Caros Beemers
Já algum tempo que andava com ideia de colocar aqui um tópico a debater este tema e saber das vossas opiniões / experiências.
É um facto que a BMW motorrad sempre foi uma marca, que há umas décadas atrás, gozava de uma fama de fiabilidade, que lhe atribuia prestígio e exclusividade. Modelos míticos como as K75, K100, K1, R1100RS, R80GS, e muitas outras, eram consideradas sinónimos de robustez e fiabilidade.
O facto é que hoje em dia, é notório que a marca perdeu muito desta boa "fama"... É certo que qualquer tipo de máquina é susceptível de ter anomalias, mas julgo, e pelo que me apercebo de motociclistas detentores de modelos de outras marcas, e mesmo de proprietários de máquinas da marca germânica, que a BMW já é vista com alguma desconfiança, no que concerne a este assunto.
É notório que as outras marcas concorrentes, especialmente as japonesas, evoluiram enormemente neste sentido. Rumores que se ouviam sobre os problemas crónicos que certas máquinas japonesas ou até italianas tinham ou davam, atenuaram-se.... e pelo contrário, é com receio que vejo alguns detentores de BMW's com razões de queixa relativamente à marca.
Basta navegar por alguns foruns internacionais, ou trocar algumas palavras com outros beemers...
Falo por experiência própria, em relação, por exemplo á serie F800, em que é raro não haver um proprietário que não tenha tido que solucionar as lacunas que esta serie trouxe (e ainda traz) de origem, como as típicas babadelas de óleo (a minha por exemplo, já teve de mudar 2 vezes a junta da tampa das válvulas), ou o sensor da caixa de velocidades, ou ainda o tubo de respiração do depósito de gasolina!
Ainda no domingo passado, estive com um companheiro que aos 20.000 Kms, teve de mudar a caixa de velocidades da sua K1200R. Tenho um grande amigo que também já teve problemas chatos com a sua R850R (babadelas, problemas eléctricos, etc.). Outro camarada de 2 rodas, que conheci noutro forum e com quem tenho trocado impressões, não fala muito bem da sua R1200GS, por várias motivos que o levou a visitar a oficina umas quantas vezes. Ainda há pouco li aqui no forum um outro camarada que com cerca de 250 Kms (sim, duzentos e cinquenta), a sua F800R teve de regressar à origem, por problemas na cambota.
Estas coisas começam a dar que pensar... Pequenos e grandes problemas (e todos eles dão dores de cabeça)...
Será que a "guerra" entre marcas é tão aguerrida que faz com que os novos modelos não sejam suficientemente "amadurecidos", antes de sairem para os mercados? Será que a sofisticação que uma mota dos dias de hoje contempla, em relação à simplicidade de outrora, as tornam mais vulneráveis a terem vários tipos de anomalias, metendo em causa alguma da sua fiabilidade?
Enfim.... deixo aqui o assunto aberto à discussão!
Abraços
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