Depois de muita expectativa e espera, o 1º Moto-Rali Açores realizou-se no passado fim-de-semana, nomeadamente nos dias 7, 8 e 9 de Junho.
O meu papel neste Moto-Rali não seria de participante, mas sim de uma das muitas pessoas que ajudaram à realização desta grande prova de MotoTurismo e, que neste caso, foi o de controlador. Por isso, esta será uma crónica com a minha visão dos acontecimentos e que se baseará apenas nos vários pontos de controle que tive o privilégio de estar, a par de outros amigos. Por mais que tente demonstrar a grande festa que foi esta prova, será sempre incompleto, visto que faltarão relatos de histórias e peripécias engraçadas que se passaram em outros pontos de controle.
Mas passando à crónica deste evento, o mesmo começou com a descarga das motas dos nossos companheiros do Continente, os quais começaram a chegar ao fim da tarde da sexta-feira. As saudades das suas montadas já eram muitas:
Do interior dos contentores surgiram motas de vários segmentos, desde as polivalentes Trails até às Desportivas:
Após muita azáfama, as motas ficaram finalmente descarregadas e prontas para a prova. Mas na sexta-feira à noite ainda houve tempo para todo o pessoal tomar um copo no Clube Motard de São Miguel, tendo o recinto do mesmo ficado apinhado de motas, conferindo um visual diferente do habitual. Foi um espectáculo ver tantas motas no recinto do Clube:
Nesta noite travaram-se os primeiros contactos entre os Motociclistas locais e os Continentais, reinando uma grande animação entre todos.
No dia seguinte, dava-se o ínicio ao 1º Moto Rali Açores:
Os meios de comunicação social estiveram presentes neste dia, nomeadamente a RTP Açores, onde a Presidente do Clube Motard de São Miguel, a Carolina, foi entrevistada, entre outros participantes:
Contudo, estava na hora de eu e o David partirmos para o nosso ponto de controle, que seria na lagoa do Canário. Um ponto de controle espectacular e que deslumbrou todos os participantes deste evento, com uma vista magnífica sob a lagoa das Sete Cidades e lagoas circundantes:
Importa referir que todos os participantes penalizaram neste controle, porque simplemente paravam várias vezes pelo caminho para tirarem fotos. Foram vários que referiram que era impossível cumprir com o road-book a tempo, porque as belezas naturais eram muitas e merecedoras de fotos. Para eles era impossível ficar indiferentes. Para um Açoreano como eu, foram palavras carregadas de grande importância, pois era sinal de que estavam a adorar e a prova ainda ia no ínicio…
hehehe…
Quando este ponto de controle fechou já era hora do almoço. Eu e o David apressamo-nos a almoçar, de modo a seguir-mos para o próximo local de controle que nos tinha sido atribuído, neste caso o porto de pesca das Capelas:
O dia estava simplesmente maravilhoso, com muito sol, digno de um dia de Verão. deu para ficar bem vermelhinho na cara.
Neste local de controle, voltamos a constatar uma grande satisfação dos participantes em relação ao evento. Para eles as belezas naturais e os cenários com que se depararam eram simplesmente paradisíacos e no caso de algumas pessoas ia muito além daquilo que estavam à espera.
Depois deste local de controle e de um grande escaldão, fomos observar a chegada dos participantes após o fim deste dia de prova, onde o Ernesto Cordeiro controlava minunciosamente a chegada dos participantes:
Aqui está uma cara bem conhecida deste fórum- Tozé Costa:
Neste dia havia o 1º jogo da selecção de Portugal e ninguém queria perder o mesmo. Por isso fomos jantar todos ao restaurante Carolito, que foi um boa escolha, dada a quantidade de plasmas existentes em todo o recinto. Ninguém perdeu o jogo!
Quando Portugal marcou os golos, foi uma grande explosão de alegria:
Aliás, durante todo o jantar a animação foi uma constante. Os nossos companheiros do Continete trouxeram na bagagem muita boa disposição e contagiaram todos os Açoreanos presentes com a sua alegria de viver o Motociclismo. Bem haja!!!
Após o jantar regressamos à sede do Clube Motard de São Miguel para mais um copo ou outro, para mais 2 ou 3 dedos de conversa, enfim, para mais um convívio animado:
No Domingo juntei-me ao Eduardo Wallenstein e ao Miguel, para juntos efectuar-mos mais um controle, desta vez junto à Câmara Municipal da cidade da Ribeira Grande:
Os participantes foram chegando aos poucos e neste controle tinham um pequeno almoço oferecido pelo Clube Motard de São Miguel numa sala junto ao teatro desta cidade, gentilmente cedido pela Câmra Municipal da Ribeira Grande:
Neste ponto de controle tinham que descobrir um edíficio que possuia uma janela de estilo Manuelino e responder a uma questão relacionada com a mesma. Foi engraçado ver alguns paerticipantes a andarem de um lado para o outro à procura da dita janela:
Após o fecho deste ponto de controle, juntei-me ao João Cabral, o qual seria o meu parceiro no próximo controle, a ser efectuado no Pico Bartolomeu. Bem, a mim só me calhou locais de controle espectaculares, que mais podia eu pedir?
CONTINUA