Data/Hora: quarta ago 20, 2025 5:21 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: El Pueblo Inglés
MensagemEnviado: segunda mar 29, 2010 8:28 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Uma povoação fora de Inglaterra onde se fala mais inglês do que a língua do país. Onde os menus no restaurante se escrevem em inglês. Poderia pensar-se que estamos em pleno Algarve, no Verão. Imagem Mas não, não se trata do Algarve. Imaginemos essa povoação como uma aldeia milenar, numa zona algo remota de... Espanha. Rodeada de montanhas que no Inverno se enchem do branco da neve.

E não é longe de onde vivo. Uns 250 Kms que se podem percorrer por estradas secundárias e bonitas, até à quase desconhecida Sierra de la Peña de Francia, a sudoeste de Salamanca. E porquê tanto inglês? Bom, no Verão, um pequeno aldeamento em redor da "Abadia de los Templarios" aloja gente que vem de todo o lado para aprender inglês em total imersão num local muito calmo e tranquilo. O conceito de Pueblo Inglés não é exclusivo de La Alberca, a aldeia junto à qual se situa a Abadia. Há mais "pueblos ingleses" em Espanha e também noutros países da Europa, sempre seguindo a mesma ideia: proporcionar a aprendizagem do inglês em locais relativamente isolados, tranquilos e muito bonitos.

Em relação ao motivo pelo qual a aldeia é famosa, estamos actualmente fora de época. Só há espanhóis, um pouco de turismo, muito pouco, mas as paisagens lá e para lá são verdadeiras deliciosas. Ninguém suspeita que ali se forma uma espécie de "colónia inglesa" durante o Verão. Fui lá num pezinho e vim noutro, espreitar como é El Pueblo Inglés. E tive sorte com o que a natureza me ofereceu.

Algumas fotos para "empezar". Panorâmica de dentro do capacete:

Imagem

Com a "companheira" numa curvinha da estrada:

Imagem

A razão porque nunca perco o fim do dia à procura de alojamento:

Imagem

Imagem

As estradas:

Imagem

Imagem

La Alberca, Sierra de la Peña de Francia:

Imagem

Imagem

(continua)

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 29, 2010 11:50 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Fantástico como sempre Zé Paulo.

Só uma dúvida... não tinhas comprado uma AT... de onde apareceu essa TA? Ou fui eu que confundi?

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 30, 2010 12:42 am 
Desligado
Rookie

Registado: terça nov 24, 2009 8:53 pm
Já estou na fila da frente à espera da continuação! :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 30, 2010 1:00 am 
Desligado
Experiente

Pedro Caleja Escreveu:
Fantástico como sempre Zé Paulo.

Só uma dúvida... não tinhas comprado uma AT... de onde apareceu essa TA? Ou fui eu que confundi?

Pedro, não estavas equivocado. A AT existe mesmo desde Janeiro. Aliás coexiste com esta TA, que já tenho há algum tempo e que estou a pensar vender desde que "ando com outra". :) Este será possívelmente o último passeio da TA.... Para a AT estão reservadas umas coisinhas mais radicais... ;)

@Tiago: Não esperes muito! Essencialmente algumas fotos de cenários - tive sorte com o tempo e com a luz, óptima para fotos. E também algumas dicas que poderão servir para algum passeio de quem ler. :)

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 30, 2010 1:11 am 
Desligado
Experiente

Um bocadinho de orientação para situarmos minimamente os cenários...

Imagem

À esquerda a Guarda e a mancha verde da serra da Estrela. Em cima, à direita no mapa, a bela cidade de Salamanca. A pequena mancha verde mais ou menos ao meio do mapa é a pequena mas formosa Sierra de la Peña de Francia, com a povoação de La Alberca, objectivo central do passeio. À direita em baixo no mapa, a Sierra de Gredos, que começa a aproximar-se da esfera da grande metrópole madrilena.

Imagem

Esta é a barragem da Bemposta, completamente cheia e de comportas abertas. O caminho para lá passou por Izeda (onde havia uma feira de Folar e artesanato este fim de semana!) e Mogadouro.

As vaquinhas alimentam-se tranquilas. Esta foto é para a Paula Kota, João Casaca e restante pandilha. Devem estar cheio de saudades de ver uma vaquinha. :smile:

Imagem

Já do lado espanhol, sempre por estradas secundárias o mais a direito possível apontando ao destino.

Imagem

Imagem

A paisagem de campos férteis e muito "gado pesado", foi-se sucedendo, até o sol cair sobre o horizonte. O tempo estava instável, frio. No céu, nuvens com formas caprichosas. A luz estava divinal.

Imagem

Imagem

À entrada da zona da "Sierra" (manchinha verde no mapa).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O fim do dia foi passado a contemplar as cores do desaparecimento do sol, junto a uma pequena lagoa, acessível por um caminho enlameado de terra avermelhada, não longe da estrada principal. A lua gorda compunha a paisagem.

Imagem

Imagem

Em plena Sierra de la Peña de Francia, já a luz era pouca e a temperatura descia rapidamente. Chegada a La Alberca.

Imagem

La Alberca é uma típica e antiga povoação de ruas estreitas e casas de pedra. Os primeiros andares mostram do exterior as traves de madeira e uma espécie de armagassa de terra. Ainda há comércios abertos, mas por pouco tempo. Coisas típicas... os "embutidos" (enchidos) da região dominam. As lojinhas são daquelas "para turistas".

Dou uma volta pela aldeia, muito pequena e bonita. Alguns restaurantes, especialmente na praça central (na foto abaixo), vários hotéis, alguns de iluminação cuidada. Depois da voltinha, decido apostar num hostal económico. Gostei logo do proprietário, compinta de gajo honesto e não me enganei. 21 euros por um quarto bem cómodo. Jantei uns secretos de porco e dei uma volta pela aldeia escura e fria. A aldeia tem um excelente centro de interpretação e um núcleo de arqueologia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Amanhã vou visitar a Peña de Francia, um rochedo imponente que domina a região e de onde se têm vistas fabulosas.

(continua)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 30, 2010 11:03 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mais uma excelente reportagem com belas fotos :smile:
Há alguns dias vi uma reportagem, na televisão, sobre esta localidade e as suas belas "calles", como o Zé Paulo demonstra, e onde existem umas "tiendas de jámon", que parece ser um produto típico daquela localidade.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 30, 2010 1:03 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta set 17, 2008 10:07 am
Belo passeio. Belas fotos.
Obrigado Zé Paulo.

Jorge Teixeira

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 31, 2010 9:13 am 
Desligado
Experiente

De manhã fui ver "a cara" de La Alberca by day. Apesar de ser Domingo, a azáfama do comércio local começa cedo. O turismo, claramente o motor da economia local, está certamente presente, ou não fosse esta uma povoação bonita e típica, mas nunca é excessivo. "Meia dúzia" de pessoas como eu tiram fotografias e lambem-se com os "embutidos" dependurados à porta das lojas.

Imagem

Imagem

Imagem

Canídeo de La Alberca ;)

Imagem

Imagem

O dia estava solarengo, mais ameno que o dia anterior. As poucas nuvens no céu começavam a dissipar-se e o céu pintava-se de um azul escuro. Dia ideal de passeios para muitos, cheira a Primavera. É fixe, mas não há como um pouco instabilidade para aquela luz especial, excelente para a fotografia.

A um quilómetro e meio de La Alberca, na direcção de Salamanca, fica o pequeno aldeamento em volta da Abadia dos Templarios onde se alojam os estudantes de inglês de Verão. A Abadia:

Imagem

Imagem

Imagem

No próprio aldeamento existe um hotel muito elegante com um enorme terreno com piscina. Parece um pequeno castelo, bem integrado na arquitectura local.

Imagem

De lá se tem uma vista magnífica sobre a serra de Candelario, ligeiramente a sudeste da Peña de Francia (ver mapa anterior, onde Candelario é uma pequena serra que aparece à direita de Béjar). A serra de Candelario fica "entalada" e parece pequena ao lado da Serra de Gredos, a nascente e já relativamente perto de Madrid.

Imagem

A Peña de Francia, que dá nome à serra, é um penedo imponente na região. Faz-me lembrar a Senhora da Graça. Lá no cimo um santuário, como não poderia deixar de ser, mas também uma cafetaria. Como seria de esperar, é o local com todas as características para a peregrinação dominical das famílias espanholas. A estrada tem excelente piso até uma meia dúzia de quilómetros do topo, mas depois fica muito estreita e o piso degradado.

Imagem

Imagem

Em pano de fundo, a serra de Candelario.

Imagem

Imagem

Por todo o lado há vestígios dos rigores do Inverno. As terras empapadas desabaram e deixam a nú as raízes das árvores.

Imagem

Imagem

(continua)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 31, 2010 9:14 am 
Desligado
Experiente

Uma ponte antiga sobre um rio com um leito largo.

Imagem

Com uma moto polivalente, não custa nada ir até lá abaixo espreitar.

Imagem

Imagem

A caminho de Béjar. A serra de Candelario, ao fundo.

Imagem

As estradinhas secundárias até Béjar. Quanto mais secundárias, mais interessantes os panoramas.

Imagem

Um campo estranho feito de "estranhas árvores". Só resta o tronco principal e uns anémicos ramos que recomeçaram a crescer. Não sou agrónomo, mas as árvores parecem mortas, atingindas por alguma doença que as consumiu por dentro.

Imagem

Imagem

Imagem

Béjar.

Imagem

Imagem

Numa nota gastronómica, o almoço foi num tasquinho à beira da estrada, e olhar a neve da serra de Candelario. Pollo al Ajillo, cá para nós Frango com alho. De "entrantes" (os espanhóis gostam muito primeiros pratos), umas "patatas meneas", uma espécie de sopa consistente de batata com um molho à base de tomate.

Papinho cheio, foi tempo de descobrir que junto ao rio que corre em Béjar jazem restos mortais de muitos edifícios enormes, completamente ao abandono. Alguma coisa de "grande" aqui se passou no passado. Não é difícil descobrir o quê. Existiu aqui uma importante indústria têxtil, e para a recordar, os espanhóis colocaram aqui um percurso de descoberta deste passado, junto ao rio, com painéis explicativos. Muito cool!

Imagem

Candelario, logo a seguir a Béjar, é uma charmosa aldeia no sopé da serra com o mesmo nome. Algumas lojas de material de ski e ponto de partida para as estradas que levam à serra, para caminhadas, com ou sem skis.

Imagem

Imagem

Imagem

No alto da serra há um hotel de montanha modesto mas com aspecto confortável. Nos mapas que tinha no GPS estava marcado com o nome de Hotel do Solitario. Gosto do nome. :)

Quando regressava à base, apeteceu-me sair da estrada. Uns tracks marcados no mapa do GPS diziam que poderia vir até cá abaixo.

Imagem

Mas ao fim de alguns quilómetros, uma cancela fechada a cadeado no track, junto a um ribeiro obrigou-me a voltar para trás.

Imagem

Imagem

(continua)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 31, 2010 9:18 am 
Desligado
Experiente

Com o dia a findar era tempo de pensar no regresso. Esta região onde andava está às portas de duas serras "maiores", Avila a norte, e a grande Sierra de Gredos, a sul. Aqui as altitudes já são respeitáveis, e ainda há muita neve. Fui ainda ver a pitoresca vila de El Barco de Avila e inflecti para oeste em direcção a Portugal. Acompanhou-me o panorama da Serra (bem nevada) de Gredos.

El Barco de Avila em fim de tarde com as famílias a passearem junto ao rio quase faz esquecer os tempos difíceis de desemprego no país. Andei aqui a passear e a fazer (muitas) fotos. Aqui vai um cheirinho.

Imagem

Imagem

Viagem de regresso por Palencia, em parte na companhia de "moteros" da Guardia Civil, muito educados e bem dispostos (os motocilistas espanhóis cumprimentam os polícias de moto). Paragem para admirar o fim de tarde já perto da fronteira portuguesa. Life is good!

Imagem

Imagem

Passei por Penamacor, na esperança de jantar. Nem um café aberto. Continuei até à Guarda. Podia ter continuado até casa, mas apeteceu-me ficar na Guarda e ver a cidade. Fiquei na Pousada de Juventude, ultra-barato e acolhedor. Regresso a casa de manhã cedo com a chuvinha como companhia. E a última foto...

Imagem

Só para terminar, o passeio foi feito com uma moto quase vintage... :) e já agora as fotos foram quase na totalidade (e propositadamente) feitas com uma máquina fotográfica compacta e económica (excepção para as nocturnas).

Até à próxima... :)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 31, 2010 9:56 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Uma vez mais fomos brindados com um excelente relato de uma viagem realizada pelo "Today"! :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 01, 2010 11:57 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Caro Zé...

Já faz algum tempo que ando para dar um pulinho para os lados de Salamanca....as tuas fantásticas fotos apenas me vêm "atiçar" mais.... e fazer-me perguntar "De que é que estou à espera??:blink: "

Belas paisagens... definitivamente tenho que ir beber um cafezinho para esses lados!

Obrigado pela partilha.

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 02, 2010 7:06 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta set 17, 2009 4:16 pm
Mais um fantástico relato a convidar para ir passear por esses lados... :)

Obg pela partilha, Zé Paulo

Assunto da Mensagem: Olá Zé
MensagemEnviado: sexta abr 02, 2010 8:54 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Como nos tens habituado, este é mais um dos teus magníficos documentários.
É uma zona muito bonita e um lugar a visitar muito em breve.
Obrigado pela partilha de informação, que vai ser muito util no futuro.
Um abraço,

Rica

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 02, 2010 10:08 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 12:03 pm
Mais uma vez o Zé Paulo "Today" delicianos com o que de melhor se poderá fazer em mototurismo.

Parabéns

[font=Franklin Gothic Medium][color=#4169e1]Paulo Oliveira
[/color]BMW F800GS[/font]BMW F650GS Twin
BMW K1200LT
BMW R1150RT
BMW R1100RT
Yamaha XJ900S
Maia

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado: