Data/Hora: domingo jun 22, 2025 7:32 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 99 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 1:28 am 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
ZP és um tipo cheio de sorte. V~e lá do que te livraste se tinhas ido para Norte...

Mau tempo na Europa Central já fez sete mortos

:lol:

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 7:24 am 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 2:23 pm
Grande aventura aí pelos desertos...:bigsmile:
Considera isso uma preparação para o aniversário CKLT... esperamos cá por ti.:lingua: :lingua: :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 1:51 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Zé Paulo,

Tenho acompanhado as tuas crónicas "escaldantes" com toda a atenção e interesse e é sempre interessante saber o dia- a -dia de um viajante solitário e corajoso.
Encarar dessa forma uma aventura dessa dimensão, só mesmo com uma valente dose de "maluquice" e valentia, mestria e destresa na forma de encarar cada dificuldade.
Auguro-te um final excelente cheio de novidades, relatos muito interessantes e um trabalho audio/video de grande qualidade a apresentar á comunidade.

Grande coragem :fixe: !

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 8:57 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Pedro GOrdo Escreveu:
Zé Paulo,

Falei com a tua mãe, que disse para voltares para casa imediatamente. Já chega destas bricadeiras com areia... :wacko:

Ah, ela também pediu para te lembrar de colocar sempre o chapéu, quando estiveres ao sol, para não apanhares nenhuma insolação!

Mas entretanto coloca lá mais umas fotos...

Segui os conselhos da mama 'a risca e nao me esqueci do chapelinho, claro. Tambem lhe obedeci, como sempre fiz, e ja' estou a voltar para casa, so' que devagarinho. Ja' lhe disse que vai ter que ter paciencia que demoro um bocadinho, mas que va' aquecendo o leite para quando chegar... :lingua:

Pedro Guimarães Escreveu:
Tenho acompanhado com atenção esta magnifica aventura e tem sido um relato fantástico sob condições muito dificeis e ainda por cima sózinho. Espero que continue a correr tudo pelo melhor e atenção às comidas pois é muto fácil se apanharem diarreias por aí o que agrava bastante a desidratação. Continuação de boa viagem.

Pedro,
Venho, como sempre que ando por estas bandas, preparado com o Imodium, mas, acredites ou nao, os meus intestinos tem andado totalmente normais, apesar de ter bebido e comido de tudo, agua dos pocos nos palmeirais, nos oasis e em restaurantes manhosos. Estou muito surpreendido com a qualidade da agua por aqui. A agua engarrafada e', na maioria das marcas, de optimo paladar, muito melhor do que em Marrocos. E agua canalizada da rede publica e' tratada e sujeita a analises em todo o lado. Tambem aqui, melhor do que em Marrocos.
Este e' um pais paradoxal. Em algumas coisas 'a frente de Marrocos, noutras parece que ha' aqui uma rolha qualquer... A desenvolver mais tarde.

Ricardo Vilas Boas Escreveu:
Que tempos difíceis estes que tens passado!!

Rica,
Se te referes ao calor, o unico dia verdadeiramente dificil ja' passou ha' muito. Estou agora no vale do M'Zab, mais conhecido por Ghardaia, com 38/40 graus, um veraozito alentejano. :lol: As viagens de ontem e de hoje pareceram uma Primavera comparado com os oasis a sul do grande Erg. O unico dia dificil deveu-se a uma conjugacao de factores que depois vos explicarei melhor. Nao estragou, claro, em nada esta minha pequena aventura]ZP és um tipo cheio de sorte. V~e lá do que te livraste se tinhas ido para Norte...

Mau tempo na Europa Central já fez sete mortos

:lol:[/quote]

Boa forma de ver a coisa. :smile: Nao se olha para tras. Vive-se cada dia com o pratinho que a natureza nos resolve oferecer.

Rosa Dias Escreveu:
Grande aventura aí pelos desertos...:bigsmile:
Considera isso uma preparação para o aniversário CKLT... esperamos cá por ti.:lingua: :lingua: :lingua:

O que, 57° para Idanha-a-Nova? :lol: Antes que "ameaces" ]Zé Paulo,

Tenho acompanhado as tuas crónicas "escaldantes" com toda a atenção e interesse e é sempre interessante saber o dia- a -dia de um viajante solitário e corajoso.
Encarar dessa forma uma aventura dessa dimensão, só mesmo com uma valente dose de "maluquice" e valentia, mestria e destresa na forma de encarar cada dificuldade.
Auguro-te um final excelente cheio de novidades, relatos muito interessantes e um trabalho audio/video de grande qualidade a apresentar á comunidade.

Grande coragem :fixe: ![/quote]

Obrigado, Edgar. :smile: Ja' o disse varias vezes, nao se trata de coragem, mas de uma grande curiosidade, acompanhada do facto de ter uma janela muito limitada para viajar (Agosto). Na pratica e no terreno, tirando alguma preparacao que desta vez teve que haver - em virtude das particularidades do pais - a viagem nao teve qualquer dificuldade, tirando aquele dia de calor extremo - que mesmo assim eu teria conseguido evitar se nao fosse estar atado de pes e maos com as escoltas.

Ze' Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 11:07 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Tu és um " must ".
Estás lá longe e mesmo assim tens tempo para pôr a conversa em dia.
És o verdadeiro "Guru" deste forum.

Rica

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 11:25 pm 
Desligado
Experiente

Estou no Vale de M'Zab, mais conhecido por Ghardaia, uma zona com algum interesse historico e etnologico, que vou andar a passear por um ou dois dias. Ghardaia e' considerada a porta do deserto do centro do pais, da mesma maneira que Ain Sefra e' a porta oeste. Esta' um veraozinho alentejano, com 38 / 40° de maxima. Imagem As viagens dos ultimos dois dias parecem Primaveras comparadas com a semana passada. Acho que os grandes calores ja' terminaram. Tenho andado sozinho sem escoltas desde Timimoun, o que e' fixe. Sou dono do meu tempo e chego cedo aos destinos. O calor aqui leva-se muito facilmente. Nao se ve um unico turista nas redondezas. Ghardaia e' bem diferente dos oasis a sul do grande erg. Nestes oasis remotos a vida e' dificil, as pessoas mais abertas e autenticas, ha' menos de tudo, de alojamento "decente", comida e tudo e' compensado com maior calor humano.

Isto esta' muito mau para fotos, lamento. Nunca mais voltei a ter WiFi e estes computadores ainda sao da era da diskette, sem portas USB. Terao que ficar para mais tarde, para o relato. Para ja' ficam estas notas mal amanhadas neste cybers publicos caoticos, mas com a vantagem de serem espontaneas, em cima do acontecimento.

Ainda sobre a agua... Em Igli, na franja do grande erg ocidental, passa um grande lencol freatico e a agua encontra-se a muito pouca profundidade, geralmente. E' muito pura. O meu amigo berbere Mostafa levou-me aos seus pocos, muito pouco profundos (5-8 metros) e mostrou-me os peixes que por ali andavam. Fiquei a saber que os tem por ali com funcoes bacteriologicas. Limpam a agua de baterias. Excelente, nao? Bebi e pareceu-me muito leve. Embora eles tenham muita agua nos oasis, nos ultimos anos tem tido necessidade de a procurar mais fundo. Outro problema que enfrentam e' o aumento do teor de salinidade, devido 'a seca, o que prejudica as culturas.

Gastronomia: esta' a melhorar. Mais variedade e finalmente um pouco de cozinha tradicional argelina. Ontem um bom couscous argelino (diferente do Marroquino e de outros!) e uma deliciosa sopa chamada chorba ( http://fr.wikipedia.org/wiki/Chorba ). Ha' ingredientes, como o coentro, que os alentejanos bem conhecem. E sabem quem andou pelo alentejo ha' "uns tempos", nao sabem? Imagem Espero conseguir provar outras coisas daqui.

Como fico por aqui um dia ou dois espero dar mais noticias em breve e tentar encontrar uma forma de por mais umas fotozitas...

Ze Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 11:31 pm 
Desligado
Experiente

Ricardo Vilas Boas Escreveu:
Tu és um " must ".
Estás lá longe e mesmo assim tens tempo para pôr a conversa em dia.
És o verdadeiro "Guru" deste forum.

Se viajasse em grupo estava entretido com o grupo. Sozinho, venho falar convosco. :smile: Ja agora, sem cerveja, vinho e sem bares, a vida nocturna das povoacoes por onde tenho andado e' nula! Quando as lojas fecham, depois do jantar, nao ha' ninguem nas ruas. Em contrapartida, comeca cedo de manha.

Rica, tu acreditas que ontem em El Golea vi no hotel a chegada dos ciclistas da volta a Portugal 'a Senhora da Graca?? :lol::lol:

Ze Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 09, 2010 11:49 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Magnifica Chorba !

Ás 23.46 h. já marchava :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: !

Z.P. podemos trocar a sopita por uma imperial !!?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 10, 2010 9:17 am 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 2:23 pm
[quote="TodayAdventure"]

O que, 57° para Idanha-a-Nova? :lol: Antes que "ameaces" ]

Sim... convêm dormires tudo aí, porque em Idanha não vais ter muita oportunidade...:bigsmile: :bigsmile:
Quanto a vires connosco para baixo, realmente... és fraquito, muito fraquito!!!!:lingua: :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 10, 2010 4:43 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Hoje apanhei 42° e...lembrei-me de ti Zé!

Que fresquinho....:lol: :lol: :lol: :wacko: :wacko: :wacko:

Continuação de boa viagem.

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 10, 2010 10:16 pm 
Desligado
Experiente

Como de conversa o povo nao se alimenta... ;)

'A esquerda, centenas de kms desta paisagem.
Imagem

Heure de la priere...
Imagem

Chegada ao vale de M'Zab. Aqui habita um povo chamado os Mozabites, uma seita dissidente do Islao, perseguida durante muito tempo, que aqui se refugiou e procura preservar as suas tradicoes.
Imagem

Ghardaia, a principal das cidades do vale do M'Zab.
Imagem

Uma mulher vestindo o tradicional "haik". Tem apenas um pequeno buraco com um dos olhos destapados. Nao faco praticamente fotografias de pessoas. No Islao mostrar a cara ou parte dela tem uma forte simbologia. As habitantes de Beni Isgen, a mais conservadora das cidades do vale M'Zab, totalmente rodeada por um muro de 2.5 kms, quase todas as mulheres se vestem assim. So' e' permitido o acesso 'a cidade com um guia. Estive la' hoje e e' um mundo 'a parte... O vale foi considerado patrimonio da UNESCO.
Imagem

Outra das cidades, Melika. Reparam na enorme lixeira na encosta? Faz muito parte do mundo das cidades arabes...
Imagem

A ponte sobre o Oued, agora seco. 'A esquerda, Ghardaia.
Imagem

Sozinho no meio do nada...
Imagem

Camelos selvagens, a caminho de El Golea, ou seja irmaos da AT. :) Timimoun-El Golea e' o trajecto dos camelos, de tantos que se avistam. Um bocadinho de um primo destes esteve no meu prato hoje ao almoco. A carne e' excelente, escura, saborosa, mas um pouco seca e tem que ser cortada fina. E tem que ser de camelo pequeno, a carne dos grandes e' demasiado rija. Perdoa-me Allah, por ser um camelofilo. Nota final: comi tao bem neste restaurante (por 400 Dinares - uns 4 euros) que voltei la' ha' pouco ao jantar. Quando fui pagar, sorriu e nao quis (espanto meu...). Explicacao: amanha vamos fechar por um mes para o Ramadao... Na Argelia, o "pais dos terroristas"... (sim, ainda estou vivo... ;) )
Imagem

Acontece...
Imagem

E' este o aspecto do bicho (como se voces nao soubessem)...
Imagem

Aspecto de uma ruela de Timimoun, o oasis do Grande Erg Ocidental.
Imagem

(continua)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 10, 2010 10:16 pm 
Desligado
Experiente

(continuacao)

Amanhecer na sebkha (regiao de lago salgado - hoje seco - entre Timimoun e as dunas do Grande Erg)...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Palmeiral e dunas em Timimoun (a vista do quarto do Hotel). Claro que a isto terao que acrescentar uns 50°zitos... ;)
Imagem

Os italianos com que viajei um dia inteiro (e o guia deles que os levou de Algiers a Tamanrasset - gostei do gajo!). Nesta altura, estavamos parados na faixa de rodagem, acompanhados por um militar armado. O jeep em que ele se encontrava tinha ido atras, socorrer o da cauda, a quem tinha rebentado um pneu.
Imagem

As famosas foggara, sistemas de recolha de agua e irrigacao, os mesmos usados ha' muitos seculos (mas ameacados de extincao). Primeiro a "source d'eau" que se alimenta na camada freatica. Sob as dunas, junto aos palmeirais. Aqui estavam a fazer alguns trabalhos, constantemente necessarios, de desobstrucao e limpeza do local da "source". Ha muitas destas ao longo dos palmeirais.
Imagem

Aqui os pequenos canais de irrigacao que vao ate' 'as hortas, nos palmeirais. Uma parte dos canais sao subterraneos. Ha' outras foggaras nos oasis do Grande Erg Ocidental.
Imagem

Experimentem ver este video, se tiverem curiosidade... ;) http://vimeo.com/8890564

Ze' Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 10, 2010 11:44 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta abr 15, 2010 9:27 pm
Paulo, mais uma muito boa produç~~ao, para n´´os terranos :smile:

Abraço,
ricardoMACEDO

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 11, 2010 12:52 am 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Muito bom. Mesmo com calor não me importava de estar aí contigo. :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 11, 2010 1:28 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Palavras para quê.
Estas fotos dizem tudo, ou quase tudo.
Um abraço.

Rica

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 99 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal