http://bmwcklt.org/forum/ |
|
ABS http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=13&t=2776 |
Página 1 de 1 |
Autor: | Pedro Caldas [ sexta ago 08, 2008 10:48 am ] |
Assunto da Mensagem: | ABS - Sistema de travagem. |
[font="]http://lh3.ggpht.com/pedromrcaldas/SJwSfvLACcI/AAAAAAAAATE/Lx0CUw3GGRA/k1200rs%20abs.jpg?imgmax=512 [/font] Muita da tecnologia desenvolvida para os automóveis, tornou-se útil para o mundo das motos, como por exemplo, o sistema do ABS. Basicamente o que faz o ABS, é evitar o bloqueio das rodas em qualquer situação, isto traduz-se em termos de condução, poder travar com confiança total. Não iremos ao chão porque a roda não se vai bloquear, nem em seco nem molhado, nem sequer com gravilha ou numa travagem apertada. A moto vai-se manter sempre na sua trajectória, parando sem problemas. O ABS é testado nos mais variados tipos de piso, a fim de registar o comportamento de uma moto com ABS, sendo que, nestas condições a diferença entre circular com ABS ou não, é abismal. Antes de uma emergência, não teremos que estar preocupados se pressionamos a manete ou o pedal de travão, com muita força ou pouca. Simplesmente travamos com a força necessária e o sistema trabalhará para evitar a nossa queda e parar a moto. Este é o ABS, um sistema que em condução desportiva, talvez tenha pontos contra, mas em condução convencional, está mais que provada a sua eficácia. Convém precisar, como se deve actuar perante uma travagem de emergência, com uma moto equipada com antibloqueio instalado. Ao contrário das motos que não tem este dispositivo, em que as travagens de emergência sobre piso deslizante requerem uma certa habilidade do condutor, regulando a pressão exercida no travão para não bloquear as rodas, com ABS o funcionamento é mais simples, não requer nenhum tipo de habilidade e que a pressão exercida sobre o travão seja contínua e o mais forte possível. Em poucas palavras, a travagem de emergência com ABS é melhor, exercendo-se sobre o travão, a máxima pressão possível. Esta é a forma mais adequada, para que o sistema electrónico que regula o ABS actue da forma mais eficaz possível e evite o bloqueio de rodas. O computador do sistema regula a pressão exercida por si mesmo, com base em valores estabelecidos, para conseguir a optimização da travagem. Há que destacar que os sistemas antibloqueio permitem que uma moto se detenha em distâncias mais curtas. [font=Arial]Para verem a eficácia do ABS, temos este pequeno vídeo, onde é testada uma travagem com duas motos, com e sem ABS respectivamente: [/font]http://br.youtube.com/watch?v=MVSjoyE7nsk |
Autor: | paulao [ sexta ago 08, 2008 11:38 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Moral da história... ...em vez de se comprar as motas com malas latereias mais vale comprar com rodas laterais. ![]() Pedro, A BMW já disponibilçiza o ABS nas suas motas desde meados dos anos 80, ou seja, há mais de vinte. |
Autor: | Pedro Caldas [ sexta ago 08, 2008 11:46 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
paulao Escreveu: Moral da história... ...em vez de se comprar as motas com malas latereias mais vale comprar com rodas laterais. ![]() Pedro, A BMW já disponibilçiza o ABS nas suas motas desde meados dos anos 80, ou seja, há mais de vinte. Claro que sim Paulão...então essas férias, estão a correr? |
Autor: | Edgar Calado [ sexta ago 08, 2008 11:03 pm ] |
Assunto da Mensagem: | ABS-sistema de travagem- BOMCAR |
Ora viva Pedro !:fixe: A propósito de ABS gostaria de deixar aqui a minha palavra de apreço ao RUI SOUSA e ALEXANDRE ( mecânico), da BOMCAR, pela gentileza e atenção em resolverem o problema que me surgiu após a mudança de bateria. Pura e simplesmente, o ABS, deixou de funcionar ![]() Após várias verificações e substituição do relé, ...9€ e um muito obrigado, a situação ficou resolvida e a viagem de regresso correu sem problemas. ![]() ABRAÇO E BOAS CURVAS ![]() |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |