Data/Hora: quarta jun 18, 2025 9:13 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 72 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Road-book dos Morcegos
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 3:39 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta mai 17, 2007 2:20 pm
O Rodrigo tem um tópico sobre os Morcegos, mas mais parecia uma conversa em família :bigsmile:

Entretanto o Paulão pede para abrir o tópico, abro-o eu, se não levam a mal, porque já tenho o road-book digitalizado.

Se o fizerem novamente e não se importarem de "levar" uma não-BM, avisem. Eu bem tentei ir convosco, mas não sei o que vos aconteceu :confundido: Fui andando, devagarinho, porque segundo o João Luís que ia comigo numa Suzuki GS 500, os Senhores das BMs apanham-nos num instantinho, e terminei, às 7:30, sem vos pôr olho em cima...
Espero que tenha corrido bem, mas já sei pelo meu filho que foi convosco que terminaram às 8 da manhã :huh: mas gozaram que nem uns pretos :bigsmile:

==========================

No passado Sábado, após o Jantar de 21º Aniversário do Moto Clube do Porto, realizou-se a 16ª edição dos Morcegos.

Tratou-se de um Passeio nocturno que terminou para o primeiro às 7 da manhã, acessível a qualquer tipo de Moto e condutor.

Deixo aqui o road-book, e faço minhas as palavras do Dr. Ernesto Brochado: "o passeio é excelente de dia".

Portanto, Senhores das BMs que gostam de conhecer o País profundo, estejam à vontade para fazer esta "voltinha" muito gira!

Um abraço grande,

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem: Desabafo POLITICAMENTE INCORRECTO
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 5:53 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Ola Angelo

Obrigado pela simpatia de disponibilizares o RB, mas quanto a frase bem batida:

angelo_lopes Escreveu:
"[color=DarkRed].... acessí]"

Nao me lixem, isso e' piada de mau gosto do nosso querido MCP! :notrust:
Digam o que disserem os Morcegos ou muitos outros passeios do MCP para o caso, regra geral nao sao NEM para qualquer mota NEM para qualquer condutor.

N estive no deste ano, mas ja ouvi relatos de VARIAS pessoas q tiveram sustos e serios prejuizos e portanto n acredito q tenha sido excepcao.

Alias e' das coisas q nunca hesitei dizer abertamente nem ao Nestinho nem aos outros, e' uma tolice escrever isso pois leva sempre gente a estragar motas pela dificuldade envolvida... e nao e disso que se trata devia ser possivel as pessoas divertirem-se sem passarem por situacoes desconfortaveis ou perigosas...

Ah.. e antes que alguem venha praqui dizer que sou eu k sou um franganote, apenas acrescento que tb fiz a morcegada de 2003, na altura de GSXF e toda a noite me diverti e acompanhei trails na agua ate aos joelhos e na lama de gas (inconsciencia ou inconsequencia) e no fim sem perceber bem como fiquei em 1. classificacao sem nunca aterrar.:huh:

Desculpem o desabafo politicamente incorrecto, mas todos os anos assisti a pessoas abandonarem o MCP por causa de tretas como essas. De vez em quando alguem tem que se chegar a frente e dizer as verdades inconvenientes (que quase sempre sao apenas murmuradas).

PS: A critica feita n tira ao MCP (onde ainda hoje tenho imensos bons de amigos) os muitos meritos que tambem tem.

Cumps

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 6:34 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Boa malha Pedro Cabral!
As coisas devem ser ditas e o que é ... é!
Depois da descrição é mais que evidente que não é um passeio para qualquer moto e para qualquer condutor.
Nunca fui aos Morcegos, e depois da descrição que fizeste não porei lá o c´ de certeza!
Não invisto nas minhas paixões para as andar a espatifar por aí, de forma mais ou menos gratuita, e também me chateiam as goelas de certos campeões, que, noutros ambientes mais limpos, levam grandes ratadas.
Hans

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 7:54 pm 
Desligado
Rookie

Saio em defesa de ...ninguém :smile: .

Sem qualquer ironia, muito obrigado pelo que escreveram. Estas coisas devem ser ditas em público e não entre Amigos, para chegarem ao Céu, leia-se Moto Clube do Porto.

Este ano em todo o percurso, vi 1 metro de lama e não houve água. Pediu-me para ir comigo, pela falta de experiência que tinha, o sócio mais recente do Moto Clube do Porto, que trabalha no Parque Biológico de Gaia.
Eu sorri porque nunca tinha feito os morcegos, portanto tinha tanta experiência como ele.
Ele foi numa Suzuki GS 500, tudo menos Moto de todos-os-terrenos. E fizemos o percurso na boa, nas calmas, incluindo a parte "apenas recomendada aos mais Aventureiros". Felizmente que ele o era, porque na vida gosto das coisas difíceis.

Mas escrevi "acessível" porque efectivamente o era. Rebuscando aqui a cabecita, eventualmente uma ou duas descidas poderiam assustar os menos afoitos, mas nada que devagarinho não se fizesse.

Não será das Motos em que andam? As BMW GS são muito pesadas e requerem experiência. São excelentes Motos, mas não andam sózinhas. O que vejo é que toda a gente sonha ter uma GS. No Fórum V-Strom foi feita a seguinte votação:

Que moto substituiria a Strom?

Outra V-StromImagemImagemImagem 33%
BMW R1200 R ou GSImagemImagemImagem 66%

Acredito que uma GS seja muita areia para a camioneta de quem não tenha muita experiência, ou não subiu os degraus das Motos, degrau a degrau; 50, 125, 250, 350, 500, 600... até à 1100 como eu fiz. Pode ser isto, não? O Ernesto que "inventa" estes Passeios tem uma BMW velha que foi feita para tudo menos para todo-o-terreno, e tanto quanto sei nunca se meteu em todo-o-terreno...

Um abraço grande,

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 8:17 pm 
Desligado
Experiente

Boas de novo Angelo

Pah claro que a GS é pesada, claro que um tipo cheio de dotes até com motas desadequadas faz estas coisas, e claro que a velhinha K75 do Ernesto que ja deve ir longe dos 500.000km vai onde muitas trail se envergonham, e... claro está qualquer motorali, seja de noite ou de dia dá um gozo do caraças, mas a questão que coloquei não foi essa.

A unica parte com que não concordo é que no MCP se apelide eventos como LaL, Morcegos e um ou outro MR como "Passeios para todas as as motas" ou "para todos os condutores".
Ou bem se fazem percursos e trajectos realmente acessiveis a TODOS ou não se usam estas palavras, pois já fiz de tudo, MRs, LaLs e uma Morcegada e nitidamente há troços em que é manifestamente PERIGOSO quer para as montadas quer para os condutores.

Para mim quando um passeio se torna um motivo de stress e medo, e quando o prazer da condução e das paisagens são anulados pelo receio de nos magoarmos, estes eventos deixam de ter toda a "PIADA" que deveriam ter... e já presenciei de tudo um pouco desde motas completamente partidas em LaL a penduras com fracturas, etc...
Tendo eu tb as minhas origens no MCP estou a vontade para falar e posso-te dizer que em tempos fiz boa parte de um LaL com pessoal de outras bandas e bem ouvia o que se diz (a meu ver acertadamente) por este portugal fora da dificuldade dos trajectos apelidados de ("para todas as motas")... :huh:

Do que me contaram desta morcegada retenho a descrição de uma GW que voltou pra trás por n passar nos quelhos e que nem marcha atrás pode usar por ter uma ribanceira para campos do lado direito, uma Harley em outras tantas aflições, outra mota que se espalhou com danos significativos... isto para mim devia-nos fazer pensar.

Acho que se devem chamar as coisas pelo nome e os passeios de grau de dificuldade alto e não adequados a todas as motas devem ser assim apelidados para que os que nisto andam há poucos anos não caiam em asneiras e estes eventos não afastem pessoas das 2 rodas em vez de as cativarem para elas.

Quanto a mim tenho-o claro off-road, venha ele... desde que seja com mota a tal adequada, e até te digo que gostava de fazer outra morcegada... mas de DT 50!!

Abraços a ti tb :fixe:

MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 9:08 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 12:03 pm
Pedro, gostava de poder concordar contigo, até porque tenho a LT e não fui aos Morcegos (também não podia por questões familiares).

Pois bem, continuo a achar que todos os passeios do tipo MR's e Morcegos assim como o LaL é para todos os condutores e todas as motos. Devem isso sim os condutores saber das suas capacidades, com a moto que levam.

No ano passado tinha a minha LT 2000Km e fiz os Morcegos, foi um erro tenho de admitir, pois eu não sei andar com uma LT em estradões, ando como se fosse uma GS.

Dizes agora, estás a ver como tenho razão! Continuo a pensar que não. Há que ajustar a condução ao terreno que se pisa conforme a moto que se tem, há uns condutores que dominam melhor têm uma moto mais apropriada, e vão mais à vontade, outros pelo contrário com mais calma e mais cuidado também lá chegam.

Já vi, durante o tempo em que estive como dirigente do MCP, motociclistas com motos que de apropriadas nada tinham e expriencia nula a fazer os MR's e os Morcegos.

Por isso não se deve assustar os inexperientes, antes sim incentiva-los. Há sempre um percurso alternativo para as partes mais complicadas.

Nota: Não estou a defender o MCP nem fui contratado para tal. Apenas dei a minha opinião pessoal, até porque eu prefiro mais os trajectos longos por estradas de montanha.

Um Abraço e muitos Km's

[font=Franklin Gothic Medium][color=#4169e1]Paulo Oliveira
[/color]BMW F800GS[/font]BMW F650GS Twin
BMW K1200LT
BMW R1150RT
BMW R1100RT
Yamaha XJ900S
Maia

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 10:21 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
Concordo 100% com o Paulo Oliveira

Azares acontecem a todos mas cada um tem que medir o que consegue fazer com a montada que leva.
Um passeio não deve ser motivo de stress sim, por isso não há que ter pressas e tentar fazer o que não se sabe.

Fiz uma pequena contabilidade, pessoalmente participei em 7 Lés a Lés, levei comigo todo o tipo de motociclistas desde os experientes aos mais inexperientes em todo o tipo de motos, e num total de cerca de 41000 km's (eu mais quem me acompanhou dá 41 participações a cerca de 1000 km's cada) apenas se registaram 3 tombos para o lado por desiquilibrio ao parar a mota.

já agora, a k75 do Ernesto não tem 500.000km's mas sim, pouco mais de uns modestos 405.000 (pelo menos durante o lal)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 10:51 pm 
Desligado
Veterano

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Falar é facil e criticar ainda mais, presumo que ainda sejas sócio do MCP.
Então e assim sendo porque não falas com a direcção e te proões a preparar a proxima morcegada?
Falta de tempo não será por certo, pois falta um ano...

Nunca fiz o LaL nem tenho intenção de o fazer, mas quando participo em alguma coisa seja ela de moto, 4x4, bicicleta, etc etc etc etc para não apanhar nenhuma surpresa pergunto sempre muito bem o que é o evento, como é e onde irá decorrer.

Realmente o percurso este ano não era lá muito simples, mas também não era nada de intransponivel, qualquer moto, REPITO, qualquer mota faz o percurso destes morcegos.

Agora, quem não tem unhas não pode tocar viola.

Ainda sobre os morcegos deste ano onde no topico http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=1326&page=2 aproveito para citar (mensagem nº 16) uma resposta que lá dei ao nosso colega deste forum Renato Neves

Citação:
Mensagem original de Renato Neves
Viva. Para quem já participou, fica a pergunta: o tipo de percurso faz-se bem com uma roadster, ou só é aconselhado para motos de enduro?
Já sei que vão dizer que a LT do Paulão vai, mas ele sobe dunas com ela, por isso não serve de argumento. É que eu nutro um amor de mãe pela minha K1200r e qq risco ia quebrar-me o coração, já para não falar de a levar para caminhos de cabras. Abraços

Sinceramente e tomando como partido a mensagem que acabo de citar sugiro-te que não participes, faz antes outro genero de eventos como passeios de mota, pois uma coisa é certa, vais fazer caminho de terra.

Vão-me desculpar mas não gosto que critiquem o Moto Clube do Porto em vão, e quem não gostar dos eventos do clube tem local proprio para criticar e/ou dar sugestões que é na sede do clube e/ou site (embora este seja menos propio).

Qunato aos acidentes eles acontecem em todo o lado.

ImagemImagemImagem
Imagem

http://2w-paulao.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2007 10:57 pm 
Desligado
Veterano

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Hans Freitass Escreveu:

Não invisto nas minhas paixões para as andar a espatifar por aí, de forma mais ou menos gratuita, e também me chateiam as goelas de certos campeões, que, noutros ambientes mais limpos, levam grandes ratadas.
Hans

Cada um faz o que quer com o que é seu e ninguem tem nada a ver com isso, certo?

Eu não me considero campeão mas de certa maneira enfio o barrete em relação á parte final do seu comentario, pelo que um destes dias podemos ir dar um voltita, mas preferencialmete que não seja em auto-estrada pois não se consegue ver as paisagens...

ImagemImagemImagem
Imagem

http://2w-paulao.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 17, 2007 5:09 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda jan 01, 2007 2:10 am
[font='Comic Sans MS']Viva Pedro!:smile: [/font]

[font='Comic Sans MS']Não te quero massacrar mas não posso estar de acordo contigo.:embaraço: O facto de se dizer que é ".... acessível a qualquer tipo de Moto e condutor.... "[/font][font='Comic Sans MS'] não quer dizer que tenhamos todos de o fazer da mesma forma, temos que regular a nossa experiência à nossa mota e ao nosso ritmo. Eu fazia estes morcegos com qualquer mota, não o fazia era da mesmas maneira (já fiz morcegos, MR ou LaL de CB 500, de VFR e de GS e cada uma tinha o seu próprio ritmo em função das condições encontradas)[/font]
[font='Comic Sans MS'] [/font]
[font='Comic Sans MS']Podes dizer que no meu caso até já tenho alguma experiência, é verdade, mas connosco foi a Nikita que nunca tinha andado nestas andanças e que ainda tem poucos km no dia a dia, por esta razão o nosso ritmo não foi o habitual. É lógico que se desadequarmos ou a nossa mota ou/e a nossa experiência a ritmos desadequados os resultado final pode não ser o melhor, agora que qualquer mota ou qualquer pessoa fazia o percurso eu não tenho duvida. Mas também concordo que há alguns tipos de mota com que eu não fazia estes passeio, há, mas pela simples razão de que a mim não me daria gozo nenhum.:wacko: [/font]
[font='Comic Sans MS']Só para terminar deixo mais um exemplo já vi em LaL Varaderos (mais do que uma na mesma zona) partirem cárteres onde passaram LT’s, RT’s Solex, Scooter’s, etc e eu pergunto o problema era do piso/terreno ou seria dos condutores que andavam com excesso de confiança… [/font]
[font='Comic Sans MS']… talvez o problema fosse mesmo das Varadero:lingua: [/font]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 17, 2007 9:54 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Pedro Cabral Escreveu:
(...)
Digam o que disserem os Morcegos ou muitos outros passeios do MCP para o caso, regra geral nao sao NEM para qualquer mota NEM para qualquer condutor.
(...)
Desculpem o desabafo politicamente incorrecto, mas todos os anos assisti a pessoas abandonarem o MCP por causa de tretas como essas. (...)

Pedro, é esta frontalidade que admiro em ti... E as coisas devem ser ditas... é realmente verdade! E odeio contrariar o Paulo Oliveira que é uma pessoa que respeito, mas é apenas a minha opinião:

Este tipo de evento mesmo que não cause prejuízo nas motas, provoca stress ao seu proprietário, proprietário este que duvido muito que volte a participar.

E no meu caso pessoal, foi por isso que deixei de ser sócio do MCP.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 17, 2007 10:01 am 
Desligado
Experiente

Paulo Oliveira Escreveu:
os passeios dotipo MR's e Morcegos assim como o LaL é para todos os condutores e todas as motos. Devem isso sim os condutores saber das suas capacidades, com a moto que leva

Ola Paulo, acho que te estas a contradizer, entao afinal ja n e para todos os condutores so para os mais experientes

Paulo Oliveira Escreveu:
Já vi, durante o tempo em que estive como dirigente do MCP, motociclistas com motos que de apropriadas nada tinham e expriencia nula a fazer os MR's e os Morcegos.
Por isso não se deve assustar os inexperientes, antes sim incentiva-los

pois eu tb ja vi nesses mesmos eventos motociclistas com anos largos de experiencia tombar em trocos manifestamente dificeis com areias sobre paralelo em descidas abruptas com curvas, com serios danos para as motas e que imediatamente estragam o divertimento a quem conduz, mas sera realmente boa ideia correr estes riscos... os q ja sabemos ao k vamos podemos bem escolher ir ou nao mas e os que nao sabem bem e sao incentivados.

HUGO Escreveu:
pessoalmente participei em 7 Lés a Lés, levei comigo todo o tipo de motociclistas desde os experientes aos mais inexperientes em todo o tipo de motos, e num total de cerca de 41000 km's (eu mais quem me acompanhou dá 41 participações a cerca de 1000 km's cada) apenas se registaram 3 tombos para o lado por desiquilibrio ao parar a mota

Hugo deves ser o tipo mais sortudo q ja conheci, eu ca LaL so fiz um e fi-lo desligado de grandes grupos, iamos com uns ou outros amigo passando por todos e nos dois dias presenciei pelo menos 5 tombos um deles uma RT em que a pendura tinha fracturado a perna num troco de areia (estou a falar de 2004) podes facilmente verificar que falo verdade. Outro previlegio que tive foi o de andar com pessoas de todo portugal q n sabiam q eu era do MCP e bem ouvi o que se dizia a boca aberta dos tracados e de apelidarem aquilo de um evento "para todas as motas e todos os motociclistas"

HUGO Escreveu:
a k75 do Ernesto não tem 500.000km's mas sim, pouco mais de uns modestos 405.000

Hugo do que me lembro o Ernesto dizer a uns 3 anos a K75 tinha andado bastante tempo com a "bicha do conta-km" solta ou partida, e quanto aos 405.000 se os achas modestos... nao sei que te diga.

Paulao Escreveu:
Falar é facil e criticar ainda mais, presumo que ainda sejas sócio do MCP.
Então e assim sendo porque não falas com a direcção e te proões a preparar a proxima morcegada?
Falta de tempo não será por certo, pois falta um ano...

Nao, Paulao ja nao sou socio do MCP desde o ano passado mas tudo o que digo SEMPRE O DISSE ABERTAMENTE ENQUANTO LA ESTIVE e muitos o dizem "em voz baixa" como bem saberas. Nao me cabe a mim preparar seja o que for, cada um naquilo que lhe compete e concerteza ha muitos extremamente competentes nessa tarefa, agora o que aqui se questiona nao e sequer essa preparacao mas sim designar passeios com trajectos dificeis como "acessiveis a todas as motas e condutores" - isso e' como se tem vindo a verificar de a largos anos, errado, traz consequencias tristes a amigos de todos nos e por tal DISCORDO, ponto!!

Paulao Escreveu:
quem não tem unhas não pode tocar viola

Concordo inteiramente, e felizmente com um misto de experiencia e sorte sempre me sai bem, mas entao o que devemos esperar dos que nisto andam a menos tempo, nao teem unhas e acham que vao para um passeio agradavel e depois se veem, em situacoes de perigo para eles e para as respectivas motas? Achas justo?!

Paulao Escreveu:
não gosto que critiquem o Moto Clube do Porto em vão

Nao estou a criticar em vao, se o estou a fazer E PORQUE NESTE ASPECTO VEJO RAZAO PARA TAL. Em outros aspectos elogio-o como sabem os que me conhecem.

Hugo Figueiredo Escreveu:
qualquer mota ou qualquer pessoa fazia o percurso eu não tenho duvida

Ola Hugo, tudo bom? Pelo que me foi contado pelo menos duas motas "menos adequadas" voltaram para tras uma por simplesmente "nao passar" nos quelhos escolhidos (Goldwing).

Hugo Figueiredo Escreveu:
concordo que há alguns tipos de mota com que eu não fazia estes passeio, há, mas pela simples razão de que a mim não me daria gozo nenhum

Ora e so isso q eu questiono Hugo, se sabemos a partida que para determinados tipos de mota estes percursos sao perigosos e nao dao prazer nenhum porque nao alertar os seus proprietarios para esse facto? E' so esta a minha critica... todos os anos no LaL ha desistencias, motas partidas, lesoes, gente a voltar para casa com o FDS estragado e contas de reparacao que muitos nao podem suportar, e no entanto continuamos a chamar aquilo um passeio para todas as motas... acho errado.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 17, 2007 10:18 am 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
paulao Escreveu:
Cada um faz o que quer com o que é seu e ninguem tem nada a ver com isso, certo?

Eu não me considero campeão mas de certa maneira enfio o barrete em relação á parte final do seu comentario, pelo que um destes dias podemos ir dar um voltita, mas preferencialmete que não seja em auto-estrada pois não se consegue ver as paisagens...

...
Quanto ao cada um fazer o que quer com o que é seu estou completamente de acordo.
Lamento que de certa maneira enfie o barrete ... quanto a isso nada posso fazer!
O convite para a voltita, feito dessa maneira, não aceito, muito obrigado.
Também não gosto de andar em auto-estrada.
Hans

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 17, 2007 10:26 am 
Desligado
Rookie

Hans Freitass Escreveu:
Hans

paulao Escreveu:

Onde mais gosto de dar gás é no alcatrão, não é nos quelhos. Quais são os vossos melhores tempos no autódromo?

Back to topic: Depois de ler os posts acima, corrijo o que escrevi: acessível a qualquer tipo de Moto e de condutor com experiência em percursos sinuosos e por vezes de mau piso.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 17, 2007 10:32 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Pedro, já foi aqui dado um bom exemplo mas acho que não reparaste!

A Nikita, que tem muito pouca experiência fez todo o percurso da morcegada sem qualquer incidente, é claro que se não fosse a um ritmo proporcional à suas capacidades, talvez não corresse tão bem.
Azares acontecem, mas qualquer condutor, com qualquer moto pode fazer estes percursos desde que, como acima referi, vá num ritmo adequado. A maior parte do pessoal que cai não o faz.
Eu também não tenho grande experiência, tenho uma moto maior que eu:embaraço: há muito pouco tempo e lá fui, só não dou é passos maiores que as pernas...
Além do mais, normalmente há caminhos alternativos para as partes mais complicadas, mesmo no LaL.
Apesar de os morcegos não serem muito o meu estilo, há que louvar a iniciativa de quem organisa estas coisas, às vezes com muito esforço e pouco gozo, que nos proporcionam experiências inesquecíveis como o LaL.

Vamos lá sossegar os ânimos pessoal, isto é só uma partilha de opiniões!

Nikita, não te estou a menosprezar ao usar-te como exemplo, muito pelo contrário...

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 72 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal