Data/Hora: sábado ago 09, 2025 11:40 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 12:23 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Eram 10:00 da manhã de Domingo, quando deixámos a invicta rumo a Este, pela ainda grátis A42, onde passámos por uma brigada armada com o radar pronto a estragar o domingo de todos quantos por lá passaram e não repararam na armadilha preparada… sempre em nome da segurança, nós sabemos, sabendo também que naquela Auto-estrada, no fim daquela descida, em recta, até hoje nunca houve um acidente, mas certamente, haverá mentes mais iluminadas que conseguem ver mais além…. Até ao défice, sei lá…

[align=left]Em frente, o Paulo da K100 propôs-se a pensar no trajecto, e assim, lá chegámos a Fafe, sempre por auto-estrada (A11 seguida pela A7), sendo o último troço já a pagar…

Saídos directos Fafe, não chegámos a entrar na cidade, pois logo virámos pela N206, que é uma estrada bem agradável de se fazer, apesar do típico trânsito típico dos domingos.

Imagem

Imagem

O objectivo era chegar ao primeiro ponto de atracção do dia e foi um verdadeiro prazer subir o monte de Nossa Senhora da Graça, o qual eu nunca tinha visitado e que é uma verdadeira subida de serra… lembrando as fotos que costumamos ver de Stelvio (Itália).

Imagem

Imagem

Imagem

As vistas são brutais, tanto na subida como no cume do Monte,

Imagem

Imagem

onde podemos ver a torre Eiffel… ou pelo menos, os arredores eh eh. Seriamente, é uma subida brutal, e que todas as motos nacionais deveriam fazer uma vez na vida pelo menos! Ouvi dizer que há quem a faça de bicicleta, mas para mim isso deve ser um mito urbano…

Imagem

Imagem
No topo, encontrámos uma banca de venda de CD’s que nos proporcionou, ou diria, impingiu a banda sonora á visita, que fizemos ao ritmo do “Vira” e outras pérolas da música tradicional. Momentos inesquecíveis, que nos marcaram e ficarão para sempre associados à N. S. da Graça!

Imagem

A capela que se encontra no topo, está em perfeito estado de conservação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A descida foi rápida e indolor, com a nossa atenção totalmente direccionada para as magníficas vistas e para o traçado único.

Imagem

Imagem

Já na base, rumámos a Mondim de Basto, passando por um Colega que descansava com a sua menina, pois o calor realmente já apertava...

Imagem

No centro de Mondim,

Imagem
... continua...

[/align]

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 12:26 am 
Desligado
Experiente

... continuando...
fomos a um restaurante que o Paulo já tinha referenciado como de boa comida e brando nos custos…. De nome original “Duas palmeiras”, com as ditas no jardim frontal, foi-nos servida uma bela vitela assada, finalizada com melão e bolo de bolacha… tudo no ponto com um custo inferior a 10€/pessoa.

Imagem

Retemperados, pela pausa gastronómica, encetámos de novo a viagem via N304,

Imagem

directos à serra do Alvão. Estrada muito agradável, bom piso, curvas qb, e com algum tráfego, mas nada capaz de incomodar o nosso ritmo.

Imagem

Já a chegar ao Parque natural do Marvão, a estrada fica cada vez melhor, com curvas mais agradáveis e as paisagens cada vez mais merecedoras da sua contemplação.

Imagem
Imagem

Rapidamente chegámos ao ex-líbris do Parque “Figas de Ermelo”, uma das maiores quedas de água de Portugal. (Uma barreira de quartzitos forma um enorme socalco, separando a zona granítica da xistosa, mais vulnerável à erosão. Por isso, o trabalho milenar da água cavou um desnível de quase 200 m, através do qual o rio Olo se despenha numa cascata - in: Life cooler) ,

Imagem

onde desfrutamos de uma magnífica vista para uma queda de água, um belo maciço rochoso, e onde podemos apreciar o magnifico Monte da N. S. da Graça agora de uma perspectiva oposta….

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após umas fotos e dois dedos de conversa, descemos pelo único acesso às “Fisgas do ermelo” e rumámos à aldeia “Lamas de olo”, ponto onde perguntámos se estávamos no caminho certo para a barragem do Marão. Logo duas simpáticas senhoras nos confirmaram o percurso,

Imagem

Imagem

e assim prosseguimos caminho atravessando a simpática aldeia, que teria bem mais a ganhar se impedissem a construção de edifícios que nada têm a ver com as típicas moradias de alvenaria de pedra… mas isto já sou eu a divagar…

Rapidamente encontrámos a dita barragem,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
regressando à N304 e às suas magnificas curvas, exactamente no ponto onde tínhamos saído, sendo este o troço ainda melhor que o anterior…

...continua...

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 12:27 am 
Desligado
Experiente

....Finalizando...

...regressando à N304 e às suas magnificas curvas, exactamente no ponto onde tínhamos saído, sendo este o troço ainda melhor que o anterior…

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

daqui até ao IP4, tendo ainda tempo de parar a meio para uma refrescante água numa esplanada.

A viagem pelo IP4/A4 foi breve e rapidamente a invicta surgiu no horizonte, dando-nos as boas vindas após mais um belo dia passado em boa companhia, por terras Lusas e as suas belíssimas estradas sempre à nossa espera!

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 12:28 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Continua que vais muito bem :smile: ....

P.S. - Isto disse eu no fim de ler a tua primeira parte, ainda não tinhas tu posto as duas seguintes.... eheheh

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 9:00 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
é impressão minha ou ia tudo sem luvas???:blink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 9:44 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Gil Pereira Escreveu:
[align=left] Ouvi dizer que há quem a faça de bicicleta, mas para mim isso deve ser um mito urbano…

[/align]

Ah ah ah!.... :lol::lol::lol:

O turismo e a cultura voltou, acalmou-se um bocadinho o bando de aceleras com os penduras a fazer peso no banco de trás. :lol:

Estes locais estão já muito para os "meus domínios". A Senhora da Graça é um clássico e as Fisgas também. Desta vez conheço bem os locais e as estradas. Estão aproximar-se "perigosamente" do verdadeiro Trás-os-Montes profundo (Vila Real e o Alvão é ainda apenas um prenúncio). Pergunto quando é que passam em Bragança para aqui fazermos o denominador comum do repasto?! :smile: Sugestão de estrada "Gilesca" (aka "com muuuuitas curvas"): pelo Gerês até Chaves e sobretudo de Chaves para Vinhais-Bragança pela N103, uma estrada praticamente sem rectas, onde todos enjoam de carro, o que faz sorrir qualquer motociclista. :smile:

Obrigado por mais esta excelente crónica. Estamos a ficar mal habituados com a qualidade dos teus relatos! :fixe:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 10:58 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Gil, mais uma vez estás de parabéns. Ao lado de outros (poucos) que por aqui já têm lugar como Editores de Viagens, conquistaste definitivamente o teu espaço gastro-moto-turístico; a ordem dos factores é aleatória, mas o que importa é que andem sempre juntos.
Obrigado pelas preciosas informações que nos vais dando e pela partilha dos relatos. Keep on going!
Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 12:53 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Mais uma excelente crónica de um dia bem passado, como o Gil nos tem vindo a habituar. :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 2:11 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta set 17, 2009 4:16 pm
Que belo passeio com correspondente relato e fotos :)
Obrigado por partilharem...!

Assunto da Mensagem: Olá Gil
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 2:15 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Não sei que te diga.:surpresa:

A tua RT é uma mota cheia de sorte, nem sabe o que é estar parada.
Quanto a ti, tens a sorte de teres a mota que tens. :lol:

Agora mais a sério.
Mais um passeio 5 estrelas por um percurso que ainda não fiz e que fiquei curioso por fazer.

Muito obrigado pela partilha.
Um abraço,

Rica

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 2:52 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Eu já nem digo nada...

...parece que faz e propósito!:mad2:

:p

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 3:49 pm 
Desligado
Experiente

obelix_xxi Escreveu:
é impressão minha ou ia tudo sem luvas???:blink:

Caro Obelix, agradeço o trabalho que tiveste a comentar a crónica, lembrando-me aquela situação em que as beatas da aldeia vão à missa de Domingo apenas para comentar o que lá se passou, não tomando assim, atenção ao verdadeiro sentido do sermão lá pregado. Estou convencido que também tu apenas reparaste no acessório não assimilando o sermão:smile: .

Realmente , os malandros, iam sem luvas, mas na realidade, e olhando para a história, não deixa de ser um grande avanço, pois repara bem, que já no longínquo ano de 1991, um dos protagonistas andava assim equipado numa Yamaha RZ 80, que atingia uns estonteantes 130km/h, e na qual o rapaz se entretinha nas curvas do Luso e bussaço.... já usava luvas, mas não me parecem que trouxessem qualquer protecção, as calças eram de ganga (já rasgadas inclusive) e o casaco, mais uma vez era de ganga... acompanhado por umas sapatilhas ou botas normalíssimas dependendo se estávamos no inverno, ou no verão...
Assim, o rapaz fez mais de 50.000km's na dita, foi umas vezes ao chão, mas nessa altura era considerado normal, e dizia-se também que com os erros que íamos aprendendo e melhorando....

Imagem

Já no ano de 1993, e aqui podemos ver na IP5, a regressar da Concentração de Viseu, quando ainda tinha pachorra para tais aglomerados, podemos ver novamente que apesar de já se deslocar numa Cagiva Mito 125 que alcançava uns belíssimos 190km/h e nos permitia gozar as curvas de forma única, a verdade é que a indumentária era a mesma tendo no entanto agora já umas luvas mais decentes.... e uma casaca preta.... mas de ganga ainda :lol:

Imagem

O que nos leva até domingo, no dia imediatamente a seguir à peregrinação à Lousã, onde as minhas luvas de verão, entregaram a alma ao criador, por uso efectivo (digo eu) e assim, entre as 23h de sábado e as 9:30 de domingo, acabei por não encontrar substitutas sendo forçado a levar as luvas de inverno.... mas que se tornaram tão incómodas (graças à magnífica tencologia actual) que ao saír da autoestrada, tirei-as imediatamente, pois o ritmo do passeio seguinte foi de tal forma moderado, que preferi assim, a ter as mãos num verdadeiro forno.

Sendo o único facto digno do teu registo, aqui fica a explicação, e que como vez pela história agora relatada, o facto de levar um capacete decente, um blusão com todas as proteções (incluindo lombar) e umas botas apropriadas acaba por ser um grande passo tendo em conta tantos e tantos km's feitos apenas com uma gangazinha em cima do pêlo.... ah, e esquecia-me, também sempre usei grandes doses de de precaução, mas esse acessório não se compra nas lojas!

Quanto ao porquê do Paulo também ter tirado as dele... não perguntei, pois não considerei um facto relevante...:confundido:

Já agora, e para veres que andam por aí muitos mais, na Motociclismo 230, temos o verdadeiro Motociclista:
Imagem
....:lol: :lol: :lol:

Obrigado pelas V/ respostas....

Zé, o Gerês já está na calha e a tua sugestão entrou para os próximos planos... provavelmente irei "incomodar-te" para um almoço!

Ricardo... estás ali ao lado, pega na RT e faz-te à estrada!

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem: Está nas tuas mãos...
MensagemEnviado: quarta jun 09, 2010 5:39 pm 
Desligado
Experiente

Só tenho um Domingo ocupado este mês.
Só vais sozinho se tiveres azar no dia que escolheres.:bigsmile:

Agora a sério.

Ainda não tenho um passeio preparado para este mês, mas ainda estamos no inicio.
Não deixa de ser um grande passeio e o Geres é sempre uma boa opção e ir até Bragança pela estrada nac. é sem duvida espectacular.
Quem sabe?
Um abraço

Rica

[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 11, 2010 8:30 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Sobre o uso de luvas e equipamento... Não tenho o hábito de me fazer à estrada sem algum equipamento, normalmente casaco e luvas. No entanto com calor e em troços muito curtos, às vezes facilito um bocadinho. Como aqui, no vídeo do "Encontro de Viajeros", em que vou de t-shirt e sem luvas, durante 3 ou 4 kms até aos museus de Guadalest ( http://www.exploramoto.com ). Sei o risco que corro, que neste caso tenho como muito baixo.

Gil Pereira Escreveu:
Zé, o Gerês já está na calha e a tua sugestão entrou para os próximos planos... provavelmente irei "incomodar-te" para um almoço!

Tenho todo o gosto em ser "incomodado". :)

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem: Para que não digam...
MensagemEnviado: sexta jun 18, 2010 2:48 am 
Desligado
Experiente

... que não trilhamos as vossas sugestões.:bigsmile:

Gostava de mostrar algumas fotografias do fim-de-semana que passei com a minha mulher.

Aceitei o desafio de Gil e lá fui rumo à serra do Alvão e não só.

Lamentavelmente não consigo anexar nenhuma fotografia.
Desde do dia que mudamos de servidor que não consigo anexar nada.

Um abraço,

Rica

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal