Data/Hora: quinta mar 28, 2024 6:23 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça out 04, 2011 3:54 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 04, 2011 3:40 pm
Mensagens: 69
Localização: Vila Franca de Xira
Caros Beemers

Já algum tempo que andava com ideia de colocar aqui um tópico a debater este tema e saber das vossas opiniões / experiências.

É um facto que a BMW motorrad sempre foi uma marca, que há umas décadas atrás, gozava de uma fama de fiabilidade, que lhe atribuia prestígio e exclusividade. Modelos míticos como as K75, K100, K1, R1100RS, R80GS, e muitas outras, eram consideradas sinónimos de robustez e fiabilidade.

O facto é que hoje em dia, é notório que a marca perdeu muito desta boa "fama"... É certo que qualquer tipo de máquina é susceptível de ter anomalias, mas julgo, e pelo que me apercebo de motociclistas detentores de modelos de outras marcas, e mesmo de proprietários de máquinas da marca germânica, que a BMW já é vista com alguma desconfiança, no que concerne a este assunto.

É notório que as outras marcas concorrentes, especialmente as japonesas, evoluiram enormemente neste sentido. Rumores que se ouviam sobre os problemas crónicos que certas máquinas japonesas ou até italianas tinham ou davam, atenuaram-se.... e pelo contrário, é com receio que vejo alguns detentores de BMW's com razões de queixa relativamente à marca.
Basta navegar por alguns foruns internacionais, ou trocar algumas palavras com outros beemers...

Falo por experiência própria, em relação, por exemplo á serie F800, em que é raro não haver um proprietário que não tenha tido que solucionar as lacunas que esta serie trouxe (e ainda traz) de origem, como as típicas babadelas de óleo (a minha por exemplo, já teve de mudar 2 vezes a junta da tampa das válvulas), ou o sensor da caixa de velocidades, ou ainda o tubo de respiração do depósito de gasolina!
Ainda no domingo passado, estive com um companheiro que aos 20.000 Kms, teve de mudar a caixa de velocidades da sua K1200R. Tenho um grande amigo que também já teve problemas chatos com a sua R850R (babadelas, problemas eléctricos, etc.). Outro camarada de 2 rodas, que conheci noutro forum e com quem tenho trocado impressões, não fala muito bem da sua R1200GS, por várias motivos que o levou a visitar a oficina umas quantas vezes. Ainda há pouco li aqui no forum um outro camarada que com cerca de 250 Kms (sim, duzentos e cinquenta), a sua F800R teve de regressar à origem, por problemas na cambota.

Estas coisas começam a dar que pensar... Pequenos e grandes problemas (e todos eles dão dores de cabeça)...

Será que a "guerra" entre marcas é tão aguerrida que faz com que os novos modelos não sejam suficientemente "amadurecidos", antes de sairem para os mercados? Será que a sofisticação que uma mota dos dias de hoje contempla, em relação à simplicidade de outrora, as tornam mais vulneráveis a terem vários tipos de anomalias, metendo em causa alguma da sua fiabilidade?

Enfim.... deixo aqui o assunto aberto à discussão!

Abraços

_________________
Imagem


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 04, 2011 11:25 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 19, 2010 1:10 am
Mensagens: 73
Localização: Lisboa
Boa noite Carlos,

Após ler o que escreveste, tenho que concordar com alguns dos pontos que enuncias, nomeadamente quando te referes à "guerra" entre marcas a qual deixa sempre no ar a desconfiança de que para se ser competitivo em termos de preço, algo terá necessariamente que ser diferente.

Qualidade a baixo preço é um conceito em que sinceramente não acredito.

Contudo, desde há muitos anos que tenho BMW e francamente desde a K1200 LT, com a qual fiz cerca de 120.000 Km até à GSA que adquiri à cerca de 2 anos, não tenho rigorosamente nada de que me queixar.

Pode ser que tenha sorte, mas acredito que a BMW não iria sacrificar anos de investimento na marca em pról de querer competir com outras marcas que dificilmente se lhe comparam.

Parece-me igualmente que a BMW escolheu um segmento de mercado para se posicionar, o qual considero ser médio alto, alto e se um dia abdicar dos seus principios de qualidade irá, como já referi perdê-lo.

Os problemas que tem existido, parecem-me normais, uma vez que se tratam de máquinas e como tal estão sujeitas a desgaste e manutenção.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 04, 2011 11:25 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 19, 2010 1:10 am
Mensagens: 73
Localização: Lisboa
Boa noite Carlos,

Após ler o que escreveste, tenho que concordar com alguns dos pontos que enuncias, nomeadamente quando te referes à "guerra" entre marcas a qual deixa sempre no ar a desconfiança de que para se ser competitivo em termos de preço, algo terá necessariamente que ser diferente.

Qualidade a baixo preço é um conceito em que sinceramente não acredito.

Contudo, desde há muitos anos que tenho BMW e francamente desde a K1200 LT, com a qual fiz cerca de 120.000 Km até à GSA que adquiri à cerca de 2 anos, não tenho rigorosamente nada de que me queixar.

Pode ser que tenha sorte, mas acredito que a BMW não iria sacrificar anos de investimento na marca em pról de querer competir com outras marcas que dificilmente se lhe comparam.

Parece-me igualmente que a BMW escolheu um segmento de mercado para se posicionar, o qual considero ser médio alto, alto e se um dia abdicar dos seus principios de qualidade irá, como já referi perdê-lo.

Os problemas que tem existido, parecem-me normais, uma vez que se tratam de máquinas e como tal estão sujeitas a desgaste e manutenção.

Gostava sim de saber o rácio entre os vários modelos que estão no mercado e as que tem dado problemas, aí teriamos uma perspectiva mais correcta, sobre se a BMW tem ou não vindo a baixar a qualidade dos materiais que utiliza, mesmo assim existem tantos parametros de análise que seria dificil chegar a uma conclusão.

Enfim, muito se pode dizer e especular sobre este tema.

Luis Alves


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 12:35 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Este é um tema sensível entre aficionados da marca... Nunca tive uma BMW mas pelo que vou ouvindo e lendo, inclino-me a concordar com o teu último parágrafo. A BMW é uma marca terrivelmente inovadora e aparentemente algumas soluções novas não sofrem os testes exaustivos durante um tempo suficiente para que se garanta estarem livres de problemas.

Vozes dentro da própria marca confirmam alguns problemas de controlo de qualidade, devido ao (cito) "sucesso comercial" dos modelos da marca:
http://www.motorcyclenews.com/MCN/News/newsresults/mcn/2008/september/1-7/sep0108-bmw-admit-quality-problems/

No entanto, não creio que a imagem de fiabilidade tenha sofrido muito. A marca tem a reputação de geralmente não abandonar os clientes durante a garantia e solucionar normalmente os problemas que se relacionam com o controlo de qualidade. E o cliente BMW é geralmente muito fiel ao prestígio da marca!

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 1:44 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
TodayAdventure Escreveu:

Nunca tive uma BMW



Mas gostavas de ter não?! :lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 2:24 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
joao fernandes luis Escreveu:
Mas gostavas de ter não?! :lol:


Podia ter uma, se quisesse. Mas honestamente não me faz falta e teria possivelmente de prescindir de pastel que gosto mais de empregar noutras coisas, incluindo viagens. ;)

Gostei muito de conduzir uma GS, há uns tempos atrás, acho-a uma excelente moto, mas se neste momento me oferecessem uma moto à minha escolha, não optaria por nenhuma BMW. :) Se fosse um Kadafizinho num país cheio de dunas com muito petróleo debaixo, queria uma BMW de estrada e mais uma unstoppable. :lingua:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 3:59 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
TodayAdventure Escreveu:

mas se neste momento me oferecessem uma moto à minha escolha, não optaria por nenhuma BMW


Quer dizer, ofereciam a mota e ainda escolhes, está certo, ó Amigo Zé Paulo "a burro dado não se olha o dente" :lol:

Fazias como eu, oferta? Muito obrigadinho Muito obrigadinho, já agora se encher o depósito melhor ainda :lol: :lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 4:20 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
joao fernandes luis Escreveu:
Quer dizer, ofereciam a mota e ainda escolhes,


Pois, se pudesse escolher, como disse, não seria uma BMW (apesar de ser uma excelente moto). Mas se não pudesse escolher não enjeitaria a oferta, claro. Vendia-a, comprava a tal coisinha mais ao meu jeito e metia uma sabática de 6 meses para fazer adivinha o quê... :lol: ;)

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 4:45 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
TodayAdventure Escreveu:

Vendia-a, comprava a tal coisinha mais ao meu jeito


Isso é que não, então se é dado é para andarmos nela, Qual vender? "Ganda lata" então se eu agora vende-se a mota que me deram já viste o que as pessoas ficavam a pensar a meu respeito? Nã Nã, agora é minha até um de nós morrer :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 5:06 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
joao fernandes luis Escreveu:
Isso é que não, então se é dado é para andarmos nela, Qual vender? "Ganda lata" então se eu agora vende-se a mota que me deram já viste o que as pessoas ficavam a pensar a meu respeito? Nã Nã, agora é minha até um de nós morrer :fixe:


Pois eu só contei o que faria EU. O que pensarias e farias numa situação similar é estritamente contigo e com ou sem GS, és o mesmo rapazote aos meus olhos! :)

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 5:20 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
Bom, é melhor deixarmos por aqui a conversa que estamos a poluir um tópico sobre fiabilidade BMW e não sobre fidelidade BMW :lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 05, 2011 7:07 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
joao fernandes luis Escreveu:
Bom, é melhor deixarmos por aqui a conversa que estamos a poluir um tópico sobre fiabilidade BMW e não sobre fidelidade BMW :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: e ficámos às escuras
MensagemEnviado: quinta out 06, 2011 12:15 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Mensagens: 1463
Localização: Lisboa
Pois é e não é que ficámos sem saber qual a mota que o Zé Paulo escolheria! Desvenda lá o segredo homem.

_________________
R1200GSA LC "Ztona"
Ex:
R1200GS LC 2013; K1200LT 2008; R1200GSAdv 2009; F650GS Twin 2009; Vespa 250 GTV 2010; Honda CBR1000F 1996; Honda CB750 1995; Suzuki GS500 1994; Honda Bali 100 1997; Famel Perfecta-Casal 1976.
[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 06, 2011 12:35 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
antonio lopes Escreveu:
Pois é e não é que ficámos sem saber qual a mota que o Zé Paulo escolheria! Desvenda lá o segredo homem.


Deixa-me adivinhar: Honda? Today(Adventure).
Pois, é por isso que não jogo no 'euromilhões' :smile: :smile:
Fiquem bem e sejam felizes ... com qualquer moto.
Abraço.

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 06, 2011 8:19 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
António: a resposta não é a que imaginas... ;) Depois falamos, que "o celta" não quer ser linchado à porta do Monte Alto, por um bando de Beemers enfurecidos... :lol:

Alby Escreveu:
Deixa-me adivinhar: Honda? Today(Adventure).


Perto, muito perto. :lol:

Alby Escreveu:
Fiquem bem e sejam felizes ... com qualquer moto.


:rob: É isso que andamos a fazer, amigo Alby. :bigsmile:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal