Olá Victor.
Ainda que "melhor" possa ter várias interpretações (uma que eu gosto, é ser um percurso mais "cénico"), depreendo, pelas duas possibilidades que apresentas, que a ideia é chegar a Cangas sem demasiadas distracções e depois passear na zona nos dias seguintes.
O percurso por Verin é mais rápido e mais para despachar quilómetros. A A-52 (autopista das Rias Bajas) é, apesar de tudo, na parte mais a oeste do teu percurso, interessante e com alguns túneis e viadutos, o que é sempre giro!
O percurso por Bragança tem uma zona lenta, entre esta cidade e Puebla de Sanabria, que pode ser vista como uma boa e bonita distracção para quebrar a monotonia das auto-estradas ou como um "atraso" na jornada. São uns 40 kms e é coisa para 45 minutos. A parte portuguesa da estrada segue ao longo de um rio e passa por aldeias (Rabal, França e Portelo). Se gostas de bons enchidos transmontanos há uma excelente fábrica em França a 10 segundos da estrada, que vende ao público e usa métodos artesanais). A parte espanhola é mais sinuosa com algumas curvas apertadas, mas não é um troço longo e tem boas vistas. Há pouco trânsito, normalmente, e o piso é sempre bom. Logo à saída de Bragança, há o camping municipal. Tem um café e mesmo pratos completos; se te/vos apetecer parar é um local muito aprazível - o bar/restaurante está aberto para não-residentes do camping.
Há uma pequena variação ao percurso entre Puebla e León que podes considerar se te apetecer sair um bocadinho da AE. Sai-se na A-52 em Puebla para a nacional que corre paralela, vira-se à esquerda para La Bañeza e daí para o entroncamento com a A-66 / AP-66. É uma estrada com pouco trânsito e excelente piso, boas vistas para o maciço sanabrês e que permite boa velocidade de cruzeiro. Faz-se menos quilómetros do que indo a Benavente mas perde-se tempo a atravessar La Bañeza (terrinha média mas com alguma vida) e Santa Maria del Páramo (povação pequena).
Agora a decisão sobre o que é "melhor" é tua.
Eu faria um percurso algo diferente (mais cénico), mas que envolveria mais horas de viagem.
10 kms a norte de Potes (na estrada principal que segue para a Costa) há um centro interpretativo sobre os Picos da Europa que vale a pena visitar - por entre muitas outras atracções que já deves ter na lista para visitar.
Sobre alojamento não-ciganito (isto é, sem ser camping), há aqui pessoal que te pode ajudar muito mais do que eu. Boa viagem!
Zé Paulo.