Como sobreviver por aqui no Ramadao...
Se o calor extremo do sul da Argelia foi algo que antecipei (bom, mentalmente, ja' que a coisa vivida a cores e' sempre outra coisa), o Ramadao tem sido a dificuldade-supresa da jornada. Estou sistematicamente sozinho nos hoteis, nestes ultimos dias e nas ruas por volta das 8 da noite. Aos poucos tenho compreendido porque bem na pele (ou melhor no estomago)...
Eis a praia mais IN, mas badalada de Orao e arredores, o Tamariz, Cascais-beach, Esposende, sei la', ao meio-dia de ontem em plena estacao balnear. Chama-se Les Andalouses.
Passados poucos quilometros, uma menos badalada mas nao menos bonita. Olho 'a esquerda...
... e 'a direita...
Os ja' poucos turistas fogem todos daqui durante o mes do Ramadao... Ha' lojas de tudo em todo o lado, das coisas mais impensavel, mas nao ha' um restaurante nem 'restaurante' aberto, uma esplanada onde nos sentarmos durante o dia... Quando chega a noite, ando 'a cata de um sitio para comer... Depois de deambular em Ghazaouet ontem 'a noite, ja' resignado a ir a um supermercado comprar bananas, dei com uma casinha de luz tenue de onde vinha o cheiro de comida. Quando entrei pensei que estava num servico social a pessoas sem-abrigo... O jantar estava optimo... Ja perdi todos os (poucos) modos que tinha 'a mesa.
Durante o dia a solucao e' encontrar um supermercado (facil). O dificil e' a seguir. E' MUITO feio comer em publico. Sinal de desrespeito... Assim, ha' que e ncontrar um local sossegado para comer. No campo a coisa vai, la' arranjamos um local para nos escondermos. Mas na cidade, alimentarmo-nos 'a socapa e' uma arte, sobretudo se nao estivermos perto do hotel.
Aqui vai um magnifico repasto meu diurno, comprado uma hora antes (o tempo de encontrar um esconderijo)...
No saquinho estao azeitonas de tamanho XXL "sauce'es", um molho de marinada de nao sei o que. Salgadas cumo' caracas mas optimas.
Das 5 bananas papo 3 duma assentada. Um acto involuntariamente inteligente

, pois as outras duas (nao o sei nesta altura) vao-me servir de pequeno almoco no dia seguinte. No hotel, de categoria razoavel, de manha: "desole' monsieur, pas de petit dejeuner, c'est le mois de ramadan".
Esta carocha argelina vai decero ser punida por Allah... nao resistiu aos prazeres dos restos mortais da minha banana...
Finalmente, motos. A policia por aqui desloca-se em BMW RT850 verdinhas, muito bonitas. Ha' tambem amgumas RT1200 novinhas e mais raras. Ontem, num controlo policial, um dos gendarmes deixa um automobilista que estava a controlar e berra, quando me ve: Africa Twin, Africa Twin! Era um grande fa. Enquanto os colegas mais atras na 'barrage' o avisavam de que controlasse bem os muitos carros que passavam, ele so' queria conversa de viagens e motos. O ultimo estrangeiro que ele via neste preparos foi um polaco, ha' dois meses atras, que fazia de bicicleta, Argel-Oran. E dizem voces que o maluco sou eu...
Como sei que e' proibido fazer fotos a tudo o que e' policial ou militar, resigno-me a vir para casa sem uma fotos das BMs, mas este miitar e' tao maluco que me deixa ficar com este souvenir. Comigo na foto e tudo!
Noutro controlo policial, ja' muito perto do porto de Ghazaouet, pedem-me o passaporte. Pela cara, este era dos que querem ver tudo. Mostro-lhe a copia autenticada do passaporte e ele olha-a com ar desconfiado. Pergunta-me para onde vou. Digo que vou para Ghazaouet apanhar o ferry. Mas nao ha' ferry, hoje, responde. Tinha razao. E' so' amanha, digo eu, 'as 14 horas. E onde vais dormir? E eu, na ponta da lingua: no Hotel Ziri. O tipo viu que eu dominava a cena local e abriu um grande sorriso e diz-me: la prochaine fois, on va tous dormir chez toi au Portugal! E eu, tambem a rir: vous voulez mon telephone? Grandes gargalhadas, o tipo nao quer mais saber de papelada, manda-me seguir, fazemos um Hi 5! C'est ca l'Algerie! Love it or leave it.
Vou ate' ao ferry. Em Almeria tenho uma boa surpresa 'a minha espera.
Ze' Paulo.