luisvic Escreveu:
Vá lá Luis Caetano, abalança-te lá a ser Professor durante uns minutos:bigsmile:
Devo ter dado uma ideia errada de mim:lol:
Posso já dizer que não sou a pessoa mais indicada para o fazer, visto a minha experiência não ser muita nesse tipo de pisos.
Para um melhor esclarecimento, este é o site ideal,
www.nomads.lusolabs.com, sendo este o tópico mais que pertinente, recomendo uma olhada:
http://www.lusolabs.com/nomads/viewtopic.php?t=1165 No entanto, a minha (reduzida) experiência pessoal em areia, diz-me algumas coisas.
Para começar, a GS não é de todo a moto mais fácil para este tipo de pisos, devido ao seu excessivo peso, por este ser bastante à frente e a roda da frente ser apenas 19".
Em relação às perguntas:
1- Nunca inferior à 2ª! Mesmo para arrancar. Dizem os expert's que a 3ª e 4ª são as melhores para circular, eu não me arrisco a tanto, inclusivé cá no Norte os estradões de areia são demasisado estreitos!
2- Que eu saiba, não há!:notrust: Eu gosto de andar relativamente devagar, pois não gosto de ter muitas surpresas...
3- Sempre em pé! Quando não dá, sentado o mais possivel atrás! O importante é a frente ficar mais leve, para ganhar direcionabilidade e a traseira ganhar tracção.
Importante também a moto ir solta, nós sugerimos o caminho, ela escolhe...
4- A rotação que eu uso são os médios regimes, para poder desacelerar a qualquer momento e não ir abaixo, e poder acelerar para ganhar equilibrio.
NOTA: Estas são as MINHAS noções de condução em areia praticadas numa 1150GS Adv! Haverá muita gente que tem outro tipo de motos e estilos de condução, portanto não se aplicarão a todos!
Luís, não sei para onde foram andar, mas eu quando andei aí para baixo, foi da zona de Sines até à Comporta e, acredita que, senão tirasse ar aos pneus, nem em plano conseguia andar! A moto simplesmente enterrava-se!:wacko:
Não entendo como conseguiste andar com os pneus cheios...
Em geral, a condução em areia tem muito que se lhe diga, por isso, é essencialmente com a prática que se melhora alguma coisa! Não se pode andar com medo de cair, deve-se andar solto e quando há perda de equilíbrio, uma "gazada" às vezes faz milagres.
Na sus+ensão eu gosto de a usar mole, para que a moto baixe atrás e o centro de gravidade recue! É essencial uma frente leve, daí a prestaçao do motor ter uma parte importante no equilíbrio da máquina.
Já agora, mais em tom de curiosidade, não sei se têm alguma noção do peso REAL de uma GS?
A minha 1150 Adv, com 3 malas de alumínio vazias e depósito cheio (30l), pesa 305kg sem condutor!!!:surpresa:
Espero não ter confundido mais!;)
Bons treinos!
P.S. Como podem ver pela foto, o mais normal nesta moto é mesmo ficarmos enterrados!:lol: