Data/Hora: domingo ago 24, 2025 10:40 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 2 milhões de anos...
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 12:27 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
... é quanto tempo é preciso para a natureza fazer uma sala destas.

Imagem

Ex-espeleólogo, sempre tive curiosidade pelas maravilhas subterrâneas. No seguimento de um encontro de adoradores de Africa Twins, aproveitei o solinho do fim-de-semana para visitar umas grutas relativamente pouco conhecidas no limite da cordilheira cantábrica. Foram uma boa surpresa. Lindíssimas, atingíveis com a travessia de um desfiladeiro e num local bastante discreto e pouco turístico, as grutas de Valporquero a caminho dos Picos da Europa) é um excelente passeio para motociclistas e revelou-se também um sítio muito família-friendly.

Imagem

Imagem

Estamos em meados de Maio, faz ainda muito frio e há muita neve nos montes mesmo de altitude não muito elevada.

Imagem

[provocação para uma pequena crónica em breve]

Zé Paulo.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 10:59 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Boas Zé Paulo,

Apesar de conhecer a região nunca visitei as grutas de Valporquero. Já fiquei com outra desculpa para mais uma viagem.
Entretanto, ficamos a aguardar pelo respectivo relato.
Obrigado por (mais uma) crónica provocadora.

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 11:35 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
E essa AT está espectacular...

Imagem

Assunto da Mensagem: Boas
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 12:01 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta jan 01, 2010 9:09 pm
Ó Paco, eu acho é que com estas tentações do Zé Paulo ficamos é sem desculpas para nao viajar e passear.

Excelentes fotos.

Um abraço
Luís Silva

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 12:33 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Zé, a tua "provocação" promete....

Excelentes fotos... uma boa ideia para próximas passeatas.

Obrigado e venha a crónica!

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 2:31 pm 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Essa AT é tua??
Branco da moda :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 4:04 pm 
Desligado
Experiente

paulo barroso Escreveu:
Essa AT é tua??
Branco da moda :smile:

Sim, é minha. Da moda? E eu sei lá o que isso é, já vinha assim. -- ZP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 4:20 pm 
Desligado
Admin.

TodayAdventure Escreveu:
Sim, é minha. Da moda? E eu sei lá o que isso é, já vinha assim. -- ZP.

Com banco confort e tudo :lingua:
Andas a amolecer... :lol:

Parabéns!! Grande máquina. A minha deixou saudades!

E belas fotos. Já está no meu "places to go"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 4:39 pm 
Desligado
Experiente

paulo barroso Escreveu:
Com banco confort e tudo :lingua:
Andas a amolecer... :lol:

Há três motos que uso bancos Top Sellerie (FJR, Transalp, e agora a AT). Este foi o único que não comprei, já vinha com a moto.

paulo barroso Escreveu:
Parabéns!! Grande máquina.

Para te saciar a curiosidade, a moto é uma besta com alguma história e já foi "modelo" :lol: na televisão. É esta com umas tintas novas: http://rotacheguevara.blogspot.com/

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 5:58 pm 
Desligado
Admin.

Conheço muito bem!

Já é mais viajada que tu então :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 6:14 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Grande história que essa mota já tem...:smile:

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 17, 2010 6:17 pm 
Desligado
Experiente

paulo barroso Escreveu:
Conheço muito bem!

Já é mais viajada que tu então :bigsmile:

Já andou mais longe de casa, a vadia. Mas tendo em conta todo o historial, o dono tem o rabinho (bem) mais calejado do que ela! :lol:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 18, 2010 12:29 am 
Desligado
Experiente

O passeio começa ainda no sábado, com um encontro do Forum AT Portugal. Muito fixe, um almoço seguido de passeio pela Mata da Albergaria, um miradouro muito bonito e um estradão que ladeia a barragem de Vilarinho das Furnas. Contei em pormenor no Fórum AT Portugal, se quiserem saber desta parte.

No final do dia regressei a Espanha em direcção à região de León. Logo depois da fronteira, em Portela do Homem, passei pelos famosos baños públicos em Torneiros. Num tanque público ao ar livre, mesmo ao lado do rio Caldo, livremente se partilha uma mistura de água quente termal (que brota a uma temperatura capaz de nos cozer!) com água do rio. O local é bastante frequentado e há um parque de estacionamento com algumas auto-caravanas.

Imagem

Imagem

Apesar de o tempo estar a melhorar a olhos vistos, fazia muito frio e eu tinha dormido pouco na noite anterior. Parei não muito tarde numa aldeia anónima, minúscula, não muito longe de Ponferrada. O restaurante era a único estabelecimento aberto na aldeia. Era um tasco familiar, simpático. Meia dúzia de idosos a jogar às casas, 4 ou 5 pessoas jantavam, aparentando ser amigos dos donos. Fui observando as dinâmicas no único local com vida da aldeia. A meio do jantar reparei que tinham “habitaciones”. Estava cansado e amanhã também era dia. Para quê regressar ao frio? Fiquei ali mesmo, num confortável e ultra-barato quarto. Nestes locais familiares não há salamaleques. A família toda participa e receber o hóspede. Garagem para a moto? “Pões aqui atrás da casa, abrigada”. Que mais podemos querer?

Depois de uma noite retemperadora, de manhã, uma pequena “charla” com o (creio) pai do homem da família com quem tinha conversado na noite anterior. Perguntou-me de onde vinha. Disse-me ser da região de León, para onde eu me dirigia e conhecia bem as grutas que eu iria visitar mais tarde. Conversamos um pouco sobre o tempo, sobre agricultura e o tempo estranho que tem feito nas últimas semanas, a situação económica difícil comum aos nossos dois países. Neste último ponto, um fel muito pouco contido da sua parte, pelos “abutres” nos governos sucessivos que têm destruído o país. No tempo do Franco (um ”ditador suave”, em sua opinião) é que as coisas eram “direitas”, era o que estava à vista, mas agora todos se aproveitam do que é comum e passa por gente séria. Deseja-me boa viagem e lá vou eu com a minha farpela quase à civil, calcinha de ganga bem permeável aos 7 graus matinais.

Escolho estradas nacionais e quando possível secundárias. Vou até Ponferrada, que conheço relativamente bem. É uma cidade de dimensão média, a que se chega quando se contorna a cadeia de montanhas da Sanabria. Bragança fica do lado Sul. Embora já o tivesse observado na Sanabria, fico impressionado com a quantidade de neve que ainda se observa nesta altura, já Maio vai avançado. Da parte nova da cidade, olhando para Sul vê-se, imponente, a neve dos montes na Sanabria.

Imagem

Imagem

Após uma curta volta na cidade, na calma de um Domingo de manhã, rumo para Astorga por uma estrada municipal estreita. De lá têm-se vistas magníficas para a cidade, incluindo um mamarracho que sobressai desagradavelmente da planura da povoação. A Norte, vêem-se alguns montes nevados, embora menos do que a Sanabria.

Imagem

Para Norte o mesmo espectáculo deslumbrante da neve.
Imagem

Imagem

A estrada para Astorga está repleta de peregrinos que fazem, a pé ou de bicicleta, o caminho de Santiago, o principal. São às dezenas ou centenas, dispersos pelos trilhos que estão pré-preparados. Ao longo do caminho há albergues específicos para peregrinos, que os recebem gratuitamente ou quase.

O caminho de Santiago é hoje uma rota pelo menos tão cultural quanto religiosa. Vêm pessoas de todo o mundo para fazer estes caminhos, que são uma forma diferente de conhecer Espanha. Esta época é a ideal. Muitos já podem fazer férias e a temperatura ainda está muito agradável.

Os peregrinos no caminho entre Astorga e Ponferrada:
Imagem

Passo ao largo de Astorga, cidade pequena, acolhedora e um dos pontos mais importantes das rotas históricas e religiosas do norte de Espanha. Conheço bem a cidade; aqui passei no Verão de 2007, em scooter, a caminho das Asturias. Aponto a León. De León toma-se uma pequena estrada departamental que segue junto ao rio Torío e que leva à Cueva de Valporquero, uns 40/50 kms a nordeste.

Um bocadinho de orientação num mapa:

Imagem

À medida que nos aproximamos do local da Cueva, o terreno, até ali plano, anuncia os seus relevos, mesmo com uns farrapos de neve. Mesmo antes de chegar à cueva, passa-se por um curto mas bonito desfiladeiro. Fica mais bonito num pequeno vídeo, espero, mas que tem que ficar para depois.

A situação é um pouco singular e fiquei com a sensação que é em consequência disto que permanece relativamente pouco conhecida a que não é da zona. Encontra-se numa zona franja da cordilheira cantábrica. Já não fica longe de Riaño, que é uma espécie de porta de entrada para os Picos da Europa que na região retêm toda a atenção. Que passa por ali, vai que nem uma seta para nordeste para o coração do Parque dos Picos onde as atracções são muitas, ou em caminho para as Asturias (Oviedo) prefere-se a AP-66 ou então a clássica nacional 630 que também corre na direcção Norte-Sul.

No entanto o cantinho turístico da Cueva de Valporquero é muitíssimo aprazível e as grutas surpreendentes bonitas e majestosas. Já estive em Postjona, na Eslovénia, onde estão as maiores grutas visitáveis, da Europa (para quem não conhece, vai-se num comboio eléctrico) e estas são muitíssimo ricas em variedade de formações.

Adiante! O desfiladeiro:
Imagem

Há gente que aproveita para treinar a escalada mesmo à beira da estrada.
Imagem

Imagem

Imagem

As várias pontes sobre o rio Toría nos kms do desfiladeiro:
Imagem

Imagem

Imagem

O pequeno local turístico em torno das grutas está muito bem conseguido.
Imagem

Uma praça assente num vale suave, com um jardim para crianças, um restaurante/cafetaria, alguns cavalitos com as suas crias pastam alegremente. Um local excelente para famílias passarem uma tarde.
Imagem

Momento de ternura...
Imagem

Há uma formação rochosa caprichosa, sui generis, em equilíbrio delicado, de onde escorre água com abundância.
Imagem

[continua]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 18, 2010 12:53 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Zé Paulo, tu e a Paula Kota são uns relatadores natos....
Temos que criar um livro só com os vossos relatos :smile:

Parabens....e agora a 2ª parte se faz favor :bigsmile:

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 18, 2010 2:07 am 
Desligado
Experiente

Mais algumas das partes mais profundas da gruta...

Imagem

Campos de estalagmites pequenas e redondas...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este é o local onde se pode notar a mudança no tipo de rocha. A zona calcária termina abruptamente e dá lugar a uma rocha muito mais dura e não permeável pela passagem da água.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sala das maravilhas, a última visitável da gruta.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A saída...

Imagem

[continua]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal