Data/Hora: quinta mar 28, 2024 12:13 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: sexta out 14, 2011 1:59 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
O que é que pensam de uma bateria como as outras em maior parte dos aspetos, mas mais pequena e muuuito mais leve?

Para começar...

http://www.shoraipower.com/

http://www.i-bmw.com/showthread.php?t=32193&highlight=gel+battery

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta out 14, 2011 2:54 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
se for mais pequena não encaixa, fica com folgas.....etc

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta out 14, 2011 3:07 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Sabendo isso já as fornecem com placas de compensação.
Mas não deve ser grande problema ocupar aquele espaço com as ferramentas ou o que calhar...ou uma daquelas botijas de bolso com uma reserva de óleo.

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: pró oleo não
MensagemEnviado: segunda out 17, 2011 4:51 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Mensagens: 1463
Localização: Lisboa
depois o oleo fica quente e ele quere-se é fresquinho...

_________________
R1200GSA LC "Ztona"
Ex:
R1200GS LC 2013; K1200LT 2008; R1200GSAdv 2009; F650GS Twin 2009; Vespa 250 GTV 2010; Honda CBR1000F 1996; Honda CB750 1995; Suzuki GS500 1994; Honda Bali 100 1997; Famel Perfecta-Casal 1976.
[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 17, 2011 8:12 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jun 06, 2011 3:30 pm
Mensagens: 474
Localização: Sines
Bateria é para meninos

http://biertijd.com/mediaplayer/?itemid=30673

_________________
Sérgio Monteiro

BMW F800R

http://irmasvoltar.blogspot.pt/
http://www.spmengenharia.com


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 17, 2011 11:02 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Esta é boa para andar na mala das ferramentas...

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 11:58 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
A Shorai já bule!
Embora seja para montar na GS (esta), provisóriamente está na K.
Nunca tinha ouvido aquele motor arrancar com aquela ligeireza.
Sabemos que a primeira é mais difícil, mas com a carga que trouxe, fez 6 arranques sem vacilar e continuava.

Fora o rótulo e as presilhas parecem ser a mesma bateria, não é?

Imagem

Ao pegar sente-se logo a diferença. A das presilhas pesa menos 3 Kg... (fora o resto).

Só aqui deixo a forma como a montei para não parecer que ando a impingir qualquer coisa.
Este foi o primeiro projeto. Ainda não sei como a vou fechar mais discretamente pois por agora só queria era pô-la a trabalhar.

Imagem

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 12, 2012 9:45 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça jun 17, 2008 10:19 pm
Mensagens: 39
Localização: Cuba - Alentejo
Será possivel saber-se onde se pode comprar uma bateria shorai?


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: segunda fev 10, 2014 12:18 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
As baterias de LiFePO4 já começaram a aparecer de origem como OEM. Alguém tinha que começar.

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: segunda fev 10, 2014 4:44 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Essas são boas e mais leves. Mas há alguns problemas que me falaram há tempos sobre as mesmas e não me recordo de quais.

_________________
Paulo Barroso
K1600GT

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: sexta mar 07, 2014 5:10 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Mensagens: 318
Localização: Costa da Caparica
Estive ontem no J. Saraiva e ele em competição equipa as motas com essas baterias. A CBR do Miguel Praia é o que usa


Usando o Tapatalk

_________________
________________________
K1200S '05 MC Torres Vedras


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: segunda mar 10, 2014 1:29 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Paulo Barroso Escreveu:
Essas são boas e mais leves. Mas há alguns problemas que me falaram há tempos sobre as mesmas e não me recordo de quais.


Creio que já se teve tempo para conhecer melhor esta tecnologia adaptada ao que nos interessa, a sua aplicação em motas.
Claro que é apetecível, apesar de um custo mais elevado, montar uma bateria que pesa menos 3 ou 4 kg e arranca com a mota sem problemas, tem uma longevidade esperada de quase o dobro, que carrega mais depressa e perde menos carga quando desligada e parada por longos períodos, que pode ser montada em qualquer posição e podem ser estanques.
De facto, tudo isto pode ser conseguido com a bateria correta.

Do que vem aparecendo revelado pelos que as usam, pode-se perceber que os problemas estão já suficientemente identificados.
Como há poucos fabricantes de células, a maioria das marcas de baterias que aparecem no mercado fazem "assemblagens" com critérios diferentes. Umas revelaram-se melhores que outras, mas há reclamações de todas marcas mais conhecidas. Umas vezes por defeitos de construção, outras por erros de instalação, utilização, manutenção ou de escolha da bateria indicada.
Apesar das diferentes posturas no "estar por detrás do produto", digamos que o cliente contribui para a sua evolução e melhoria.

É de referir que alguns dos problemas que descrevo com a ajuda de,

http://advrider.com/forums/showthread.php?t=757934

são comuns a todos os tipos de baterias e normalmente devido a deficiente manutenção, precipitando assim a sua vida útil em condições ideais.

Problemas mais comuns das baterias de LiFePO4

1- Construção deficiente.
Más soldaduras entre as células e aos terminais. Motos muito vibrantes revelam esta debilidade mais depressa.

2- Escolha errada da bateria.
A "Shorai" começou por apresentar um dado para orientação na escolha da bateria indicada.
Esse valor, o "Pb equivalent" pretende informar da medida em que uma bateria de LiFePO4 corresponde a outra de chumbo (ou AGM ou de Gel).
Por exemplo, uma bateria de LiFePO4 de 5Ah pode substituir uma 18Ah de Pb. Para o comprador não esclarecido, e eu fui um deles, isto chegava.
Acontece que existe alguma perversão. O "Pb equivalent" não diz tudo, antes esconde o mais importante e que levou a tantas desilusões.
Para além da capacidade de libertar Ampéres para o arranque do motor, e nisso as de LiFePO4 são inigualáveis, existe também a capacidade de fornecer Ampéres em descargas constantes. Aí, no caso apresentado, a LiFePO4 tem 5Ah e não 18Ah.
Com a mota parada, uma luz ou gadgets ligados, quando na garagem os pequenos consumidores permanentes podem descarregá-la em pouco tempo.
Deve-se optar pela bateria com mais Ah (LiFePO4) que se puder comprar e que caiba no alojamento, no mínimo 14Ah para motas mais exigentes.

3- Desconhecimento do limites da bateria
As baterias de LiFePO4 não podem descer dos 80% de carga sem começarem a degradar-se.
Esta questão é fundamental para manter a sua performance e longevidade. Isto é também verdade para as restantes baterias de arranque excepto as "deep cicle" DC. Estas poderão descer até aos 20% de carga.
Todas as baterias devem estar sempre totalmente carregadas. Não quer isto dizer que vivam ligadas ao carregador, antes pelo contrário, excluindo os carregadores construídos para esse fim.

4- Cargas fatais
- Alternadores potentes com baterias subdimensionadas
As baterias de LiFePO4 aceitam correntes de carga muito elevadas, mas não devem ser carregadas a mais que 4C (1C=nAh) sem serem violentadas.
Se uma bateria de 5Ah estiver com pouca carga numa GS 1200 que tem um alternador de 720W, quando o motor começar a trabalhar a bateria irá receber cerca de 35A em vez do máximo de 20A, ou seja 7C em vez de 4C.
Atenção que esta bateria de 5Ah está francamente subdimensionada. Deveria ter pelo menos uma de 14Ah.

- Alternadores deficientes
Se por defeito do regulador de tensão ou do próprio alternador as correntes forem excessivas ou insuficientes, a bateria irá sofrer.

- Ligações deficientes
Normalmente maus apertos ou cabos partidos ou a partir.

- Carregadores não indicados
Servem todos os que não fazem dessulfatação.
Estas baterias não devem ser carregadas a mais que 14,6V, a dessulfatação poderá meter-lhe 16V.
Devem ser desligadas quando carregadas.

5- Células não equilibradas.
Para os modelos mais antigos e sem o BMS (battery management sistem) a diferença de carga entre as células reduzia a sua capacidade final levando à perca de performance.
O BMS resolve o problema.
Para as baterias que não o têm, terão que se fazer alguns ciclos de descarga e carga controlados.

6- Curtos circuitos
Internos ou externos.
Com as correntes que disponibilizam, frequentemente estoiram.

Pode haver mais alguma coisa que agora não me lembro. À medida que for pertinente, vou editando para acrescentar algo mais.
Algum contributo é sempre apreciado.


Editado pela última vez por Leonel Silva em quinta mar 13, 2014 11:58 am, num total de 8 vezes.

Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: segunda mar 10, 2014 1:34 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Mensagens: 318
Localização: Costa da Caparica
Parabéns Leonel pelo esclarecimento.
Abç


Usando o Tapatalk

_________________
________________________
K1200S '05 MC Torres Vedras


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: segunda mar 10, 2014 2:54 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
José Luis Sousa Escreveu:
Estive ontem no J. Saraiva e ele em competição equipa as motas com essas baterias. A CBR do Miguel Praia é o que usa


Foi na competição que mais se justificava a sua utilização e daí o impulso para a generalização. Imagina quanto se gastaria em carbono e kevlar e mais não sei o quê, para tirar 2Kg à mota.
A imagem da bateria usada pela Porsche é também para um carro de competição. Para um carro comum, com a tecnologia atual, seria forçoso o uso de uma bateria maior, com mais Ah.
Enquanto o motor trabalhar, é o alternador que alimenta a instalação estando a bateria a fazer de tampão. Apesar de rectificada no alternador, a corrente que saí não é contínua, tem sempre algum "ripple", a bateria pelo seu lado fornece mesmo corrente contínua. O problema começa quando o motor pára.

Com um bocadinho de cada um, vamos esclarecendo os "ignoros" que nos causam tantas angústias.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: Bateria morta, que bateria?
MensagemEnviado: quarta mar 26, 2014 3:52 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Vejam esta opção.

- Nominal Voltage: 12.8V (4X 3.2 V)
- Nominal Capacity: 20 Ah
- LiFeMnPO4 chemistry
- Operation Voltage Range: 11.2 to 14.4V
- Weight: 3.0 kg or 6.6 lbs
- Dimension: 178X76X165 mm or 7.0X3.0X6.5 in
- Max Charging Current: 3C
- Max Discharge Current: 3C (continuous) / 10C (pulsed)
- Cycle Life : >1500 (80%DOD)
- Operating Temperature: -20 to 65 C or -4 to 149 F
- Self Discharge Rate: <3% monthly
- Accessories included: jumpers, bolts or rivets, washers, split washers and cell covers
- The 4-cell pack is enclosed in a plastic box

http://electricmotorsport.com/ev-parts/ ... mnpo4.html


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal