Data/Hora: segunda abr 29, 2024 2:36 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça dez 16, 2014 11:36 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Começo por esclarecer que nada tenho a ver com a indústria ou serviços relacionados com turismo. Nesta área sou apenas praticante e, quando possível, de moto.

Lendo as páginas sobre motos e turismo usando as ditas, neste fórum e em outros, nacionais e estrangeiros, constato que iniciativas na área do turismo por parte de entidades oficiais são raras ou nulas. Constato que a iniciativa principal se limita ao aumento exponencial de auto stops quando das concentrações, vejam, por exemplo, o caso de Faro este ano e de Góis (vi in loco no ano passado). Confesso que os auto stops não me preocupam, mas que chateiam, chateiam! Mais que não seja pela discriminação negativa que representam nesta situação. Salvaguardo das entidades algumas de cariz regional que apoiam algumas iniciativas dos moto clubes, etc.

Pretende este post servir para lembrar os nossos políticos e outros responsáveis pela área do turismo que turistas não são apenas aqueles que chegam de avião ou de barco de cruzeiro. Existem muitos outros que também fazem turismo de outras formas e que têm algum rendimento extra disponível (cada vez menos por cá por isso precisamos de aumentar o PIB de formas inteligentes) para fazerem turismo da forma que mais gostam, no nosso caso de moto. Pela Europa friorenta e chuvosa todo o ano existem milhões de motociclistas, uma parte fazendo turismo de mota e procurando lugares aprazíveis para praticarem uma atividade que lhes dá prazer. Se há uns por cá que gostam de ir ao extremo norte da Europa, também há MUITOS por lá que gostam de vir ao extremo sul da mesma. Aproveite-se!

Deixo aqui alguns exemplos do que se faz noutros locais (Canadá e Austrália), para não pensarem que esta ideia de promover oficialmente o turismo de moto caiu do céu:

http://swotc.ca/wp-content/uploads/Motorcycle-Tourism-Project.pdf
http://www.tourism.vic.gov.au/images/stories/TV_Motocycle-Tourism-Strategy.pdf
http://pt.slideshare.net/alig8r/motorcycle-tourism
http://www.ontariotravel.net/en/play/powersports-touring/motorcycles
http://www.northernontario.travel/motorcycle-touring/top-ten-ontario-motorcycle-routes-for-2014

Com a Europa mesmo aqui à porta, com motociclistas desejosos de calor e sol e de paisagens agradáveis, com estradas razoáveis, com um parque hoteleiro interessante (apesar de estar a "leste" dos motociclistas e das suas necessidades, por exemplo parqueamento seguro), com outros recursos como parques de campismo, etc, disponíveis o que fazem os nossos responsáveis oficiais para promoverem o aumento do turismo em duas rodas, ou mesmo em caravanas, etc.? Do meu conhecimento nada! Podiam pelo menos pôr os olhos nas associações de motociclistas que promovem alguns encontros nacionais e internacionais, por vezes ligados a marcas, os quais, segundo consta, têm bom sucesso.

Com tanta propaganda nos jornais de que o turismo é a nossa "área do ouro", era bom que olhassem para o que se faz lá fora pois estão a ser ultrapassados a grande velocidade por outros destinos turísticos. Nem vale a pena olharem para os retrovisores, eles já vão muito à nossa frente!

Mexam-se!! Mas cuidado com os radares! :)

PS: Será que alguém responsável na área do turismo lê este fórum? :)

Cumprimentos

Vítor Almeida


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: quarta dez 17, 2014 12:40 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Belo tópico. Muito bom!!

_________________
Paulo Barroso
K1600GT

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: quinta dez 18, 2014 5:09 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Obrigado Paulo Barroso!
A monotonia provocada pelo tempo frio e chuvoso dá nisto. Nos poucos tempos livres, como não ando tanto de moto, vou navegando sobre o assunto.
Quanto ao tópico só valerá a pena se alguém com responsabilidade no assunto o ler e se der ao trabalho de fazer algo. Duvido que tal aconteça! Afinal, em algumas cabeças, turistas que não venham de avião ou de barco de cruzeiro são "pés rapados" e então motociclistas .. Ui! Ui!. Esquecem-se que os meios necessários para fazer turismo de moto implicam frequentemente valores mais elevados do que para viajar de avião. E que muito destes turistas motociclistas vêm de longe e alugam as "montadas" no destino para o fim em causa. E se gostarem podem voltar com a família mais tarde, etc. Esquecem-se de ver relatórios como o "Attitudes of Europeans Towards Tourism" da Comissão Europeia (http://ec.europa.eu/public_opinion/flash/fl_334_en.pdf) onde é referido que uma elevada percentagem (78%) dos europeus que responderam ao inquérito realiza férias de automóvel ou de mota.

A verdade é que sempre que posso sou turista de moto e como tal sinto por vezes necessidade de mais conhecimento sobre o locais onde vou e os locais onde posso pernoitar, por exemplo hotéis (o meu tempo de campista já lá vai). Não é fácil descobrir um hotel que refira as condições de parqueamento para motos, por exemplo. Algo a meu ver importante dado que deixar a moto na rua em locais desconhecidos e não vigiados durante a noite , enfim! ...
Existem alguns artigos na imprensa estrangeira escritos por jornalistas que foram convidados por empresas que promovem circuitos turísticos de mota que ficaram muito agradados com o país e as condições que encontraram. Como é que isso foi aproveitado para promover oficialmente o assunto? Perdeu-se a oportunidade!
A verdade é que, tal como há por cá inúmeros motociclistas que gostariam de fazer circuitos turísticos de mota na América, na Europa, na Austrália, na Nova Zelândia, Africa, etc., também há muitos motociclistas por esses lugares que se soubessem que iriam ser bem recebidos gostariam de vir fazer turismo em Portugal de moto. Como se promove? É só tirar ideias e dados dos links do meu post anterior, mas não se pense que são apenas países longínquos como o Canadá ou a Austrália que estão a investir na promoção do turismo de moto, os nossos vizinhos aqui ao lado, a Espanha, e outros como, por exemplo, a Alemanha e a Suíça também o estão a fazer:

http://www.andalucia.org/en/routes/type ... ke-routes/
http://www.spain.info/en/reportajes/en_ ... _leon.html
http://www.myswitzerland.com/en/motorbi ... tions.html
http://www.germany.travel/en/leisure-an ... route.html

Por cá há algumas iniciativas interessantes para promover o turismo de moto mas são a nível privado: http://issuu.com/motocamping/docs/r1_-_oficial

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal