É bem verdade, Rui.

Fui sempre sem pensar muito e tive algumas surpresas. Uns Pinguinos que se prezam têm que ter alguns imprevistos. É um dos picantes da coisa.

Em 1997 não havia neve mas apanhei gelo. É o "pior" de tudo, a moto é inguiável....
Em 2006, o regresso no Domingo foi debaixo de neve. Muita gente ficou pelo caminho, pelos hostais à beira da estrada, alguns chamaram o reboque de Bragança, outros tiveram pequenos acidentes, uns plásticos partidos. Fiquei sem bateria na máquina digital, mas o cenário era tão fixe que comprei uma descartável numa
gasolinera em Alcañices, a uns 30 kms da fronteira portuguesa. Eis as fotos de má qualidade (pneuzinhos de estrada na FJR, tá claro):

Em 2007 voltei e foi a minha última vez, num recinto demasiado sobrelotado. Não nevou.
A partir daí, no fim-de-semana pinguinero passei a acampar na serra da estrela com alguns amigos, de moto, à lareira, está claro. Em Janeiro passado, num desses acampamentos, no regresso, um nevão do caraças. A foto seguinte é de quando fiquei bloqueado no alto de Trancoso. Não conseguia fazer 100 metros sem cair. Depois de esperar 3 horas continuei muito devagar até à Serra de Bornes, já era noite e perante uma estrada gelada não tive alternativa senão ficar a dormir numa aldeia. Só na segunda-feira de manhã continuei até casa. Foi a única vez que fiquei retido por causa da neve e já a encontrei várias vezes!

Por isso, pinguineros de 2011, juizinho e preparem-se que este pode ser o vosso cenário!

E o meu na Serra da Estrela...

Zé Paulo.