Data/Hora: domingo jun 22, 2025 7:00 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Brama do veado em Trás-os-Montes
MensagemEnviado: quinta set 16, 2010 3:07 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Já aqui se tem divulgado algumas modalidades de turismo que são muito originais e próprias da região de Trás-os-Montes. Nas paisagens, o incrível colorido do Outono por aqui, que merece ser visto, na gastronomia, no Inverno as feiras de fumeiro de que Vinhais, em Fevereiro, é talvez a mais conhecida.

Há uma modalidade de turismo talvez menos conhecida que acho que vale a pena ser mencionada, para quem goste de actividades ao ar livre e de que pessoalmente sou grande fã e que no nordeste português é particularmente interessante. É difícil percorrer estas estradas ao nascer ou pôr-do-sol sem nos cruzarmos com veados ou corsos, de tal modo são abundantes. Os cervídeos foram (re)introduzidos na região (existiram mas entretanto havia sido extintos) vizinha da Sierra da Culebra, mas a comunidade cresceu consideravelmente e invadiu território português, especialmente no Parque Natural de Montesinho.

Situação da Sierra da Culebra, junto ao nordeste transmontano.
Imagem

Está prestes a chegar a época de acasalamento destes "bicharocos", que na idade adulta atingem mais de 100 kg, a época onde a sua presença mais se denuncia. A "brama" é um espectáculo que sem ser exclusivo da região transmontana, começa a gerar algum turismo organizado, que já aqui começa a conquistar um certo número de adeptos.

Há duas ou três associações sediadas em Bragança que se dedicam a promover estas actividades por aqui e a que os interessados se podem dirigir para participar numa sessão de observação de veados.

Uma delas é a Azimute - http://www.azimute.net/ , outra a Montesinho Vivo http://www.montesinhovivo.pt/ que já propõe um pacote turístico incluindo a observação . Fica a ideia de pretexto para visitar esta zona em mototurismo, para este ou para outro ano qualquer. Seguem informações detalhadas (pdfs) em anexo a este post. A brama começa normalmente no final de Setembro, e estende-se por umas três semanas, aproximadamente.

Deixo, já agora, uma filmagem minha de há uns anos atrás. Foi feita numa segunda-feira ao nascer do sol, numa zona junto à fronteira, a 20 minutos de minha casa, em Bragança. Depois das filmagens fui normalmente trabalhar às 9 da manhã. :)

http://vimeo.com/2574167

Zé Paulo.

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 16, 2010 11:13 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Simplesmente fantástico :idea: Zé Paulo !

Nunca imaginara que atrás das motas, assunto que a todos nos move, viesse atrás matéria tão interessante !!!
Muito obrigado e um grande bem haja.

Sempre a curvar.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 16, 2010 11:36 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 31, 2006 12:52 pm
Muito interessante

É uma boa proposta para um fim-de-semana.
Embora muitas vezes fique esquecido, dentro deste rectângulo com 92389km2 chamado Portugal, tambem existem coisas fantasticas.

UM abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 17, 2010 1:29 am 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
Obrigado Zé Paulo,
Só é pena não ter sabido disto há umas 3 ou 4 semanas, para poder programar a minha vida e ir assistir ao vivo e a cores.
No ano passado, publicaste um video (creio que no Vimeo) que me deixou muito curioso e com vontade de presenciar. Em regime de "visita guiada" deve valer a pena, até porque, sózinho, dar de caras com um destes animaizinhos com as hormonas aos saltos não deve ser pera doce.
Agora, é certo que vou programar para o próximo ano. Final de Setembro em Bragança garantido.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 20, 2010 11:04 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado nov 15, 2008 12:56 am
Subscrevo.
Toda a zona é linda para disfrutar em moto.
Já por esses lados tenho andado e posso dizer que em pleno dia indo eu devagar a degustar a paisagem, passa-me pela frente um desses belos animais (não era muito grande), que num par de saltos se passou de um lado para o outro, desaparecendo na mata, sem me dar hipoteses de tirar uma foto.
Porque ia devagar, não me assustei, não corri perigo e pude apreciar.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 21, 2010 9:02 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta abr 15, 2010 9:27 pm
  • Também eu e a Ana tivemos um encontro de 3º grau com um exemplar desses, na altura do 6ª aniversário do CKLT, a caminho de Belgais, lugar onde pernoitamos. É uma sensação muito porreira, pois é muito diferente de os ver em cativeiro.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group