Antonio José Costa Escreveu:
Quando um dia andares em grupo vais reparar que ha uns farois que não te saem do retrovisor e esses são os de xenon.
e olha que eu não sou vendedor de xenon.

Pois é Tó Zé.
E sabes porque é que elas não te saiem do retrovisor?
Não é uma questão de qualidade de luz, seja cor seja distribuição.
É uma questão de cintilação.
Dado tratar-se de lâmpadas de descarga, são alimentadas em por impulsos de alta tensâo criando uma cintilação idêntica à das lâmpadas fluorescentes domésticas.
Muito bom para dar nas vistas mas menos bom para os olhos do condutor.
Cansam a vista da mesma forma que os écrans de computador do tipo CRT ou a leitura sob luz fluorescente.
Claro que isto não é "comercialmente correcto", uma vez que andam a ser utilizadas como argumento de marketing para os topos de gama das grandes marcas.
A principal vantagem para os fabricantes é o seu baixíssimo consumo que permite poupar uma boa maquia na secção dos condutores eléctricos.
Para o marketing é a novidade que permite pôr mais uns cobres no preço do veículo e leva mais uns quantos a trocar de veículo só porque o do vizinho já tem.
Rsrsrsrsrsrsr
A luz "branca" também se pode obter em lâmpadas de filamente. Curiosamente, também usam xenon para o enchimento das ampôlas (aliás não é curiosodade nehuma é uma questão de física pura e dura).
Por sinal a tal cintilação também pode ser obtida em lâmpadas de filamento normais e com a vantagem de ser menos agressiva uma vez que, com uma frequência bem escolhida, o filamento nunca se apaga na totalidade, apenas flutua de intensidade.
Para os olhos é muito melhor que o on/off das lâmpadas de descarga.
As lâmpadas de filamento também agradecem a alimentação intermitente, durando muito mais que com a normal alimentação contínua.
Just my 2 cents....
Abração e boas curvas...com qualquer luz, desde que vejam bem
Jorge Ferreira
_________________
Jorge FerreiraHonda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
