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 Assunto da Mensagem: BMW Enduro vs Arai Tour-X
MensagemEnviado: domingo jul 01, 2007 11:12 pm 
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Boas!

Sei que o da BMW muita gente por cá tem-no, mas e o Arai?

E alguém já tem/teve/experimentou os 2?

Que tal se comportam em estrada, de preferência em viagens?

Vou utilizá-lo sempre, mesmo em estrada, acham uma boa escolha?

Experimentei o Schubert C2, mas não o achei assim tão prático, realmente muito silencioso, mas para andar com ele aberto parece uma vela...

Opiniões precisam-se!:smile:


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MensagemEnviado: domingo jul 01, 2007 11:24 pm 
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Olá Luis

Eu tenho o Arai Tour X-2, igual ao da foto que tens acima, e estou plenamente satisfeito com ele. Já leva mais de 12.000 km e portou-se á altura. É de um conforto assinalável e a qualidade do material é de alto nivel.


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MensagemEnviado: domingo jul 01, 2007 11:52 pm 
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Obrigado Luís!

Já agora, porque que preferiste esse em relação ao Enduro da BMW?

Quando andas com ele em estrada, sentes muita falta do conforto de um específico para estrada?

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MensagemEnviado: segunda jul 02, 2007 8:13 am 
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Luís Caetano Escreveu:
Obrigado Luís!

Já agora, porque que preferiste esse em relação ao Enduro da BMW?

Quando andas com ele em estrada, sentes muita falta do conforto de um específico para estrada?


Em relação á primeira pergunta, porque estéticamente é muito mais bonito (mas gostos não se discutem), porque a viseira é absolutamente estanque a qualquer velocidade e nunca embacia, e porque me assentou na cabeça "que nem uma luva". Não sei quem fabrica os Enduro para a BMW, mas penso que em termos de qualidade devem estar ao mesmo nivel. No entanto, Arai....é Arai.

Quanto á segunda questão, é óbvio que não tem a insonorização de um C2, e sendo mais "curto", protege menos o pescoço, mas só se dá por isso em situações extremas. O importante para mim num capacete, para além da qualidade, é que esteja lá, mas que não se dê por isso.

Abraço Luis.

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Luis Vicêncio

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 Assunto da Mensagem: Tour-X2 vs BMW Enduro
MensagemEnviado: segunda jul 02, 2007 12:29 pm 
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Caro Luis,
Tive a oportunidade de testar os dois, embora tenha sido obrigado a decidir por nenhum, pois sou patrocinado no Campeonato de Navegação e Todo-o-Terreno pela Arai tendo sido quase imposto essa escolha e não estou nada arrependido.
Visto os preços serem praticamente os mesmos e a questão estética subjectiva (ao contrário do LuisVic, acho o BMW com um design mais moderno e apelativo) falta-nos falar de questões mais objectivas.
Peso: aqui o BMW ganha por larga margem sendo bastante mais leve.
Interiores: o Arai é muito mais confortável, encaixa na cabeça como nenhum outro e tem um sistema de remoção de interiores para lavar muito melhor (é um Arai!) aqui o bmw perde bastante sendo muito menos confortável que o System V (não me parece que seja feito nas mesma fábrica).
Ventilação: aqui o Arai a ganhar novamente tendo mais entradas e saídas de ar, principalmente uma que me parece muito importante que é a que fica à frente da boca, principalmente em todo-o-terreno em que andamos com velocidades muito baixas e nos cansamos muito.
Viseira: embora a qualidade óptica me pareça muito idêntica, o Arai faz o movimento de abertura/fecho muito melhor e veda melhor.
Insonorização: o Arai teve uma grande evolução do Tour-X para o Tour-X2 a este nível, tendo levado um reforço anti-vibração no interior da pala e algumas peças redesenhadas(
como o forro junto ao pescoço que é mais comprido e o deflector junto à queijeira que tem um desenho ligeiramente diferente, etc.) com vista a reduzir o elevado ruído que este tipo de capacetes tem. O Arai volta a ganhar neste capítulo não havendo grandes diferenças de ruído interior entre o Tour-X2 e um capacete integral, o mesmo não acontece com o Enduro da BMW que é bastante mais ruidoso.

Mas como estas escolhas têm sempre que conciliar a razão com a paixão a escolha ideal será sempre subjectiva.

Abraço,


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MensagemEnviado: segunda jul 02, 2007 1:11 pm 
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Luís e Filipe, muito obrigado pelas respostas, tou quase esclarecido.

Só me resta uma pergunta: A pala não se faz notar com a velocidade? A do Enduro é bem mais pequena que a do Tour-X, nota-se a diferença?

Citar:
Insonorização: o Arai teve uma grande evolução do Tour-X para o Tour-X2 a este nível


Foi só essa a evolução do Tour-X para o X2?

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MensagemEnviado: segunda jul 02, 2007 4:41 pm 
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Luí Escreveu:
Luís e Filipe, muito obrigado pelas respostas, tou quase esclarecido.

Só me resta uma pergunta: A pala não se faz notar com a velocidade? A do Enduro é bem mais pequena que a do Tour-X, nota-se a diferença?



Foi só essa a evolução do Tour-X para o X2?

No que respeita à velocidade, parece-me serem os dois iguais, com o Arai rolo a 200kms sem problemas e a minha mota não tem grande protecção aerodinamica.
No que diz respeito às diferenças entre Tour-x e Tour-x2, além das que já referi e pelo que consigo ver, os interiores são em
DRY-COOL® seja lá o que isto for, recebeu mais uma Entrada/saida de ar e mais não sei...
Abraço,
Filipe Elias

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Obrigado Filipe!
Tão todas as dúvidas teóricas tiradas!:smile:

Hoje experimentei o do Pedro Nogueira e gostei, vamos a ver como é o Arai...

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Já agora, deixo aqui o testemunho de um sul africano.

ADVrider.com Escreveu:
I just got a BMW Enduro helmet and after using the Arai Tour X it might be of interest for others to know how I feel they compare.

Price: the BMW is cheaper here in South Africa where I am still riding most this days.

Finish: the overall look of the Arai is may be a touch better. But I feel that both the actual shell and the lining material are better on the Enduro. Especially the lining as I had to replace my Tour X because the material covering the foam around the bottom (neck) was completely worn out and even falling apart (30,000+ km of riding, 20,000 miles). The chin strap is a (too) long cheap piece of webbing with sharp edges on the Enduro: this is not up to what one expects from a high quality helmet. The fact that the full up screen rubs again the visor when in full down position (annoying and requires extra precaution) is an other minus for the Enduro.

Weight: The Enduro is much lighter and that was the first big noticeable change.

Fit: Both helmet are the same size, so I would say that they have similar fit. But the Enduro is much tighter at the base and it is more difficult to put it on as you really have to pull on the neck straps to get your head trough the bottom part. After it is a very snug fit all around with no hard points: better (for me) than the Arai. I was already very pleased with the fit of the Arai, the BMW fit is impressive.

Field of view: The BMW helmet is better than the Arai. The peripheral field of view is great.

Noise: The BMW is louder at lower speeds but feel (subjective) a bit quieter at higher speed (above 65 mph). The visor is definitely a big noise generator on the Enduro helmet.

Aerodynamic forces: The BMW pushes your head around less than the Arai in all the configurations ( free flow, behind the windscreen, cross wind...).

Ventilation: The Enduro is much better than the Tour X by keeping your head cooler even in 90+ fahrenheit.

Screen: The BMW is way better. No deformation, anti-fogging, anti-scratch (the anti fogging does work!) and full UV protection.

Looks: this is purely subjective. I personally feels that BMW did an outstanding design work and their helmet looks better: the Arai is narrower in width but longer, the BMW looks "rounder" and closer to the head.


Quem quiser ver o resto do post...:http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=210992


Todos os que têm o BMW estão realmente satisfeitos?

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MensagemEnviado: segunda jul 02, 2007 9:17 pm 
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Esta comparação é com o Tour X. O Tour X2 teve uma evolução muito significativa, como aliés o Filipe deixou bem claro.

Muito sinceramente penso que será uma questão de gosto pessoal a escolha entre os 2, porque devem equivaler-se em quase tudo.

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MensagemEnviado: terça jul 03, 2007 6:43 pm 
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Já agora, deixo aqui uma boa descrição do Arai Tour-X2

BMWMOTOS.COM Escreveu:
Buenas!

Como lo prometido es deuda, aquí os dejo las fotos del Arai Tour X para completar el analisis del casco. Ya sabéis, cualquier duda la posteais aquí sin nigún problema o me enviáis un privado.

La caja en la que venía:
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Y en su interior, esta otra:
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Dentro de la caja de Arai, el casco con su funda de transporte:
http://img52.imageshack.us/img52/5289/casco110ex.jpg

Y el objeto del deseo...
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En el interior de la caja también viene esto. Se trata de las placas embellecedoras para cuando se retira la visera superior y de un botecillo de silicona para el sistema de abertura de la visera. Por supuesto, también las instrucciones:
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Ahora pasemos al casco en sí. Primero unas vistas generales del frontal, lateral y trasera:
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Las entradas de aire frontales y laterales de la morrera. La central se puede cerrar, pero las laterales no:
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Estas son las frontales superiores. También se pueden cerrar y abrir al gusto. Funcionan perfectamente cuando se abren, refrigerando toda la zona superior. Es el único casco que he tenido en el que he notado realmente su función:
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Y estas son las salidas superiores traseras, que también funcionan a la perfección en combinación con las frontales, creando una corriente de aire muy efectiva. Debo decir que en la zona baja también hay unas salidas para el calor interior que no se cierran, pero no hice fotos...
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Y ahora pasemos al interior. Aquí se aprecian las zonas desmontables:
Imagem

Y este es el sistema de cierre por hevillas, mucho más fácil de sacar que de poner...:
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Pues nada más. Espero que os sea útil el análisis de este producto.

Un saludete
Westy

V'sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

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MensagemEnviado: terça jul 03, 2007 6:45 pm 
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E respectiva análise:

BMWMOTOS.COM Escreveu:
Ya lo he estrenado y ahí van mis comentarios.

Sonoridad: Es el apartado que más me preocupaba. La verdad es que el ruido aerodinámico es elevado si lo comparamos con un integral. Si la comparación la hacemos con un casco de montaña y sus correspondientes gafas... entonces no hay punto de comparación. Evidentemente, a más velocidad mayor sonoridad. Lo siento, pero no lo pude probar a 220... Imagem Es que tengo una Adventure... La nota sería un 7 sobre 10

Comodidad: Casco típico Arai. Es un guante. No pica. Otra de las cosas que me daba miedo era los movimientos parásitos por el aire a velocidades elevadas por el tema de la visera externa, pero no se nota nada y no creo que se note si no rodamos por encima de 160 km/h. Os informo de que el cierre no es por click rápido, sino por hevillas. Un poco más laborioso pero te acostumbras. La pantalla cierra bien y el cauda de aire que se cuela por la mentonera es mayor. Eso se soluciona con una sotacasco o un Bluff en invierno, pero en verano será sin duda una ventaja... En la morrera tienes una entrada de aire y cuatro más en la zona alta que funcionan muy bien. Olvidaté del vaho porque no existe gracias a las comentadas entradas de aire. Interior total y facilmente desmontable y lavable. Además, existe la posibilidad de desmontar la visera externa para dejar el casco como un integral. Le pongo un 9 sobre 10

Exterior: Bueno, supongo que ya habréis visto el casco en fotos. El mío es negro, como todo mi equipamiento y la moto. A mi me gusta mucho el look del Tour X, pero eso va a gustos. Fibra de vidrio y una visera irrompible. 10 sobre 10

Tallaje: Es el mismo de Arai de toda la vida. Yo tengo una M y lo pedí en esa talla y no he tenido ningún problema. No se donde vives, pero en BCN te puedes acercar a TotMoto a probartelo Imagem Pero bueno, te puedes probar cualquier otro Arai porque ya te digo que las tallas son las mismas que las de un casco de carretera.

Presentación y envío: Yo lo compré por Internet a fc-moto.de y me lo enviaron en pocos días. Viene en una caja de cartón dentro de la cual está la caja de Arai que incluye en su interior el casco. Te incluye la bolsa para el transporte, un botecito con liquido para las bisagras de la visera y las tapas por si quieres sacar la visera externa y dejar el casco como si fuera un integral clásico (eso aún lo tengo que probar). El casco llegó impecable, sin golpes de ningún tipo ni ninguna marca de manoseo por parte de la tienda vendedora. Lo envían por UPS. 10 sobre 10.

Conclusión: Un casco ideal para quien tenga una trail. Es el mismo concepto que la moto. Sirve para todo, pero no destaca excesivamente en nada. Yo lo encuentro la mejor opción para no tener que estar siempre viajando con dos cascos, uno para la carretera y otro para la montaña (piensa en si algún día te vas de viaje a, por ejemplo, Marruecos y te desplazas desde Barcelona con un casco de montaña y sus gafas...) No es silencioso como un integral, pero tampoco es una exageración el ruido que hace. Es bonito y cómodo. En contra el precio: 408 euros en la puerta de mi casa...

Espero que te sirva el análisis y si tienes cualquier duda, me lo dices.

JCruiser, no tiene mala pinta ese Shoei. Veremos cuanto tardan en traerlo a Europa.

V'sssss
Westy

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Luí Escreveu:
Já agora, deixo aqui uma boa descrição do Arai Tour-X2

Caro Luis,
Atenção, este Arai é o Tour-X, não é o Tour-X2.
o Tour-X2 tem mais uma saída de ar por cima.
Abraço,
Filipe Elias

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Tens razão Filipe, o 2 tem uma saída central em cima. No fórum de onde tirei isto é que referiam que era o Tour-X2...

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Filipe Elias Escreveu:
Caro Luis,
Atenção, este Arai é o Tour-X, não é o Tour-X2.
o Tour-X2 tem mais uma saída de ar por cima.
Abraço,
Filipe Elias


E os interiores também não são iguais. Nem em concepção nem no material utilizado.

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