Data/Hora: domingo abr 28, 2024 11:37 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 12, 2010 7:54 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Leonel!

Bela crónica.
Já tive o prazer de conheçer Monsanto e voltava lá novamente.
Sortelha também, onde comi pela primeira vez e sempre que encontra...Requeijão com doce de abóbora!!!:lingua:

Parabéns e continua a fazer essas belas passeatas. A RS agradece e nós tb.

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 12, 2010 8:09 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
Mensagens: 1707
Localização: Torres Vedras
Obrigado Leonel por partilhares esse belo passeio.

_________________
Vivermos o dia a dia como se fosse o último dia da nossa vida.

ex-K 1100 LT ; ex- K 1; Florett 1963; Sachs V 5 1972, K 1200 RS -1999 e R 1150 GSA-2004


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 12, 2010 10:07 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mar 31, 2008 11:08 pm
Mensagens: 289
Localização: montelavar
espectacular
que mais se pode dizer
pela minha parte irei tentar fazer esse passeio
e uma zona que nunca explorei
enbora por la ja tenha passado
temos um portugal lindo

abraco e boas curvas


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 12, 2010 10:56 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2078
Localização: Massamá
Excelente crónica, fotografias 5****
Venha mais Leonel:bigsmile:

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 12, 2010 10:59 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Obrigado pessoal.
Ainda bem que gostaram da "pedra".
As viajens são também interiores e nestas não há itenerários, vamos para onde somos levados pelo que nos influencia.
Este fim de semana também me surpreendeu.
Engraçado foi ter arranjado maneira de o partilhar.
Escrever, não é coisa que me saia com facilidade e andar à procura das letras no teclado qual galinha a bicar no chão não ajuda muito.

------------------------//-----------------------------

LRocha, onde é que encontraste essa informação?
Tudo o que encontrei sobre o "Lucano" afirma o que escrevi...
http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=142&id=8527&idSeccao=1366&Action=noticia

-----------------------//-----------------------------------------

..."As aldeias concorrentes distribuíam-se pelas seguintes províncias: Minho – Vila Chã e Bucos; Trás-os-Montes e Alto Douro – Alturas do Barroso e Lamas de Olo; Douro Litoral – Almalaguez e Colmeal; Beira Alta - S. Julião de Cambra e Manhouce; Beira Baixa - Paul e Monsanto; Estremadura - Aljubarrota e Oleiros; Ribatejo - Azinhaga e Pego; Alto Alentejo - Nª. Sª. da Orada e S. Bartolomeu do Outeiro; Baixo Alentejo - Peroguarda e Salvada; Algarve - Alte e Odeceixe."...

Vejam lá e não está aqui uma bela ideia para umas passeatas para vermos como estas terras cresceram.

ADVirtam-se
Legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 13, 2010 12:38 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Excelente reportagem - texto e fotos. Parabéns. De facto, há bons pretextos para passear apenas com as aldeias lusas.

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 13, 2010 6:03 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 30, 2009 12:51 pm
Mensagens: 203
Localização: Lisboa
Simplesmente espectacular!

Bem hajas pela partilha.

Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 14, 2010 6:31 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Acabei de ler. EXCELENTE! :fixe:

Uma boa ideia de passeio (numa região de que gosto muito), boas fotos e um texto com um estilo original que revela a tua alma de viajante. Parabéns, Leonel, e muito obrigado por teres composto esta bela crónica para partilhar connosco. :smile:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta out 15, 2010 11:35 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 19, 2010 6:26 pm
Mensagens: 229
Localização: Pinhal de Frades - Seixal
Excelente esta descrição como excelente são as fotos, gostei muito. Obrigado pela partilha. Por acaso também tenho a mania de passar o mais depressa possível pelos números do "rabudo":lol: :lol: . Abraço

_________________
K1300S


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 16, 2010 7:10 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Mensagens: 2465
Localização: No deserto....
Magnífico.... Muito obrigado pela partilha..... :fixe:

Abraço,

_________________
[color=#000000]RogerShark[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 16, 2010 12:26 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Mensagens: 318
Localização: Costa da Caparica
Parabéns pela partilha.
Abç.
ZL

_________________
________________________
K1200S '05 MC Torres Vedras


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 19, 2010 12:07 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 02, 2007 11:20 pm
Mensagens: 11
Localização: S.Miguel AÇORES
Olá

Parabéns, bela crónica.

Monsanto é muito bonito. Irei lá qualquer dia:bigsmile:

Um abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 08, 2010 11:36 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sexta ago 06, 2010 1:47 pm
Mensagens: 122
Localização: Lavra - Matosinhos
Gostei muito, algo a pensar para fazer a dois na próxima primavera...;)

_________________
Cumprimentos

Nuno SS

BMW R 1100 RT 98


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 05, 2013 6:14 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Leonel Silva Escreveu:
Mas é mesmo!
Imagem

[color=black]Não dessas que estão a pensar, mas muitas outras em que a diferença não é assim tanta.


Se nos deixarmos levar pelo que nos vai acontecendo, ouvirmos as pessoas com as suas histórias e procurarmos ver para além do evidente, Monsanto brinda-nos com as mais gratas sensações.
São as ideias, são as coisas e mais a imaginação, que imagine pouco, apenas se lhe pede que deixe de empatar a percepção de outras realidades.
Num encontro de amigos saiu um convite para aparecermos no Minho, em São João d'Arga no último fim-de-semana de Agosto. Falámos também de que tinham gostado de conhecer Monsanto e de como os tinha impressionado aquela terra onde pararam por acaso.
Como também não conhecia marquei-a como um dos próximos destinos.

O que ouvimos de São João d'Arga parecia engraçado][color=black]Sábado, de manhã cedo vestidos para o fresco, figuras negras em cima de nuvem azul.
Vamos devagar, gozar a paisagem, almoçar pelo caminho e chegar a meio da tarde.
Como não tenho música nem quero intercomunicadores, muitas vezes sou o meu "Walkman". Canto, assobio, toco todos os instrumentos, o mesmo trecho dá-me para uma hora e faço a banda sonora para a paisagem que se apresenta.
Reparei por acaso que totalizador do conta Km’s marcava sessenta e cinco mil setecentos e qualquer coisa...OLÁÁÁ…temos número.
E de que maneira, este é daqueles que lembra muita coisa...

Passou a estar presente a partir daí o encontro com o "Avô do Chifrudo".
Não é que acredite nessas coisas ou que me preocupe muito ou pouco, antes pelo contrário.
Queria passar mais tempo na paisagem da Beira Interior, sentir a Serra acastanhada e aflorada de calhaus, dificultando a vida aos que lá vivem e dando realce aos pequenos bosques que surgiam.


Arvores à borda da estrada, corredor de sombra, precioso resguardo dos viajantes do tempo em que as distâncias se mediam em dias.
Imagem


[color=black]Perguntei numa bomba em que reabasteci, onde se comia muito, bom e barato por ali.


Indicaram-me a Quinta da Bigorna. Seja. Para lá vamos.
Um complexo em crescimento que será um pequeno oásis numa paisagem imensa.
Agradável surpresa nos aperitivos. No meio das manteigas e queijos plastificados um “fundinho” de azeite. Enquanto houve pão e azeite... que regalo. O resto ficou lá.

Um tinto da região, um ensopado de borrego honesto e uma bela mousse de manga providenciaram um saboroso reabastecimento para os nossos depósitos que já estavam quase vazios.


Ansiosos por Monsanto, íamos apreciando a sua chegada.
Imagem


O que gostei daquela torre sem saber o que me esperava.

Antes, parámos na Relva para nos refrescar. No grande largo apontámos para o toldo que nos daria sombra e uma fresquinha e ainda uns pêssegos que nos saltaram aos olhos.
Estavam paradas umas quantas motas, sem gente por perto o que nos fez pensar que numa tasca qualquer estariam em amena digestão uns quantos bem-dispostos a aproveitar a sombra e encher a tarde de histórias e gargalhadas.

À sombra duma árvore estavam uns maduros a baterem umas cartas. Perguntei-lhes onde se podia dormir por ali.

- Lá em cima arranja com facilidade.
[align=left]Óptimo, para cima vamos...
Entrámos em Monsanto a abrasar, levei a mota até onde pude, parei-a numa sombra junto a um pequeno miradouro com um assento corrido de pedra onde estavam dois homens sentados.
De dentro do capacete perguntei se ali a mota incomodava.
Ouvi o que precisava.
- Esteja à vontade, não incomoda nada.

Figuras de negro em nuvem azul saem para o chão começando a libertar-se dos pesados artefactos.
Os espectadores assistem à metamorfose que revela dois seres parecidos com eles.
Do fato completo à T-shirt, calções e chinelos foi um instante.
Ficou tudo em cima da mota enquanto as temperaturas se equilibravam e se atenuava a estranheza.



- Então e de onde é que vêm os meus amigos?

[align=left]- Somos do pé de Lisboa, da margem Sul.
[align=left]- Oh…trabalhei por aí muitos anos. Há por aí uma terra que tinha um belo vinho...ai…como é que se chama?
Disse-lhas todas com esses pergaminhos e não conseguia encontrar a que ele conhecia.
- Então e que idade é que me dão?
- Uhmmm…você é aí homem para setenta anos.
- Qual quê, setenta e nove e aqui pás curvas.
- Olhem lá para aqueles penedos e vejam lá se não vêem uma cara com a boca aberta?
Foi aqui o ponto da mudança! O momento da pedra que nos acompanhou o resto da viajem. Não sei o que teria sido sem este momento. Caminho sem regresso. As pedras falavam mais alto.
- Mas está falar daquela cabeça, à esquerda que está a sair das rochas?
- Não, é uma com a boca aberta, olhem, reparem lá se por aí a baixo não vêem também as pernas.

[/align]
[/align]
[/align]
[/color][/color][color=black]
[align=left]





[/align]

Imagem



[color=black]Aquele crânio imenso conseguia identificá-lo.

Como não consegui ver o “boca aberta” recorri à tecnologia.

Mostrei-lhe a imagem recolhida e apontou logo a figura.

Imagem





- Ah… siim, pois, pode parecer qualquer coisa, com outra luz talvez...

- E então a cara da criança ao pé daquela árvore?

- Onde?




- Ali, aquela árvore, por cima... e acima está outra com um chapéu.

[align=left][align=left](tentem reduzindo muito o tamanho da imagem, vendo à distância…)

Imagem


Aquilo estava engraçado, eu a ver se apanhava o 66666, com os todos os cuidados para não o perder e começam a sair caras e cabeças das rochas quando pensava que ia ver casas e paisagens e mamar umas bejecas.


- Mas esperem lá...olhem ali para cima para a direita e digam-me lá se também não vêm aquela cabeça com ar carrancudo.
Imagem


Estava lixado.


Ia passar o fim-de-semana a ver figuras em todo o lado. É como quando se vem duma feira e se passa por um palco com música pimba, ficamos agarrados a uma musiqueta qualquer que não nos sai da cabeça " Mas quem será...".
Já chegava de pedras e perguntei ao gentil senhor que me encheu a cabeça de pedras se sabia onde se arranjava um quarto.
- Olhe, fale com aquele que ali vem que ele arranja-lhe de certeza.
O senhor juntou-se ao grupo, simpático, sorridente, a pegar-me no braço sem forçar ou criar desconforto, era um gesto natural de aproximação, um reforço da sua boa vontade em arranjar um sítio para dormirmos. Digamos que era um empresário simpático.
Voltámos à história das idades e do aspecto. Nestas conversas ficamos sempre a ganhar na auto-estima, e no tempo pelo menos meia dúzia de anos.
A mim tiraram-me quatro ou cinco, já é bom. Normalmente digo que passei muito tempo no mar e é o ar salgado que conserva. Não lhes disse a verdade, que era dos copos e da má vida.

Não me atrevi, a receita poderia ser-lhes fatal.

Fiquei a saber que havia lá um indivíduo que também tinha andado na Marinha.
Óptimo. É sempre bom encontrar um camarada com quem provavelmente já nos cruzámos em qualquer situação. A Marinha é pequena mas encontram-se marujos em todo o lado.
Como noutros casos já se goza de créditos à partida e este ainda por cima tinha um restaurante...
O Sr. Peixoto já passava dos oitenta, era cardíaco e mesmo assim não deixou de dar uma voltinha pelas ruas antes de nos levar à casa que tinha disponível.



[/align]





Imagem


Um cicerone que ia revelando as curiosidades dos sítios por onde passávamos. Contou-nos ter feito a sua vida em Lisboa como empreiteiro, quando se fartou voltou para a terra e dedicou-se mais a mulher a colaborar e gerir umas casas para alugar.


Não lhe faltava com que se entreter.
Neste percurso, as pedras ganharam outra importância, era ténue a diferença entre pedra e casa, quanta da pedra se tinha tornado casa, onde estavam as casas no meio das pedras.



Quando falarem em partir pedra...tenham alguma consideração.

[align=left]O jogo continuava. Tentar encontrar para além do casual a relação entre pessoas, pedras e casas e o que mais surgisse em formas sugestivas.






Imagem



Imagem



A casa da Irene...
[align=left]Imagem


Com a Irene e tudo.
Imagem


Gente que faz falta para humanizar um espaço tão austero para quem vem das cidades.


[/align]

Perguntamo-nos constantemente como é que aquelas pessoas vivem por ali.
Gente que tem por dentro o que falta por fora. Aquecem as pedras com simpatia e sorrisos.
Já chegava para o Sr. Peixoto. Levou-nos à casa que tinha herdado duma tia. O piso superior estava ocupado mas o rés-do-chão tinha sido arranjado para alugar e ganhar mais qualquer coisa (45€).

Vimos lá dentro o que se tinha ganho à rocha à força de força, 3mt/1500€.

[/align]


Imagem


Continua...

[/align]
[/color][/color]




Leonel Silva Por onde andas meu vadio...querem ver que a Paulinha o prendeu com uma guita.....em casa longe do pc

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 09, 2013 3:48 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Foste buscar as pedras, que agora são mais de gelo...
Pois,...ando a vadiar. Isto é uma casa, não é? Vadiar é ir para fora.
Apesar de participar pouco, passo sempre para ver como andam os meus amigos. E claro que folgo muito com a velocidade de cruzeiro, sempre alta.
Também sofro do complexo da crise e por isso não tenho aparecido. Apesar de trabalhar mais e ganhar mais, vejo-me com mais limitações e forçado a um exercício de contenção mais apertado para não descambar. Com muita pena minha, algumas opções são negociadas.
Encolhe o estômago (e o fígado) mas o coração fica do mesmo tamanho. E esse está muito bem.
Vamos ver-nos em breve.

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal