A BMW acrescentou à sua linha de acessórios, uma alternativa atractiva aos escapes de origem de vários modelos da gama.
A marca celebrou um protocolo exclusivo de cooperação com dois fabricantes sobejamente conhecidos no meio, a AKrapovic e a Laser.
Os novos escapes são bastante leves, oscilando entre os 2,2 Kg e os 3,5 Kg, dependendo do modelo, o que permite uma poupança de peso na ordem dos 4 Kg quando comparados com os sistemas de origem.
Os modelos que vão ter a possibilidade de optar por estes escapes desportivos, são a R1200GS, R1200GS Adventure, HP2, K1200 e F800, devendo-se alargar a outros modelos num futuro próximo.
De momento a Akrapovic é responsável pelo desenvolvimento de escapes para a série R e a Laser para série K, podendo surgir variantes no futuro.
De forma a melhor diferenciar os produtos desenhados em exclusivo para a BMW Motorrad, ambos os fabricantes apresentaram um logótipo das suas marcas diferente, entre outros detalhes estéticos.
A marca afirma que a montagem destes sistemas não implica, naturalmente, nenhum tipo de risco para a mecânica das motos e não tem qualquer implicação na garantia, ao contrário de outros produtos, desenvolvidos fora da esfera de influência da BMW.
Segundo o fabricante, a potência e o binário mantém sensivelmente os valores de origem, permitindo contudo um superior carisma em termos de sonoridade, apesar de estarem homologados na Europa para circularem em estrada.
Para o modelo R1200GS, por exemplo, os escapes da Akrapovic deverão ter um custo indicativo ligeiramente inferior a 700 €.
Tive oportunidade de te testar uma R1200GS Adventure com um sistema destes montado e fiquei muito impressionado. A moto mantém uma postura civilizada na estrada, na medida em que o ruído é contido, no entanto o ruído do motor fica muito mas mesmo muito mais grave.
Em condução o ruído do motor fez-me lembrar o de uma Ducati...

O único senão é em viagens longas em auto-estrada, pois pareceu-me que poderá tornar-se um pouco cansativo com o acumular dos quilometros.
ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002