Data/Hora: sábado jun 21, 2025 11:49 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 81 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 21, 2009 9:40 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Bom, já que o Filipe falou do curso e da minha presença entre o grupo que fez o curso, junto aqui os meus comentários/impressões sobre o fim-de-semana passado, na Herdade do Monte Redondo.

E a primeira coisa que quero dizer, para que melhor possam estimar o valor que as minhas impressões possam ter para o vosso próprio julgamento, é que a minha opinião sobre os promotores do curso é mais do que suspeita, pois tenho a honra de considerar, sem excepção, os cinco "culpados" MotoXplorers (o Carlos Azevedo, o Luís Lourenço, o Carlos Martins, o André Espenica, e o "Galego" - com a gente lhe chama :lol:) como meus amigos. Comecei a conviver com eles há cerca de um ano e meio e fiz alguns passeios todo o terreno, fora do âmbito desta aventura empresarial em que se lançaram. Fui contactando com todos eles de formas diferentes: durante os passeios, durante os jantares, conversando de viagens, trocando vídeos.

A segunda coisa que quero dizer é que estive na Herdade na condição de acompanhante (da Paula) e não como participante no curso. Em vez de me deixarem a "fazer renda" :lol: como possivelmente outros (outras!) acompanhantes, à espera da heroína que estava afincadamente a aprender todos os segredos do todo o terreno, pude acompanhar o grupo durante o fim de semana. Fiz ronha à maior parte dos exercícios e fui tirando umas fotos e filmando algumas passagens - uma actividade de que gosto muito - e tentando dar coragem à Paula nas passagens mais difíceis (coisa que os "profs" fazem visivelmente muito melhor do que eu :lol:)

Finalmente quero dizer que nunca fui nem sou um gajo muito desenrascado a andar nos trilhos. Não estou nada em forma, não sou muito afoito, mas do meu lado acho que tenho o facto de ser um gajo mais ou menos certinho, que não arrisca muito e também não cai muito e praticamente não tenho nenhum do equipamento recomendado :mad2:. Não entendo muito de "técnicas avançadas" e acho que nunca serei muito bom nisto; o meu interesse em andar na terra é ter liberdade para viajar por onde gosto sem grandes limitações, cheirar as flores de perto e ver as paisagens mais bonitas que não se vêem da estrada. O que aprendi devo-o exclusivamente a estes amigos (e alguns outros dos Nomads) com quem fui aprendendo informalmente como se anda de moto e como se apreciam os passeios pela natureza, muito antes de nascerem os cursos MotoXplorers. Sorte tem quem pode agora nestes cursos sistematizar, num fim de semana, uma série de técnicas transmitidas de forma profissional.

Não vos vou descrever cronologicamente o fim de semana, mas cá vai um resumo das impressões que julgo poderão ter interesse a quem encara a possibilidade de ir fazer um curso com a MotoXplorers.

- first things first e um explorador entregue ao curso tem que se alimentar bem: a comida na Herdade é excelente, à base de carnes grelhadas ou refogadas, enchidos, bacalhau com natas, batata no forno, arroz, esparregado com natas, sobremesas, tudo em self service. Ouvi um ralhete da Paula :oh: pela gula com que me entreguei ao que havia na mesa e esta semana estou num processo de "dieta de consciência" :lol:;

- os alojamentos (quartos) são pequenos mas muito práticos (no nosso caso, umas casinhas rústicas no rés-do-chão) e ficam junto do local onde estão as motos;

- há um telheiro com espaço para albergar as motos dos participantes, fazer operações básicas com as motos (como reparar um furo numa roda, etc). No nosso caso deu jeito no sábado, pois choveu copiosamente. A organização providencia todos os meios: ferramentas, ar comprimido e até um lanchinho a meio da tarde para recuperar as forças;

- há espaços comuns nas instalações na Herdade com bar, bilhar, projector de vídeo, entre outros;

- o local é de uma grande beleza e tranquilidade e existe uma bela piscina (ainda pouco acolhedora nesta época mas em breve a coisa vai mudar!) com vistas para este cenário;

[bom, já é mais do que tempo de ir às "coisas sérias", ou seja, ao "trabalho"!] :lol:

- fiquei genuinamente espantado com a variedade de tipos de terreno e situações que nos proporcionam os trilhos em volta do local onde ficamos;

- há de tudo: terreno rolante, lama (cortesia da chuva recente!), regos, ribeiros em terreno plano, rios cavados, pedra, areia, um ribeiro seguido de areia, declives de todas as dificuldades e inclinações, enfim todas as situações pelas quais passei em muitos passeios e muitas mais que nunca tinha encontrado. Julgo também que ainda há mais terrenos preparados para exercícios específicos que não chegamos a visitar por causa das partidas do S. Pedro.

- também fiquei muito supreendido com a extensão dos percursos: são trilhos que nunca mais acabam. No total devenmos ter feito uns 80/90 quilómetros nos dois dias pelos trilhos.

- algumas das configurações do terreno para praticar determinadas técnicas são "naturais", mas muitos dos locais foram transformados - alguns profundamente - para executar técnicas específicas. É fácil perceber (como viram nas fotos do Filipe e vão nas minhas!) o enorme trabalho e cuidado que foi posto na preparação dos palcos para os vários exercícios.

- os tour leaders e formadores são pacientes e amigos durante os exercícios e um fim de semana com eles é muito mais do que uma "injecção" de técnicas TT. Todos partilham um gosto enorme pelas viagens de longo curso e falam delas com propriedade e na primeira pessoa. No gosto genérico pelas grandes viagens, é também curioso ver que têm ramificações nos interesses, que se complementam.

O Carlos Azevedo refere os cursos que todos fizeram; eu, que trabalho numa instituição que concede diplomas (de outro tipo) sou sempre bem céptico em relação à forma como eles "nascem". Claro que eles têm sempre alguma utilidade, por vezes muita quando são mesmo bons, mas neste caso, o que tenho como melhor prova de profissionalismo é a honestidade do percurso destes rapazes. Uma vida a aprender sozinhos, a viajar, a partilhar isso com outros. Agora passaram a uma fase mais profissional, fizeram todos os cursos, observaram, tiraram ideias, e montaram com dedicação e MUITO trabalho uma escola "acessível a todos" cá na nossa terra. Não imagino mais ninguém neste país em quem depositaria a minha confiança a aprender como conduzir uma moto na perspectiva de fazer uma grande viagem, num ambiente amigável e bem divertido, que foi o que vivi este fim de semana.

Mas como disse inicialmente eu sou suspeito porque os conheço. Perguntem a quem for fazer o curso em breve e não os conhece!

Vamos agora a umas fotos (noutro post)!
Zé Paulo.

PS: Se porventura disse alguma bacorada técnica, corrijam-me por favor!

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 21, 2009 10:48 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
TodayAdventure Escreveu:
Bom, já que o Filipe falou do curso e da minha presença entre o grupo que fez o curso, junto aqui os meus comentários/impressões sobre o fim-de-semana passado, na Herdade do Monte Redondo.

E a primeira coisa que quero dizer, para que melhor possam estimar o valor que as minhas impressões possam ter para o vosso próprio julgamento, é que a minha opinião sobre os promotores do curso é mais do que suspeita, pois tenho a honra de considerar, sem excepção, os cinco "culpados" MotoXplorers (o Carlos Azevedo, o Luís Lourenço, o Carlos Martins, o André Espenica, e o "Galego" - com a gente lhe chama :lol:) como meus amigos. Comecei a conviver com eles há cerca de um ano e meio e fiz alguns passeios todo o terreno, fora do âmbito desta aventura empresarial em que se lançaram. Fui contactando com todos eles de formas diferentes: durante os passeios, durante os jantares, conversando de viagens, trocando vídeos.

A segunda coisa que quero dizer é que estive na Herdade na condição de acompanhante (da Paula) e não como participante no curso. Em vez de me deixarem a "fazer renda" :lol: como possivelmente outros (outras!) acompanhantes, à espera da heroína que estava afincadamente a aprender todos os segredos do todo o terreno, pude acompanhar o grupo durante o fim de semana. Fiz ronha à maior parte dos exercícios e fui tirando umas fotos e filmando algumas passagens - uma actividade de que gosto muito - e tentando dar coragem à Paula nas passagens mais difíceis (coisa que os "profs" fazem visivelmente muito melhor do que eu :lol:)

Finalmente quero dizer que nunca fui nem sou um gajo muito desenrascado a andar nos trilhos. Não estou nada em forma, não sou muito afoito, mas do meu lado acho que tenho o facto de ser um gajo mais ou menos certinho, que não arrisca muito e também não cai muito e praticamente não tenho nenhum do equipamento recomendado :mad2:. Não entendo muito de "técnicas avançadas" e acho que nunca serei muito bom nisto]first things first[/I] e um explorador entregue ao curso tem que se alimentar bem: a comida na Herdade é excelente, à base de carnes grelhadas ou refogadas, enchidos, bacalhau com natas, batata no forno, arroz, esparregado com natas, sobremesas, tudo em self service. Ouvi um ralhete da Paula :oh: pela gula com que me entreguei ao que havia na mesa e esta semana estou num processo de "dieta de consciência" :lol:;

- os alojamentos (quartos) são pequenos mas muito práticos (no nosso caso, umas casinhas rústicas no rés-do-chão) e ficam junto do local onde estão as motos;

- há um telheiro com espaço para albergar as motos dos participantes, fazer operações básicas com as motos (como reparar um furo numa roda, etc). No nosso caso deu jeito no sábado, pois choveu copiosamente. A organização providencia todos os meios: ferramentas, ar comprimido e até um lanchinho a meio da tarde para recuperar as forças;

- há espaços comuns nas instalações na Herdade com bar, bilhar, projector de vídeo, entre outros;

- o local é de uma grande beleza e tranquilidade e existe uma bela piscina (ainda pouco acolhedora nesta época mas em breve a coisa vai mudar!) com vistas para este cenário;

[bom, já é mais do que tempo de ir às "coisas sérias", ou seja, ao "trabalho"!] :lol:

- fiquei genuinamente espantado com a variedade de tipos de terreno e situações que nos proporcionam os trilhos em volta do local onde ficamos;

- há de tudo: terreno rolante, lama (cortesia da chuva recente!), regos, ribeiros em terreno plano, rios cavados, pedra, areia, um ribeiro seguido de areia, declives de todas as dificuldades e inclinações, enfim todas as situações pelas quais passei em muitos passeios e muitas mais que nunca tinha encontrado. Julgo também que ainda há mais terrenos preparados para exercícios específicos que não chegamos a visitar por causa das partidas do S. Pedro.

- também fiquei muito supreendido com a extensão dos percursos: são trilhos que nunca mais acabam. No total devenmos ter feito uns 80/90 quilómetros nos dois dias pelos trilhos.

- algumas das configurações do terreno para praticar determinadas técnicas são "naturais", mas muitos dos locais foram transformados - alguns profundamente - para executar técnicas específicas. É fácil perceber (como viram nas fotos do Filipe e vão nas minhas!) o enorme trabalho e cuidado que foi posto na preparação dos palcos para os vários exercícios.

- os tour leaders e formadores são pacientes e amigos durante os exercícios e um fim de semana com eles é muito mais do que uma "injecção" de técnicas TT. Todos partilham um gosto enorme pelas viagens de longo curso e falam delas com propriedade e na primeira pessoa. No gosto genérico pelas grandes viagens, é também curioso ver que têm ramificações nos interesses, que se complementam.

O Carlos Azevedo refere os cursos que todos fizeram; eu, que trabalho numa instituição que concede diplomas (de outro tipo) sou sempre bem céptico em relação à forma como eles "nascem". Claro que eles têm sempre alguma utilidade, por vezes muita quando são mesmo bons, mas neste caso, o que tenho como melhor prova de profissionalismo é a honestidade do percurso destes rapazes. Uma vida a aprender sozinhos, a viajar, a partilhar isso com outros. Agora passaram a uma fase mais profissional, fizeram todos os cursos, observaram, tiraram ideias, e montaram com dedicação e MUITO trabalho uma escola "acessível a todos" cá na nossa terra. Não imagino mais ninguém neste país em quem depositaria a minha confiança a aprender como conduzir uma moto na perspectiva de fazer uma grande viagem, num ambiente amigável e bem divertido, que foi o que vivi este fim de semana.

Mas como disse inicialmente eu sou suspeito porque os conheço. Perguntem a quem for fazer o curso em breve e não os conhece!

Vamos agora a umas fotos (noutro post)!
Zé Paulo.

PS: Se porventura disse alguma bacorada técnica, corrijam-me por favor!

Tás corrigido!!!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 21, 2009 11:00 pm 
Desligado
Experiente

FOTOS

Um curso de água "cavado" com margens em terra fofa

Imagem

Um ribeiro com areia numa das margens

Imagem

Exercícios de controlo da moto

Imagem

Imagem

Treinando as subidas em areia!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Treino das travagens à roda traseira e dianteira

Imagem

Imagem

Lembram-se do ribeiro com areia numa das margens? Quem vem lá a atravessar? :bigsmile:

Imagem

----
Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 21, 2009 11:02 pm 
Desligado
Experiente

Antonio José Costa Escreveu:
Tás corrigido!!!

É pá, não se aproveita nada? :lingua: -- ZP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 12:45 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda out 20, 2008 2:32 pm
Não foi fácil encontrar "material" sobre o primeiro curso dos Motoxplorers.
Mesmo assim gostei de ler as reacções! Muito interessante.
A coisa promete, a julgar pelas inscrições.

Provavelmente davam jeito umas aulinhas para a ida ao Alentejo Florido.:idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 9:45 am 
Desligado
Guru CKLT

TodayAdventure Escreveu:
É pá, não se aproveita nada? :lingua: -- ZP.

Aproveita-se tudo, amigo!!obrigado por partilhares os teus textos e fotos :fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 10:27 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
TodayAdventure Escreveu:

Treinando as subidas em areia!

Imagem

----
Zé Paulo.

Pois uns treinam as subidas outros os encostos...:lol::lol:
O da direita, o de fato BMW, então é o pior deles todos...:lingua:

Excelente relato...

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 12:28 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: terça out 24, 2006 10:49 pm
como esses dois passavam a vida no chão, foi para se irem habituando...:lol:

Filipe Eli@s

[/SIZE]
GS800[color=DimGray]X[font=Comic Sans MS]WhiteWolf:fixe:
Vectrix White:idea:
[/color]
[/font]
e-max 110s [font=Lucida Console][color=White]white
:noworry:
Biomega Copenhagen[/color]
[/font] Aluminium :rolleyes2:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 3:25 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça mar 17, 2009 6:16 pm
Obrigado pelos vossos comentários e incentivo :smile: o nosso objectivo é continuar a afinar técnicas e métodos de formação para cada vez mais ter um curso ao nível do que melhor se faz lá fora.

Para isso contamos com os vossos comentários, criticas e sugestões.

O almoço de sábado está a ser "melhorado" em vez da picanha na brasa e daqueles lombinhos tenros vamos optar por um menu mais light :lingua:

[url]www.motoxplorers.com[/url]
http://www.ateaofimdomundo.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 3:38 pm 
Desligado
Guru CKLT

Carlos Azevedo Escreveu:
Obrigado pelos vossos comentários e incentivo :smile:

O almoço de sábado está a ser "melhorado" em vez da picanha na brasa e daqueles lombinhos tenros vamos optar por um menu mais light :lingua:

Calma lá para melhorar o menu não é preciso retirar nada, basta só acrescentares o menu mais light, , tás xoné :embaraço: ou quê???entro já em greve!!!!estraguem tudo menos as refeições!!!:lol: :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 3:40 pm 
Desligado
Guru CKLT

Imagem

Quero ver se quando for a minha vez de andar por lá aos tombos, anda alguem atrás de mim para me apanhar no ar, quero quero............

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 3:59 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Imagem

...anda alguem atrás de mim para me apanhar no ar, quero quero............

não sei porque dizes isso??? não vejo aki ninguém a apanhar ninguém! :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 8:47 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Imagem

Quero ver se quando for a minha vez de andar por lá aos tombos, anda alguem atrás de mim para me apanhar no ar, quero quero............

Se eu consigo fazer isto ... vocês têm obrigação de passar o rio em CAVALINHO !!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 8:52 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Tózé no último WTC não ficas-te deitado no meio do rio com a tua menina :lol: :lol: :lol:

Vai ser lindo vai:blink: eu vou de fato de mergulho:lingua:

[color=#000000]RogerShark[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 22, 2009 9:30 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Carlos Azevedo Escreveu:

xiiii... estás com espirito suicida :fixe:

Compreendo perfeitamente a tua preocupação mas aceita um conselho de Amiga ... faz isso DEPOIS do curso para o CKLT :lol: :lol: :lol:

..

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 81 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal