REGULAMENTO Moto Rali BMW McP O que é um Moto Rali ? Fazer turismo de moto, sem pressas, sozinho ou na companhia de amigos. Seguindo a base dos rali-paper (de uma forma muito turística e cultural) para obrigar os participantes a interessarem-se ainda mais pela região que atravessam e ao mesmo tempo “apimentar” o fim-de-semana, criando assim um ambiente mais cómico e mil e uma histórias para contar do passeio. 1. ORGANIZAÇÃO 1.1. O moto-rali (MR) será organizado pelo BMW McP e terá a duração de dois dias; 1.2. O MR será elaborado para um minimo de 20 equipas participantes; 2. PERCURSOS 2.1. Os percursos não deverão ter um número exagerado de tempo de condução; 2.2. Deverá ser dado bastante tempo para visitar as localidades e para cumprir as distâncias; 2.3. A partida da primeira etapa do MR não deverá ser cedo demais; 2.4. Caso o MR tenha uma deslocação em caravana, a Organização deverá organizar esta de forma simples e correcta, com velocidades consentâneas com os locais atravessados, sem dificultar a fluidez normal do trânsito e sem ruídos desnecessários: 2.5. Os sectores ou etapas deverão ser delineados de modo a que os controladores consigam dar as partidas e, calmamente, ultrapassarem os participantes de modo a darem também as chegadas; 3. PRAZOS E INSCRIÇÕES 3.1. O BMW McP comprometem-se a divulgar o programa do seu passeio com 4 ou mais semanas de antecedência ; 3.2. As inscrições abrem 4 ou mais semanas antes do MR; 3.3. As inscrições fecham 1 semana antes do MR, sendo consideradas apenas quando acompanhadas do valor respectivo; 3.4. Não se aceitam inscrições por fax; 3.5. As inscrições abrem e fecham nas datas pré-estabelecidas não favorecendo os sócios do clube organizador; 3.6. As inscrições são abertas a todos os motociclistas nacionais e estrangeiros; 3.6. As inscrições são abertas a todos os motociclistas, com qualquer tipo ou modelo de motociclo com 2 rodas. 4. CLASSIFICAÇÕES 4.1. A organização deverá preocupar-se com a rapidez de execução das classificações finais do MR para não atrasar os participantes que tenham várias centenas de quilómetros pela frente no regresso a casa, transmitindo-as aos participantes imediatamente no final da última refeição; 4.2. As classificações do primeiro dia do MR deverão ser transmitidas aos participantes com estes ainda à mesa do jantar (estas poderão ser transmitidas de modo resumido); 4.3. A organização deverá afixar as respostas correctas no final das etapas; 5. ROAD-BOOKS E DOCUMENTAÇÃO 5.1. Os road-books deverão ser do tamanho A-5 para melhor inserção nos sacos de depósito ou sistemas de leitura apropriados; 5.2. Deverão ser, de preferência, em papel de cores diferentes para cada sector, mas sempre de CORES CLARAS; 5.3. Deverão ser práticos, de fácil leitura e COM BASTANTES PONTOS DE REFERÊNCIA; 5.4. Deverá também ser fornecida a todos os participantes o máximo de documentação turística; 6. EQUIPAS 6.1. Poderão ser de um ou dois elementos por moto; 6.2. Os elementos de cada equipa poderão revezar-se na condução; 6.3. Os participantes deverão colar os números entregues pela Organização em zona bem visível na parte frontal direita da moto; 6.4. Os participantes deverão colar os autocolantes publicitários entregues pela Organização em zona bem visível da moto; 7. FUNCIONAMENTO 7.1. As equipas partirão de 1 em 1 minuto, ou de 30 em 30 segundos em caso de adesão maciça de participantes; 7.2. As folhas com perguntas referentes ao itinerário (que terão influência na pontuação) só serão entregues na hora da partida de cada sector; 7.3. À partida de cada controlo é entregue ao participante apenas a folha de perguntas do percurso seguinte a efectuar; 7.4. Os controladores estarão nos postos de controlo até 20 minutos depois da hora ideal do último participante; 7.5. Poderão haver postos de controlo horário secretos situados em locais estratégicos do percurso; 7.6. Estes postos de controlo secreto regular-se-ão pelos horários ideais de passagem assinalados no road-book; 7.7. Poderão também haver postos de controlo secretos em locais estratégicos do percurso, onde os participantes tenham de responder a perguntas, ou ainda prestarem-se a provas surpresa. 8. PENALlZAÇÕES 8.1. Os participantes tanto penalizam se chegarem atrasados como adiantados aos postos de controlo; 8.2. Cada minuto de atraso: 1 ponto; 8.3. Cada minuto de adianto: 2 pontos; 8.4. Cada resposta errada: 5 pontos; 8.5. Cada pergunta surpresa errada: 8 pontos; 8.6. Cada prova surpresa falhada: 8 pontos; 8.7. Não ter os autocolantes devidamente colocados: 25 pontos; 8.8. Recusar uma prova surpresa: 50 pontos; 8.9. Não passar a um controlo secreto: 50 pontos; 8.10. Falhar controlo de início ou fim de sector: 150 pontos; 8.11. Não há bonificações; 8.12. Vencerá a equipa que menos penalizar; 8.13. Melhor pontuação possível = 0 pontos 9. DESEMPATES 9.1. No final do MR se duas equipas estiverem empatadas em pontos, o primeiro critério de desempate beneficiará a equipa que tiver menos elementos; 9.1.2. Se mesmo assim continuarem empatadas, beneficiará a equipa com melhor classificação nos sectores. 9.1.3. Estes critérios, por esta ordem, também desempatarão equipas empatadas no final da etapa de sábado 10. PRÉMIOS 10.1. Os prémios para os vencedores nunca poderão ser valiosos, de modo a privilegiar o convívio entre todos e o descobrir de novas paisagens, em detrimento da “competição”. O ideal será dar prémios simbólicos e, se possível, típicos da região; 11. IMAGINAÇÃO 11.1. As perguntas e provas surpresa deverão ser divertidas, imaginativas e de acordo com o tema ou região do MR; 11.2. As provas surpresa deverão ser bem planeadas de modo a não atrasar a caravana; 12. CIVISMO 12.1. O Moto-rali Turístico é, como refere o seu nome, um evento turístico, nunca uma prova de velocidade. Sendo efectuado na via pública, todos os participantes deverão ter uma postura prudente, cavalheiresca e respeitadora do Código de Estrada; 12.2. Nas localidades por onde passaremos itinerários, os participantes poderão e deverão ser alegres, mas disciplinados, não alterando o trânsito normal (o que é fácil, pois as motos são veículos extraordinários pelo seu reduzido tamanho e maneabilidade); 12.3. Só poderão participar motos cujas características estejam de acordo com o Código de Estrada vigente, nomeadamente a nível de escapes, matrículas, retrovisores e piscas; 12.4. Às equipas cujas motos não reúnam os requisitos referidos no ponto 12.3., será devolvida a verba da inscrição e não poderão participar no evento; 13. DESISTÊNCIAS 13.1. Em caso de desistência durante o evento, o participante deverá imediatamente informar a Organização (esta deverá entregar uma “lista de telefones úteis” a cada participante; 14. RECLAMAÇÕES 14.1. Deverão ser entregues por escrito e em triplicado assinadas por um bisavô do participante e autenticadas por notário, 30 minutos após o término das etapas; 14.2. A organização é soberana, resolvendo os casos omissos; 14.3. Só se aceitam opiniões construtivas; PONTUAÇÕES classif. pontos 1° lugar - 25 pontos 2° lugar - 20 pontos 3° lugar - 16 pontos 4° lugar - 13 pontos 5° lugar - 11 pontos 6° lugar - 10 pontos 7° lugar - 9 pontos 8° lugar - 8 pontos 9° lugar - 7 pontos 10° lugar - 6 pontos 11º lugar - 5 pontos 12° lugar - 4 pontos 13° lugar - 3 pontos 14° lugar - 2 pontos 15° lugar - 1 pontos 16º lugar para a frente 0.5 pontos
_________________ Pelo prazer de uma Paixão, conduza com Segurança! BMW Motoclube Portugal
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