pessoal em areia, diz-me algumas coisas.
Para começar, a GS não é de todo a moto mais fácil para este tipo de pisos, devido ao seu excessivo peso, por este ser bastante à frente e a roda da frente ser apenas 19".

Em relação às perguntas:

1- Nunca inferior à 2ª! Mesmo para arrancar. Dizem os expert's que a 3ª e 4ª são as melhores para circular, eu não me arrisco a tanto, inclusivé cá no Norte os estradões de areia são demasisado estreitos!

2- Que eu saiba, não há!:notrust: Eu gosto de andar relativamente devagar, pois não gosto de ter muitas surpresas...:embaraço:

3- Sempre em pé! Quando não dá, sentado o mais possivel atrás! O importante é a frente ficar mais leve, para ganhar direcionabilidade e a traseira ganhar tracção.
Importante também a moto ir solta, nós sugerimos o caminho, ela escolhe...:lingua:

4- A rotação que eu uso são os médios regimes, para poder desacelerar a qualquer momento e não ir abaixo, e poder acelerar para ganhar equilibrio.

NOTA: Estas são as MINHAS noções de condução em areia praticadas numa 1150GS Adv! Haverá muita gente que tem outro tipo de motos e estilos de condução, portanto não se aplicarão a todos!

Luís, não sei para onde foram andar, mas eu quando andei aí para baixo, foi da zona de Sines até à Comporta e, acredita que, senão tirasse ar aos pneus, nem em plano conseguia andar! A moto simplesmente enterrava-se!:wacko:
Não entendo como conseguiste andar com os pneus cheios...

Em geral, a condução em areia tem muito que se lhe diga, por isso, é essencialmente com a prática que se melhora alguma coisa! Não se pode andar com medo de cair, deve-se andar solto e quando há perda de equilíbrio, uma "gazada" às vezes faz milagres.
Na sus+ensão eu gosto de a usar mole, para que a moto baixe atrás e o centro de gravidade recue! É essencial uma frente leve, daí a prestaçao do motor ter uma parte importante no equilíbrio da máquina.

Já agora, mais em tom de curiosidade, não sei se têm alguma noção do peso REAL de uma GS?
A minha 1150 Adv, com 3 malas de alumínio vazias e depósito cheio (30l), pesa 305kg sem condutor!!!:surpresa: :surpresa: :surpresa:

Espero não ter confundido mais!;)

Bons treinos!

P.S. Como podem ver pela foto, o mais normal nesta moto é mesmo ficarmos enterrados!:lol:


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 15, 2006 10:37 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
:bigsmile: Obrigado Luis.

Cada um sabe o que sabe, mesmo que parcialmente seja em teoria, e certamente sabes mais disto que nós todos juntos.:idea:

Era isto mesmo que eu pretendia, e muita gente aqui vai ávidamente ler e reter estes conhecimentos que mais tarde ou mais cedo vão ser úteis.

:lol: :lol: :lol: Realmente eu não sei bem como é que consegui fazer aqueles km em areia. Suspensão a 2 traços do máximo, pneus com pressão normal, sentadinho o mais à frente possivel para, pensava eu, equilibrar melhor a moto.

Os caminhos da Lagoa de Albufeira são do mesmo tipo dos da Comporta, embora a areia não seja táo profunda. Mas dá para manter as motos em pé mesmo sem descanso:bigsmile:

Ficamos a dever-te um copo.:bigsmile:


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 15, 2006 3:14 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Mensagens: 2465
Localização: No deserto....
Lição estudada, vamos nessa dos copos que eu tb alinho......

Abraço,
RogerShark

_________________
[color=#000000]RogerShark[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 15, 2006 9:15 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Mais uma lição a aprender..........


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 16, 2006 10:44 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm
Mensagens: 823
Localização: Portimão
Quando penso em areia, vêm me esta imagem á cabeça:

[ATTACH]1172[/ATTACH]

:bigsmile::bigsmile:
...e a aventura continua!!


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 16, 2006 10:44 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
luisvic Escreveu:
No seguimento desta nossa experiência Off Road de hoje, em que encontrámos algumas dificuladaes, nomeadamente em areia profunda e solta, gostaria de aqui solicitar a quem efectivamente saiba e tenha experência na condução de motos em circunstâncias destas, que aqui desse uma "aula" sobre este tema.

Na areia muitas vezes a moto parece incontrolável, principalmente naquele tipo de situação em que a areia faz valas continuas no sentido do seguimento da estrada, e em que a roda da frente circula numa dessas valas e a de trás noutra vala ao lado.

De referir que usámos pneus KTC 80, e que o Toze até retirou ar aos mesmos (foi por isso que caiu mais vezes):lol: :lol: :lol:

Vêm-me á cabeça algumas perguntas pertinentes:

  1. Qual a velocidade engrenada ideal para circular em continuo num piso destes?
  2. Qual a velocidade ideal?
  3. Qual a postura do condutor sobre a moto?
  4. Aceleração forte a moto sai lateralmente e geralmente descontrola-se, acelerações lentas vai-se abaixo. Como fazer?
Estas e tantas outras questões que quem sabe destas coisas pode explicar, é o favor que aqui solicitamos.

Vá lá Luis Caetano, abalança-te lá a ser Professor durante uns minutos:bigsmile:



Eu só posso ensinar a cair na areia!!!:lol: :lol:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 16, 2006 1:43 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça jun 06, 2006 6:06 pm
Mensagens: 739
Localização: Oeste
Lisinha Escreveu:
Quando penso em areia, vêm me esta imagem á cabeça:

[ATTACH]1172[/ATTACH]

:bigsmile::bigsmile:
...e a aventura continua!!



Lisinha,
Sem perceber nada do assunto (ainda)... com esses pneus... devem parecer slick's em piso molhado:lol: :lol: :lol:

_________________
Rui Barbosa
BMW R1200GS Adventure
Kawasaki KLX250
Oeste


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 16, 2006 4:50 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Com esse entusiasmo todo ainda acabas assim................:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 17, 2006 12:16 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Lisinha Escreveu:
Quando penso em areia, vêm me esta imagem á cabeça:

[ATTACH]1172[/ATTACH]

:bigsmile::bigsmile:
...e a aventura continua!!


Hehehe...

Não há nada como treino!:lingua: O mal é que na areia, por mais que se treine, há-de haver sempre quedas...:lol:


Luís, entao o mais dificil tá feito, agora é tudo mais fácil!:lol:

Na minha opinião, os caminhos mais dificeis são os de terra com areia por cima, que me parece que foi o que voces fizeram.

Não há nada como umas tardes na Comporta, isso vai logo ao sitio.
Tem lá aqueles oleodutos muito largos, dão para testar e desenvolver muita coisa.

Eu gostei daquilo quando lá passei e vi que tinha pano para mangas! É preciso é ir preparado para suar e não ir sozinho, porque chega-se a uma altura em que já não há forças para levantarmos a moto sozinhos...:wacko: :lol:

Parabéns pela vontade;)
Bons treinos!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: condução off road
MensagemEnviado: terça out 17, 2006 12:20 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
:embaraço:

Este texto foi retirado do site:



http://www.nomadstrail.net/praticatt.php


Iniciação à Prática Trail



[align=left]Procurarêmos aqui emitir algumas dicas ao iniciante trail, baseado em nossas experiências, de modo a contribuirmos para a sua prática evolutiva mais rápida e promissora. Esta é uma secção que estará sempre em actualização, para isso contamos com as sugestões de todos os Nomad's
Bons trilhos e divirtam-se!

A moto:

-Use apenas moto do tipo trail;

-Retire todos os acessórios dispensáveis para a utilização TT, tais como: top-case, malas rigidas etcÉ-Utilize pneus do tipo trail (mistos), em terrenos moles substitua-os por por pneus cardados. Calibre-os com 15 libras em tempo seco ou 12 libras em tempo molhado;-Efectue uma revisão pormenorizada antes e no fim de cada passeio trail, tais como: lavagem da moto, limpeza do filtro de ar, ajuste da corrente, verificação e manutenção: dos cabos, do óleo do motor, da transmissão (pinhão, coroa, corrente), do estado e condições do motor, da bateria, do sistema de refrigeração líquida (se houver), dos pneus, das suspensões, do farol, etc. Atenção : Se sua moto não tiver os items básicos acima descritos nas melhores condições, evite praticar trail. Ela terá grandes possibilidades de sofrer uma pane na pista. Desse modo, não será você apenas o prejudicado. O restante grupo, por ser normalmente solidário, tentará ajudá-lo, demandando tempo e energia e comprometendo o adorável desporto de todos nós.-Caso queira levar a coisa mais á seria substitua o pinhão e/ou cremalheira, obtendo uma relação de transmissão de potência mais apropriada (maior torque em baixas rotações);


Equipamentos de Protecção:


-Se a sua situação económica não permitir a aquisição de todos os equipamentos de uma só vez, então, dê prioridade aos equipamentos mínimos, indispensáveis e obrigatórios : capacete, casaco, joelheiras, cotoveleiras, cinta abdominal, impermeável e luvas. Posteriormente, adquira calças, colete, capacete e camisola específicas para trail, colete de TT, óculos protectores e botas. -Adquira também uma mochila para carregar cantil de água, kit de ferramentas, kit primeiros socorros, kit anti-furo, peças de reposição (parafusos, porcas, arruelas, emenda de corrente, borrachas, arame fino, cintas plásticas etc). Atenção : A sua saúde e condição física é muito mais importante e relevante do que qualquer outro bem. Por isso, de preferência aos equipamentos de boa qualidade.-Nos passeios em que seja necessário dormir convém ir prevenido com material de campismo de boa qualidade, alimentação e água-Adquira uns alforges para tranporte do material mais volumoso pois assim o centro de gravidade da moto é mantido o mais baixo possivél.

Condição fisica

-É muito comum as pessoas imaginarem que estar em cima de uma moto não exige qualquer esforço; que toda energia a ser despendida será pela máquina. Tola e ignorante interpretação. A prática do off-road com uma moto (seja cross, enduro ou trail) traduz-se num dos desportos que mais exige esforço físico e preparo técnico e no nosso caso dado o peso elevado de algumas motos essa é uma questão ainda mais relevante. É sem dúvida um dos desportos que incorpora e exije o uso múltiplo e simultâneo de todos os músculos humanos onde, muitas vezes, ocorre a fadiga, tal o nível de exigência e comprometimento;-Sendo assim, é aconselhável a prática quotidiana de exercícios, tanto musculares como aeróbicos, pelo menos, duas ou três vezes por semana;-Não tome bebidas alcóolicas, nem tome estupefacientes antes e durante (e depois) do passeio trail.-Use sempre uma cinta abdominal

A técnica de pilotagem

-Nas subidas, posicione o seu corpo para a frente do banco, evitando que a moto empine;-Nas descidas, posicione o seu corpo para trás do banco, procurando ficar em pé na moto. Agindo assim, o peso de seu corpo implica em rebaixar o centro de gravidade, dando maior equilíbrio ao conjunto piloto-moto;-Evite acelerar ou travar de forma demasiada brusca. Isto pode provocar o descontrole da máquina e implicar em sua queda;[color=#000000]-Nas curvas, desacelere e reduza gradualmente as mudan

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 17, 2006 12:49 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
Tozé, já te tinha dito que trail não é para ti, ainda não estás convencido. Lê 500 vezes o ponto CONDIÇÃO FÍSICA.:bigsmile: :bigsmile:

_________________
Agnelo Ferraz
R1200RT BlackBeauty 2009 :bigsmile:
Ex K1200LT - 1999 :cry:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 17, 2006 12:53 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
aferraz Escreveu:
Tozé, já te tinha dito que trail não é para ti, ainda não estás convencido. Lê 500 vezes o ponto CONDIÇÃO FÍSICA.:bigsmile: :bigsmile:


Já compras-te a GS? não te esqueças de a ofereceres á Helena!!!!

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal