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Bateria morta, que bateria?
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=13&t=6465
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Autor:  Leonel Silva [ sexta out 14, 2011 1:59 pm ]
Assunto da Mensagem:  Bateria morta, que bateria?

O que é que pensam de uma bateria como as outras em maior parte dos aspetos, mas mais pequena e muuuito mais leve?

Para começar...

http://www.shoraipower.com/

http://www.i-bmw.com/showthread.php?t=32193&highlight=gel+battery

Autor:  Antonio José Costa [ sexta out 14, 2011 2:54 pm ]
Assunto da Mensagem: 

se for mais pequena não encaixa, fica com folgas.....etc

Autor:  Leonel Silva [ sexta out 14, 2011 3:07 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Sabendo isso já as fornecem com placas de compensação.
Mas não deve ser grande problema ocupar aquele espaço com as ferramentas ou o que calhar...ou uma daquelas botijas de bolso com uma reserva de óleo.

Autor:  antonio lopes [ segunda out 17, 2011 4:51 pm ]
Assunto da Mensagem:  pró oleo não

depois o oleo fica quente e ele quere-se é fresquinho...

Autor:  smonteiro [ segunda out 17, 2011 8:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Bateria é para meninos

http://biertijd.com/mediaplayer/?itemid=30673

Autor:  Leonel Silva [ segunda out 17, 2011 11:02 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Esta é boa para andar na mala das ferramentas...

Autor:  Leonel Silva [ sexta jan 06, 2012 11:58 am ]
Assunto da Mensagem: 

A Shorai já bule!
Embora seja para montar na GS (esta), provisóriamente está na K.
Nunca tinha ouvido aquele motor arrancar com aquela ligeireza.
Sabemos que a primeira é mais difícil, mas com a carga que trouxe, fez 6 arranques sem vacilar e continuava.

Fora o rótulo e as presilhas parecem ser a mesma bateria, não é?

Imagem

Ao pegar sente-se logo a diferença. A das presilhas pesa menos 3 Kg... (fora o resto).

Só aqui deixo a forma como a montei para não parecer que ando a impingir qualquer coisa.
Este foi o primeiro projeto. Ainda não sei como a vou fechar mais discretamente pois por agora só queria era pô-la a trabalhar.

Imagem

Autor:  José Lopes [ terça jun 12, 2012 9:45 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Será possivel saber-se onde se pode comprar uma bateria shorai?

Autor:  Leonel Silva [ segunda fev 10, 2014 12:18 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

As baterias de LiFePO4 já começaram a aparecer de origem como OEM. Alguém tinha que começar.

Imagem

Autor:  pbar [ segunda fev 10, 2014 4:44 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

Essas são boas e mais leves. Mas há alguns problemas que me falaram há tempos sobre as mesmas e não me recordo de quais.

Autor:  José Luis Sousa [ sexta mar 07, 2014 5:10 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

Estive ontem no J. Saraiva e ele em competição equipa as motas com essas baterias. A CBR do Miguel Praia é o que usa


Usando o Tapatalk

Autor:  Leonel Silva [ segunda mar 10, 2014 1:29 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

Paulo Barroso Escreveu:
Essas são boas e mais leves. Mas há alguns problemas que me falaram há tempos sobre as mesmas e não me recordo de quais.


Creio que já se teve tempo para conhecer melhor esta tecnologia adaptada ao que nos interessa, a sua aplicação em motas.
Claro que é apetecível, apesar de um custo mais elevado, montar uma bateria que pesa menos 3 ou 4 kg e arranca com a mota sem problemas, tem uma longevidade esperada de quase o dobro, que carrega mais depressa e perde menos carga quando desligada e parada por longos períodos, que pode ser montada em qualquer posição e podem ser estanques.
De facto, tudo isto pode ser conseguido com a bateria correta.

Do que vem aparecendo revelado pelos que as usam, pode-se perceber que os problemas estão já suficientemente identificados.
Como há poucos fabricantes de células, a maioria das marcas de baterias que aparecem no mercado fazem "assemblagens" com critérios diferentes. Umas revelaram-se melhores que outras, mas há reclamações de todas marcas mais conhecidas. Umas vezes por defeitos de construção, outras por erros de instalação, utilização, manutenção ou de escolha da bateria indicada.
Apesar das diferentes posturas no "estar por detrás do produto", digamos que o cliente contribui para a sua evolução e melhoria.

É de referir que alguns dos problemas que descrevo com a ajuda de,

http://advrider.com/forums/showthread.php?t=757934

são comuns a todos os tipos de baterias e normalmente devido a deficiente manutenção, precipitando assim a sua vida útil em condições ideais.

Problemas mais comuns das baterias de LiFePO4

1- Construção deficiente.
Más soldaduras entre as células e aos terminais. Motos muito vibrantes revelam esta debilidade mais depressa.

2- Escolha errada da bateria.
A "Shorai" começou por apresentar um dado para orientação na escolha da bateria indicada.
Esse valor, o "Pb equivalent" pretende informar da medida em que uma bateria de LiFePO4 corresponde a outra de chumbo (ou AGM ou de Gel).
Por exemplo, uma bateria de LiFePO4 de 5Ah pode substituir uma 18Ah de Pb. Para o comprador não esclarecido, e eu fui um deles, isto chegava.
Acontece que existe alguma perversão. O "Pb equivalent" não diz tudo, antes esconde o mais importante e que levou a tantas desilusões.
Para além da capacidade de libertar Ampéres para o arranque do motor, e nisso as de LiFePO4 são inigualáveis, existe também a capacidade de fornecer Ampéres em descargas constantes. Aí, no caso apresentado, a LiFePO4 tem 5Ah e não 18Ah.
Com a mota parada, uma luz ou gadgets ligados, quando na garagem os pequenos consumidores permanentes podem descarregá-la em pouco tempo.
Deve-se optar pela bateria com mais Ah (LiFePO4) que se puder comprar e que caiba no alojamento, no mínimo 14Ah para motas mais exigentes.

3- Desconhecimento do limites da bateria
As baterias de LiFePO4 não podem descer dos 80% de carga sem começarem a degradar-se.
Esta questão é fundamental para manter a sua performance e longevidade. Isto é também verdade para as restantes baterias de arranque excepto as "deep cicle" DC. Estas poderão descer até aos 20% de carga.
Todas as baterias devem estar sempre totalmente carregadas. Não quer isto dizer que vivam ligadas ao carregador, antes pelo contrário, excluindo os carregadores construídos para esse fim.

4- Cargas fatais
- Alternadores potentes com baterias subdimensionadas
As baterias de LiFePO4 aceitam correntes de carga muito elevadas, mas não devem ser carregadas a mais que 4C (1C=nAh) sem serem violentadas.
Se uma bateria de 5Ah estiver com pouca carga numa GS 1200 que tem um alternador de 720W, quando o motor começar a trabalhar a bateria irá receber cerca de 35A em vez do máximo de 20A, ou seja 7C em vez de 4C.
Atenção que esta bateria de 5Ah está francamente subdimensionada. Deveria ter pelo menos uma de 14Ah.

- Alternadores deficientes
Se por defeito do regulador de tensão ou do próprio alternador as correntes forem excessivas ou insuficientes, a bateria irá sofrer.

- Ligações deficientes
Normalmente maus apertos ou cabos partidos ou a partir.

- Carregadores não indicados
Servem todos os que não fazem dessulfatação.
Estas baterias não devem ser carregadas a mais que 14,6V, a dessulfatação poderá meter-lhe 16V.
Devem ser desligadas quando carregadas.

5- Células não equilibradas.
Para os modelos mais antigos e sem o BMS (battery management sistem) a diferença de carga entre as células reduzia a sua capacidade final levando à perca de performance.
O BMS resolve o problema.
Para as baterias que não o têm, terão que se fazer alguns ciclos de descarga e carga controlados.

6- Curtos circuitos
Internos ou externos.
Com as correntes que disponibilizam, frequentemente estoiram.

Pode haver mais alguma coisa que agora não me lembro. À medida que for pertinente, vou editando para acrescentar algo mais.
Algum contributo é sempre apreciado.

Autor:  José Luis Sousa [ segunda mar 10, 2014 1:34 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

Parabéns Leonel pelo esclarecimento.
Abç


Usando o Tapatalk

Autor:  Leonel Silva [ segunda mar 10, 2014 2:54 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

José Luis Sousa Escreveu:
Estive ontem no J. Saraiva e ele em competição equipa as motas com essas baterias. A CBR do Miguel Praia é o que usa


Foi na competição que mais se justificava a sua utilização e daí o impulso para a generalização. Imagina quanto se gastaria em carbono e kevlar e mais não sei o quê, para tirar 2Kg à mota.
A imagem da bateria usada pela Porsche é também para um carro de competição. Para um carro comum, com a tecnologia atual, seria forçoso o uso de uma bateria maior, com mais Ah.
Enquanto o motor trabalhar, é o alternador que alimenta a instalação estando a bateria a fazer de tampão. Apesar de rectificada no alternador, a corrente que saí não é contínua, tem sempre algum "ripple", a bateria pelo seu lado fornece mesmo corrente contínua. O problema começa quando o motor pára.

Com um bocadinho de cada um, vamos esclarecendo os "ignoros" que nos causam tantas angústias.

Autor:  Leonel Silva [ quarta mar 26, 2014 3:52 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Bateria morta, que bateria?

Vejam esta opção.

- Nominal Voltage: 12.8V (4X 3.2 V)
- Nominal Capacity: 20 Ah
- LiFeMnPO4 chemistry
- Operation Voltage Range: 11.2 to 14.4V
- Weight: 3.0 kg or 6.6 lbs
- Dimension: 178X76X165 mm or 7.0X3.0X6.5 in
- Max Charging Current: 3C
- Max Discharge Current: 3C (continuous) / 10C (pulsed)
- Cycle Life : >1500 (80%DOD)
- Operating Temperature: -20 to 65 C or -4 to 149 F
- Self Discharge Rate: <3% monthly
- Accessories included: jumpers, bolts or rivets, washers, split washers and cell covers
- The 4-cell pack is enclosed in a plastic box

http://electricmotorsport.com/ev-parts/ ... mnpo4.html

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