Olá amigos!
É com alguma ou melhor, muita emoção que deixo aqui um pequeno relato para partilhar com vocês a maior aventura da minha vida: EXPEDIÇÃO A MARROCOS!
Porquê EMOÇÃO?
-por ter um grande amigo e companheiro que confiou na minha prestação como motard.
OBRIGADO RUI! tens toda a minha admiração como ser humano e principalmente como GRANDE MOTARD QUE ÉS!! Não é qualquer homem que se aventura por esses mundos fora tendo como companheira uma mulher.
-porque temos noção que foi uma expedição muito arriscada e nada planeada. Mas o prazer no momento e a vontade de conhecer um país já muito palmilhado por outros aventureiros e viajantes é incontrolavel.
- porque finalmente tive a oportunidade de pousar os pés num país que há muito desejava conhecer pelas paisagens, pessoas, cultura, pela tajine (mas isso é outra conversa!! ihihih), por ser um país africano!!
A forma como foi decorrendo esta Expedição não poderia ter sido melhor. Em autonomia plena e a dois, sem horas, sem "e se..." ou "...é melhor não" , lá fomos descobrindo passo a passo este imenso país(na verdade, por vezes as dificuldades eram tantas que avançavamos menos do que um passo em cada longo momento) .
A volta que fizemos por Marrocos foi feita basicamente por pistas, recorrendo ao asfalto quando de outro modo não era possivel fazer ligações. Foi um "Lés a Lés" continuo, com duração de 15 dias (mais 2 dias de viagem, travessias de barco).
Foi pistas...pistas....e mais pistas. Foi lama de vários tipos, de várias cores (que nos cortaram os dedos de tantas vezes termos de a despegar da mota para esta rolar alguns metros e voltar a despegar para rolar outros e por aí fora...horas e horas nisto). Pedras tipo godos, pedras bicudas, calhaus, pedregulhos, rochas (tenho algumas marcas variadas nas malas laterais e na protecção do motor). Neve muita neve ora no chão ora caíndo, que impossibilitava a visão e se abrissemos a viseira ela magoava ao bater na cara, já gelada!! Muito frio brrrr!! Chegamos a andar a 3000m de altitude pelo meio da neve, no Atlas!! Muito frio! Alguma chuva!! Muitos Oueds (rios, ribeiros, poças, charcos) que tivemos que atravessar, alguns dos charcos dentro das botas mesmo!! ihihihih. Muitas ingremes subidas outras tantas descidas, por penhascos, ribanceiras. Muita areia, atascansos. Entre Merzouga e Zagora a desorientação total, perdidos..e sem rastos ou marcas de pistas. Agora façam uma mixelandia com tudo isto por 15 dias seguidos!! hum?? ...fantástico não é? Bem...devo confessar que houve algumas lágrimas...lagrimas de dor. Não das quedas ou de amolgadelas nas malas, mas de grandes esforços fisicos para chegar ao destino da etapa do dia..que por vezes já fazia noite.
Voltar para trás é que não. Para a frente é que era o caminho.
Por entre este mix de percursos, não deixamos para trás os grandes pontos turisticos por visitar: Chefchaouen (grandes tostas e um sumo de laranja divinal), Fez e sua medina, Ifrane, Mischliffen (Estância de ski), Erfoud, Midelt, Rissani, Merzouga, Zagora,Ouarzazate, Marrakech e até tivemos oportunidade de conhecer a costa e as praias entre Casablanca e Rabat (graças a problemas técnicos com a gasolina!). Outros pontos turísticos mas de acessos dificeis: Cirque de Jaffar, Imilchil, descendo às Gorges du Todra, contornar o Erg Chebbi, a pista deveras panorâmica (e brutal) que procede Âit-Benhaddou e claro, mais dificil de descrever mas para mim o que de mais importante trago na minha memoria : as aldeias perdidas ao longo das pistas por entre as montanhas, no meio do deserto, completamente isoladas e longe da civilização.
Com muita pena minha, só quem lá esteve compreenderá o que sinto, o que vivemos e o que vimos.
Digo-vos com sinceridade e humildade que não é para qualquer pessoa, vocês bem sabem. É preciso ter ESPIRITO, sentimento real de COMPANHEIRISMO e uma grande capacidade de RESISTÊNCIA fisica e mental. O que pensavamos ser os nossos limites, foram muitas vezes ultrapassados. Ficamos a conhecer melhor as nossas capacidades e também as capacidades das nossas motas, das nossas BMW's (
GS650 e
GS1200).
De nada me arrependo e faria tudo outra vez!! Se possivel, com menos carga!!
De alguns contactos que fiz a pessoas que já fizeram o que nós iriamos fazer, para algumas dicas e muitas duvidas, lembro-me deste conselho:
-"
Não se preocupem tanto com furos, gasolina, avarias!! Em grandes viagens como esta, tudo faz parte da aventura! E por incrivel que pareça, em Marrocos tudo se resolve! Por isso curtam ao máximo a viagem que vos espera!" (Carlos Martins dos Nomads)
É bem verdade e eu assino por baixo. Não se pode stressar em viagens assim e digo-vos, tivemos constantemente uma mão marroquina a acompanhar-nos!!:bigsmile:
Obrigado a todos aqueles que nos ajudaram de diversas maneiras:
CarlosPires (motard do Algarve que nos emprestou o GPS garmin),
Carlos Martins e João Rodrigues dos Nomads pelas imensas dicas,
Filipe Elias do EspaçosSonoros que nos carregou os mapas e restantes amigos pelo apoio que nos deram. Foram todos incansaveis...
Aguardemos a crónica detalhada do Rui Santos e respectivas fotos.
beijossss e até á próxima expedição!!