Data/Hora: segunda abr 29, 2024 12:29 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Patagónia Dez2011/Jan2012
MensagemEnviado: sexta out 19, 2012 10:24 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Já há muito tempo que estou devedor desta crónica. Mas o atraso na organização das fotografias, a preguiça e uma elevada dose de inépcia tecnológica (é preciso não esquecer que eu ainda sou do tempo em que se apanhava na escola para aprender a escrever Egipto com "p") fazem com que hoje escreva apenas umas breves palavras. Fica o compromisso de um dia trazer outras imagens e carregar o video - para isso, primeiro ainda tenho que ir fazer um curso das novas oportunidades - assim como os detalhes do itinerário.

O repto, lançado por 2 colegas e amigos,chegou no Verão de 2011: vamos passar o final do ano à Patagónia? Depois de uma louvável negociação matrimonial (Obrigado, Margarida, és uma Santa!) a resposta não demorou muito. Ía finalmente conseguir concretizar um projecto antigo. Aluguer das motos reservado, viagens marcadas, itinerário escolhido, alojamento definido e ala que se faz tarde. 2 outros amigos quiseram juntar-se, mas de 4x4. Para além da excelente companhia que proporcionaram, a opção revelou-se bastante simpática pela ajuda no transporte da bagagem, no abastecimento e como recurso para alguma eventualidade complicada.

Para uma breve idéia do trajecto:
Ligação aérea Lisboa - Santiago do Chile - Osorno (localidade onde iniciámos a viagem)
Osorno - Bariloche
Bariloche - Futaleufu
Futaleufu - Puyuhaupi
Puyuhaupi - Puerto Tranquilo
Puerto Tranquilo - Villa O'Higgins
Villa O'Higgins - Cochrane
Cochrane - Estancia Angustura
Estancia Angustura - El Chalten
El Chalten - El Calafate
El Calafate - Puerto Natales
Puerto Natales - Rio Grande
Rio Grande - Ushuaia
Ushuaia - Rio Grande
Rio Grande - Punta Arenas (onde entregámos as motos)
Ligação aérea Punta Arenas - Santiago do Chile - Lisboa

Foram 18 dias de grande gozo e 4.800kms, na sua maioria fora do alcatrão. Como a minha experiência nestas andanças era pouca, foi um excelente curso de aprendizagem. A ignorância e a sorte juntaram-se em perfeita harmonia em cima da gravilha e do cascalho, poupando o corpito e os equipamentos a qualquer humilhação.

Vamos lá então lavar as vistas, ainda que por breves momentos. E a primeira imagem, para celebrar um vôo perdido de Santiago para Osorno (é no que dá viajar entre o Natal e o fim de ano) foi a desforra na produção nacional durante uma noite forçada no hotel do aeroporto.
Imagem

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: (cont.)
MensagemEnviado: sexta out 19, 2012 10:39 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Dia 29 de Dezembro, em Osorno, fui buscar o animal que me transportou durante toda a viagem: a F800GS, que se portou condignamente. Gostei bastante, sem nada a assinalar para além de um furo (ainda hoje estou admirado porque só houve 2 furos em toda a viagem). Foi uma escolha acertada para este tipo de percurso.
Imagem

Viagem iniciada e primeira incursão na Argentina. Na fronteira estava um grupo animado e ruidoso de Italianos, com quem nos cruzariamos mais algumas vezes. Infelizmente, alguns dias depois, 2 deles tiveram um acidente grave.
Imagem

Por esta altura, a paisagem fazia lembrar... os Alpes.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Até os hoteis poderiam ser do norte da Europa. Aqui passámos a noite de fim do Ano.
Imagem

Ao longo dos troços da famosa Carretera Austral, iam surgindo reminescências de um passado recente.
Imagem

E, como sempre acontece nestas ocasiões, fomo-nos cruzando com gente curiosa e simpática. Esta KLR (que mal se vê debaixo de tanta tralha) pertencia a um jovem Canadiano de 65 anos que, sozinho, estava a percorrer a América do Norte e a América do Sul. Alegremente, sem pressas, acampando onde e quando lhe apetecia, desenrascando as diversas avarias mecânicas que ía tendo conforme sabia e podia. Um verdadeiro Aventureiro.
Imagem

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: (cont.)
MensagemEnviado: sexta out 19, 2012 10:56 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Caleta Tortel, uma vila piscatória toda construida em estacaria e madeira. Bonita, com certeza. Mas nunca subi tanta escada na minha vida, carago.
Imagem

A travessia do ferry para Villa O'Higgins.
Imagem

E o princípio dos últimos 100kms antes de Villa O'Higgins, que foram simultaneamente espectaculares e demolidores. Ainda hoje estou para saber como não me tralhei todo por uma ribanceira abaixo, numa descida depois de uma curva de gancho.
Imagem

Ainda no Chile, muitos lagos. Grandes e pequenos, alguns com uma tonalidade da água verdadeiramente fantástica.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Até que a direcção do Sul começa a levar-nos para zonas mais áridas.Imagem

Imagem

Com a famosa Ruta 40, na Argentina. Um verdadeiro deserto, com vento bastante forte que não facilita a vida aos viajantes.
Imagem

A Vila Angustura é uma hacienda no meio do nada, propriedade de um Croata, cujos Avós emigraram para a Argentina no final do séc. XIX. Um paraíso para uma jornada que foi longa e dura; talvez o dia mais cansativo de todos. Curioso o facto da casa estar cheia de diversos autocolantes da "rapaziada das motos". É um poiso obrigatório por estas bandas. Aguardava-nos uma refeição sopimpa e uma noite de conversa memorável.
Imagem

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: (cont.0
MensagemEnviado: sexta out 19, 2012 11:11 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Mais a Sul, o Parque de los Glaciares.
Imagem

Os ditos.
Imagem

E o célebre Perito Moreno. Verdadeiramente impressionante.
Imagem

Imagem

Imagem

Só a GSA tinha bexiga para distâncias longas. A GS1200 e GS800 iam precisando de reabastecimentos constantes ao longo das jornadas.
Imagem

Já muito a Sul, em Rio Grande a caminho de Ushuaia, depois de passar o estreito de Magalhães, aparecem os monumentos à Guerra das Malvinas (ou Falkland, como outros lhe chamam).
Imagem

E dia 12 de Janeiro, atingimos o ponto final do sul da América: Ushuaia. A foto da praxe.
Imagem

Imagem

Aqui termina a Ruta 3. Não dá para descer mais.
Imagem

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: (cont.0
MensagemEnviado: sexta out 19, 2012 11:25 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
E agora vamos ao que interessa!

Conhecida pela produção de gado, a Argentina é famosa pela carne. Confesso que não tivémos nenhuma refeição em que a qualidade não fosse... excelente!

A famosa parrillada, que é sempre um festim de alarvidade.
Imagem

Ou os asadores, que também dão boa conta do recado.
Imagem

Quando vem para o prato, fica assim.
Imagem

Por lá também gostam de pendurar a matéria prima. É sempre um regalo para a vista. Imagem

O binho também é agradável, mas confesso que prefiro os nossos.
Imagem

As empanadas de carne são uma constante em qualquer restaurante. Muito agradáveis, marcham a toda a hora.
Imagem

Não me lembro bem o que é isto, mas estava bom.
Imagem

Imagem

As viagens, quando chegam ao último dia, têm um sabor amargo da saudade. Para compensar, já no aeroporto de Santiago a aguardar o vôo para Madrid/Lisboa, resolvi-me por algo mais continental para habituar o aparelho gástrico. Trivial, mas não soube mal.
Imagem

E pronto, por aqui me fico sem esquecer o compromisso de voltar um dia destes com mais fotografias desta inesquecível aventura.
Se pudesse, voltava outra vez. Mesmo que fosse para fazer os mesmos caminhos, não me importava.

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 20, 2012 12:20 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Gosto das tuas crónicas. Bodegons, Costeletons e também algumas motas. :lol:

Essa fica para a minha lista do "to do" e para quando arranjar uma Betty Grafstein de 30 anos que me patrocine a volta :lingua:

Vai metendo mais umas coisas avulsas


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: delicioso
MensagemEnviado: sábado out 20, 2012 12:53 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Mensagens: 1463
Localização: Lisboa
Paco como é?

Deliciosa reportagem e inspiradora... já estou como o Paulo, onde está a minha Betty Grafenstein??????
Esse (ushuaia) é um local que há muito tenho na lista... provaste o famoso cordero?


E preços da estadia, alimentação etc...? é suportável ou são "apimentados"?
abraço

_________________
R1200GSA LC "Ztona"
Ex:
R1200GS LC 2013; K1200LT 2008; R1200GSAdv 2009; F650GS Twin 2009; Vespa 250 GTV 2010; Honda CBR1000F 1996; Honda CB750 1995; Suzuki GS500 1994; Honda Bali 100 1997; Famel Perfecta-Casal 1976.
[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 20, 2012 9:15 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
antonio lopes Escreveu:
Paco como é?

Deliciosa reportagem e inspiradora... já estou como o Paulo, onde está a minha Betty Grafenstein??????
Esse (ushuaia) é um local que há muito tenho na lista... provaste o famoso cordero?


E preços da estadia, alimentação etc...? é suportável ou são "apimentados"?
abraço


Viva Lopes,

E eu ía lá perder o cordero? Honra seja feita à Mãe dele, que o filho estava muito saboroso.
Quanto a preços, a zona não é cara. Alguns locais, contudo, têm preços mais exagerados porque são fortes zonas turísticas (Ushuaia, El Chalten, etc.). Outros, mais remotos, não sendo propriamente caros, são elevados para o nível de qualidade; mas aqui é a escassez de oferta e a falta de concorrência que ditam os preços.
Como em todas as viagens, há sempre alternativas que podem tornar o orçamento mais ou menos elevado. Desde o alojamento, às refeições, tudo depende das opções que escolhemos.

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2012 8:08 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado mai 15, 2010 5:36 pm
Mensagens: 643
Localização: bucelas
Mais uma excelente partilha , que fica guardada na arca dos sonhos á espera da chaves , obrigado por mais uma partilha :smile:

_________________
ImagemImagemImagem

CARLOS FERREIRA


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2012 9:12 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 13, 2008 8:57 pm
Mensagens: 2253
Localização: Lisboa
Isto até faz cócegas :bigsmile:
BRUTAL!!!
Abraço PIRATA :fixe:

_________________
[font=Comic Sans MS][size=84][color=Black]Luís Miguel Fonseca
Imagem
[/SIZE][/font][/color]
https://www.facebook.com/PIRATINHA.LM[font=Comic Sans MS][/font]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2012 4:28 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
Simplesmente Brutal....:rob:

_________________
http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=6736


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal